Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Ilhéus: melhores hotéis, pousadas e apartamentos

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: Gustavo Mello

Não é de hoje que este pedacinho da Bahia é famoso: a cidade faz parte do imaginário de qualquer pessoa que já teve contato com a obra do romancista baiano Jorge Amado, que explorou Ilhéus em Gabriela, um dos seus maiores sucessos, que virou filme e novela. Mas, você sabe onde ficar em Ilhéus?

É exatamente isso que eu explico a partir de agora. Mas, antes, você precisa saber de algumas coisas importantes para organizar sua viagem.

Ilhéus fica na região conhecida como Costa do Cacau, a 310 quilômetros ao sul de Salvador. A cidade é atendida pelo Aeroporto de Ilhéus (IOS), que recebe voos da Azul, Gol e Passaredo.

Como é a cidade baiana com maior litoral, suas praias são muitas e de vários estilos. Mas, claro, existem aquelas que são melhores para quem quer tomar banho de mar e aproveitar os dias de sol à beira-mar.

Onde ficar em Ilhéus

Há, basicamente, três regiões que você pode considerar  na hora de escolher onde ficar em Ilhéus:

  • Centro, perto do aeroporto;
  • Litoral Nortel, praias menos procuradas ;
  • Litoral Sul, praias boas para banho.

Se for passar pouco tempo na cidade, ficar em um hotel perto do aeroporto resolve o seu problema. Assim, você vai otimizar seu tempo e ainda poderá conhecer os principais pontos turísticos do Centro Histórico citados na obra de Jorge Amado, como o Bar Vesúvio e o Bataclan.

Se quiser curtir praia, a melhor escolha é  ficar entre as Praia do Sul e a Praia dos Milionários, que têm águas tranquilas, uma faixa de areia boa para caminhadas e várias barracas e restaurantes.

As praias da área mais urbana de Ilhéus e as do norte não são tão interessantes, mas se forem servir apenas de base para as praias de Itacaré ou da Península de Maraú, por exemplo, pode ser uma opção.

No mapa abaixo você vai entender melhor como tudo está organizado.

COSTA DO CACAU

A Costa do Cacau é uma das zonas turísticas da Bahia. Caracterizada pela presença da lavoura cacaueira e da Mata Atlântica, é cenário dos sonhos de qualquer turista: centenas de quilômetros de praias belíssimas, para todos os gostos, são banhadas pelo mar dos trópicos, onde o sol brilha o ano inteiro.

Na região de maior biodiversidade do mundo, viveiro natural de exuberante fauna, dá para fazer trilhas, tomar aquele banho de cachoeira, mergulhar em lagoas, riachos e entrar em grutas. Tudo isso com o suporte de uma infraestrutura turística que melhora a cada ano, com pousadas, hotéis e restaurantes que deixam qualquer viagem para a região ainda melhor.

Além de todas os aspectos naturais, a herança histórica de cidades como Ilhéus pontuam este roteiro com atrativos que contam a saga da capitania, do cacau, da religiosidade popular e de seu rico folclore, e os recantos descritos por seu mais ilustre escritor, Jorge Amado, criador de Gabriela – o símbolo maior do jeito bonito e hospitaleiro de sua gente morena e alegre.

Melhores hotéis e pousadas de Ilhéus

Agora que já sabe o básico da cidade, veja as melhores opções de hospedagem para você escolher onde ficar em Ilhéus.

Green 53 Boutique Hotel

O Green 53 Boutique Hotel é sua melhor opção para ficar no Centro Histórico, perto das principais atrações descritas na obra de Jorge Amado. Além disso, o hotel fica a apenas oito minutos de carro do aeroporto.

Onde ficar em Ilhéus

Todas as áreas são muito bem cuidadas, arejadas e sempre estão limpas. Os quarto são amplos, claros e as camas são excelentes. É uma boa opção para quem quer praticidade e vai ficar poucos dias na cidade.

Barravento Hotel

O Barravento Praia Hotel fica no litoral norte, área menos interessante e pouco procurada por turistas. Só que ele pode ser uma boa opção se seu plano é seguir viagem para as cidades ao norte de Ilhéus, como Itacaré ou da Península de Maraú, por exemplo.

Onde ficar em Ilhéus

É um hotel grande, com vários quartos e tem um estrutura boa: piscina gostosa, café da manhã na média, atendimento sempre muito elogiado e preço justo. Também fica pertinho do aeroporto, a cerca de 12 minutos de carro.

Hotel Praia do Sol

O Hotel Praia do Sol já fica na Praia Sul, uma das melhores de Ilhéus. A estrutura do hotel é excelente, com piscinas ótimas, toboágua para crianças, jardim bem cuidado e o restaurante tem serviços de praia, o que é ótimo.

Onde ficar em Ilhéus

Os quartos são muito bons, amplos e arejados, com decoração limpa e aconchegante. É um excelente hotel para curtir com a família, porque há muitas opções de entretenimento e o custo-benefício está entre um dos melhores da cidade. Fica, praticamente, do lado do aeroporto.

Onde ficar em Ilhéus

Pousada dos Hibiscus

A Pousada dos Hibiscus tem uma localização excelente, a poucos metros da praia, e uma estrutura muito aconchegante, charmosa e bem cuidada. Os funcionários são alegres e muito receptivos. O café da manhã gostoso, sempre com tudo fresco.

Onde ficar em Ilhéus

Os quartos são amplos, arejados e muito confortáveis. A piscina é maravilhosa e, assim, dá para curtir o dia inteiro na pousada aproveitando também a praia. É ótima para quem viaja em família.

Onde ficar em Ilhéus

Pousada Costa do Cacau

A Pousada Costa do Cacau tem uma comida maravilhosa, começando pelo café da manhã, e a receptividade dos funcionários é sempre fantástica. Se você quer curtir praia e piscina sem gastar com deslocamentos, este é o lugar ideal por que tem de tudo na pousada.

Onde ficar em Ilhéus

Os quartos são práticos, sem luxo, mas a limpeza está sempre em dia. As áreas comuns também são muito bem cuidadas. É um lugar tranquilo, silencioso e perfeito para quem viaja com família. Por isso tudo, está entre as melhores opções para você escolher onde ficar em Ilhéus.

Pousada Praia Bela

A Pousada Praia Bela está entre as minhas favoritas. Ela tem uma pegada praiana gostosa, com vários ambientes para a gente aproveitar a pousada. A piscina é maravilhosa e a localização também é das melhores, pertinho da praia.

Onde ficar em Ilhéus

Os quartos são básicos, mas as camas são boas e o chuveiro é ótimo. Outros destaques da pousadas são o atendimento, que sempre é muito elogiado, e o café da manhã que é maravilhoso. Vale a pena conferir!

Hotel Aldeia da Praia

O Hotel Aldeia da Praia tem quartos amplos, com varanda e vista para a praia ou para a piscina – todos com uma decoração alegres. Não espere encontrar luxo, mas o conforto é garantido dentro e fora dos quartos.

Onde ficar em Ilhéus

O atendimento é excelente, o café da manhã é muito bom, mas o ponto alto é mesmo a localização, de frente para a Praia dos Milionários. Então, eu acho que você já tem o hotel ideal para escolher onde ficar em Ilhéus.

Onde ficar em Ilhéus

Pousada Morro dos Navegantes

A Pousada Morro dos Navegantes é aconchegante e tem uma decoração rústica incrível. O restaurante serve café da manhã, que é maravilhoso, e tem um excelente cardápio para almoçar e jantar. Então, acaba sendo prático fazer tudo na pousada.

O local é maravilhoso, muito calmo, com muito verde, tem uma vista linda e as piscinas são ótimas. Os quartos não são luxuosos, mas têm um tamanho bom, e os banheiros também são espaçosos.

Onde ficar em Ilhéus

Cana Brava All Inclusive Resort

O Cana Brava All Inclusive Resort é o mais comentado da região. Ele fica no distrito de Olivença, depois das praias do Sul e longe do Centro, mas é perfeito para quem quer relaxar aproveitar as comodidades que o resort tem longe de aglomeração. Isso é bom, né?

Ele funciona no sistema all inclusive e tem piscinas boas, restaurantes com pratos da comida baiana e brasileira simplesmente fantásticos e muitas opções de entretenimento para crianças e adolescentes: brinquedoteca, parquinho, quadras de esporte, tirolesa e muito mais.

Você pode escolher entre os quartos ou nos chalés, que têm mais privacidade. Mas, de forma geral, todos são muito elogiados, bem decorados e com camas boas. O resort fica de frente para a Praia do Jairy, que tem barracas muito boas. É uma das melhores escolhas para ficar em Ilhéus.

Casas de temporada e apartamentos em Ilhéus

Se você pretende passar mais tempo na região, pode ser interessante alugar uma casa ou apartamento de temporada.

As melhores opções ficam na região sul, entre as praias do Sul e dos Milionários. Nesta área, você terá tranquilidade, segurança e mobilidade  fácil para todas as partes da cidade.

Dê uma olhada nestas sugestões para você ter uma ideia do que vai encontrar antes de decidir onde ficar em Ilhéus.

Cobertura Duplex na Praia dos Milionários

Esta Cobertura Duplex na Praia dos Milionários é perfeita para quem quer ficar na melhor localização de Ilhéus e ter a privacidade de uma casa com 108 metros quadrados. Ela tem dois quartos e acomoda bem até seis pessoas.

Onde ficar em Ilhéus

Como fica na cobertura, tem vista para o mar e é bem ventilada. Todos os ambientes são bem equipados e há roupa de cama e banho disponíveis. Famílias com crianças gostam muito do apartamento.

Apartamento Modus Vivendi

A localização do Apartamento Modus Vivendi também é excelente, pertinho da melhor praia, e o anfitrião, o seu Ignácio, dá várias dicas de passeios e isso ajuda muito quem quer explorar a região.

Onde ficar em Ilhéus

O apartamento é muito bem cuidado, todo completo, com cozinha bem equipada, e fica em um condomínio que tem uma boa infraestrutura. Apesar de ficar em uma área mais tranquila, há mercados e lanchonetes por perto.

Apartamento Vog JoãO de GóEs

O Apartamento Vog João de Góes tem o carinho da Dejane, a dona que cuida de tudo pessoalmente. Toda a estrutura do condomínio é ótima e as instalações do apartamento são muito bem planejadas.

É um lugar muito aconchegante, perto da praia e ainda tem um custo-benefício muito bom. O apartamento tem dois quartos e acomoda até cinco pessoas. Pode ser um bom lugar para chamar de casa quando estiver em Ilhéus.

Onde ficar em Ilhéus

Kalug – Apartamento Executivo 

O Kalug – Apartamento executivo fica no andar térreo e pega o sol da manhã, então ele é sempre arejado. Apesar de ser um apartamento compacto, com 50 metros quadrados, tem dois quartos e acomoda até seis pessoas.

A decoração é clean, prática e aconchegante. As camas são boas e a localização também é excelente, a cerca de 500 metros da praia. Então, dá para ir e voltar caminhando. Se ainda não decidiu onde ficar em Ilhéus, essa pode ser uma opção bem interessante e econômica.

Faixas de preço em Ilhéus

Agora que você já conseguiu ter uma ideia das melhores opções da cidade, vamos conferir os preços.

No mapa abaixo estão todas as opções para você escolher onde ficar em Ilhéus.  Para saber mais, você só precisa clicar sobre os pins azuis. 



Booking.com

Quando as diárias ficam mais baratas?

Ilhéus tem um clima úmido marcado pelo calor e pelas chuvas, que caem sobre a cidade durante todo o ano, mas é  nos meses de abril a julho que elas são mais frequentes e volumosas. 

Este período é considerado baixa temporada e, portanto, as diárias ficam mais baratas. Por outro lado, com o tempo nublado ou chuvoso, seus planos de aproveitar praia podem ir – literalmente – por água abaixo.

Os meses mais secos são agosto, setembro e outubro, quando você vai poder pegar sol e curtir o Centro Histórico com tranquilidade.

Onde comer em Ilhéus

Não dá para ir a Ilhéus e não conhecer o Vesúvio, o famoso bar do romance Gabriela. Então, nem que seja para beber algo e petiscar, se programe para fazer uma parada nele.

Dá mesma forma, tem o Bataclan, que é outro patrimônio da cidade.

Para o dia a dia, você pode comer no Cabana da Empada, no Barrakita e no Rei dos Caldos. Entre as barracas de praia, a Cabana Gabriela é a mais famosa.

Agências de passeios e traslados

Há várias agências que operam na região e podem providenciar transporte para os hotéis e até para as praias da região, como Itacaré e Península de Maraú.

Eu indico a Orbita Turismo e a Litoral Sul Turismo. É só fazer contato e negociar o preço.

Veja mais dicas da Bahia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bahia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

33 respostas

  1. Adorei sua dicas, amo viajar e sempre procuro dicas na internet.
    Suas informações foram bem importantes.

  2. Oi, Rodrigo.
    Sim, funciona diariamente.
    Tem mosquitos em toda esta área, por causa da proximidade com a mata. Leve repelente para o corpo e daqueles de colocar na tomada do quarto.
    No mais, aproveite. Um abraço!

  3. Oi, Altier.
    Voltei de Ilheus recentemente. Fiquei hospedada cinco dias no Resort Cana Brava e gostei bastante.
    É all inclusive e a melhor ala é a dos apartamentos luxo (onde fiquei).
    Os quartos são muito bons.
    Super indico!

  4. Estou querenndo ir para Cana Brava Resort.
    Tenho algmmas dúvidas: o bar molhado funciona diariamente? Tem muito pernilongo? E a comida, é boa?
    Obrigado

  5. Oi, Altier.
    Valeu pelas dicas. Estou indo para lá mês que vem e só faltava escolher um lugar para ficar.
    Achei! hehehehe Valeu mesmo cara, sua dicas são incríveis. Obrigado!

  6. Oi, Diego.
    De julho a setembro chove pouco em Ilhéus, mas você pode pegar dias nublados, com temperatura na casa dos 27 graus.
    Não sei se é a melhor época para curtir praia. 🙁
    Um abraço!

  7. Oi, Roberto.
    Eu sugiro alugar um carro. Assim, você aproveitará mais sua viagem! Conheça outras praias do sul, e se possível, as do norte.
    Ilhéus possui muitas atrações históricas e é uma cidade encantadora.
    Faça uma cotação do aluguel do carro com a Rent Cars.
    O Cana Brava indica o pessoal da E.R. Tour como receptivo. Não custa comparar os preços, né?
    Um abraço!

  8. Opa, Altier! Blz?
    Tenho a última semana de férias para pegar uma praia.
    Gostaria de saber se final de agosto é uma boa época para ir a Ilhéus e pegar uma praia.
    Estou com receio de pegar frio e chuva.
    Valeu!

  9. Oi, Altier!
    Acabei de fazer a reserva no Cana Brava Resort. Vou com minha esposa e filha de 10 anos.
    Pode me indicar meios de transporte do aeroporto para o resort?
    Existe atendimento de Uber na região?
    O que é mais viável: o traslado contratado com o hotel ou táxi?
    Não temos a intenção de sair muito do resort, então penso que alugar carro não seria vantajoso.
    Se tiver indicação de pessoas que trabalham com este transporte me comunique, por favor!
    Obrigado e parabéns pelo post!

  10. Olá!!
    Sabe me informar se existe alguma empresa de turismo que faça passeios de quadriciclo ou buggy pelas praias em ilhéus?
    Obrigada!

  11. Oi, Henrique!
    Julho é quando as chuvas começam a diminuir, mas fica sempre muito quente, abafado e com muito vento.
    Não sei se é a melhor época para curtir praia, mas acho que mais para o final do mês é mais certo.
    Um abraço.

  12. Oi, Jaqueline.
    Fiz uma busca e não encontrei carros disponíveis.
    Você pode ver com as agências que fazem os transportes e carros privados e vans, que ficam mais baratas.
    Veja com as agência que indico no final do texto. 🙂
    Um abraço!

  13. Olá, Altier.
    Julho chove muito em Ilhéus?
    Já estou programando as férias do ano que vem…kkkkk
    Obrigdao!

  14. Olá!
    Vou para Itacaré em dezembro e gostaria de saber se há serviço de Uber disponível para fazer o traslado Aeroporto/Ilheus – Itacaré.
    Pode me ajudar? Grata!

  15. Fala, Altier. Blz?
    Estava pensando em alugar um carro para ir do aeroporto de Ilhéus a Barra Grande. É realmente a melhor opção?
    Já me falaram que a estrada é muito ruim. Enfrento a estrada assim mesmo?
    As outras opções são complicadas: vou de táxi direto (custo alto e ficaria sem carro lá) ou teria que ir do aeroporto à rodoviária, da rodoviária a Camamu e depois pegar uma lancha.
    Alguma sugestão? Obrigado!

  16. A Praia dos Milionários é lindíssima, limpa, com barracas estruturadas e com atendentes educados. Tem chuveiros bons e não cobram pelas cadeiras. Eu fiquei vários dias nesta praia, foi tão maravilhoso que já estou escolhendo um lugar para voltar.
    Obrigada pelas dicas, Altier!

  17. Excelentes dicas, ALtier!
    Fiz um City Tour pelo Centro de Ilhéus.
    É um passeio rápido e recomendo entrar em contato com o Mundico Turismo (http://turismomundico.com.br).
    Os preços são muito bons e o serviço é excelente.
    Abraço!

  18. Oi, Altier.
    Adorei as dicas 🙂
    Encontrei uma pousada do jeitinho que queria.
    Pequena, com privacidade e sem aglomeração,
    Muito Obrigada!

  19. Ilhéus tem uma sorveteria deliciosa, na Praça do Teatro, ao lado do famoso bar Vesúvio, chama-se Ponto Chic.
    Tem mais de 60 anos de tradição e sorvetes de frutas exóticas.
    Provei o de mousse de limão e de pitanga com chantily, humm, deu água na boca.

  20. Oi, Maria!
    Existe sim. Fica bem no Centro, ao lado da Igreja Matriz.
    Tem até uma estátua do Jorge Amado sentado numa mesa lendo o jornal.
    E a um quarteirão de lá ainda fica o cabaré Bataclan, da mesma época.
    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *