O que fazer em Foz do Iguaçu

11

Atualizado em 23 de fevereiro de 2018

O Paraná é um estado abençoado pelas belíssimas Cataratas do Iguaçu. Eu estou certo de que, pelo menos uma vez na vida, você já desejou aparecer por aqui. Mas, se isso ainda não aconteceu, eu espero que aconteça logo depois de você ler este post. Nele, eu reuni as principais opções do que fazer em Foz do Iguaçu. Assim, quero lhe deixar inquieto e se perguntando como um lugar pode ter tanta coisa boa.

Foz é conhecida internacionalmente pela beleza das Cataratas do Iguaçu. Além da monumental Usina Hidrelétrica de Itaipu e famosas oportunidades de compras em Ciudad del Este, no Paraguai. Na verdade, a cidade que une Brasil, Paraguai e Argentina é o destino de muita gente durante o ano todo.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu | As águas do Rio Iguaçu formam um conjunto de 275 cachoeiras. Elas escorrem por penhasco com até 82 metros de altura, o que equivale a um prédio de aproximadamente 27 andares. As cataratas ficam dentro de uma área ambientalmente protegida. São mais de 1.700 quilômetros quadrados em território brasileiro e argentino.

Esse mundo de água – são mais de 105 mil metros cúbicos por minuto – se estende por mais de três quilômetros. Você pode fazer o passeio pelo lado brasileiro ou pelo lado argentino. São passeios distintos e para cada um você terá que comprar um ingresso.  Eu te conto como visitar as Cataratas nesse post.

O que fazer em Foz do Iguaçu

O conjunto de quedas que formam as Cataratas.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Passarela que nos leva até à Garganta do Diabo.

Itaipu Binacional | A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta foi construída em parceria com o vizinho Paraguai. Por isso, tem Binacional como sobrenome. Aqui, tudo é igualitariamente dividido entre os dois países. Metade da energia gerada vem para o Brasil e a outra metade para o Paraguai, metade dos funcionários são brasileiros, a outra metade paraguaia. Além disso, todas as principais decisões são tomadas pelos seus dois maiores diretores, um brasileiro e um paraguaio. Para saber como aproveitar melhor a sua visita à usina, leia esse post.

Puerto Iguaçu | Pense num lugar onde as cores e os sabores se misturam e te fazem ficar até meio tonto. Esse lugar tem nome e fica pertinho de Foz do Iguaçu. Feirinha, como é chamada por aqui, está a poucos quilômetros da fronteira do Brasil com a Argentina. Apesar de muito simples, o lugar esbanja tradição.

Ela é pequena. São apenas algumas barracas que vendem queijos, azeitonas, doce de leite, salaminho, azeite, vinho e muitos – muitos mesmo – diferentes tipos de alfajor. Eu já contei aqui no blog como foi a minha viagem a Puerto Iguazu.

O que fazer em Foz do Iguaçu

As turbinas da Usina de Itaipu.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Artigos da feirinha de Puerto Iguazu.

Parque das Aves | Aqui, imensos viveiros recriam o habitat de pássaros, como o Viveiro Pantanal e o Viveiro Floresta.  Além disso, você encontra também o Refúgio das Harpias, que abriga um casal dessas que estão entre as maiores aves de rapina do mundo. Ah, e também o Covil dos Répteis com jacarés, iguanas e diversas cobras.

Falando nelas, no Parque das Aves  você também pode tocá-las. As cobras mansas são usadas em atividades de educação ambiental. Assim como as araras, que tranquilamente aceitam ser fotografadas pousadas em seu braço. Saiba mais sobre o Parque nesse post.

Compras no Paraguai | Muitos brasileiros chegam a Ciudad del Este exclusivamente para fazer compras. Num lugar onde a margem de lucro dos produtos é, geralmente, abaixo dos 10% e o peso dos impostos é bem mais leve do que os praticados no Brasil, os preços quase sempre são muito mais atrativos do que no lado brasileiro. Mas, como tudo na vida tem o seu lado negativo, o grande problema daqui são as falsificações: imitações quase perfeitas que são capazes de enganar qualquer um facilmente. Aprenda como fazer compras no Paraguai lendo esse texto.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Tucanos do Parque das Aves: imperdível.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Ponte da Amizade: ela liga Brasil e Paraguai.

Planeje a sua viagem a Foz do Iguaçu

Onde ficar | Eu escolhi o Foz Presidente Hotel, que fica muito bem localizado no centro de Foz do Iguaçu. O atendimento é muito cordial e eu consegui uma negociação muito boa no balcão, já que não tinha feito reserva – eu paguei R$ 150 por um quarto duplo, incluindo café da manhã e internet sem fio que funciona muito bem. Fique atento porque são dois hotéis com o mesmo nome, um do lado do outro e eles se diferenciam basicamente pelo preço das diárias.

O Foz Presidente Hotel I, é mais antigo mas nem por isso ruim. Os quartos são simples, mas bem aconchegantes. Já o Foz Presidente Hotel II é mais moderno, com um hall bonitão, com uma cara bem simpática, mas tem tarifas mais altas. O bacana é que os dois compartilham as áreas comuns: uma enorme piscina em uma área arborizada e o restaurante onde é servido o café da manhã.

Onde comer | O Chef Lopes tem carnes de primeira para os carnívoros de plantão, mas os preços podem te assustar. Então, se quiser mesmo um lugarzinho descolado, com música ao vivo e com preços amigáveis, prefira o Pacová Café Bar que é ideal para o seu começo de noite.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

11 Comentários

  1. Avatar

    Olá, Altier! Eu de novo!

    Irei a Foz do Iguaçu em outubro, mas terei pouco tempo por lá. Uma tarde, dois dias completos e uma manhã. E quero conhecer tudo! rs
    Cataratas brasileiras com Macuco Safari, Cataratas argentinas, Parque das Aves, Itaipu, Templo Budista, Mesquita, jantar em Puerto Iguazu, bar de gelo, duty free e uma olhadinha em Ciudad del Este.

    Vc acha que é possível? Tem um roteiro para otimizar o tempo?

    Desde já agradeço!

    • Altier Moulin

      Oi Mariana,

      As cataratas e uma ida a Cidade del Este ocupam, pelo menos, metade do dia, cada.
      As cataratas argentinas e Itaipu, mais metade de um dia, cada.
      É… acho que vai ficar bem corrido.

      Um abraço.

      • Avatar

        Oi!
        Mudei totalmente de ideia! Em outubro acabei viajando para outros lugares (Diamantina/MG e Punta Cana) e deixei Foz para maio desse ano. E agora pretendo aumentar o número de dias.
        Sabe dizer se é uma época interessante?
        É um destino “tranquilo” para ir sozinha?
        Um abraço!

        • Altier Moulin

          Oi, Mariana.

          Sim, maio é uma época boa, mas, geralmente, faz frio. A cidade é muito agradável e dá para viajar sozinha tranquila.

          Um abraço.

  2. Avatar

    Conheci Foz do Iguaçu no mês passado, quando fui com meus pais. Adorei essa cidade, amei as cataratas, e passear na Argentina, o passeio que mais gostei foi o de barco nas cataratas, fiquei com um pouco de medo no começo, mas depois passou, gostei muito da Rosana e do Sidney, são um casal que atendeu a gente, eles nos levam de carro privativo somente a família em todos os locais, foram super simpáticos, vou deixar o contato deles é whats 045 9154 0627. somente a feirinha de Puerto Iguazú achei meio sem graça, achei que fosse diferente mas é só tempero, queijos e tal, mas o resto foi tudo ótimo. bjos, adorei seu blog.

Escreva um comentário