Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Bonito: melhores áreas, pousadas e casas

Atualizado em 14 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Bonito
Foto: Andre Seale

Escolher onde ficar em Bonito vai exigir que você entenda algumas coisas sobre a cidade, porque isso pode  deixar sua viagem muito melhor. 

→ Onde ficar em Campo Grande

Bonito fica no Mato Grosso do Sul, a quase 300 quilômetros da capital, Campo Grande. Com uma natureza realmente privilegiada, a cidade se tornou o destino número um de ecoturismo no Brasil.

É muito importante saber que as maravilhas que fazem a cidade ser tão famosa estão espalhadas por uma área muito grande. Então, você precisa considerar esses deslocamentos na hora de planejar sua viagem.

Só para você ter ideia, o Recanto Ecológico Rio da Prata, onde a gente faz flutuação pelo rio, fica a 50 quilômetros, na cidade vizinha de Jardim.

Então, na prática, Bonito é a base para fazer os passeios e eles podem durar um dia inteiro.

Sabendo que os deslocamentos são inevitáveis, você vai precisar de um carro – próprio ou alugado. Se não quiser dirigir, as agências podem organizar essa parte para você. Mas, normalmente, as vans só pegam passageiros no Centro.

Neste ponto, eu preciso explicar uma coisa: em Bonito, todos os  passeios são feitos com agência e guia local. 

É desta forma que eles conseguem limitar o número de visitantes em cada lugar para não causar tantos impactos ao meio ambiente.

Isso é levado à risca e se você não se organizar, não vai poder fazer os passeios.

Então, é muito importante fazer as  reservas com antecedência  – tanto dos passeios quanto da hospedagem.

→ Lista de agências de Bonito

Outro ponto muito positivo – e que reflete o nível de organização de Bonito – é que os preços são tabelados. Isso mesmo: independentemente da agência, os valores são os mesmos.

LIMITE DE VISITANTES

Bonito é considerado o destino número um em ecoturismo no Brasil. Muito mais do que marketing, isso é o resultado de anos de muita organização e, principalmente, de compromisso com o meio ambiente.

Por isso, para fazer qualquer passeio na região, é preciso ter uma reserva, porque cada lugar tem um limite diário de visitantes. Então, se você deixar tudo para a última hora, pode ser que não consiga uma vaga e, neste caso, não há o que fazer.

As reservas são feitas exclusivamente pelas agências e todos os passeios são acompanhados de um guia.

Eu fiz todos os passeios com a agência Águas Turismo. Se quiser, você pode tirar dúvidas e fazer as reservas pelo WhatsApp: (67) 98111-2812.

Mas, afinal, qual a melhor área para ficar em Bonito? É exatamente isso que eu explico a partir de agora.

As melhores áreas para ficar em Bonito

Funcionando como base para todos os passeios da região, Bonito tem uma estrutura muito boa de hospedagem. Mas, existem alguns segredos para escolher o melhor lugar para ficar.

Estas são as melhores áreas para se hospedar em Bonito:

Para entender melhor o que expliquei e visualizar as distâncias, dê uma olhada no mapa abaixo.

Praça da Liberdade

Ficar hospedado no Centro é a melhor escolha. É nesta parte que estão bares, restaurantes, lojas, agências de turismo e outros serviços que a gente sempre precisa durante uma viagem.

O Centro se resume a duas – ou três – ruas, algumas quadras e nada mais. Apesar de pequeno, é muito bem cuidado e tem uma boa estrutura hoteleira.

É nesta parte que está a Praça da Liberdade, que tem aquelas esculturas gigantes de duas piraputangas – peixe muito comum na região.

Onde ficar em Bonito: Praça da Liberdade

Se você estiver sem carro, ficar nos arredores da Praça da Liberdade vai ser bom porque você terá mais mobilidade.

Assim, você poderá conhecer tudo fazendo pequenas caminhadas.

Nesta parte do Centro, boas opções são os hotéis Pirá Miúna, Paraíso das Águas e Hotel da Praça.

Duas pousadas excelentes também ficam nesta área: Arte da Natureza e Gira Sol.

Praça da Liberdade é o coração da cidade, onde estão os principais comércios e serviços. Se você estiver sem carro, ficar nesta área é a melhor opção.

Pousada Gira Sol

A Pousada Gira Sol é uma das mais bem avaliadas de Bonito. Ela fica no Centro, pertinho da área mais movimentada, então dá para fazer muita coisa a pé.

Onde ficar em Bonito

A estrutura da pousada é excelente, os quartos são espaçosos e o café da manhã é ótimo. As áreas da piscina e do jardim são muito bem cuidadas.

Onde ficar em Bonito

Hotel Paraíso das águas

O Hotel Paraíso das Águas fica na parte mais movimentada do Centro. Os quartos são ótimos, sempre muito limpos, mas o barulho da rua pode incomodar um pouco.

Onde ficar em Bonito

A piscina é muito boa e tem um bar que serve drinques ótimos. Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel.

Hotel Pirá Miúna

O Hotel Pirá Miúna fica muito bem localizado e tem uma decoração rústica de muito bom gosto. Os quartos são amplos, arejados e muito confortáveis.

O atendimento é super profissional e o café da manhã tem muita variedade. O custo-benefício também é muito interessante.

Pousada Arte da Natureza

A Pousada Arte da Natureza é um lugar que impressiona. Reformados recentemente, os quartos ganharam mais espaço, decoração nova, piscina na varanda e subiram muito de nível.

O jardim central onde fica a piscina maior também é incrível. Para completar, o café da manhã é uma delícia.

Hotel Pousada Águas de Bonito

O Hotel Pousada Águas de Bonito fica um pouco afastado do Centro, a cerca de um quilômetro, mas isso não faz muita diferença na prática, porque o hotel é bem completo.

Onde ficar em Bonito

As piscinas são excelentes – uma é aquecida -, os jardins são muito bem cuidados e os chalés são arejados. Tem, ainda, café da manhã e da tarde e a agência do hotel faz as reservas dos passeios para você.

Onde ficar em Bonito

Avenida Coronel Pilad

Na principal avenida da cidade, há duas regiões interessantes. A primeira é justamente nos arredores da Praça da Liberdade. A outra fica numa área mais nova, no começo da avenida, entre os bairros Formoso e Singular.

Uma característica muito marcante desta avenida são os portais vermelhos, que se estendem por toda a parte mais turística, onde estão os melhores hotéis e as pousadas mais incríveis.

Outra coisa que me chamou atenção nesta área foi a iluminação das árvores, feita com vidro reutilizado por artesãos da cidade.

Na avenida, a apenas algumas ruas do Centro, estão as pousadas Surucuá e Chalé do Bosque, e o Wetiga Hotel.

Pousada Surucuá

Também muito bem localizada, a Pousada Surucuá e conhecida pela qualidade no atendimento, pela organização e limpeza das acomodações.

Os quartos são amplos, arejados e com uma decoração leve, que combina com a cidade. Depois dos passeios, você pode relaxar na rede, na piscina e tomar o café da tarde que é delicioso.

Chalé do Bosque

O Chalé do Bosque é perfeito para quem quer se desconectar do mundo e ter dias tranquilos em contato com a natureza.

Onde ficar em Bonito

A pousada fica em uma colina, a poucos metros do Centro, mas bem longe da agitação. É uma excelente escolha para casais que querem mais privacidade para curtir um momento a sós.

Onde ficar em Bonito

Wetiga Hotel

O Wetiga Hotel fica um pouco distante do Centro, mesmo assim, ele é um dos melhores de Bonito, já que os quartos são um pouco maiores que a média e a piscina aquecida é um convite para um banho até à noite.

Onde ficar em Bonito

O hotel tem uma agência de turismo que organiza todos os seus passeios. É uma mão na roda.

Onde ficar em Bonito

Área rural de Bonito

Se você quiser uma imersão completa na natureza exuberante desta parte do Brasil, é só escolher um hotel bem completo. Assim, mesmo longe do Centro, você não sentirá falta de nada.

Se esta for sua escolha, também dá para pensar em ficar nas cidades vizinhas de Jardim e Bodoquena, onde estão muitos atrativos que você vai querer visitar.

Nesta categoria mais próxima da natureza, o Zagaia Eco Resort fica pertinho do Centro e é sensacional. Tem também a incrível Pousada Boyrá, o Hotel Santa Esmeralda e o Hotel Cabanas.

Só quero lembrar que esses lugares são mais interessantes se você estiver de carro.

Zagaia Eco Resort

O Zagaia Eco Resort é o que tem a maior estrutura em Bonito. Ele fica afastado do Centro e tem muitas opções de entretenimento para crianças.

Onde ficar em Bonito

Os adultos podem aproveitar academia, sauna, quadras de esporte e – por que não? – os pratos do restaurante – é um lugar realmente incrível. A agência do hotel pode organizar todos os passeios para você.

Onde ficar em Bonito

Pousada Boyrá

A Pousada Boyrá fica na área rural, a 16 quilômetros de Bonito, e é um lugar completo: perfeito para dias tranquilos, com muito conforto, boa comida e paz.

Além disso, dá para fazer flutuação e stand up no Rio Formoso, e andar de bicicleta e caiaque a um custo adicional. A piscina é incrível. Se fosse você, daria uma olhada com calma nesta pousada.

Onde ficar em Bonito

Hotel Santa Esmeralda

O Hotel Santa Esmeralda também fica na área rural, cercado pelo verde e com o privilégio de ter o Rio Formoso no quintal: dá para fazer caiaque, flutuação ou simplesmente dar um mergulho.

Onde ficar em Bonito

Os quartos são bem resolvidos, muito bem decorados e super confortáveis. O café da manhã e o atendimento são sempre muito elogiados.

Hotel Cabanas

O Hotel Cabanas tem o ponto positivo de ficar em uma área bem reservada, cercado pela natureza, e com um mundo de atividades, como arvorismo, caiaque, boia cross e muito mais. Então, se estiver viajando com criança, este lugar é perfeito.

Onde ficar em Bonito

Os quartos e bangalôs são grandes, arejados e muito confortáveis. O restaurante oferece café, almoço e jantar. Se precisar agendar outros passeios, é só pedir ajuda na recepção.

Hostel em Bonito

Não há muitas opções de hostel em Bonito. Então, se você quiser economizar na hospedagem e topa dividir um quarto compartilhado, é bom fazer a reserva o quanto antes possível.

Bonito Hi Hostel

O Bonito Hi Hostel fica em uma área ótima e tem uma decoração simples, aconchegante e uma atmosfera que combina com a região. Os quartos são espaçosos, arejados e bem iluminados – tanto os compartilhados quanto os privativos.

O café da manhã tem frutas frescas, pães e frios além de bebidas quentes e geladas. Para as outras refeições, você pode usar a cozinha compartilhada ou comprar algo na lanchonete. A noite, o bar do hostel é um ótimo lugar para conhecer outros hóspedes.

Vale a pena alugar uma casa?

Há várias casas e apartamentos ótimos em Bonito e elas podem ser uma boa opção se você for viajar com a família, em grupo de amigos ou, simplesmente, se quiser ter mais privacidade.

→ Veja todas as casas de temporada

Neste caso, ficar na área do Centro é melhor,  porque os restaurantes e os mercados ficam nesta área – e você pode preparar a própria comida. Se estiver de carro, pode até escolher casas mais distantes da Avenida Coronel Pilad, a principal da cidade, mas a diferença de preço não é tão grande.

Eu escolhi três excelente opções para você ter uma ideia de onde ficar em Bonito.

Vila Sinhá

A Vila Sinhá já é bastante conhecida na cidade. Ela é super confortável, bem equipada e sempre limpa. A área externa sé espaçosa e muito bem cuidada. A área gourmet, onde fica a churrasqueira, é excelente para quem quer reunir a família ou os amigos.

A casa tem 50 metros quadrados e hospeda bem até seis pessoas: são dois quartos, um com cama de casal e outro com duas beliches. A localização é excelente, no Centro, perto de tudo.

Casa Temporada em Bonito

A Casa Temporada em Bonito é super bem localizada, no Centro da cidade e com tudo à mão. Ela é bem montada, com bons móveis, ar- condicionado e eletrodoméstico novinhos.

Os quartos são bons, as camas são ótimas para descansar depois de um dia intenso de passeios. E ainda tem o atendimento super atencioso da anfitriã, que faz de tudo para ajudar. É um bom lugar para ficar em Bonito.

Casa Victour

A Casa Victour tem uma pegada mais rústica, simples, mas tem uma das melhores notas de avaliação da cidade. O segredo? Limpeza sempre em dia, preço justo, localização excelente, ótimo atendimento e tudo muito conservado.

Ela tem 50 metros quadrados e um quarto com uma cama de casal, uma beliche e mais um sofá-cama. A cozinha é completa, fica em uma área separada e tem até churrasqueira. É perfeita para quem está de carro e não quer gastar muito para ficar em Bonito.

Faixas de preço em Bonito

Depois de entender a lógica da cidade e ver quais as melhores áreas para se hospedar, vamos falar de preços:

Dê uma olhada com calma no mapa abaixo. Nele estão todas as opções de hospedagem – especialmente as do Centro – e os preços. Assim, você pode escolher aquela que se encaixa melhor no seu orçamento.



Booking.com

Quando as diárias ficam mais baratas?

Dá para conhecer Bonito o ano inteiro, mas existem épocas mais favoráveis para os passeios.

E ainda tem o fato de que algumas atividades fecham para manutenção em algumas épocas do ano. Então, é bom ficar esperto.

Nos meses de fevereiro, março e abril, chove mais e isso pode atrapalhar alguns passeios.  É justamente nesta época que as diárias ficam mais baratas. 

Foto: Caio Vilela

Durante a seca, de maio a agosto, as águas estão mais cristalinas e com mais peixes, mas nessa época a chance de ocorrer queimadas é maior.

Além disso, a temperatura cai um pouco, fazendo calor durante o dia e em torno dos 15 graus à noite.

→ Dicas mês a mês

Em junho e julho, geralmente, não chove e o nível das águas é bom, principalmente, para fazer mergulho e flutuação.

No final do ano, o nível da água está muito baixo e isso deixa alguns passeios menos interessantes.

Baixa e alta temporada

A  baixa temporada vai de fevereiro a agosto,  excluindo os feriados prolongados, como Semana Santa e Carnaval, e o período das férias escolares, a partir do dia 10 de julho.

→ Quando ir a Bonito

Outubro e novembro também estão na baixa temporada, mas a partir do dia 20 de dezembro até o final de janeiro é altíssima temporada.

Então, se você só pode viajar durante as férias escolares, não tem outra opção: vai ter que gastar um pouco mais.

Mas, mesmo que dezembro e janeiro sejam meses mais caros, a cidade fica movimentada de um jeito acolhedor.

No final do mês de julho, acontece o Festival de Inverno e, além de explorar esse paraíso natural, você pode curtir muita música boa.

Como chegar a Bonito

Bonito fica a quase 300 quilômetros de Campo Grande, onde está o principal aeroporto da região – o Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).

Também há a opção de voar direto para o Aeroporto Regional de Bonito (BYO), mas a única empresa que faz o trajeto é a Azul.

Do aeroporto de Campo Grande,  há vans e ônibus que fazem o percurso até Bonito  – são 4h30 de viagem.

Você pode reservar com antecedência com alguma agência da cidade.

→ Como chegar a Bonito

A empresa mais tradicional é a Vanzella, que tem saídas todos os dias em vários horário. A passagem custa R$ 100.

Você também pode tirar dúvidas pelo WhatsApp: (67) 99947-2875.

Se for alugar um carro, no aeroporto há várias agências, mas eu aconselho fazer a reserva com antecedência.

É importante saber que os atrativos turísticos estão localizados em propriedades públicas e privativas – a maioria delas são Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN) – e o acesso é por estrada de terra.

Onde comer: melhores restaurantes

Você não pode deixar de experimentar alguns pratos da cozinha sul-mato-grossense e pantaneira: isso inclui caldo de piranha e carne de jacaré – o  ceviche de jacaré  é uma delícia.

O meu restaurante favorito é o Casa do João. Tem também o Juanita Restaurante e o Pantanal Grill Gourmet.

Na  hora da merenda,  o café da tarde que é servido pelas melhores pousadas, você precisa experimentar a chipa, um pãozinho de polvilho muito comum no Mato Grosso do Sul.

→ Onde comer em Bonito

Você também não pode deixar de conhecer o Allegra Gelato e Café, que tem o melhor sorvete da cidade.

Se quiser comer uma boa pizza, vá na Zap Zen.

O que fazer em Bonito

Bonito e toda a região têm muita coisa boa para fazer: são  mais de 30 passeios  incluindo flutuação em rios cristalinos, trilhas entre cachoeiras, mergulho com esnórquel, rapel, arvorismo, quadriciclo, visita a cavernas e muito mais.

Você já deve saber disso, mas eu só quero reforçar que alguns passeios são imperdíveis.

A lista de  15 lugares imperdíveis  é esta:

  1. Cachoeiras da Boca da Onça
  2. Cachoeiras da Estância Mimosa
  3. Cachoeiras de Ceita Corê
  4. Rios Sucuri e da Prata
  5. Aquário Natural
  6. Grutas do Lago Azul e de São Miguel
  7. Abismo Anhumas
  8. Lagoa Misteriosa
  9. Balneários do Sol e Municipal
  10. Praia do Figueira
  11. Buraco das Araras
  12. Parque Ecológico
  13. Rio Perdido
  14. Circuito de arvorismo Cabanas
  15. Culinária local

Ufa! Não foi fácil escolher apenas 15 atrações, porque existe muita coisa boa nesta terra privilegiada.

→ O que fazer em Bonito

Eu tentei escolher  um pouco de cada coisa:  tem opções para quem quer aventura, para quem só quer curtir a natureza sem fazer muito esforço e para quem viaja com crianças.

No Centro, não deixe de passar na loja Caburé Arte e Design que tem muitos produtos legais e um  lugarzinho especial para tirar uma foto,  mas isso eu não vou contar: você vai ter que ir para descobrir – e olha que eu nem sou tão mau assim.

Eu já falei isso, mas não custa repetir: todos os atrativos de Bonito têm um limite diário de visitantes. A Gruta do Lago Azul, por exemplo, só recebe 350 pessoas por dia. Por isso, é muito importante fazer as reservas com antecedência. 

Decidiu onde ficar em Bonito?

Com todas essas dicas, você já deve ter escolhido onde ficar em Bonito.

Mas, eu só quero lembrar que, se você estiver sem carro, ficar no Centro vai facilitar sua vida. Por outro lado, se quiser aproveitar a viagem para relaxar e ter mais contato com a natureza, você pode escolher um hotel – ou pousada – mais afastado.

De qualquer forma, será preciso fazer muitos deslocamentos para fazer os passeios, já que os lugares mais legais ficam longe do Centro.

Veja mais dicas do Mato Grosso do Sul

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Mato Grosso do Sul.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

24 respostas

  1. Meu irmao teu blog é muito completo e encontrei praticamente todas as informações importantes sobre a viagem que pretendo fazer com minha familia. tá de parabens. abraço

  2. Oi, Silvia.
    Eu não vejo vantagem, já que vai passar o dia fora fazendo passeios em águas sem aquecimento.
    Um abraço.

  3. Oi, Cristina.

    Agora é só emitir a passagem, né?
    Ops… é melhor esperar essa pandemia passar. 🙂

    Um abraço.

  4. Oi, Janine.

    É final da estação chuvosa, então se você puder deixar para mais no final do mês, melhor.
    Também é bom evitar a Semana Santa, porque fica tudo mais cheio.

    Um abraço.

  5. Oi, Cristian.

    Essa pandemia atrapalho muita gente – mas o importante agora é cuidar da nossa saúde, ne?
    Agora você vai ter tempo para usar todas essas dicas. 🙂

    Um abraço.

  6. Cara, suas dicas são demais.
    Estou só esperando a pandemia passar para conhecer Bonito. tive que cancelar a viagem desse ano.
    Vou repensar tudo que tinha programado. Muito melhor.

    vlw

  7. Estou com passagem marcada para voltar em fevereiro e espero que tudo esteja mais calmo, né?
    Eu fiquei na pousada Arte Natureza e adorei. Lugar incrível, tudo perfeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *