O Paraná é um estado abençoado pelas belíssimas Cataratas do Iguaçu. Eu estou certo de que, pelo menos uma vez na vida, você já desejou aparecer vê-la de perto. Mas, como eu mostro, há muitas coisas boas pra gente fazer em Foz do Iguaçu.
Além das Cataratas, tem a monumental Usina Hidrelétrica de Itaipu e a vizinha Ciudad del Este, no Paraguai, ótima para fazer umas comprinhas. Na verdade, a cidade que une Brasil, Paraguai e Argentina é o destino de muita gente durante o ano todo.
Então, veja o que fazer em Foz no Iguaçu.
O que fazer em Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu
As águas do Rio Iguaçu formam um conjunto de 275 cachoeiras. Elas escorrem por penhasco com até 82 metros de altura, o que equivale a um prédio de aproximadamente 27 andares.
As cataratas ficam dentro de uma área ambientalmente protegida, com mais de 1.700 quilômetros quadrados em território brasileiro e argentino.
Esse mundo de água – são mais de 105 mil metros cúbicos por minuto – se estende por mais de três quilômetros.
Você pode fazer o passeio pelo lado brasileiro ou pelo lado argentino. São passeios distintos e para cada um você terá que comprar um ingresso. Eu conto como visitar as Cataratas nesse post.
Itaipu Binacional
A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta foi construída em parceria com o vizinho Paraguai. Por isso, tem Binacional como sobrenome. Em Itaipu, tudo é igualitariamente dividido entre os dois países.
Metade da energia gerada vem para o Brasil e a outra metade, para o Paraguai. Metade dos funcionários são brasileiros, a outra metade paraguaia. Além disso, todas as principais decisões são tomadas pelos seus dois maiores diretores, um brasileiro e um paraguaio.
Para saber como aproveitar melhor a sua visita à usina, leia esse post.
Puerto Iguaçu
Pense num lugar onde as cores e os sabores se misturam e nos fazem ficar até meio tonto. Esse lugar tem nome e fica pertinho de Foz do Iguaçu. A Feirinha de Puerto Iguazu, como é chamada, está a poucos quilômetros da fronteira do Brasil com a Argentina.
Apesar de muito simples, o lugar esbanja tradição.
Ela é pequena. São apenas algumas barracas que vendem queijos, azeitonas, doce de leite, salaminho, azeite, vinho e muitos – muitos mesmo – diferentes tipos de alfajor. Eu já contei aqui no blog como foi a minha visita a Puerto Iguazu.
Parque das Aves
Imensos viveiros recriam o habitat de pássaros, como o Viveiro Pantanal e o Viveiro Floresta. Além disso, você encontra também o Refúgio das Harpias, que abriga um casal dessas que estão entre as maiores aves de rapina do mundo.
Ah, e também o Covil dos Répteis com jacarés, iguanas e diversas cobras.
Falando nelas, no Parque das Aves você também pode tocá-las. As cobras mansas são usadas em atividades de educação ambiental.
Assim como as araras, que tranquilamente aceitam ser fotografadas pousadas em seu braço. Saiba mais sobre o Parque nesse post.
Compras no Paraguai
Muitos brasileiros chegam a Ciudad del Este exclusivamente para fazer compras.
Num lugar onde a margem de lucro dos produtos é, geralmente, abaixo dos 10% e o peso dos impostos é bem mais leve do que os praticados no Brasil, os preços quase sempre são muito mais atrativos do que no lado brasileiro.
Mas, como tudo na vida tem o seu lado negativo, o grande problema daqui são as falsificações: imitações quase perfeitas que são capazes de enganar qualquer um facilmente.
Aprenda como fazer compras no Paraguai lendo esse texto.
Planeje a sua viagem a Foz do Iguaçu
Onde ficar
Eu escolhi o Foz Presidente Hotel, que fica muito bem localizado no centro de Foz do Iguaçu. O atendimento é muito cordial e eu consegui uma negociação muito boa no balcão, já que não tinha feito reserva – eu paguei R$ 150 por um quarto duplo, incluindo café da manhã e internet sem fio que funciona muito bem. Fique atento porque são dois hotéis com o mesmo nome, um do lado do outro e eles se diferenciam basicamente pelo preço das diárias.
O Foz Presidente Hotel I, é mais antigo mas nem por isso ruim. Os quartos são simples, mas bem aconchegantes. Já o Foz Presidente Hotel II é mais moderno, com um hall bonitão, com uma cara bem simpática, mas tem tarifas mais altas. O bacana é que os dois compartilham as áreas comuns: uma enorme piscina em uma área arborizada e o restaurante onde é servido o café da manhã.
Onde comer
O Chef Lopes tem carnes de primeira para os carnívoros de plantão, mas os preços podem te assustar. Então, se quiser mesmo um lugarzinho descolado, com música ao vivo e com preços amigáveis, prefira o Pacová Café Bar que é ideal para o seu começo de noite.
Foz do Iguaçu é uma cidade realmente linda, com natureza exuberante, é ótimo para viagens em Família. Parabéns pelo blog.
Obrigado, Sidney.
Conheci Foz do Iguaçu no mês passado, quando fui com meus pais. Adorei essa cidade, amei as cataratas, e passear na Argentina, o passeio que mais gostei foi o de barco nas cataratas, fiquei com um pouco de medo no começo, mas depois passou, gostei muito da Rosana e do Sidney, são um casal que atendeu a gente, eles nos levam de carro privativo somente a família em todos os locais, foram super simpáticos, vou deixar o contato deles é whats 045 9154 0627. somente a feirinha de Puerto Iguazú achei meio sem graça, achei que fosse diferente mas é só tempero, queijos e tal, mas o resto foi tudo ótimo. bjos, adorei seu blog.
Obrigado, Letícia!
Olá, Altier! Eu de novo!
Irei a Foz do Iguaçu em outubro, mas terei pouco tempo por lá. Uma tarde, dois dias completos e uma manhã. E quero conhecer tudo! rs
Cataratas brasileiras com Macuco Safari, Cataratas argentinas, Parque das Aves, Itaipu, Templo Budista, Mesquita, jantar em Puerto Iguazu, bar de gelo, duty free e uma olhadinha em Ciudad del Este.
Vc acha que é possível? Tem um roteiro para otimizar o tempo?
Desde já agradeço!
Oi Mariana,
As cataratas e uma ida a Cidade del Este ocupam, pelo menos, metade do dia, cada.
As cataratas argentinas e Itaipu, mais metade de um dia, cada.
É… acho que vai ficar bem corrido.
Um abraço.
Oi!
Mudei totalmente de ideia! Em outubro acabei viajando para outros lugares (Diamantina/MG e Punta Cana) e deixei Foz para maio desse ano. E agora pretendo aumentar o número de dias.
Sabe dizer se é uma época interessante?
É um destino “tranquilo” para ir sozinha?
Um abraço!
Oi, Mariana.
Sim, maio é uma época boa, mas, geralmente, faz frio. A cidade é muito agradável e dá para viajar sozinha tranquila.
Um abraço.
Oi Altier, tudo bem? Parabéns pelo conteúdo do blog e pela seleção de destinos! Nós, da GJP, temos parceria com a RBBV e da próxima vez que fores a Foz do Iguaçu, nos avise! Gostaríamos muito que conhecesse, entre as novas atrações, o Iguassu Resort e seu novo campo de golf.
Oi Thomas,
Eu realmente tenho planos de voltar a Foz. Quanto estiver planejando algo eu lhe procuro.
Um abraço e obrigado pelo convite.
Oi pessoal,
Sou de Foz, sou guia de turismo, tenho uma van super confortavel, e mostro o que ha de melhor na triplice fronteira.
Passeios com tranquilidade, preços justos: 45 91083151.