Onde ficar em Itacaré, na Bahia: as melhores pousadas – com preços

3

Atualizado em 11 de abril de 2021

Antes de decidir onde ficar em Itacaré, é bom entender algumas coisas, porque isso vai transformar sua viagem.

Itacaré fica no litoral sul da Bahia, na região conhecida como Costa do Cacau. De Salvador, a viagem de carro dura cerca de seis horas. O aeroporto mais próximo fica em Ilhéus, a 70 quilômetros.

Itacaré começou a ganhar fama na década de 1980, quando não existiam estradas, hotéis ou qualquer outra infraestrutura para nos receber.

Naquela época, os únicos visitantes eram surfistas que se aventuravam pelas trilhas e encostas das praias em busca da onda perfeita.

O tempo passou, Itacaré ganhou mais corpo – novas ruas e bairros mais urbanizados apareceram com o investimento de gente de fora -, mas o vilarejo mantém a simplicidade e a energia que, de verdade, a tornam tão especial.

Isso a gente percebe caminhando pelo pequeno Centro Histórico que flerta com o período colonial, mas deixa espaço para a cultura tradicional indígena – Itacaré significa jacaré de pedra em tupi – e para a forte presença afro-brasileira.

É impossível não ser contagiado pelos sorrisos das ruas, pelos cheiros que vêm dos restaurantes e pela natureza que dá seu show e nos convida a assistir tudo de camarote.

Mas, para aproveitar tudo com intensidade, é essencial escolher uma boa pousada – ou hotel, que seja.

não pode deixar isso para a última hora e perder as melhores tarifas.

Mas, qual a melhor área para se hospedar em Itacaré? É isso que eu explico a partir de agora.

Onde ficar em Itacaré

Itacaré tem três áreas bastante movimentadas: a Passarela da Vila, a Pituba e a Orla da Praia da Concha.

A Passarela da Vila é um trecho da rua Lodônio Almeida que virou um calçadão com bares, restaurantes e outros serviços que a gente sempre precisa em uma viagem.

A Pituba é uma continuação desta via e liga o Centro Histórico à praias do Resende, da Tiririca, da Costa e aí por diante. É na Pituba que estão os melhores restaurantes e onde a noite é mais incrível.

A Orla da Praia da Concha tem várias barracas, daquelas que a gente pode passar o dia inteiro sem reclamar.

PRAIAS DE ITACARÉ
Itacaré tem cinco praias urbanas. A principal é a Praia da Coroa, que fica no Centro Histórico. A partir do Mirante do Xeréu, a Praia da Concha é a que tem melhor estrutura de barracas. Como o mar é calmo, ela é a preferida de quem viaja com crianças.

Seguindo pela rua Pituba, onde estão os principais bares e restaurantes de Itacaré, a gente chega às Praias da Tiririca e do Resende, que têm ondas mais fortes.

Na mesma direção, a Praia da Ribeira também tem barracas e é ótima para passar o dia.

Para chegar à Prainha, considerada a mais linda de Itacaré, é preciso fazer uma trilha de 40 minutos. É um esforço que tem uma bela recompensa.

Mais ao sul, há várias praias com paisagem natural preservada, sendo que a maior é a Praia de Itacarezinho.

Sabendo disso, fica mais fácil encontrar um lugar para ficar em Itacaré, mas a melhor área é entre a Orla da Praia da Concha e a Pituba.

Nesta parte, estão as melhores pousadas de Itacaré e também aquelas com bom custo-benefício.

Para entender melhor tudo isso que eu expliquei, dê uma olhada com calma no mapa abaixo.

Melhores hotéis e pousadas de Itacaré

ALDEIA DO MAR HOTEL

De frente para a Praia da Concha, o Aldeia do Mar Hotel tem uma estrutura ótima, sempre renovada e uma piscina incrível com vista para o mar.

Onde ficar em Itacaré

Os bangalôs são bem confortáveis e o custo-benefício é muito interessante, por estar uma ótima localização, mas fora da agitação.

Onde ficar em Itacaré

POUSADA BURUNDANGA

Ainda perto da Praia da Concha, a Pousada Burundanga tem personalidade própria e quartos super aconchegantes.

Onde ficar em Itacaré

A pousada é pequena e isso traz mais proximidade e deixa o atendimento mais personalizado. Não é por acaso que ela tem uma das melhores avaliações dos hóspedes.

Onde ficar em Itacaré

TERRA BOA HOTEL BOUTIQUE

Muito aconchegante e com uma comida maravilhosa – incluindo o café da manhã que é mais que especial – o Terra Boa Hotel Boutique tem de tudo para agradar.

Onde ficar em Itacaré

A área da piscina é ótima, os funcionários são super atenciosos e a localização também é boa, perto de tudo.

Onde ficar em Itacaré

POUSADA PEDRA TORTA

Eu gosto bastante da Pousada Pedra Torta. Além da localização excelente, ela tem ótimo atendimento, café da manhã farto e cheio de produtos regionais e, claro, não custa uma fortuna.

Onde ficar em Itacaré

Se você quer ter dias de descanso, ficar perto de tudo e ainda voltar pra casa com a leveza de Itacaré, é bom dar uma olhada com calma nesta pousada.

POUSADA VIRA CANOA

A Pousada Vira Canoa tem um pé no luxo e outro na simplicidade: os quartos são sensacionais, muito bem cuidados e decorados com primazia, e a área da piscina é incrível.

Onde ficar em Itacaré

Mas, sem dúvida, são os detalhes que colocam essa pousada na frente de suas concorrentes: isso a gente percebe no atendimento e no cuidado com a limpeza e higienização. Sem falar que ela tem uma das melhores tarifas para pousadas desse porte.

POUSADA VILA DO DENGO

Perto da Pituba, a Pousada Vila do Dengo é uma das mais bem avaliadas pelos hóspedes em Itacaré.

Onde ficar em Itacaré

Os quartos são compactos, bem resolvidos e as áreas da piscina e do jardim são muito bem cuidadas. A rua de acesso não tem calçamento – como muitas em Itacaré.

VILA PÉROLA NEGRA

O conceito da Vila Pérola Negra é muito interessante: você pode alugar vilas que têm dois, três, quatros quartos. É perfeito para quem quer fugir com a família ou com os amigos.

Onde ficar em Itacaré

A estrutura é muito simples, sem luxo, mas com tudo no lugar. Vale a pena dar uma olhada com calma.

POUSADA ILHA VERDE

A Pousada Ilha Verde é um pedaço do céu em Itacaré. Para mim, é a mais charmosa de todas, com um padrão bem alto, mas sem ser esnobe.

Quartos maravilhosos, limpeza e higienização criteriosas, comida boa e atendimento impecável. Acho que está bom assim, né?

VILA BARRACUDA BOUTIQUE HOTEL

O Vila Barracuda Boutique Hotel também é perfeito. Difícil cravar assim, não é? Mas é isso que tenho para dizer sobre ele.

Toda a estrutura é impecavelmente limpa e bem cuidada, os quartos são excelentes, arejados e modernos, o café da manhã é sensacional e o atendimento, um dos melhores que já vi.

BARRACUDA BEACH HOTEL

Mais um lugar com estilo e personalidade de sobra. O Barracuda Boutique Hotel tem quartos extremamente aconchegantes e todas as áreas comuns são perfeitas.

Onde ficar em Itacaré

A piscina e os quartos têm uma vista sensacional: privilégio de quem fica no Barracuda.

Onde ficar em Itacaré

ITACARÉ ECO RESORT

O Itacaré Eco Resort fica na chegada da cidade e é um dos mais tradicionais da região, mas anda precisando de uns cuidados.

É uma boa opção para quem gosta de hotel grande e vai ter tempo para aproveitar o que ele tem.

TXAI RESORT

Fora do burburinho do Centro, o Txai Resort tem uma estrutura excelente. Ele fica na Praia de Itacareizinho, numa área cercada pelo verde, ideal para quem quer mais privacidade.

Onde ficar em Itacaré

O resort é bem completo e você pode aproveitar cada cantinho: da piscina às mesas de massagem, dos restaurantes aos passeios privativos.

Faixas de Preços em Itacaré

No mapa abaixo, você pode ver os preços de todas as opções de hospedagem de Itacaré, especialmente as que ficam na região do Centro.

Assim, fica mais fácil escolher aquela que se encaixa melhor no seu orçamento.



Booking.com

Onde ficar em Itacaré

Há muitas opções de hospedagem na área entre a Pituba e a Praia do Concha. Essa parte é ótima para quem quer mais mobilidade.

No Centro Histórico, os preços podem ser ligeiramente mais interessantes, mas o agito constante pode incomodar quem busca tranquilidade.

Nas praias mais distantes do centrinho, há hotéis grandões e resorts perfeitos para quem não quer se preocupar com nada.

Veja mais dicas da Bahia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

3 Comentários

  1. Avatar
    Flávia Meneguelli Ribeiro Setubal on

    Na minha opinião, faltou o Ecoporan Eco Resort nessa lista. Ideal para famílias, tem kids club, arvorismo, três piscinas, comida excelente e com ótimo preço.

Escreva um comentário