Pesquisar
Close this search box.

Como chegar a Santiago: dicas para planejar sua viagem

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Como chegar a Santiago

Chegar a Santiago é tarefa fácil para nós, brasileiros. Depois de escolher quando ir à capital chilena, de acordo com seu gosto pessoal e com o que você quer ver, planejar a viagem é o próximo passo.

Santiago é uma cidade moderna e histórica ao mesmo tempo. Se quiser organizar melhor seus dias, eu sugiro ver as dicas do que fazer em Santiago e arredores.

Você pode conhecer um pouco da história do Chile visitando museus, igrejas e palácios. Pode, também, se encantar com a natureza que cerca o lugar. Afinal, Santiago fica a pouco mais de 500 metros acima do nível do mar, cercada pelos picos gelados das Cordilheiras dos Andes.

Então, é possível aproveitar a neve nas estações de esqui ou curtir o verão das cidades litorâneas das redondezas. Mas, antes, você precisa se organizar para chegar a Santiago.

Como chegar a Santiago

Como chegar a Santiago

De avião

Chegar a Santiago de avião é a maneira mais prática e rápida de pisar no território chileno. A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez (SCL), o mais importante do país.

As companhias Gol, Latam, Avianca e Aerolíneas Argentinas fazem o trajeto do Brasil a Santiago. Dependendo de onde você estiver, é provável que tenha que fazer escala em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Como chegar a Santiago

O tempo de viagem até a capital do Chile pode variar bastante, pois mesmo que o país seja nosso vizinho, a ideia de que chegar a Santiago é algo rápido pode estar errada.

É que, partindo de cidades do Sudeste, por exemplo, o trajeto demora cerca de quatro horas. Mas, para quem sai do norte do Brasil – devido às conexões – a viagem pode chegar a dez horas.

De carro

Para quem quer curtir uma aventura e aproveitar os encantos da estrada – e são muitos encantos – uma viagem de carro é ideal.

Para chegar a Santiago por terra, você precisa passar pela Argentina. Por isso, muita gente inclui uma parada em Foz do Iguaçu, Santa Fé, Mendonza e outras cidades lindas pelo caminho.

A capital brasileira mais próxima de Santiago é Porto Alegre e, partindo dela, são cerca de 30 horas de viagem.

Saindo de São Paulo, o tempo  na estrada sobe para 49 horas. Por isso, para quem quer cair na estrada, é legal pesquisar as atrações do caminho para fazer uma viagem incrível.

Como chegar a Santiago

Para entrar de carro no Chile, você precisa ter os seguintes documentos:

Além disso, seu veículo deve estar equipado com dois triângulos, um cabo de aço de dois metros para reboque e kit de primeiros socorros.

De ônibus

Chegar a Santiago de ônibus pode não ser uma boa ideia devido ao tempo de viagem e ao preço da passagem.

Claro que, se você encontrar promoções e dependendo de onde sair do Brasil, pode ser que seja uma boa pedida, mas de ônibus você não tem a mesma liberdade e conforto que teria se estivesse de carro.

E, a verdade é que, se você não tem a autonomia para ir de carro, é melhor esperar uma promoção de avião – que aparecem frequentemente – para fazer o trajeto do Brasil ao Chile, ao invés de passar muitas horas no ônibus.

Afinal, independentemente de ser semi-leito ou leito, passar 54 horas, saindo de São Paulo, dentro de um ônibus não é nada confortável.

As principais empresas de ônibus são a Chilebus e a Pluma Internacional.

Uma vez dentro do país, optar por ônibus pode ser um jeito prático de chegar a outras cidades. A vantagem é que é mais barato, menos burocrático e as linhas alcançam grande parte do país.

Onde ficar em Santiago do Chile

O Centro tem opções boas para quem quer economizar, mas, nem sempre, são as melhores no quesito silêncio: essa é a região mais tumultuada, o que talvez atrapalhe quem busca por sossego.

Las Condes é um bairro residencial com ruas calmas, onde reinam a paz e a tranquilidade.

O Providencia é o meio termo, nem tão lotado como o Centro, mas não tão calmo quanto Las Condes: lojas, bares e restaurantes convivem bem com casas e prédios.

No Bellavista, uma das regiões mais boêmias da cidade, você estará perto de museus, galerias de arte e do Patio Bellavista, um complexo de bares e restaurantes muito bem frequentado. Além disso, o bairro fica pertinho do Cerro San Cristóbal, uma das atrações imperdíveis de Santiago.

Ibis Budget Santiago Providencia

O ibis budget Santiago Providencia tem uma localização ótima, em uma rua cheia de bares e restaurantes. Além disso, fica bem perto da estação do metrô e de vários pontos comerciais do bairro Providência ─ então já viu que é super fácil se locomover a partir do hotel, né?”

A vantagem de ficar em um hotel de rede internacional é a garantia de ser bem atendido e de encontrar quartos bem resolvidos, com o básico que precisamos para ter boas noites de sono. Vale a pena dar uma olhada com calma!

Onde ficar em Santiago

Pullman Santiago Vitacura

O Pullman Santiago Vitacura é um hotel maravilhoso. Perto de vários pontos turístico e de shoppings, é fácil chegar a qualquer parte da cidade. O atendimento é excelente e os funcionários são sempre super educados.

Onde ficar em Santiago

O café da manhã é bem farto, os pratos do restaurante são saborosíssimos e os drinques na área da piscina sã perfeitos. É uma excelente opção para você ficar em Santiago.

Onde ficar em Santiago

NH Collection Santiago Casacostanera

O NH Collection Santiago Casacostanera é um hotel completo. Ele funciona dentro de um shopping de alto padrão, e, por isso, fica perto de é ótimos restaurantes e daqueles serviços que a gente sempre precisa durante uma viagem.

Os quartos são fabulosos, muito aconchegantes e alguns têm uma vista linda para a cidade. Atendimento super profissional, café da manhã dentro do esperado e preço justo pelo que o hotel oferece.

Onde ficar em Santiago

45 By Director

O 45 by Director tem quartos amplos, muito bem planejados e com camas excelentes. A roupa de cama e banho são de primeira qualidade e sempre estão limpas e cheirosas. O banheiro é ótimo e o chuveiro quente é tudo que precisamos depois de um dia longo e cheio de atividades.

Onde ficar em Santiago

A localização do hotel é excelente, no super querido Las Condes, pertinho de estações do metrô e do Shopping Costanera. É um opção muito boa para ficar em Santiago, especialmente se você levar em consideração o custo-benefício.

Onde ficar em Santiago

Ibis Santiago Las Condes Manquehue

O ibis Santiago Las Condes Manquehue também fica no Las Condes, bairro residencial com ruas calmas, onde reinam a paz e a tranquilidade. Isso não significa que você ficará isolado do resto mundo, porque ele se conecta muito bem com toda a cidade.

Mais uma vez, o padrão ibis não decepciona: quantos básicos, sem luxo, mas com limpeza e atendimento profissional. É perfeito para quem  não quer correr o risco de pagar caro por um hotel e se frustar. É, sem dúvida, um bom lugar para ficar em Santiago.

Onde ficar em Santiago

Holiday In Express

O Holiday Inn Express também é ideal para quem quer ficar em Santiago e não ter surpresas desagradáveis: os quartos são espaçosos, com janelas amplas, ar-condicionado e televisão, mantendo o padrão já conhecido dessa rede internacional de hotéis.

Onde ficar em Santiago

Como já falei, o bairro Las Condes é bem tranquilo e, nas redondezas, você vai encontrar estação de metrô, ótimos restaurantes e bares interessantes. O maior centro comercial do Chile, o Costanera Center, também fica pertinho.

Hotel Diego De Velazquez

O Hotel Diego de Velazquez é uma opção bem mais elegante para quem quer ficar em Santiago. Ele fica no bairro Providencia, bem pertinho de shoppings, cafés, bons restaurantes e, claro, da estação de metrô, o que facilita muito na hora de se locomover na cidade.

Onde ficar em Santiago

Os quartos são modernos, com televisão, ar-condicionado, internet e frigobar. O café da manhã é muito elogiado e, para outras refeições, uma opção é o restaurante do hotel, que tem uma grande variedade de pratos: dos clássicos do Mediterrâneo, incluindo pizzas e massas, a comidas típicas daqui.

Plaza El Bosque Nueva

Sem dúvida, o Plaza El Bosque Nueva é uma das melhores opções para ficar em Santiago, principalmente para quem gosta de conforto, aprecia bons hotéis e busca sossego, porque ele fica no bairro Las Condes, uma tranquila área residencial da cidade.

Onde ficar em Santiago

O hotel tem piscina de borda infinita com vista para as montanhas de Santiago e você pode aproveitar para receber uma massagem e relaxar depois de um dia longo explorando a cidade. Os quartos são excelentes, equipados com móveis novos, ar-condicionado, têm internet grátis e a decoração, tanto dos quartos quanto das áreas comuns, é impecável.

Onde ficar em Santiago

Hostal Forestal

O Hostal Forestal tem muitos pontos positivos e por isso é um dos queridinhos de Santiago. Vamos começar falando dos quartos que estão sempre muito organizados, limpos e arejados. Isso é perfeito para quem vai ficar em um quarto compartilhado.

A localização é excelente, no Bellavista, perto de estações do metrô e vários restaurantes e barzinhos. Os espaços coletivos são muito aconchegantes e, além disso, o hostel é LGBTQIA+ friendly.

Onde ficar em Santiago

Yogi Hostel

O Yogi Hostel é todo bonitinho: cozinha bem equipada, sempre muito limpo, camas confortáveis e quentinhas. A localização é ótima, super tranquila para sair a pé, tanto de dia quanto à noite.

Onde ficar em Santiago

Há quartos compartilhados, para no máximo quatro viajantes, e privativo também. Mas o que todo mundo comenta é do atendimento: as meninas da recepção nos ajudam com tudo e são super atenciosas.

Onde ficar em Santiago

Hostal Providencia

O Hostal Providencia, apesar do nome, fica no Centro. Para quem quer conhecer os diversos museus, parques e mergulhar na história da cidade, é a melhor opção. Os quartos têm internet, televisão e banheiro. Também há quartos para família.

Onde ficar em Santiago

Comece o dia com o café da manhã e, para as outras refeições, você pode usar a cozinha compartilhada: uma boa opção para quem quer economizar ou tem dieta restrita. Além disso, o bar do hostel é um ótimo lugar para curtir o happy hour e começar bem a noite chilena.

Sunset Aparts

O Sunset Aparts é um prédio de apartamentos alugados por temporada. Há várias opções de tamanho, que acomodam de três a cinco pessoas. Todos são muito bem equipados e com limpeza e manutenção em dia.

A localização é ótima, no bairro Las Condes, perto de tudo que geralmente precisamos: casa de câmbio, restaurantes, shopping, farmácia ─ dá pra fazer tudo a pé. O pessoal que administra as reservas é super atencioso e facilita muito a nossa vida.

Onde ficar em Santiago

Departamentos en Santiago R&M

Os Departamentos en Santiago R&M são perfeitos para quem quer ficar no Centro de Santiago sem gastar muito e ainda ter a privacidade de um apartamento. As unidades são grandes, bem equipadas e acomodam até oito pessoas.

Onde ficar em Santiago

Como fica pertinho da Plaza de Armas, será super fácil se locomover para todos os cantos da cidade, já que está é a região mais central de Santiago. O custo-benefício é muito interessante, o que colabora para esta ser uma boa opção para ficar em Santiago.

The Place

O The Place é um apart-hotel com a privacidade de apartamentos super bem equipados e as comodidades de um hotel, como café da manhã e serviço de quarto. Então, se você procura facilidade e comodidade, esse pode ser o melhor lugar para você ficar em Santiago.

Onde ficar em Santiago

A piscina é maravilhosa, a recepção é extremamente bem decorada e aconchegante, o workplace é ótimo para quem precisa trabalhar durante a viagem ─ a internet é realmente muito boa. Há um café no térreo que é maravilhoso, ele é aberto ao público em geral e você precisa dar um pulinho lá para experimentar as delícias da vitrine.

Faixas de preço em Santiago

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Santiago.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Não é necessário ter  visto para entrar no país e o tempo de permanência é de até 90 dias.

Documentos

Você pode apresentar o passaporte ou a carteira de identidade emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso chileno, representado pela sigla CLP, é a moeda local. Você pode levar dólares e trocar ao chegar.

Vacinas

Não há exigência de vacinação para nenhuma doença não importa qual seja o motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde 9 de maio de 2023, as autoridades chilenas deixaram de exigir comprovantes de vacinação e testes RT-PCR de todos os viajantes, vacinados ou não.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia.

É que nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Chile

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Chile.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Oi, Walter.
    Há algumas rotas possíveis.
    A mais curta tem 2.400 km.
    O trajeto é todo asfaltado.
    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3