Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Caraíva: as melhores pousadas e casas

Atualizado em 11 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Caraíva

Caraíva é um daqueles lugares que a gente custa a chegar: as estradas de terra são castigadas e ficam bem piores no período de chuvas, mas há alguns segredos que podem deixar sua viagem muito mais prática e leve. Então, vamos começar escolhendo onde ficar em Caraíva?

Para quem não sabe, Caraíva é um distrito que fica no litoral sul de Porto Seguro, quem também tem Arraial D’Ajuda e Trancoso – todas fazem parte de Porto Seguro.

A vila é bem simples, no melhor estilo pé na areia, mas tem um charme e uma energia muito peculiar. Por mais que eu tentasse explicar, essas coisas você só vai compreender mesmo quando vivenciá-las, mas, claro, eu vou falando um pouco do vilarejo ao longo do texto.

Melhores áreas para ficar em Caraíva

Uma coisa que todo mundo vai lhe perguntar quando disser que vai para Caraíva é se você quer ficar em Caraíva – na Vila – ou em Nova Caraíva. Como você pode imaginar,  a melhor área é a vila, onde está tudo que é de mais tradicional do vilarejo. 

As duas áreas são separadas pelo Rio Caraíva. Quem vem de Porto Seguro, vai atravessar de barquinho para a Vila e deixar o carro no estacionamento, que fica praticamente na margem do rio – não há como atravessar o carro, porque não existe balsa.

Quem chega pela estrada de Barra Velha, sem passar por Porto Seguro, não precisa atravessar o rio, a não ser que queira ir a Porto Seguro ou conhecer a outra parte da vila.

CIRCULAÇÃO DE CARROS

Poucas áreas de Caraíva são transitáveis por carros. Isso porque as estradas são de areia e a maioria delas é restrita para pedestres. Então, não venha pensando que vai fazer muita coisa de carro. Aliás, a melhor coisa a se fazer é conseguir uma pousada com estacionamento – ou deixar no estacionamento do Xandó – e fazer tudo a pé.

Eu achei tudo muito perto, mas quem não quiser carregar malas e pessoas com alguma dificuldade de locomoção podem usar os peculiares táxis de caraívas: carroças puxadas por burros ou mulas. É assim que turistas vão de um lado para o outro com suas bagagens e é com a ajuda delas, também, que os comércios são abastecidos com os alimentos, bebidas e tudo mais.

No vilarejo, há, basicamente quatro áreas para ficar hospedado.

Eu vou falar um pouco sobre cada uma delas e mostrar as pousadas que considero as melhores – há vários estilos, com diferentes faixas de preços.

Antes, dê uma olhada no mapa acima para você já ir se familiarizando com o que vai encontrar.

Centro da Vila

Consideramos o Centro de Caraíva a região que fica no entorno da Igreja de São Sebastião. Ela é um bom ponto de referência, porque fica entre a beira-rio, a praia e a Comunidade de Xandó – eu vou falar sobre cada uma dessas áreas daqui a pouco.

Você vai notar que eu escolho algumas pousadas que ficam mais para o lado do rio e outras mais para o lado da praia, mas, ainda assim, eu as considero no Centro da Vila. Isso é apenas uma questão de localização, repito, porque é tudo muito perto.

Pousada Mangue Sereno

A Pousada Mangue Sereno é uma das mais tradicionais de Caraíva. Podemos dizer que ela começou quando tudo ainda era mato e, assim, construiu uma reputação que lhe garante uma das melhores avaliações dos hóspedes – é para escolher sem medo de errar.

Onde ficar em Caraíva

Entre o rio e a praia, tem uma localização excelente com fácil acesso a todas as áreas: restaurantes, bares, lojinhas e mar a poucos passos de caminhada pelas ruas de areia. Os chalés são fantásticos e as suítes não deixam a desejar em nada. A área da piscina é muito agradável e o restaurante é, igualmente, super recomendado.

Onde ficar em Caraíva

Pousada Vila Verde Caraíva

Na mesma área, a Pousada Vila Verde Caraíva é uma das minhas favoritas e é muito fácil entender o motivo: ela tem uma pegada praiana com um toque de sofisticação e conforto que a gente não encontra em qualquer lugar da vila.

Onde ficar em Caraíva

A decoração de todas as áreas é perfeita e os quartos têm camas excelentes, banheiros ótimos, são muito arejados e bem equipados. O café da manhã é maravilhoso e o atendimento é digno de um cinco estrelas – pode apostar, porque não é exagero.

Vila Auê Suites

A Vila Auê Suites também é bem central e, com sorte, você encontra tarifas melhores do em outras na mesma área. A pousada é super aconchegantes, tem quartos amplos, confortáveis e bem decorados, dentro do estilo rústico praiano.

Onde ficar em Caraíva

O café da manhã é super farto e preparado com muito carinho pelas meninas da cozinha. Como também está cercada por muito verde, é uma ótima ideia para ficar em Caraíva e relaxar.

Onde ficar em Caraíva

Casa das Conchas

A Casa das Conchas é uma pousada com cara de casa. Um imenso quintal, jardins bem cuidados e uma piscina maravilhosa nos conquistam logo de cara, mas há muito mais. A começar pela localização, bem central e com acesso fácil a todas as áreas.

O café da manhã é fantástico, totalmente personalizado e muito farto – eu sugiro pedir creme de frutas.  Você vai gostar! Os donos da pousada, que moram nela, são super atenciosos e nos dão as melhores dicas do que fazer em na região. É, sem dúvida, um excelente lugar par ficar em Caraíva.

Casa da Esquina

A Casa da Esquina é uma pousadinha, uma casa de hóspedes, com serviços muito bem avaliados pelos hóspedes. Os quartos e chalés são extremamente confortáveis, seguros, arejados e com aquele estilo rústico que a vila pede.

Onde ficar em Caraíva

As áreas comuns são super bem cuidadas e, mais uma vez, a localização é excelente, no Centro, perto de tudo. É uma pousada excelente para quem quer praticidade e privacidade.

Onde ficar em Caraíva

Casa Pitanga

A Casa Pitanga tem uma das notas mais alta de Caraíva. É que quem escolhe ficar em um dos chalés da pousada – são apenas dois – acaba se apaixonando pelos detalhes com que tudo foi planejado e executado para garantir aos hóspedes todo o conforto merecido.

Onde ficar em Caraíva

Os quartos são magníficos, as camas com dossel são fantásticas e os janelões deixam tudo mais claro e arejado. O atendimento é impecável, desde o check-in até o último adeus. Café da manhã ótimo e localização perfeita. É isso tudo que faz dela um excelente lugar para ficar em Caraíva.

Hostel e Pousada Casa de Paixão Caraíva

Uma opção econômica no Centro da Vila é o Hostel e Pousada Casa de Paixão Caraíva. Ele é super bem avaliado, tem uma localização excelente, pertinho da Igreja da São Sebastião, e funciona como pousada e hostel.

Tem quartos privativos, beliche em quartos compartilhados e, ainda, quartos triplos e quádruplos, perfeitos para quem está viajando em grupos de amigos ou família. Vale a pena dar uma olhada antes de decidir onde ficar em Caraíva.

Onde ficar em Caraíva

Beira-rio

É na beira-rio que a vida de Vila pulsa mais forte. Nesta ruazinha exclusiva para pedestres estão restaurantes, lojas, mercadinhos, bares e casas de shows. Resumindo, é uma excelente área para ficar em Caraíva.

Outro ponto positivo é que, a partir de qualquer de uma das pousadas que vou mostrar, você consegue chegar a pé ao ponto onde é feita a travessia no rio Caraíva para Trancoso e Porto Seguro.

Pousada Lagoa

A Pousada Lagoa é considerada por muita gente a melhor experiência de hospedagem em Caraíva. Isso porque ela fica em uma área de muito verde, perto da beira-rio, onde estão os melhores restaurantes e onde o burburinho acontece durante o dia e à noite.

Onde ficar em Caraíva

É justamente por isso que ela é tão bem avaliada, já que consegue manter a tranquilidade que desejamos sem nos deixar isolados. Os bangalôs e apartamentos são perfeitos, muito arejados e com janelas que aproveitam muito bem a iluminação natural. Há várias atividades, como massagem relaxante e ioga, que podem ser interessantes para quem procura renovar as energias.

Onde ficar em Caraíva

Pousada do Rio Caraíva

A Pousada do Rio Caraíva tem uma localização super privilegiada: na rua beira-mar, com vista para o rio e para o pôr do sol. Quer mais? Nos arredores da pousada estão ótimos bares e restaurantes. Então, dá para fazer praticamente tudo a pé.

Onde ficar em Caraíva

Os quartos acomodam até quatro pessoas. Todos têm muito conforto e aquela decoração que nos acolhe, sabe? Sem perder, claro, a conexão com o que está do lado de fora. Vale muito a pena dar uma olhada com calma antes de escolher onde ficar em Caraíva.

Pousada Nativa

Pertinho do rio e a poucos metros da praia, a Pousada Nativa é outro encanto de Caraíva. Cercada por uma bela área verde, tem jardins super bem cuidados e quartos perfeitos para quem quer renovar as energias em um lugar mágico.

Onde ficar em Caraíva

Ela fica bem perto da rua principal, onde estão os bares e restaurantes. O pessoal costuma dizer que a pousada é muito mais bonita presencialmente do que pelas fotos, principalmente os quartos. Isso é um ponto positivo, né?

Pousada Aluar

Longe de ser a mais famosa da Vila, a Pousada Aluar tem encantos próprios: fica no caminha entre o rio e a praia, tem estilo e bom gosto em todos os cantos, além da internet que funciona de verdade e do serviço super elogiado, incluindo o café da manhã, que é sensacional.

Os quartos podem ser duplo ou triplo e, mesmo na categoria mais simples, o conforto é garantido. É uma grande escolha para quem quer ficar em Caraíva sem gastar muito, mas ainda assim estar em uma ótima localização.

Onde ficar em Caraíva

Eco Vila Nativa

O Eco Vila Nativa é um condomínio com três casas independentes. Você pode escolher a que tem três quartos e acomoda bem até seis pessoas, com muito espaço e privacidade, ou as de dois quartos, com capacidade para receber até dois casais com folga.

Onde ficar em Caraíva

As casas ficam na região mais atraente da vila, na beira-rio, onde tudo acontece e a praia também fica a uma curta caminhada. Então, se você busca privacidade e comodidade, este é seu lugar para ficar em Caraíva.

Beira-mar

A praia que banha o vilarejo encontra o rio Caraíva no ponto conhecido como Barra de Caraíva. A Barra é legal para passear, mas não para ficar. Eu digo isso por dois motivos.

Primeiro, as opções de hospedagem são poucas e, segundo, você pode se sentir um pouco isolado do movimento: distante de bares e restaurantes, por exemplo, você terá mais deslocamentos. Mas, claro, nada é tão longe em Caraíva, como já expliquei.

Onde ficar em Caraíva

As melhores pousada de frente para o mar – ou pertinho dele –ficam a partir do Centro da Vila até a Comunidade de Xandó. Neste trecho, que você pode ver no mapa lá em cima, há excelentes opções para você escolher onde ficar em Caraíva.

Pousada Coco Brasil

A Pousada Coco Brasil é uma ótima opção porque é bem prática: fica de frente para a praia, tem seu próprio beach club e dá para ir caminhando para os bares da beira-rio. É uma pousada muito boa, com custo benefício muito interessante.

Onde ficar em Caraíva:

Os ambientes são super aconchegantes, leves, arejados e muito bem cuidados. É isso que garante à pousada uma nota de avaliação tão alta. Os quartos podem ser duplo, triplo ou quádruplo, bom para quem está em família ou com amigos.

Onde ficar em Caraíva:

Pousada Beira Mar

A Pousada Beira Mar é perfeita para quem não quer gastar muito, mas ainda, assim, ficar pertinho do mar e do rio. É que a localização dela é muito boa, mas a estrutura é mais simples, comparando com as opções que mostrei até agora.

Isso não quer dizer que falte conforto ou que o café da manhã deixe a desejar. Nada disso! Tudo vai depender do tipo de quarto que você escolher: são quatro categorias com faixas de preço diferentes. Tem que olhar com calma.

Le Paxa Casa Hotel & Spa

Quem quer algo mais exclusivo, vai gostar da Le Paxa Casa Hotel & Spa. A pousada é um casarão com apenas duas suítes, todas com vista para o mar, e tem uma estrutura toda voltada para a completa satisfação do hóspede.

Onde ficar em Caraíva:

Jardim bem cuidado, decoração atraente e na medida, camas enormes, atendimento extremamente personalizado e cuidadoso, café da manhã dos deuses e tem, ainda, os drinques do bar que são sensacionais. É, sem dúvida, uma grande escolha para ficar em Caraíva.

Onde ficar em Caraíva:

Pousada San Antonio Praia

A Pousada San Antonio Praia fica de frente para o mar, tem uma piscina muito gostosa e o lugar onde é servido o café da manhã é, para mim, a tradução do que é Caraíva: na beirinha da praia, a gente come tapioca e toma suco de caju enquanto a brisa sopra nosso rosto.

Onde ficar em Caraíva:

Os chalés são muito bem cuidados, todos bem equipados, com camas excelentes, banheiros bons e chuveiros ótimos. É um lugar com um bom custo-benefício, especialmente se você quiser ficar perto da praia.

Pousada Flor do Mar

A fama da Pousada Flor do Mar é antiga. Ele foi a primeira pousada de charme de Caraíva, no tempo que não existia energia elétrica e sinal de celular era coisa de ouro mundo. Então, se você quer um lugar com tradição e que já trata bem o turista há décadas, este é o seu lugar.

Onde ficar em Caraíva:

A pousada fica de frente para a praia, tem uma estrutura de beach club interessante, mas sem aglomeração. Sua grandiosidade está em manter a simplicidade e oferecer conforto e comodidade a quem vem de longe para colocar os pés na areia e relaxar. É uma das melhores para você ficar em Caraíva.

Pousada La Villa Caraíva

A Pousada La Villa Caraíva não é das mais comentadas , mas tem uns segredinhos que me deixaram simplesmente apaixonado por ela. O fato dela fica a uma quadra da praia não faz muita diferença, porque o que ela oferece em troca é especial.

Privacidade e aquele silêncio que a gente busca, quartos bem resolvidos e práticos, uma piscina muito gostosa e tem um ofurô feito do tronco de uma árvore que é único. Sem falar que o atendimento e o café da manhã são super elogiados.

Pousada Habitat Caraíva

O legal de Caraíva é que há excelentes opções e com um custo interessante. É o caso da Pousada Habitat Caraíva. Ela também fica a uma quadra da praia e tem uma estrutura acolhedora, sem luxo ou excessos.

Como é uma hospedagem domiciliar, o contato com os moradores deixa a vivência mais interessante e a gente consegue se sentir em casa, relaxado e à vontade. É um bom lugar para quem quer curtir a energia de Caraíva.

Onde ficar em Caraíva:

Casa Bora Lá

A Casa Bora Lá – na verdade são duas casas no mesmo terreno – tem uma decoração de ótimo gosto, o jardim é muito bem cuidado e tem sauna e churrasqueira. A localização é ótima, de frente para a praia e um pouco afastada do centrinho, então é perfeita para quem não quer barulho.

Para o café da manhã, é só combinar o horário com a Josi, a anfitriã, e, quando você acordar, tudo já vai estar pronto e fresquinho. É um excelente lugar para ficar em Caraíva com paz, conforto e privacidade.

Comunidade do Xandó

A Xandó, como todo mundo conhece, é uma comunidade indígena – há várias em Caraíva – que tem se organizado para receber os turistas que já lotam a vila faz tempo.

Com comércios, pousadinhas com custo-benefício interessante e um clima mais bucólico do que o Centro e a beira-rio, onde estão os bares mais movimentados, e do que os beach clubs da praia, Xandó pode ser uma alternativa mais barata e que não deixa a desejar em praticidade.

Isso fica claro quando a gente olha o mapa e vê que as distâncias são pequenas e perfeitamente caminháveis sem pressa, porque Caraíva não combina com pressa.

Outro ponto positivo é que dá para ficar em uma pousada mais para dentro da comunidade ou na praia, ouvindo o barulhinho do mar.

Pousada Estrela do Mar

A Pousada Estrela do Mar é interessante para quem busca um lugar com bom custo-benefício. Ela fica no centrinho de Xandó e tem acesso fácil e rápida a outras partes de Caraíva.

Os quartos são padrão, bem práticos e com o conforto essencial para nos garantir boas noites de sono. A simpatia do pessoal que faz o atendimento é um dos itens muito elogiados.

Pousada Farol de Caraiva

A Pousada Farol de Caraiva fica bem pertinho da área mais movimentada de Caraíva, mas a uma distância que lhe garante mais tranquilidade. É super bem cuidada e isso faz muita diferença, né?

Há quartos e chalés, todos decorados com estilo praiano, sem luxo, mas com tudo no lugar. É uma boa opção para quem quer ficar em Caraíva sem gastar muito com hospedagem.

Villa Fulô

A Villa Fulô é um casarão com sete quartos, que estão divididos em várias categorias. O estilo, como você pode notar nas fotos é o luxo rústico, valorizando as características locais e acrescentando uma pitada de sofisticação onde for possível.

Alguns quartos têm hidromassagem e ofurô. O legal é que dá para alugar a pousada toda, então ela acaba virando uma casa de temporada com todos os serviços de uma pousada. Legal, não acha? Sem falar que a piscina é sensacional.

Tamikuã Mar Pousada

Coladinha com a praia, a Tamikuã Mar Pousada é uma pousadinha gostosa e sem excessos. Os quartos ficam no fundo de um terreno comprido, têm varandinha e vista para o mar.

O café da manhã é maravilhoso, servido em mesas colocadas praticamente na areia da praia. É bom lembrar que existe também a Pousada Tamikuã, que é do mesmo grupo, mas que fica mais pra dentro da comunidade, na área do estacionamento.

Vila Fruta-Pão

Uma das pousadas mais gostosas de Xandó é a Vila Fruta-Pão. Ela tem uma pegada super natureza, com muito verde, áreas arejadas e muito confortáveis.

Ela também fica pertinho da praia, em uma área super tranquila. Isso deixa o custo-benefício muito interessante, e por isso eu acho uma excelente opção para ficar em Caraíva.

Onde ficar em Caraíva:

Pousada Kiarô Caraíva

Também muito bem avaliada, a Pousada Kiarô Caraíva é um achado. Ela fica no comecinho da comunidade, em uma área mais residencial, com acesso fácil de carro.

Onde ficar em Caraíva:

A estrutura da pousada é excelente, os quartos são ótimos, o atendimento é muito amigável e o café da manhã é fabuloso, com tudo fresquinho. Sabe? É uma opção para você avaliar com calma.

Faixas de preço em Caraíva

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Caraíva.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da vila.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Dicas práticas para sua viagem

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, voando com as companhias aéreas Gol, Latam e Azul. Também dá para chegar à Porto Seguro de ônibus e de carro, pela BR-101 norte e sul.

Quem estiver vindo de Salvador, por exemplo, deve deixar a rodovia na cidade de Eunápolis e pegar a BR-367 em direção a Porto Seguro. Os viajantes que partirem do sul, devem entrar na estrada para Monte Pascoal, uns 30 quilômetros depois de Itamaraju. Depois do povoado de Monte Pascoal é preciso dirigir aproximadamente 43 quilômetros pela estrada de terra até Caraíva.

Quem estiver de ônibus, pode olhar preços e horários na Viação Águia Azul.

Onde comer

Caraíva tem ótimos restaurantes, mas eu quero indicar três que gostei bastante. O mais famoso deles é o Odara, que fica na beira-rio e sempre lota. Por isso, é bom fazer reserva com antecedência.

Eu adorei a comida do Gabriela Bar e Panela que, literalmente, serve a comida em panelinhas de esmalte que dão muita personalidade aos “pratos”.

Para beber e petiscar, qualquer um da beira-rio vale a pena, mas eu gostei do Biribiri, que tem um polvo com legumes fantástico.

Para a noite, um lugar super vibe e que nem sempre está entre os mais lotados é o Boblônia.

Telefone e internet

Algumas operadoras de telefone celular não têm sinal nesta parte da Bahia. Eu sou cliente Vivo e consegui usar o 4G com certa facilidade.

A maioria das pousadas, dos restaurantes e comércios têm internet e você pode solicitar a senha para se conectar.

Outras dicas

  • Todas as ruas de Caraíva são de areia;
  • Há iluminação pública, mas não em todas as áreas;
  • É bom estar disposto a caminhar;
  • Nada de sapatos fechados, use sandálias e chinelos;
  • Leve repelente para não passar aperto;
  • Tenha cuidado com o mar agitado em algumas épocas;
  • Não há bancos e nem sempre é possível pagar com cartão ou pix;
  • Não se esqueça de encher o tanque do carro.

Veja mais dicas da Bahia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bahia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Parabéns pelo seu trabalho, só esqueceu da Pousada NÔ Caraiva bem no meio da vila, entre o rio e o mar tem ótima localização. Perto do rio do mar e dos restaurantes.

    @pousadanocaraiva.

    Sejam bem vindos na vila caraiva.

  2. Oi, Altier!
    Tem tempo que quero conhecer esse lugar e agora fiquei ainda mais interessado. Valeu mesmo pelas informações, cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *