Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Ilha Grande: melhores pousadas, hotéis e casas

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Para escolher onde ficar em Ilha Grande, você precisa entender algumas coisas. A primeira delas é que a ilha faz parte de Angra dos Reis, que tem exatamente 365 ilhas e ilhotas.

Isso significa que há praias de todos os tipos – das mais movimentas às mais paradisíacas. O que elas têm em comum é o verde intenso do mar.

Ilha Grande, como o nome diz, é a maior de todas e a que tem melhor estrutura para nos receber por alguns dias.

Mas, qual a melhor área para ficar em Ilha Grande? É isso que eu vou explicar a partir de agora.

Onde ficar em Ilha Grande

A principal área de Ilha Grande é a Vila do Abraão. Ela é a parte que tem maior conexão de barco com Angra dos Reis e outras cidades do litoral, como Mangaratiba e Conceição de Jacareí.

É nesta parte, também, que a infraestrutura é melhor, com mais opções de hospedagem, bares, restaurantes e alguns serviços que a gente sempre precisa durante uma viagem.

Mas existem muitas áreas interessantes para ficar em Ilha Grande, como as praias Comprida, do Crena e de Abraãozinho, por exemplo.

RUÍNAS DO LAZARETO

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar do Lazareto de Ilha Grande, certo? Esta construção do período do Império Português funcionou como um hospital, um lugar onde viajante e imigrantes cumpriam quarentena antes de chegar ao continente.

Naquela época, a Coroa Portuguesa já estava preocupada com a propagação de doenças trazidas, principalmente, da Europa para o Novo Continente e, então decretou isolamento obrigatório na Ilha até que o viajante fosse examinado e acompanhado por alguns dias. Na prática, isso não acontecia com todo mundo, mas com os passageiros que pudessem representar ameaça à saúde pública da colônia.

Durante os anos, o Lazareto ganhou vários novos usos. Durante a Era Vargas, por exemplo, foi transformado em presídio exclusivo para presos políticos. Mais tarde, o governador fluminense Carlos Lacerda mandou destruir o complexo, restando apenas as ruínas do Lazareto, que pode ser vista na enseada de Abraão.

Porém, a Vila permanece sendo o melhor lugar para ter como base e fazer passeios pelas outras ilhas.

Esta é a melhor forma de explorar outras praias, como a Praia do Dentista, a Praia de Lopes Mendes, a maior da ilha, e a Praia do Aventureiro, onde fica o famoso coqueiro que todo mundo quer tirar uma foto.

No mapa acima. você consegue visualizar melhor o que vou explicar a a partir de agora.

Vila do Abraão

Ficar na Vila do Abraão geralmente é mais barato, já que as pousadas mais econômicas da ilha ficam nesta parte. Isso significa que, se você quiser garantir um bom preço e uma boa localização, é bom fazer a reserva com antecedência.

Não é a melhor praia de Ilha Grande – definitivamente, não. É que, como você pode imaginar, o movimento de embarcações é intenso e isso, de certa forma, tira a tranquilidade do lugar. Mas, justamente por ser o principal ponto de chegada e partida dos barcos, é uma boa base para explorar outras áreas, como já comentei.

Na Vila, ainda é possível escolher ficar mais próximo da praia e de todo o movimento ou mais para dentro da mata, em contato com a natureza. Há ótimas pousadas nas duas áreas.

Eu selecionei o hotéis mais bem avaliados e as pousadas e as casas mais incríveis para você escolher onde ficar em Ilha Grande.

Pousada Naturalia

A Pousada Naturalia tem uma vista sensacional para a praia e todos os quartos são muito aconchegantes, arejados e sempre limpos. Os funcionários são muito atenciosos e isso faz muita diferença, não é?

Como fica em uma área mais tranquila, dá para aproveitar o movimento do centrinho sem ser incomodado com o barulho. Além do café da manhã, a pousada oferece um cafezinho à tarde que é perfeito para rebater o cansaço depois da praia.

Pousada Bela Vista

A Pousada Bela Vista é outra ótima opção para quem quer tranquilidade, mesmo perto do centrinho da Vila do Abraão. Alguns quartos têm vista para a praia e uma decoração rústica bem interessante, confortável e aconchegante.

Onde ficar em Ilha Grande

O café da manhã é servido no quarto e sempre tem uma ótima variedade. À tarde,  a pousada serve um chocolate quente que é delicioso. Para completar, o atendimento é excelente.

Pousada Solar da Praia

A Pousada Solar da Praia tem quartos confortáveis, com roupa de cama de primeira e sempre cheirosa. Ela fica em pertinho do píer – onde chegam os barcos – na área mais movimentada da Vila do Abraão.

Onde ficar em Ilha Grande

O pessoal da recepção dá várias dicas de trilhas e passeios e as meninas da cozinha sempre preparam um café da manhã especial, com tudo fresquinho e bastante variedades.

 Pousada Albatroz

A Pousada Albatroz tem uma estrutura ótima com várias categorias de quartos, incluindo, ainda, maravilhosos chalés. Ela fica pertinho do centrinho da vila é fácil chegar a qualquer área.

Onde ficar em Ilha Grande

O atendimento dos funcionários é ótimo, sempre muito elogiado. O mesmo vale para o café da manhã, que é delicioso e tem muita variedade. É um bom lugar para ficar em Ilha Grande.

Onde ficar em Ilha Grande

Pousada Riacho dos Cambucás

A pousada Pousada Riacho dos Cambucás é uma daquelas que eu comentei que ficam mais para dentro da mata. Essa localização é perfeita para quem quer mais sossego e respirar o ar puro da natureza.

Onde ficar em Ilha Grande

A estrutura da pousada é excelente, com tudo muito bem decorado e sempre bem cuidado. Os quartos são compactos, mas muito aconchegantes – alguns têm hidromassagem – e as áreas comuns são impecáveis.

Onde ficar em Ilha Grande

Pousada Mata Nativa

Também mais afastada da super agitação do centrinho, a Pousada Mata Nativa tem suítes e chalés que podem acomodar até sete pessoas: isso significa que dá para viajar tranquilamente com a família toda.

O café da manhã é excelente, mas o que conquistou meu coração foi o chá da tarde, deitado na rede depois de um dia inteiro curtindo as praias de Ilha Grande.

Onde ficar em Ilha Grande

Pousada Rubi

A Pousada Rubi é espetacular, ela fica de frente para a praia e isso significa que dá para dormir ouvindo o vai e vem das ondas. Além da localização estratégica, tem um jardim muito nem cuidado e todas as áreas são muito bem cuidadas.

Onde ficar em Ilha Grande

O atendimento é muito elogiado e os quartos são ótimos, alguns com vista para o mar. A estrutura da pousada é realmente demais, com vários bangalôs, jacuzzis e tem até sauna. É um excelente lugar para ficar em Ilha Grande.

Morada Aguiar

O Morada Aguiar tem uma localização excelente, na Vila do Abraão, perto de tudo. Esta casa de 50 metros quadrados tem um quarto e recebe viajantes do mundo todo. ELa tem uma estrutura excelente: quarto ótimo, sala charmosa e um jardim espetacular. Isso foi o que mais me chamou a atenção.

Onde ficar em Ilha Grande

A cozinha tem todos os utensílios, a internet é boa, a atenção da anfitriã, a Rita, é demais e isso conta muito, né? Colocando tudo na ponta do lápis, o custo-benefício fica super interessante.

Onde ficar em Ilha Grande

Casa Inteira Ilha Grande

A Casa Inteira Ilha Grande  é muito confortável, com disponibilidade de eletrodomésticos e todos os utensílios essenciais de cozinha, ótimo par quem gosta de preparar as próprias refeições.

A localização é muito boa, de fácil acesso ao Centro de Abraão. A casa tem 5o metros quadrados e acomoda bem até seis pessoas. Isso deixa o custo-benefício pra lá de interessante. É, sim, uma boa opção para você escolher onde ficar em Ilha Grande.

Outras áreas de Ilha Grande

Se você não quiser ficar na Vila do Abraão, existem boas opções bem pertinho, nas praias Comprida, do Crena e de Abraãozinho.

Essas praias são mais tranquilas, ótimas para banho e, ainda assim, ficam perto do píer de onde partem os barcos.

Asalem

O Asalem fica na Praia do Crena e tem um visual realmente muito impressionante: os quartos têm uma varanda de frente para o mar e a gente já acorda com uma vista privilegiada para o paraíso.

Onde ficar em Ilha Grande

Mas, muito além de instalações bem cuidadas, limpares e arejadas, a pousada tem uma equipe sensacional, que faz toda diferença. Isso a gente percebe no preparo do café, na arrumação dos quartos e no bate-papo informal com os funcionários.

Onde ficar em Ilha Grande

Bonito Paraíso Ilha Grande

O Bonito Paraíso Ilha Grande não tem esse nome por acaso. Como você pode imaginar, ele fica de frente para um dos lugares mais lindos dessa região de Ilha Grande, a Praia do Abraãozinho. De verdade, é um dos lugares que mais gosto.

É um lugar excelente para ter dias memoráveis, com bom atendimento, comida boa, quartos ótimos e a oportunidade de explorar várias áreas da ilha de barco ou pelas trilhas. Vale a pena dar uma olhada com mais calma nesta pousada.

Pousada Três Coqueiros

A Pousada Três Coqueiros fica na Praia do Bananal, do lado oposto à Vila do Abraão. É um lugar mais isolado, sem comércio, mas é onde você pode perceber melhor a alma de Ilha Grande.

Onde ficar em Ilha Grande

Há dois motivos principais que explicam porque eu gosto tanto deste lugar: a maravilha de ter uma praia praticamente exclusiva e a comida do hotel, que é um absurdo de tão boa.

Jungle Lodge

O Jungle Lodge é para quem é mais alternativo – eu não sei muito bem o que significa isso – e procura sair da rotina, da mesmice e se jogar na nateureza.

Totalmente integrada à paisagem ao seu redor, a pousada tem uma pegada rústica – típica de um lodge. Se puder, fique em um dos bangalôs para ter mais conforto.

Onde ficar em Ilha Grande

Atlantica Jungle Lodge

A Atlantica Jungle Lodge é uma pousada bem exclusiva, que fica em uma área isolada, pertinho da Praia do Pouso e a uma curta caminhada da Praia do Mendes. Essa localização é excelente para quem quer privacidade e sossego.

Onde ficar em Ilha Grande

Como é cercada pelo verde, o ar puro é garantido e eu considero um lugar perfeito para descansar, curtir as belezas naturais do lugar e renovaras energias: ficar na rede sentindo a brisa que vem do mar é maravilhoso.

Onde ficar em Ilha Grande

Os quartos são fantásticos, com camas grandes, macias, travesseiros e roupa de cama sempre cheirosos. O atendimento é espetacular, o café da manhã é saborosíssimo e tem fartura. Se quiser conhecer o lado mais natural da ilha, é uma opção para ficar em Ilha Grande.

Onde ficar em Ilha Grande

Mar da Lua 

O hotel Mar da Lua se sustenta em um tripé formado pela excelente localização, pertinho da Praia de Araçatiba, atendimento muito profissional  de todos os funcionários, que são sempre  muito atenciosos, e o café da manhã muito farto e com bastante variedades.

Onde ficar em Ilha Grande

Os quartos são maravilhosos, com uma pegada rústica, que combina perfeitamente com a paisagem do lado de fora. As camas são macias e tudo é de qualidade, das toalhas ao chuveiro. Aliás, todas áreas do hotel são muito aconchegantes e perfeitas.

Tem um deque espetacular de uso exclusivo para hóspedes, que é onde, provavelmente você passará mais tempo. É um dos meus favoritos para ficar em Ilha Grande. Depois me diga o que achou, combinado?

Lonier Praia Inn Flats

A Lonier Praia Inn Flats fica na praia de Abraãozinho, pertinho da vida, porém um pouco mais tranquila. É uma pousada boa, mas básica. Os quartos são bons, arejados, sempre muito limpos e bem cuidados. O essencial, né?

A localização é muito elogiada pelos hospedes e o atendimento dos funcionários, que são sempre muito atenciosos, também. O café da manhã é bom e o custo-benefício é excelente. Vale a pena!

Casa Praia da Longa

Agora, se você está em busca de uma casa de temporada com o básico, mas com uma localização privilegiada, a Casa Praia da Longa é perfeita para você. Pode olhar com calma, porque você vai gostar. Ela tem 100 metros quadrados e acomoda até seis pessoas.

Onde ficar em Ilha Grande

Não tem luxo, mas tem tudo o que precisamos para ter dias inesquecíveis em uma das áreas mais lindas de Ilha Grande, a Praia do Long. Os quartos são simples, mas tem roupas de cama e banho sempre limpas e cheirosas. É um lugar especial!

Faixas de preço em Ilha Grande

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Ilha Grande.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as da Vila do Abraão.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Quanto as diárias ficam mais baratas?

Ilha Grande é um destino bem movimentado o ano todo, mas claro que existem uns segredinhos para poder aproveitar melhor a ilha e ainda economizar uma grana.

Primeiro, você precisa saber a diferença entre as estações do ano. Nos meses de dezembro, janeiro e março chove mais. São as famosas chuvas de verão, sabe? Em contrapartida, junho, julho e agosto são os meses mais secos e a chance ter dias nublados é grande.

Então, o melhor período para curtir praia em Ilha Grande vai do começo de abril até a primeira quinzena de junho, quando os dias são claros, com pouca chance de chover. Esta é, também, a baixa temporada e  os preços das diárias ficam muito mais em conta. 

De dezembro até a Semana Santa é alta temporada e os preços fica muito mais salgados. O mesmo acontece nos feriados nacionais, quando é necessário fazer as reservas com bastante antecedência.

Onde ficar em Ilha Grande

Depois de tudo que eu expliquei, você consegue entender que a Vila do Abraão é uma boa base para explorar outras praias e ilhas?

Você viu que há opções muito variadas e algumas são bem econômicas, mas com muito conforto e segurança. Disso, a gente não abre mão.

Veja mais dicas do Rio de Janeiro

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Rio de Janeiro.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Oi, Clara.
    O clima em Ilha Grande é sempre uma surpresa por causa dos ventos.
    Nos meses de verao a cidade fica bem movimentada e tem tenoeraturas próximas aos 30 graus.
    Eu sugiro viajar em março ou abril, quando as praias estao menos lotadas e a temperatura fica amena.
    Espero ter ajudado.

    Um abraço.

  2. Olá.
    Qual a melhor época para ir para ilha grande?
    Somos amigos que adoramos viajar sem gastar fortunas.(rs) em média somos 7 e estamos programando ir para ilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *