Quando ir a Santiago do Chile

2

Atualizado em 20 de abril de 2020

A verdade é que você pode ir a Santiago do Chile em qualquer época do ano. A cidade sempre terá algo diferente a lhe oferecer. O que muda, mesmo, são os passeios, que ficam mais ou menos interessantes de acordo com o período do ano.

As estações seguem os mesmos meses que no Brasil. Mas, ao escolher quando ir a Santiago, tenha em mente que as temperaturas são completamente diferentes das nossas. O inverno é bem mais rigoroso e o calor é intenso e seco.

Quando ir a Santiago do Chile

A cidade fica a 520 metros acima do nível do mar e é cercada por picos da Cordilheira dos Andes. Isso influencia bastante seu clima mediterrâneo continental.

Essa peculiaridade faz com que o inverno em Santiago seja frio mesmo. É a época perfeita para quem curte atividades de neve e quer sentir o ar gelado que não temos em grande parte do Brasil. O verão é longo, muito quente e com ar seco. Fora do inverno, quase não chove.

Reserve já o seu hotel em Santiago do Chile e garanta os melhores preços.

Quando ir a Santiago do Chile

O verão chega com muito calor na capital chilena.

Verão | A estação mais quente do ano vai de novembro a março. Se você escolher ir a Santiago no verão, irá aproveitar dias quentes e secos. O termômetro chega a marcar 35 graus em dias extremos. O normal é curtir a cidade na média dos 29 graus.

A capital chilena tem muitos parques para você explorar e, como o verão é o período de férias, os lugares ficam mais vazios. Porém, por ser a estação mais quente do ano, talvez seja a oportunidade perfeita para conhecer o litoral, como Valparaíso e Viña Del Mar.

Essas duas cidades litorâneas são a sensação durante a virada de ano. Há queima de fogos e muitas pessoas celebrando até o nascer do sol.

Quando ir a Santiago do Chile

No inverno, as montanhas ficam cobertas de neve.

Inverno | O período de frio vai de junho a setembro. É no inverno que você consegue ir a Santiago e ver neve. Fora dessa estação, é bem difícil encontrar os flocos brancos. Na verdade, não é nem em Santiago que a neve cai, e sim nas montanhas ao redor.

Se quiser aproveitar a temporada de esqui, nesse período não tem erro, principalmente em julho e agosto. Os termômetros marcam abaixo de zero e a temperatura máxima raramente chega aos dez graus. Ah, é no inverno que acontece o período de chuvas.

Em setembro acontecem várias comemorações em Santiago, celebrando a independência do Chile. As chamadas Festas Patrias atraem diversos turistas e os locais também se divertem muito. As ruas ficam lotadas com pessoas dançando cueca – dança típica da região – cozinhando e bebendo drinques tradicionais. É tudo bem diferente para quem não é daqui.

Outono e Primavera | De março a junho e de setembro a novembro são as chamadas meias-estações. Melhores épocas para quem não faz questão de esquiar e quer fugir do calor intenso.

Nesse período, as temperaturas ficam entre os 20 e 10 graus. É confortável o suficiente para caminhar bastante e conhecer os diversos parques e museus da cidade sem sentir muito calor e nem reclamar do frio.

QUANDO IR A SANTIAGO
Mês Temperatura mínima Temperatura máxima Precipitação Dias de chuva
Janeiro 11 29 0  0
Fevereiro 11 28 1  0
Março 9 26 3  1
Abril 6 22 12  3
Maio 4 18 44  5
Junho 3 14 69  7
Julho 2 14 69  7
Agosto 3 16 38  6
Setembro 5 18 22  5
Outubro 7 22 11  2
Novembro 9 25 7  1
Dezembro 10 28 1  0

Veja todos os posts de Santiago do Chile

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

2 Comentários

Escreva um comentário