Pesquisar
Close this search box.

25 restaurantes de Salvador que você precisa conhecer

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

25 restaurantes de Salvador

A capital baiana é conhecida por seu valor histórico, pela energia positiva de seu povo e por sua vibrante cena gastronômica, oferecendo uma ampla variedade de opções: eu fiz esta lista com 25 restaurantes de Salvador para guiar você nesta maravilhosa jornada de prazeres à mesa.

A gente sabe que as comidas típicas baianas são uma preciosidade, com sabores únicos e intensos, resultado de uma fusão de influências culinárias africanas, indígenas e portuguesas.

Além disso, elas são preparadas com ingredientes frescos e regionais, o que torna qualquer experiência gastronômica nos restaurantes de Salvador ainda mais autêntica.

25 restaurantes de Salvador

Esta lista de restaurantes de Salvador não tem apenas restaurantes de comida típica. Muito pelo contrário, é uma seleção bem diversificada com opções para todos os gostos e bolsos – eu pelo menos tentei –, já que nem sempre pagar caro é sinônimo de comer bem.

Você vai fazer uma viagem extraordinária percebendo os diferentes estilos dos chefes que comandam restaurantes de alta gastronomia, mas também vai se deliciar com comida do dia a dia. Então, já pode começar a salivar!

1. Mariposa Pelourinho

Democrático, charmoso e saudável. É assim que o Mariposa Pelourinho se define. Ele fica no bairro histórico e mais tradicional da capital baiana, o Pelourinho. O estilo é internacional, com fortes influências da culinária baiana.

Os pratos mais populares incluem moquecas, saladas, crepes, carnes e sobremesas fabulosas – eu gosto demais do especial ceviche, porque eu simplesmente sou fascinado por ceviche.

2. Camarada Camarão

O Camarada Camarão é uma rede de restaurantes especializados em frutos do mar. O estilo é baiano e regional, com pratos típicos como camarão à moda da casa e moqueca de camarão.

25 restaurantes de Salvador

Mas o meu preferido é o peixe ao molho de camarões: filé de peixe grelhado com molho de camarões e alho-poró. Eu não me canso de comer este prato! Como há filiais em várias cidades brasileiras, você pode provar também.

3. Sanctuarium Atelier Gourmet

O Sanctuarium Atelier Gourmet é um verdadeiro achado! Ele tem excepcionais pratos da culinária contemporânea, e cada dia tem um menu único, habitualmente de quatro passos harmonizados – sim, vale a pena conhecer a casa sem pressa, saboreando cada garfada.

O restaurante abre apenas para jantar, de quinta a sábado. Portanto, se quiser viver esta experiência é bom fazer a reserva com um ou dois dias de antecedência. Vale a pena se programar para comer em um dos melhores restaurantes de Salvador.

4. Vini Figueira Gastronomia

O Vini Figueira Gastronomia é o restaurante do renomado chefe que impressiona por sua abordagem criativa de fazer receitas tradicionais de uma forma autêntica, sem prejudicar o sabor.

É um dos melhores restaurantes de Salvador e se você quiser experimentar o tempero baiano, peça a moqueca de peixe com camarão, que vem acompanhada de caruru, vatapá, arroz com pimenta doce, farofa de manteiga de garrafa e molho lambão.

5. Meu Chapa

O Meu Chapa é uma rede restaurantes que já está presente em várias cidades da Bahia. Com uma pegada um pouco fast food, mas sem perder o originalidade, ele é uma opção prática e gostosa.

Especialmente porque tem o cardápio assinado pela consagrada Dadá, uma das melhores cozinheiras da Bahia, endeusada por seu acarajé. Entre as delícias que ela preparou para o restaurante estão a carne louca da Dadá e a moqueca vegana da Dadá.

6. Jabú Restô & Bar

O Jabú Restô & Bar é um restaurante de alta gastronomia com pratos contemporâneos incrivelmente elaborados para nos envolver desde o primeiro contato – seja visual, seja pelo paladar. Você vai entender porque estou falando isso!

O estilo é descontraído e acolhedor, com pratos populares como o tradicional filé mignon poivre de pimenta do cheiro com risoto de cogumelos trufado e o ravioli caseiro de mussarela de bufala com camarões grelhados – mas há muitas coisas gostosas no cardápio.

7. Coco Bambu Bahia

O Coco Bambu Bahia é um restaurante da famosa rede brasileira que serve pratos da culinária internacional – tem de tudo um pouco e tudo é bem gostoso, mas o Camarão Coco Bambu é incomparável.

25 restaurantes de Salvador

Eleito o melhor restaurante do Brasil pelos usuários do TripAdvisor, tem um estilo casual e elegante que conquista a todos, mas em Salvador ele é ainda mais especial porque ganha aquele toque de baianidade.

8. Alfredo’Ro

O Alfredo’Ro é um restaurante de culinária italiana e mediterrânea. As massas artesanais de sêmola de grano duro italiana conquistam nosso paladar sem muito esforço, mas a gente sabe que por trás de cada detalha há muita técnica.

25 restaurantes de Salvador

Os pratos parecem verdadeiras obras de arte, com um apelo visual incrível. Você pode ter uma ideia a partir da lasanha di vitela al tartufo nero, que a gente sempre vai querer repetir quando visitar Salvador.

9. Cuco Bistrô

O Cuco Bistrô é um restaurante de culinária contemporânea e uma das melhores cachaçarias de Salvador. Ele fica no Largo do Cruzeiro, e tem um estilo elegante, com pratos inovadores que dão água na boca.

O chefe tem uma linha criativa de fazer receitas clássicas de forma nova e autêntica, conquistando todo mundo pela apresentação e pelo incrível sabor de cada garfada. É um lugar especial!

10. Cave Queijos Ondina

O Cave Queijos Ondina é um bistrô especializado em queijos artesanais brasileiros com um cardápio incrível tanto no almoço executivo, que tem entrada, prato principal e sobremesa, quanto no jantar.

Além dos queijos, tem uma boa seleção de vinhos, porque essa dobradinha não pode faltar, não é mesmo? O estilo do bistrô é elegante e sofisticado, com pratos feitos com queijos artesanais, que também são acompanhados de pães e azeites especiais.

11. Bistrô das Artes

O Bistrô das Artes é um lugar de paz, recheado de boa energia e boa comida. Com vista para o pôr do sol, em um ambiente claro e arejado, a gente não tem vontade de ir embora – principalmente se o desafio for provar todos os espetaculares drinques.

25 restaurantes de Salvador

Ele fica dentro de uma galeria de arte no Santo Antônio Além do Carmo, e cada prato revela um pouco da história da chefe Karine Poggio, desde suas origens no Recôncavo Baiano até sua vinda para Salvador. Estudiosa da gastronomia, ela tem grande conhecimento sobre comida de terreiro e das influências africanas na mesa baiana.

12. Restaurante Origem

O Restaurante Origem é um restaurante de culinária contemporânea. O estilo é elegante e sofisticado, com espaço para o bem-estar e os prazeres da boa mesa. Em 2022, entrou na lista do The World’s 50 Best Restaurants, ficando entre os 100 melhores restaurantes da América Latina – o único da Bahia.

25 restaurantes de Salvador

Os chefes Fabrício Lemos e Lisiane Arouca têm uma linha criativa extraordinária com uma apresentação espetacular. Eu sou apaixonado no spaghetti ao nero di seppia, com frutos dos mar e farofa de limão siciliano. Vale a pena conhecer um dos melhores restaurantes de Salvador.

13. Toca do Cobra

O Toca do Cobra é um restaurante de carnes – feito no estilo americano, mas com o tempero baiano. Um bom lugar para matar a fome a sede daquela cerveja gelada, em uma das áreas mais cativantes de Salvador: Ondina.

O menu executivo também é uma excelente forma de conhecer a casa, com opções saborosíssimas a preços bem interessantes. No menu principal, a minha preferida é a costela fogo de chão, que é assada no fogo brando por oito horas para garantir a suculência e o sabor do defumado. Bom demais!

14. Isola Cucina Italiana

O Isola Cucina Italiana é um restaurante com estilo despojado e tem pratos sofisticados e tradicionais da culinária italiana, como massas, pizzas e risotos. Mas o chefe tem uma abordagem autêntica de fazer estas receitas já bastante conhecidas de uma forma inovadora.

Uma boa experiência é provar o culurgiones pomodoro e basilico, uma das opções de massa fresca caseira do menu – o ravioli Sardo é recheado com batata, hortelã e queijo pecorino, acompanhado com molho de tomate e manjericão.

15. Boteco Português

O Boteco Português é um bar e restaurante de culinária portuguesa. Tem um estilo é descontraído e acolhedor, com pratos populares, como os feitos com bacalhau, mas o meu preferido é o polvo à lagareiro, com direito a pastel de nata como sobremesa.

Nesse pedaço de Portugal na Bahia, a gente se surpreende com a habilidade dos cozinheiros em fazer pratos super tradicionais ganharem sabores tão ricos e inesquecíveis. É um dos melhores restaurantes de Salvador.

16. Andina Cozinha Latina

O Andina Cozinha Latina é um restaurante de culinária latino-americana. O estilo é descontraído e acolhedor, com pratos populares como tacos, ceviche e guacamole, mas que tal experimentar codorna assada, servida com purê de ervilhas com wasabi, mole pobleno e morangos?

25 restaurantes de Salvador

O chef tem uma linha criativa de fazer receitas tradicionais de uma forma autêntica e inovadora. Super recomendo por causa do ambiente super aconchegante e pelo sabor dos pratos, cada um melhor que o outro.

17. A Casa Vidal

O A Casa Vidal é um restaurante que tem pratos deliciosos, preparados com ingredientes frescos e de qualidade. Um dos mais populares é o filé Wellington, o queridinho dos sábados à noite – o restaurante só abre para jantar.

A cozinha é comandada pelo chefe espanhol Juan Vidal e sua esposa Vivi Vidal, que se orgulham de usar receitas tradicionais renovadas e oferecer uma experiência autêntica para seus clientes.

18. Pelô Bistrô

O Pelô Bistrô funciona no Hotel Casa do Amarelindo e é um restaurante de estilo contemporâneo, com um menu que oferece uma variedade de pratos com influências das culinárias de todo o mundo. Alguns dos pratos mais populares incluem o carpaccio de carne, o risoto de frutos do mar e a salada Caesar.

25 restaurantes de Salvador

Comandado por um chefe francês – conhecido por sua habilidade para misturar sabores inesperados –, o restaurante fica nas ladeiras do Pelourinho e é um ótimo lugar para curtir uma boa comida e relaxar na área da piscina tomando um Moscow Mule.

19. Vishnu Culinária Indiana

O Vishnu Culinária Indiana fica no Rio Vermelho e é um restaurante de comida indiana autêntica, com um menu repleto de sabores fortes e exóticos. Alguns dos pratos mais populares incluem o chicken tikka masala, o biryani e o naan.

O chefe, que é originário da Índia, traz consigo anos de experiência e conhecimento da culinária indiana, oferecendo aos seus clientes uma verdadeira viagem sensorial por seu país de origem. É uma ótima experiência!

20. Larriquerri

O Larriquerri é um restaurante de estilo elegante e sofisticado, com pratos requintados e sofisticados, feitos com ingredientes de alta qualidade. Alguns dos pratos mais populares incluem o lombo de cordeiro, o risoto de camarão e o bacalhau ao forno.

O chefe do Larriquerri, que é conhecido por sua habilidade para combinar sabores e texturas, sempre está em busca de criar novas receitas e surpreender seus clientes.

21. Restaurante Pelourinho

O Restaurante Pelourinho é um ambiente escolar, gerenciado e operado pelos alunos do Senac, onde eles têm a oportunidade de praticar e desenvolver suas habilidades culinárias.

O menu é variado e oferece uma ampla gama de pratos, desde culinária baiana até cozinha internacional. Além de apreciar bons pratos, os clientes também têm a oportunidade de apoiar a formação de jovens chefes talentosos. É um ótimo lugar para fazer um viagem pelos sabores baianos.

22. Di Liana

O Di Liana é um restaurante de culinária mediterrânea, com destaque para os pratos de frutos do mar – o meu preferido é o espaguete com camarão picante ao alho e óleo, mas há muitas delícias no cardápio.

O restaurante funciona todos os dias, para almoço e jantar, e a cozinha segue uma linha criativa de fusão de sabores, valorizando ingredientes locais. É sensacional!

23. Pasta em Casa

O Pasta em Casa. como o próprio nome sugere, é um restaurante especializado em pratos italianos, com destaque para as massas frescas feitas na casa. Alguns dos pratos mais populares incluem o spaghetti carbonara, lasanha e o risoto de frutos do mar.

25 restaurantes de Salvador

O ambiente é acolhedor, com decoração simples e uma atmosfera descontraída, perfeita para uma refeição casual com amigos ou familiares. Isso tudo faz dele um dos melhores restaurantes de Salvador de comida italiana.

24. Bistrô Paris 6 Salvador

O Bistrô Paris 6 Salvador oferece culinária francesa, com releituras de pratos clássicos, e mundial com uma pitada de brasilidade. Os meus destaque do cardápio vão para o coq-au-vin à “Marcelo Serrado”, o entrecôte grillée garni de frites à “Ronnie Von” e o saumon au risotto à “Paulo Ricardo”.

Além disso, há uma ampla seleção de vinhos franceses e ótimos drinques. O ambiente é elegante e refinado, com atendimento atencioso e serviço de mesa é sofisticado.

25. La Taperia

O La Taperia é um restaurante que oferece culinária espanhola, com um enfoque especial em tapas e outros pratos tradicionais. Alguns dos mais populares são as patatas bravas, croquetas de jamon, gambas al ajillo e a tradicional paella.

Além disso, a carta de vinhos é bastante completa, oferecendo uma ampla seleção de vinhos espanhóis para complementar o seu jantar. Em geral, você pode esperar uma atmosfera acolhedora e animada, com serviço amigável e comida deliciosa.

Onde ficar em Salvador

Como falei, há três áreas principais para você escolher onde ficar em Salvador.

  • Centro Histórico, para quem quer conhecer bem o Pelourinho;
  • Orla Central, ideal para quem quer curtir praia e o carnaval;
  • Orla Norte, mais tranquila e um pouco afastada.

Todas essas áreas são bem diferentes entre si e o legal disso é que há opções para todos os gostos e bolsos.

Vale lembrar que existem algumas regiões onde o custo-benefício é mais interessante. Na Barra e no Rio Vermelho – um dos bairros mais boêmios da cidade –, você consegue pagar um preço justo por acomodações muito boas. Tem ainda Ondina e Pituba.

No mapa abaixo, você encontra todas as opções de hospedagem de Salvador– especialmente as da área mais central. Você só precisa  clicar sobre os pins azuis  para ver mais detalhes de cada uma delas.

Agora, antes de decidir onde ficar em Salvador, você precisa saber o que tem em cada uma dessas áreas.

Centro Histórico e Pelourinho

Mundialmente famosa, a parte histórica de Salvador é um pouco controversa. Há quem ame e há quem odeie o Pelourinho e toda essa região.

Isso acontece porque, talvez, as pessoas cheguem  com uma expectativa muito alta. Eu até entendo isso, porque o Pelourinho é um cartão-postal da cidade e deveria estar mais bem cuidado. Sem falar que  no quesito segurança ele também deixa a desejar. 

Mas, não há como negar que as ladeiras de paralelepípedo com casinhas coloridas têm seu encanto, um fascínio inexplicável.

Onde ficar em Salvador: Pelourinho

Esta é, sem dúvida, a região mais cultural da cidade com ótimas programações o ano inteiro. Isso faz da região uma boa escolha para quem quer aproveitar a noite tradicional de Salvador.

Eu acho importante dizer mais uma coisa: durante o dia, a parte histórica é bastante monitorada e dá para fazer os passeios a pé em segurança. Á noite, isso já muda um pouco e é bom evitar sair das vias principais.

PATRIMÔNIO DA HUMANIADADE
O Pelourinho é o bairro mais antigo de Salvador e foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985. Seu nome se deve ao tronco onde os senhores de escravos amarravam os africanos para os castigarem.

Atualmente, o Pelourinho é reconhecido por ter um dos mais ricos conjuntos arquitetônicos do barroco no Brasil, com mais de oitocentos casarões que são pousadas, hotéis, bares, restaurantes, lojas e tudo mais.

Em suas ruas estreitas e nas ladeiras feitas de paralelepípedos, encontramos gente simples, alegre, bem do jeitinho baiano de ser. Por isso, tirar um tempo para explorar esta área é essencial.

A região do Centro Histórico é uma boa escolha, mas lembre-se de que boa parte dos hotéis funcionam em prédios mais antigos. Então, a sua decisão de onde ficar em Salvador deve levar isso em consideração.

Eu selecionei os hotéis mais procurados por quem quer explorar essa área sem abrir mão do conforto e da segurança. Claro, eu também separei um hostel excelente, perfeito para quem quer economizar. Dê uma olhada nessa lista:

Hotel Fasano Salvador

Não é preciso dizer muito sobre o hotel Fasano Salvador, porque ele é uma das melhores opções da cidade e aprovado por todos. Se você quer ficar bem localizado e ter todo o conforto do mundo, este é o seu lugar.

Onde ficar em Salvador: Fasano

O café da manhã é excelente, o atendimento segue o padrão da rede Fasano – sempre muito bom –, os quartos são espaçosos, bem decorados e a piscina é fantástica. Para quem gosta e pode pagar, os serviços do SPA são excelentes.

Onde ficar em Salvador: Fasano

Pousada Bahia Pelô

A Pousada Bahia Pelô fica em Santo Antônio, a 500 metros do Pelourinho. Ela tem quartos ótimos, super aconchegantes e bem práticos – alguns têm até banheiro de hidromassagem. Se sua ideia é ter dias tranquilos, mas estar perto de tudo, este é um bom lugar para ficar em Salvador.

Onde ficar em Salvador: Bahia Pelô

Outro atrativo da pousada é o preço: tenho certeza que você vai gostar. O café da manhã é bom e há vários bares e restaurantes aqui por perto.

Onde ficar em Salvador: Bahia Pelô

Hotel Villa Bahia

O Hotel Villa Bahia tem uma decoração colonial super elogiada pelos hóspedes: camas com dossel e o café da manhã é servido em um salão que lembra aqueles imperiais. Os quartos são espaçosos e confortáveis, a equipe é super atenciosa no atendimento e a limpeza é de excelência.

Onde ficar em Salvador: Villa Bahia

Com tantos atributos assim, é obvio que a diária é um pouco mais cara. Mesmo assim, se quiser ficar no hotel é bom fazer a reserva com antecedência, porque ele vive lotado.

Apartamento do Washington

O Apartamento do Washington tem uma localização excelente, na Praça da Sé, de frente para a prefeitura a uns 250 metros do Pelourinho. Para quem deseja ficar no coração do Centro Histórico, não há apartamento melhor.

Ele é realmente excelente. Reformado, decorado com muito bom gosto e super bem equipado. São 32 metros quadrados que acomodam até três pessoas, duas na cama de casal do quarto e uma no sofá-cama da sala.

Apartamentos Praça da Sé

O Apartamentos Praça da Sé fica no mesmo prédio, então você já sabe sobre a localização, que é uma das melhores. Ele também foi todo reformado e, agora, decorado com muito bom gosto recebe viajantes do mundo todo.

Ele tem 42 metros quadrados e acomodam bem até três pessoas: duas na cama de casal do quarto e uma no sofá-cama da sala. É outra grande escolha para ficar em Salvador.

Hart Aparthotel

O grande ponto positivo do Hart Aparthotel é que ele tem inúmeras opções de apartamento que acomodam até sete pessoas. Então, dá para escolher um que cabe a família toda.

O prédio fica no Centro, perto da Praça Duque de Caxias e da estação Campo da Pólvora do Metrô. O estádio da Fonte Nova fica pertinho, também, a uns 500 metros. Vale a pena conferir!

Laranjeiras Hostel

O Laranjeiras Hostel tem um ambiente supersimpático, recepção fina e espaços ornamentais com a galera mais gente boa da cidade. O hostel fica no coração do Centro Histórico e tem quartos básicos, mas confortáveis o suficiente.

Onde ficar em Salvador: Laranjeiras Hostel

O Pelourinho é a área mais animada de Salvador e eu já expliquei isso. Com boa gastronomia e muitas manifestações culturais, escolher uma hospedagem por perto é perfeito para quem busca exatamente isso.

Orla Central

É nesta parte de Salvador que ficam as praias mais famosas da cidade.

Você já deve ter ouvido falar do Farol da Barra e do Porto da Barra, certo? Elas são baianidade pura e é impossível não aproveitá-las nem que seja um pouco.

Tanto  as praias da Barra quanto as do Rio Vermelho são praias urbanas,  pois ficam em bairros bem movimentados e isso acaba fazendo com que elas lotem nos finais de semana mais quentes.

O lado positivo disso é que há muitos bares e restaurantes por perto, então, quem está pensando em passar o dia na área vai se dar bem.

Onde ficar em Salvador: Farol da Barra

A maior oferta de hospedagem de Salvador fica nesta região. Isso significa que você terá muitas opções para escolher, avaliar o serviço e, principalmente, comparar preços.

Esta área também é excelente para quem pretende usar o transporte público, porque há conexão fácil com toda a cidade.

Agora,  se você vem a Salvador para curtir o carnaval,  não há melhor lugar na cidade para ficar do que na região da Barra e de Ondina. É que o melhor do carnaval baiano acontece mesmo é no Circuito Dodô, o famoso Barra-Ondina.

Então, para ter pouco deslocamento, a ideia é ficar em um desses bairros.

Eu selecionei algumas das melhores opções de hospedagem desta região e você pode confiar que vale muito a pena.

Tem hotéis mais caros, aqueles básicos que nos garantem o conforto necessário sem gastar muito e até um hostel muito bem avaliado e com ótima localização. Dê uma olhada na lista abaixo:

Mercure Rio Vermelho Hotel

O Mercure Rio Vermelho foi feito para viajantes exigentes. Com serviços de primeira, piscinas relaxantes e vista para o mar, você não vai querer voltar para casa. E pode relaxar também quanto à localização: as avenidas que cercam o Mercure são as mais badaladas da noite baiana e, do hotel ao Centro Histórico, são só 15 quilômetros.

Onde ficar em Salvador: Mercure

O padrão Mercure não deixa dúvidas quanto à qualidade: os quartos são muito bem pensados, super confortáveis e silenciosos. O atendimento é bom, no mesmo padrão das grandes redes e o valor de uma diária é justo.

Novotel Rio Vermelho

O Novotel é a referência em acomodações cinco estrelas e, em Salvador, não poderia ser diferente. Vista para o mar, piscinas enormes, sauna, academia e tudo o que se pode esperar de um gigante da hospedagem internacional.

Onde ficar em Salvador: Novotel

Além disso tudo, as melhores praias de Salvador ficam pertinho do hotel, um dos bairros mais modernos da capital. Como sempre, é preciso pagar para ter todo esse conforto e comodidade, mas acredite, há preços bem interessantes neste hotel.

Ibis Salvador Rio Vermelho

No coração do Rio Vermelho, você também pode contar com o Ibis Salvador Rio Vermelho. Esse três estrelas fica bem de frente à praia e são só doze quilômetros até o Centro Histórico, onde está o Pelourinho.

Onde ficar em Salvador: Ibis

Os quartos e o atendimento seguem um padrão mundial e isso significa que não há chances para surpresas desagradáveis: tudo é como a gente vê nas fotos. Outro ponto positivo é o preço.

Portobello Ondina Praia Hotel

Em Ondina, a melhor escolha é o Portobello Ondina Praia. A localização é excelente, a cerca de 20 minutos de caminhada do Porto da Barra e bem próxima do Rio Vermelho, onde há muitos bares e restaurantes – você vai gastar cerca de R$ 15 de Uber.

Onde ficar em Salvador: Portobello

Os quartos são limpos, espaçosos e confortáveis. O café da manhã tem bastante variedade e o atendimento é sempre bem elogiado. Os apartamentos ficam de frente para o mar e têm uma vista linda.

Lar Expresso 2222

O Lar Expresso 2222 é um apartamento que fica pertinho da Praia do Farol da Barra, em um prédio imponente e com uma estrutura excelente: a piscina na cobertura tem uma vista linda do mar.

O apartamento tem 49 metros quadrados e acomoda até quatro pessoas: uma cama de casal no quarto e um sofá-cama na sala. Ele é todo mobiliado e decorado com muito bom gosto.

Manhatã Hostel

Se você está procurando um lugar com aquele alto astral baiano bem pertinho da Praia da Barra, uma das melhores opções de Salvador é o Manhatã Hostel. Ele é perfeito para quem gosta daquela atmosfera típica de hostel, mas não abre mão do conforto e da segurança.

O café da manhã é bom e você também pode usar a cozinha para preparar suas refeições. O hostel tem uma vista linda para o mar e dá para fazer muita coisa caminhando e, claro, para usar o transporte público tranquilamente.

Orla Norte

A Bahia é cheia de clichês e eles foram imortalizados nas artes de forma geral, especialmente na literatura e na música.

Nessa parte de Salvador você vai poder viver uma das experiência da baianidade que é desfrutar da brisa da Praia de Itapuã, eternizada na letra de Toquinho e Vinicius de Moraes.

Embora eu não ache que ela seja lá grandes coisas, tanto Itapuã quanto a Praia do Flamengo são opções para você ficar em Salvador.

O lado positivo é que, diferentemente das áreas mais urbanizadas, elas são mais calmas, mais sossegadas. E, de fato, talvez seja isso que vai fazer seus dias melhores.

Nesta área também há muitos bons resorts internacionais e a distância para o aeroporto é menor: cerca de nove quilômetros.

Sabendo que estará mais longe do Centro e das principais atrações turísticas da cidade, considere que vai gastar mais tempo com deslocamentos. Mas, o ponto positivo é que você pode encontrar diárias mais baratas.

Eu selecionei três opções na praia de Itapuã para você ter uma ideia. Elas têm estilos bem diferentes. Veja só:

Hotel Deville Prime Salvador

Muito elogiado, o Hotel Deville Prime Salvador tem quartos confortáveis, banheiro espaçoso e limpo. Os funcionários são educados, simpáticos e sempre querem ajudar: isso conta mutos pontos, não é mesmo? A área da piscina é sensacional.

Onde ficar em Salvador: Deville

O restaurante tem pratos muito bem servidos a um preço justo e o café da manhã é bem farto. Vale lembrar que ele foi reformado recentemente e está muito bem cuidado.

Pousada B&B JPA

A B&B JPA fica em um lugar tranquilo, bom para relaxar, mas muito próximo da praia: dá para ir andando. A limpeza e o atendimento da equipe são sempre muito elogiados. Os quartos são básicos, mas atendem no quesito conforto.

Onde ficar em Salvador: B&B

O café da manhã é ótimo, saudável e preparado com muito zelo: você vai notar isso. No estilo cama e café, a pousada é ideal para quem gosta de se sentir em casa quando viaja e, principalmente, está disposto a conhecer pessoas amáveis e com bom papo.

Quintal da Sereia Hostel

Uma boa opção para quem busca um quarto compartilhado de hostel nos arredores da Praia de Itapuã, o Quintal da Sereia fica muito bem localizado e tem uma ótima relação custo-beneficio.

Tudo é muito limpo e os funcionários fazem de tudo para nos ajudar. Há, também, quartos individuais e para família com televisão e banheiro provativo. Eles são bons para quem gosta do ambiente de hostel, mas não abre mão da privacidade.

Os melhores hostels de Salvador

Eu já até citei alguns hostels de Salvador que eu realmente gosto: o Manhatã Hostel e o Laranjeiras Hostel, por exemplo, são muito bons. Mas, claro, há muitos outros na cidade.

Com padrões de qualidade diferentes, a escolha vai depender de onde quer ficar e o quanto quer gastar: tem hostel com diária a R$ 15, como é o caso do Casa de Mainha.

Veja a lista com os melhores hostels para você decidir onde ficar em Salvador.

Onde ficar em Salvador

Chegou a hora de decidir onde ficar em Salvador. Com tantas informações detalhadas assim, eu espero que essa tarefa fique mais fácil.

De forma rápida, eu diria que, se esta for  sua primeira vez na cidade  e se você quer aproveitar para conhecer o básico, ficar no Pelourinho pode ser muito interessante. Mas, se você vem para o carnaval ou se quer curtir praia, prefira a área da Barra.

Para lhe dar algumas últimas dicas, daquelas que simplificam tudo na cabeça da gente, veja só isso:

  • O Centro Histórico tem muitas opções e é bom para quem quer curtir o Pelourinho;
  • Se ficar aqui, evite ostentar objetos de valor pelas ruas – isso atrai oportunistas;
  • Á noite, evite sair das ruas mais movimentadas;
  • Na área da Praia da Barra há muitas opções com custo-benefício bom;
  • Essa é a área preferida para quem quer curtir praia;
  • Há, também , alguns hostels e você pode economizar ficando aqui;
  • No carnaval, reserve um hotel entre a Barra e Ondina, o famoso circuito Dodô;
  • Se quiser tranquilidade, vá para as praia da Orla Norte, Itapuã e Flamengo.

Faixas de preço em Salvador

Há pousadas, hotéis, apartamentos e hostels. Então, tem opções para todos os estilos e com diferentes preços.



Booking.com

Eu sempre faço minhas reservas com o Booking.com, o site que mais confio. O processo é sempre muito fácil, as regras de cancelamento gratuito são flexíveis e quanto mais uso o site para fazer reservas, mais descontos ganho.

Veja mais dicas da Bahia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bahia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *