Como chegar a Santiago: opções mais viáveis para visitar a capital chilena

Atualizado em 18 de outubro de 2022 – 3 min de leitura

Como chegar a Santiago

Chegar a Santiago é tarefa fácil para nós, brasileiros. Depois de escolher quando ir à capital chilena, de acordo com seu gosto pessoal e com o que você quer ver, planejar a viagem é o próximo passo.

Santiago é uma cidade moderna e histórica ao mesmo tempo. Se quiser organizar melhor seus dias, eu sugiro ver as dicas do que fazer em Santiago e arredores.

Você pode conhecer um pouco da história do Chile visitando museus, igrejas e palácios. Pode, também, se encantar com a natureza que cerca o lugar. Afinal, Santiago fica a pouco mais de 500 metros acima do nível do mar, cercada pelos picos gelados das Cordilheiras dos Andes.

Então, é possível aproveitar a neve nas estações de esqui ou curtir o verão das cidades litorâneas das redondezas. Mas, antes, você precisa se organizar para chegar a Santiago.

Como chegar a Santiago

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Como chegar a Santiago

De avião

Chegar a Santiago de avião é a maneira mais prática e rápida de pisar no território chileno. A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez (SCL), o mais importante do país.

As companhias Gol, Latam, Avianca e Aerolíneas Argentinas fazem o trajeto do Brasil a Santiago. Dependendo de onde você estiver, é provável que tenha que fazer escala em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Como chegar a Santiago

O tempo de viagem até a capital do Chile pode variar bastante, pois mesmo que o país seja nosso vizinho, a ideia de que chegar a Santiago é algo rápido pode estar errada.

É que, partindo de cidades do Sudeste, por exemplo, o trajeto demora cerca de quatro horas. Mas, para quem sai do norte do Brasil – devido às conexões – a viagem pode chegar a dez horas.

De carro

Para quem quer curtir uma aventura e aproveitar os encantos da estrada – e são muitos encantos – uma viagem de carro é ideal.

Para chegar a Santiago por terra, você precisa passar pela Argentina. Por isso, muita gente inclui uma parada em Foz do Iguaçu, Santa Fé, Mendonza e outras cidades lindas pelo caminho.

A capital brasileira mais próxima de Santiago é Porto Alegre e, partindo dela, são cerca de 30 horas de viagem.

Saindo de São Paulo, o tempo  na estrada sobe para 49 horas. Por isso, para quem quer cair na estrada, é legal pesquisar as atrações do caminho para fazer uma viagem incrível.

Como chegar a Santiago

Para entrar de carro no Chile, você precisa ter os seguintes documentos:

Além disso, seu veículo deve estar equipado com dois triângulos, um cabo de aço de dois metros para reboque e kit de primeiros socorros.

De ônibus

Chegar a Santiago de ônibus pode não ser uma boa ideia devido ao tempo de viagem e ao preço da passagem.

Claro que, se você encontrar promoções e dependendo de onde sair do Brasil, pode ser que seja uma boa pedida, mas de ônibus você não tem a mesma liberdade e conforto que teria se estivesse de carro.

E, a verdade é que, se você não tem a autonomia para ir de carro, é melhor esperar uma promoção de avião – que aparecem frequentemente – para fazer o trajeto do Brasil ao Chile, ao invés de passar muitas horas no ônibus.

Afinal, independentemente de ser semi-leito ou leito, passar 54 horas, saindo de São Paulo, dentro de um ônibus não é nada confortável.

As principais empresas de ônibus são a Chilebus e a Pluma Internacional.

Uma vez dentro do país, optar por ônibus pode ser um jeito prático de chegar a outras cidades. A vantagem é que é mais barato, menos burocrático e as linhas alcançam grande parte do país.

Informações Básicas

Visto

Não é necessário ter  visto para entrar no país e o tempo de permanência é de até 90 dias.

Documentos

Você pode apresentar o passaporte ou a carteira de identidade emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso chileno, representado pela sigla CLP, é a moeda local. Você pode levar dólares e trocar ao chegar.

Vacinas

Não há exigência de vacinação para nenhuma doença não importa qual seja o motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

As autoridades chilenas deixaram de exigir comprovantes de vacinação e testes RT-PCR de todos os viajantes, vacinados ou não. Entretanto, você precisa cumprir alguns procedimentos antes de embarcar para o país:

  1. Preencher a Declaração Juramentada C19 para validar o comprovante de vacinação e obter o Pase de Movilidad Chileno, necessário para frequentar ambientes fechados e viajar em transporte coletivo, por exemplo;
  2. Estar preparado para testes aleatórios na chegada ao país: se o resultado for positivo, você poderá ser orientado a fazer quarentena;
  3. Se você for um viajante vacinado e tomou a última dose há mais de seis meses, a dose de reforço será exigida.
Retorno ao Brasil

De acordo com informações da Anvisa, viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

É que nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em outros países? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

MAIS COMPRIDO DO MUNDO

O Chile é o país mais comprido do mundo, com uma distância de 4.329 quilômetros entre seu ponto mais ao norte e mais ao sul. Por ter uma geografia extremamente diversa é possível conhecer regiões com climas muito distintos entre si.

Além do fato de que o país está espremido entre a Cordilheira dos Andes, ao leste, e o Oceano Pacífico, seu atual território envolve fronteiras, ainda, conquistas políticas e militares.

No norte, está o deserto do Atacama, considerado o mais seco do mundo. Ao sul, fica a Patagônia, território de temperaturas glaciais dividido entre Chile e Argentina. Com tantos contrastes, o território chileno tem paisagens realmente inesquecíveis.

A maior parte da população vive no centro do país. Uma das maiores cidades da América Latina, a capital Santiago se destaca pela gastronomia e pela agitada vida noturna. A charmosa Valparaíso, localizada no litoral, é marcada pelas construções coloridas.

Veja mais dicas do Chile

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Chile.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

6 Comentários

  1. Walter Moreno

    A final quantos quilômetros tem de porto alegre A. Santiago. E tudo asfalto , tem pedágios. Obrigado.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Walter.
      Há algumas rotas possíveis.
      A mais curta tem 2.400 km.
      O trajeto é todo asfaltado.
      Um abraço.

      Responder
  2. Fernando

    Quem é capaz de sair de porto alegre e ir a pé até santiago ?? Comigo

    Responder
    • Nice Nice

      Eu tenho

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3