A primeira coisa que você precisa saber antes de decidir quando ir aos Lençóis Maranhenses é que o clima na região muda bastante ao longo do ano. Não que a temperatura varie tanto – ela fica quase sempre entre os 25 e 32 graus – mas a quantidade de chuva muda completamente a paisagem.
→ Onde ficar nos Lençóis Maranhenses
Existem dois períodos bem definidos: o chuvoso, que vai de janeiro até junho, e o seco, que começa em julho e segue até dezembro. Essas mudanças fazem toda a diferença para quem quer ver as lagoas cheias ou caminhar com sol firme nas dunas.
De abril até junho, a chuva costuma cair com mais frequência, deixando as lagoas bem abastecidas. Já entre agosto e novembro, o sol brilha forte quase todo dia e o céu limpo dá aquele visual espetacular que a gente espera do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Quando ir aos Lençóis Maranhenses
Agora que você já entendeu como o clima muda ao longo do ano, chegou a hora de olhar com mais calma o que esperar de cada estação.
Essa parte é importante para você escolher o melhor momento de acordo com o que mais valoriza na viagem – seja ver as lagoas cheias, curtir dias ensolarados ou fugir da alta temporada.
Escolher quando ir aos Lençóis Maranhenses vai depender muito do seu estilo de viagem e cada estação tem suas vantagens e desvantagens. Então bora detalhar como é o clima em cada período do ano, com dicas práticas para você planejar direitinho.
Verão
O verão é marcado pelo início da temporada de chuvas.
Dezembro ainda costuma ter dias bem abertos, mas a partir de janeiro a chuva começa a aparecer com mais frequência. Mesmo assim, o calor segue firme, com temperaturas máximas por volta dos 32 graus e mínimas perto dos 25 graus. As lagoas ainda estão começando a se formar, então nem sempre estão cheias, mas já dá para perceber a mudança na paisagem.
Nessa época, o tempo pode mudar de repente – aquele dia ensolarado pode virar um temporal em poucas horas. Então, se você estiver pensando em quando ir aos Lençóis Maranhenses e quiser fazer passeios longos, talvez seja bom avaliar com calma.
Os ventos são mais amenos, o que é ótimo para andar de barco nos rios da região, como o Preguiças. Só não esqueça da capa de chuva e do repelente.
A vantagem é que, mesmo com a instabilidade, esse ainda é um período de baixa temporada. Os preços costumam ser mais amigáveis e você vai encontrar menos turistas nas lagoas e trilhas. Para quem prefere uma viagem mais sossegada e com orçamento mais enxuto, o verão pode ser uma boa escolha para decidir quando ir aos Lençóis Maranhenses.
Outono
Entre abril e junho já dá para ver as lagoas cheias e espelhando o céu. Essa é a época em que as chuvas já fizeram o trabalho de encher as depressões nas dunas e o tempo começa a abrir mais. Em maio, por exemplo, ainda chove, mas os dias de sol começam a ser mais frequentes. As temperaturas seguem altas – entre 26 e 31 graus – com sensação térmica ainda maior por causa da umidade.
Se você não tiver outra possibilidade para escolher quando ir aos Lençóis Maranhenses, esse período pode ser interessante, mas se prepare para encontrar clima instável, com chances de chover.
Como junho já marca o começo da alta temporada, os preços começam a subir e os passeios ficam mais concorridos. Mas ainda dá tempo de aproveitar uma certa tranquilidade.
Reserve com alguma antecedência, especialmente se for viajar em feriados prolongados. Para quem quer unir beleza natural, clima mais estável e ainda participar das festas de São João, com o tradicionalíssimo bumba-meu-boi, esse é um dos melhores momentos para ir aos Lençóis Maranhenses.
Inverno
Julho é o mês em que as chuvas praticamente desaparecem. O sol reina absoluto e o céu azul toma conta da paisagem. É o período mais procurado do ano, com movimento intenso tanto em Barreirinhas quanto nos vilarejos como Atins e Santo Amaro.
As lagoas continuam cheias, as trilhas estão mais secas e o clima ajuda bastante nos passeios. As temperaturas seguem entre 25 e 32 graus, com noites um pouco mais frescas e muito agradáveis.
Esse é o momento mais certeiro para quem não quer correr o risco de pegar chuva.
Se você quer garantir uma viagem tranquila, com tempo firme e paisagens completas, então julho e agosto são os meses mais indicados. Só que, como todo mundo pensa a mesma coisa, os preços sobem e a concorrência por hospedagem aumenta bastante. Se puder, reserve tudo com bastante antecedência.
Mesmo assim, vale muito a pena! Escolher bem quando ir aos Lençóis Maranhenses e ter a sorte de pegar esse combo de lagoas cheias, céu azul e sol brilhando é um privilégio.
Setembro já marca uma transição: as lagoas começam a baixar, mas ainda há muita beleza por lá. E como o movimento diminui um pouco, pode ser uma boa escolha para quem quer evitar os picos da temporada sem abrir mão das paisagens.
Primavera
Na primavera, a paisagem começa a mudar de novo. As chuvas ainda não voltaram, então o cenário vai ficando mais seco e algumas lagoas já estão quase secas.
Mesmo assim, ainda tem lugares com água, principalmente nos pontos mais profundos ou nas lagoas permanentes. As temperaturas continuam elevadas – os termômetros marcam entre 26 e 33 graus, com bastante sol e vento forte nas dunas.
Esse período é considerado de baixa temporada, então os preços ficam mais atrativos e é bem mais fácil encontrar hospedagens boas por um valor justo.
Se você está pensando em quando ir aos Lençóis Maranhenses para ter uma experiência mais reservada, sem multidões e com paisagens ainda impressionantes, outubro e novembro podem funcionar muito bem – mas eu adianto que a experiência não será a mesma de ir em junho, julho e agosto.
Tabela de temperatura
Vale a pena verificar a temperatura ao longo do ano para se preparar melhor e evitar surpresas. Com os dados climáticos históricos do Weather Spark, é possível ter uma ideia mais clara do que esperar em cada mês.
MÊS | MÍNIMA | MÁXIMA |
Janeiro | 26 °C | 32 °C |
Fevereiro | 25 °C | 32 °C |
Março | 25 °C | 32 °C |
Abril | 25 °C | 32 °C |
Maio | 25 °C | 32 °C |
Junho | 25 °C | 32 °C |
Julho | 25 °C | 31 °C |
Agosto | 25 °C | 31 °C |
Setembro | 26 °C | 31 °C |
Outubro | 26 °C | 32 °C |
Novembro | 26 °C | 32 °C |
Dezembro | 26 °C | 32 °C |
Dicas mês a mês
Escolher bem quando ir a Lençóis Maranhenses faz toda a diferença na sua viagem e, por isso, é bom conferir o que esperar do clima mês a mês para planejar sua viagem da melhor forma.
Janeiro
Janeiro marca o começo da estação chuvosa. Ainda tem muito sol, mas o volume de chuva já começa a subir – gira em torno de 282 milímetros. A temperatura é alta, com mínimas por volta dos 26 graus e máximas chegando aos 32 graus. A umidade também aumenta bastante, o que pode deixar os dias mais abafados.
Apesar de não ser o melhor período para caminhar longas horas nas dunas, é um mês interessante para quem quer pegar o início do enchimento das lagoas. Se você está decidindo quando visitar os Lençóis Maranhenses e não se incomoda com um pouco de chuva, pode ser uma boa época para viajar com preços mais em conta.
Fevereiro
Em fevereiro, o cenário continua parecido com janeiro: muito calor, com temperaturas entre 25 e 32 graus, e volume de chuva ainda alto. A vegetação ao redor das dunas começa a ficar mais verdinha, e as lagoas ganham um pouco mais de volume.
Esse não é o mês mais indicado para quem quer fazer passeios com tempo seco o dia inteiro. Mas se a ideia é explorar a região com menos turistas e observar a transição da paisagem, vale considerar essa opção ao pensar em quando ir aos Lençóis Maranhenses.
Março
Março segue com clima quente e úmido. O volume de chuva continua elevado, o que contribui para encher as lagoas aos poucos. As temperaturas mínimas ficam na casa dos 25 graus e as máximas continuam batendo os 32 graus, com bastante abafamento.
Como ainda é baixa temporada, os preços seguem mais baixos. Decidir quando ir a Lençóis Maranhenses depende muito do que você busca, mas é bom saber que em março, a paisagem começa a se transformar, mas ainda há muitos dias nublados e com pancadas de chuva.
Abril
Abril é o mês da virada. Ainda chove bastante, mas o céu começa a abrir com mais frequência. A média de temperatura se mantém entre 25 e 32 graus. As lagoas já estão visivelmente mais cheias, começando a mostrar o cenário típico que tanta gente sonha ver.
Se você está pensando em quando visitar os Lençóis Maranhenses para ver as lagoas cheias, abril já é uma boa aposta – desde que você não se importe com alguns dias mais fechados. O visual melhora, mas ainda não é garantia de tempo totalmente seco.
Maio
Maio traz um equilíbrio interessante. O volume de chuva diminui um pouco, mas ainda contribui para manter as lagoas cheias. As temperaturas seguem estáveis, com dias quentes e noites agradáveis. O céu começa a mostrar mais azul, e o cenário fica cada vez mais fotogênico.
Essa é uma boa época quando se pensa em quando viajar para os Lençóis Maranhenses sem gastar uma fortuna. Ainda não é alta temporada, o clima está mais firme e a paisagem está espetacular – é difícil errar escolhendo esse mês – mas pode chover.
Junho
Junho é um dos meses mais indicados para quem quer ver as lagoas no auge. A chuva diminui bastante, e o sol começa a dar as caras com mais frequência. A média de temperatura continua entre 25 e 32 graus, com sensação térmica elevada por causa da umidade.
Está se perguntando quando ir aos Lençóis Maranhenses para curtir a natureza em estado puro? Junho é uma excelente opção. A paisagem está no ponto, os passeios acontecem com mais facilidade e o movimento de turistas ainda é moderado.
Julho
Julho marca o começo da alta temporada. Quase não chove, o céu fica limpo na maior parte dos dias e as lagoas ainda estão cheias. A temperatura máxima média cai ligeiramente, ficando em torno de 31 graus – o que torna os passeios até mais confortáveis.
Esse é um dos melhores meses para quem quer uma experiência completa. Quer escolher quando visitar os Lençóis Maranhenses com sol garantido e paisagens de cartão-postal? Julho é uma das escolhas mais certeiras. Só vale lembrar que os preços sobem bastante e o movimento aumenta muito.
Agosto
Agosto segue com tempo firme e céu azul. As temperaturas mínimas giram em torno de 25 graus e as máximas não passam de 31 graus, o que ajuda bastante nas caminhadas pelas dunas. O volume de chuva é praticamente nulo.
Se quer viajar para Lençóis Maranhenses com tranquilidade e céu limpo, agosto é perfeito. As lagoas ainda têm bastante água e o clima é ideal para quem gosta de trilhas e paisagens secas e bem iluminadas.
Setembro
Em setembro, o cenário começa a mudar. Ainda tem muito sol, o volume de chuva é baixíssimo, mas algumas lagoas começam a diminuir de tamanho. A temperatura média continua agradável – entre 26 e 31 graus.
Se você quer escolher quando ir a Lençóis Maranhenses com tempo bom e ainda encontrar preços um pouco mais baixos do que no auge da alta temporada, setembro é uma boa escolha. Só não espere ver todas as lagoas cheias como em junho ou julho.
Outubro
Outubro é um mês de transição. Ainda não chove muito, mas o calor aumenta um pouco, com temperaturas chegando aos 32 graus. As lagoas começam a secar mais rápido e o cenário vai ficando mais arenoso do que aquático.
Se a ideia é fazer passeios mais tranquilos e sem multidão, outubro pode ser uma boa aposta. Quem visitar os Lençóis Maranhenses nessa época vai ver o visual das dunas bem marcadas e curtir o pôr do sol em paz, esse é um bom momento.
Novembro
Novembro é um mês quente, seco e com poucas lagoas cheias. As temperaturas seguem altas, chegando a 32 graus nas máximas, e o volume de chuva ainda é muito baixo. A paisagem fica mais seca, mas o céu continua bem limpo.
Para quem está em busca de passeios sem imprevistos climáticos, novembro pode funcionar bem. Quando viajar para os Lençóis Maranhenses nessa época, é bom lembrar que as lagoas já estão bem mais rasas.
Dezembro
Dezembro fecha o ano com calor intenso e o início das chuvas. As temperaturas ficam entre 26 e 32 graus, com alguns dias já marcados por pancadas de fim de tarde. A umidade sobe bastante e o ar fica mais abafado.
É o comecinho do ciclo das lagoas, quando tudo começa a se preparar para o espetáculo natural dos meses seguintes. Se dezembro era umas das opções para decidir quando ir a Lençóis Maranhenses, avalie bem porque você não verá nada no auge – céu fechado, chuva e lagoas secas deixam a paisagem muito diferente do que aquelas que sonhamos ver.
PERÍODO DE CHUVA
Viajar na época de chuvas – que vai de janeiro até meados de junho – não é necessariamente um problema, mas pode atrapalhar sim, especialmente se você planeja fazer passeios longos pelas dunas ou voos panorâmicos.
As chuvas são mais frequentes entre março e maio e alguns dias podem amanhecer bem fechados, com trovoadas e pancadas fortes. Dá para aproveitar? Dá! Mas você precisa estar disposto a adaptar os planos e ter sempre um “plano B” para dias de tempo instável.
Por outro lado, a ausência de chuva por um período muito longo, principalmente entre outubro e dezembro, pode deixar várias lagoas secas ou bem rasas.
Isso muda completamente o visual que a maioria das pessoas espera dos Lençóis Maranhenses. Se você viajar nessa fase mais seca, ainda vai encontrar paisagens incríveis, mas com menos água e muito mais areia. Por isso, escolher quando ir a Lençóis Maranhenses faz toda a diferença – tudo depende do tipo de experiência que você está buscando.
Melhor época para viajar
Os melhores meses para viajar para os Lençóis Maranhenses são junho, julho e agosto.
Nesse período, as lagoas estão cheias, o sol aparece com frequência e o visual fica no ponto mais bonito do ano. É quando as chuvas já passaram, mas ainda há bastante água acumulada entre as dunas, criando aquele cenário de cartão-postal que todo mundo quer ver.
Se você está em dúvida sobre quando visitar os Lençóis Maranhenses, essa é a época mais recomendada para curtir sem se preocupar com o tempo.
Mas se quiser evitar a alta temporada e ainda pegar paisagens lindas, maio e setembro também são boas apostas. Maio marca o fim das chuvas e setembro ainda mantém parte das lagoas cheias, com céu limpo e menos movimento.
Saber exatamente quando ir aos Lençóis Maranhenses pode transformar sua viagem, então vale a pena planejar com cuidado. E se a sua dúvida é quando viajar para os Lençóis Maranhenses com equilíbrio entre beleza e tranquilidade, esses meses podem ser ideais.
Onde ficar nos Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses ocupam uma área imensa no litoral do Maranhão. São 155 mil hectares de área protegida, que abriga ecossistemas como restinga, manguezal e um campo de dunas que ocupa mais da metade do Parque.
A dunas ficam muito mais interessante quando as lagoas – também chamadas de piscinas naturais – estão cheias, após o período chuvoso. Por isso, é muito importante escolher a época certa para conhecer os Lençóis Maranhenses.
→ Quando ir aos Lençóis Maranhenses
Os Lençóis ocupam parte do território de três cidades: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, mas é mais comum ficar hospedado em Barreirinhas, que tem uma infraestrutura melhor.
Na cidade, ainda tem o povoado de Atins, que fica na foz do rio Preguiça e que tem crescido muito nos últimos anos e recebido muitas pousadas encantadoras, como eu mostro mais para frente.
Santo Amaro ainda é um pouco mais simples, com poucas pousadas interessantes. De qualquer forma, eu vou incluir opções de hospedagem na cidade também.
Para decidir onde ficar nos Lençóis Maranhenses, eu sugiro que você veja com atenção as opções de hospedagem que vou apresentar a partir de agora.
Preço da diária
Agora que você já sabe a melhor área para ficar em Barreirinhas, veja no mapa abaixo os preços das diárias.
Você pode ver todas as opções de hospedagem e para saber mais, você só precisa clicar nos pins.
Melhores opções para ficar nos Lençóis Maranhenses
Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções de hotéis, pousadas, hostels e casas de temporada nas principais cidades-base.
→ BARREIRINHAS
Porto Preguiças Resort: fica em uma região tranquila, um pouco mais afastada da cidade.
Hotel Pousada do Buriti: ótima localização: perto de Centro, mas longe do barulho.
Hotel Rio Preguiças: quartos simples com boa localização e bom custo-benefício.
Toca do Vaidoso: pousada aconchegante, sem luxo e perto do Centro.
Pousada Toca dos Aventureiros: fica próximo a uma área de mata e de frente para o rio.
Pousada do Riacho: ótima pousada, só que fica um pouco mais distante do Centro.
Pousada Central: no coração da cidade, perto de tudo – isso é praticidade.
Pousada Paraíso dos Lençóis: aconchegante, tem estacionamento e fica a três minutos do Centro.
Pousada Sitio Preguiças: tem boa localização e uma ampla área verde junto ao rio.
Recanto das Arvores: ótima área de lazer, tem agência de viagens dentro da pousada.
Pousada do Rancho: bem organizada, mas fica bem longe do Centro.
Pousada Vitória do Lope: estilo mais rústico, perto de restaurante e lojas.
Bangalô Dunas: pousada simples e aconchegante com boa localização.
Casa Dona Vilma: hospedagem familiar, boa para quem precisa economizar.
Casa dos Ventos Barreirinhas: fica no Centro e acomoda até dez pessoas.
Casa com Piscina: tem 80 metros quadrados e acomoda até oito pessoas.
Gran Lençóis Flat: apartamento maravilhoso com vista para a piscina.
Marcone Lima – Chalés: do ladinho do rio e a poucos minutos de caminhada do Centro.
→ SANTO AMARO
Vila Capininga Ecopousada: fantástica, super aconchegante e a 20 minutos de caminhada do Centro.
Pousada Rio Alegre: pertinho do Centro, bem aconchegante e com excelente custo-benefício.
Pousada Alles: localização excelente, perto da Praça Matriz e de vários restaurantes.
Pousada Amorim: localização excelente, limpeza e organização impecáveis.
Pousada Andorinhas: super básica, mas com uma localização ótima.
Chalé Murici Lençóis: pousada nova, com limpeza em dia e boa estrutura.
Pousada Luz: tem quartos para três e quatro pessoas, mas fica longe do Centro.
Pousada Vila das Lagoas: super aconchegante, tem área de lazer para adultos e crianças e quartos espaçosos.
Casa Grécia Pousada: é espetacular, mas fica longe do Centro – essencial estar de carro.
Amorada: pousada muito aconchegante, com decoração acolhedora e atendimento muito elogiado.
Pousada Flor do Deserto: tem estilo rústico e fica no Centro.
Pacas Suítes Casa & Chalés: pousada nova, mas bem distante do Centro.
Pousada Oásis das Dunas: prática, econômica e não muito longe do Centro.
Casa das Dunas Residence: apartamento de 60 metros quadrados para até 6 pessoas.
Casamar Lençóis: mansão com 310 metros quadrados que acomoda até 14 pessoas.
Recanto Das Águas Ville: casa de dois quartos com piscina para até seis pessoas.
Pousada Cajueiro: colorida, acolhedora, bem arejada e a oito minutos a pé do Centro.
→ ATINS
La Ferme de Georges: melhor pousada de Atins, com todo o conforto e luxo.
Villa Estrelas Atins: pousada impecável, tem quartos grandes, arejados e confortáveis.
Ricatins: extremo bom gosto, e localização fácil, perto do Rio e a poucos minutos de bons restaurantes.
Pousada Lanea Experience: excelente opção, confortável e espaçosa, com ótima localização.
Orla Atins: bem localizada e com atendimento impecável, é uma pousada perfeita.
Casa Acquamarina: ambiente rústico, coerente com o que encontramos do lado de fora.
Atins Suites: pousada nova, tem um estilo mais moderno e minimalista.
Pousada Manga Rosa Atins: tem estilo e atendimento atencioso e profissional.
Kite Point Atins: pousada rústica para viver a melhor energia de Atins.
Estrela dos Lençóis: pousada super agradável com atendimento caloroso.
Jandaia Atins: tem um charme especial e é bem localizada, perto do Centro e da praia.
Pousada do Bentinho: super simples, pode ser boa para que precisa economizar.
Chalés Paradise: chalés de madeira com área ao ar-livre, bons para quem quer espaço.
Atins Beach Chalés: cabanas rústicas muito bem decoradas e aconchegantes.
Casa da Praia.Atins: hostel mais bem avaliado de Atins, super bem recomendado.
Barreirinhas
Barreirinhas fica a 255 quilômetros de São Luís e é uma cidade pequena, com pouco mais de 65 mil moradores, e, por isso, é fácil chegar a qualquer lugar.
Quem ficar na área do Centro, vai ter mais comodidade de poder caminhar pela cidade sem pressa – tem um píer muito legal com vários restaurantes, que é a área mais movimentada da cidade.
Há muitas pousadas aconchegantes, mas a maioria delas segue um estilo mais rústico, simples, sem muito luxo. O que eu acho super coerente com o que a gente vê do lado de fora.
A cidade tem várias opções de hostel. Então, para quem precisa economizar uma grana e topa ficar em um quarto compartilhado, vale a pena dar uma olhada nesta lista.
Agora, veja os hotéis e as pousadas mais bem avaliadas de Barreirinhas.
Porto Preguiças Resort★★★★★ | Nota de Avaliação: 9,3 O Porto Preguiças Resort ocupa uma imensa área de frente para o rio Preguiças e é simplesmente sensacional, porque ele tem tudo a ver com a natureza ao redor: você não se sente em uma bolha artificial, sabe como é? Os quartos são básicos, mas o resort tem ótimas piscinas, uma área grande para fazer caminhadas e bons bares e restaurante. É um custo-benefício que vale muito a pena, principalmente se você vai ficar uns dias a mais. No próprio resort você pode comprar os passeios para o Parque – e se quiser já deixar tudo garantido com antecedência – basta pedir ajuda na recepção. É um excelente lugar para ficar nos Lençóis Maranhenses. |
Hotel Pousada Buriti★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,1 Eu fiquei no Hotel Pousada do Buriti, um dos melhores hotéis da cidade. Ele tem uma estrutura boa, com apartamentos espaçosos, piscina, lanchonete, restaurante, um belíssimo lago e estacionamento. Eu aconselho você a fazer a reserva com antecedência, pois a procura pelo hotel é sempre muito grande. O café da manhã é delicioso e eles preparam tapioca na hora para a gente comer. Como é uma ótima opção para ficar nos Lençóis Maranhenses, vive lotada. Por isso, fazer a reserva com antecedência é ideal. |
Pousada do Rio★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,9 A Pousada do Rio tem uma localização ótima, próxima do Centro, com vários restaurante por perto. Atrás da pousada corre o rio Preguiça e tem uma praia particular muito agradável para os fins de tarde. Os quartos são básicos, mas muito bem cuidados, o café da manhã é simples, mas delicioso e os funcionários são muito educados, sempre prestativos e dispostos a nos ajudar. É um bom lugar para ficar nos Lençóis Maranhenses. |
Chalé Marinas★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,1 A Chalé Marinas é uma pousada simples, sem luxo, mas com aconchego e conforto. É disso que precisamos, né? Os quartos são compactos, mas bem resolvidos, arejados e sempre muito limpos. Assim como as áreas externas, que têm redes e espreguiçadeiras. O rio Preguiças passa atrás da pousada e dá para fazer passeio de caiaque, que fica à disposição dos hóspedes. Isso é muito interessante para quem vai ficar nos Lençóis Maranhenses e quer aproveitar tudo! O café da manhã é muito bom, com bastante opções de pães, bolos e frutas. O atendimento é sempre muito elogiado e eles ajudam a organizar os passeios com uma agência parceira. |
Encantes do Nordeste★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,3 A Encantes do Nordeste tem uma decoração linda, com quartos super bem planejados e confortáveis, com camas, travesseiros e roupas de cama e banho de primeira. A pousada tem, ainda, um jardim grande e muito bem cuidado, e uma piscina maravilhosa. O restaurante Bambaê, que pertence à pousada, é excelente e tem um cardápio muito variado. Ele fica na margem do rio Preguiça e, sem dúvida, você tem que almoçar ou jantar nele pelo menos uma vez. Vale muito a pena! É um verdadeiro achado para viajantes que procuram conforto sem gastar muito para ficar nos Lençóis Maranhenses. |
Portal do Sol Lençóis Pousada★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,7 A Portal do Sol Lençóis Pousada tem uma estrutura muito boa, novinha, com uma piscina ótima e quartos super aconchegantes. Todos têm camas boas, macias e roupa de cama e banho de qualidade. Isso deixa tudo ainda mais confortável. A pousada tem um píer e os barcos que fazem os passeios pelo rio e que vão até Caburé param nele para pegar os hóspedes. Isso significa que temos mais comodidade, um ponto muito positivo, não acha? É um bom lugar para ficar nos Lençóis Maranhenses. |
Pousada Vasto Horizonte★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,7 A Pousada Vasto Horizonte tem quartos bons, uma piscina agradável e está pertinho do Centro de Barreirinhas, mas tem um restaurante muito bom na pousada e nem será necessário sair para comer, se não quiser. O atendimento é sempre muito bom – sabe quando os funcionários fazem de tudo para nos agradar? É assim. Eles também ajudam a organizar os passeios e deixam os nossos dias muito mais práticos. Vale muito a pena dar uma conferida na Pousada Vasto Horizonte e comparar com as outras da cidade antes de decidir onde ficar nos Lençóis Maranhenses. É aquele básico que a gente gosta, sabe? |
Pousada Atairu★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,1 Às margens do rio Preguiça, a Pousada Atairu é uma boa opção para quem quer ficar no ponto mais boêmio de Barreirinhas: ela fica exatamente no píer onde estão restaurantes, bares, lojinhas e é onde todo mundo se encontra no fim do dia. Os quartos são básicos – como na maioria das pousadas em Barreirinhas –, mas valem o preço que pagamos. A Pousada Atairu pode ser uma ótima opção para ficar nos Lençóis Maranhenses principalmente se você estiver viajando sozinho e quer fazer novas amizades. |
Pousada D’ Areia★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,7 A Pousada D’ Areia tem uma localização fantástica, na principal avenida de Barreirinhas, no Centro, perto de tudo: mercados, farmácias, agências de passeios e tudo mais. É, sem dúvida, seu maior ponto positivo. Os quartos com simples, sem luxo, mas com o conforto necessário para uma boa noite de sono. O café da manhã é sempre farto, com muitas variedade e o custo-benefício é interessante, principalmente por causa da localização, que facilita tudo. Se você procura um lugar para ficar nos Lençóis Maranhenses que seja prático e bem localizado, a pousada pode ser uma boa escolha. |
Pousada Vitória do Lopes★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,1 A Pousada Vitória do Lopes tem uma pegada bem rústica, com uma estrutura simples e quartos básicos. Seus pontos fortes são a localização, pertinho do píer, onde a vida de Barreirinhas pulsa mais forte. Muitos hóspedes elogiam a simpatia da equipe de funcionários e isso parece mesmo ser um diferencial da pousada. O custo-benefício é muito vantajoso e isso também faz dela um bom lugar para ficar nos Lençóis Maranhenses, principalmente se não quiser gastar muito. |
Casa Vilar Rio★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 7,7 A Casa Vilar Rio é perfeita para quem quer mais privacidade e espaço, para curtir os Lençóis Maranhenses com calma, podendo explorar cada canto deste paraíso brasileiro. Ela fica em uma área bem tranquila, a menos de um quilômetro do Centro. São 200 metros quadrados que acomodam até oito pessoas em quatro quartos. Todos os ambientes são muito bem cuidados e a cozinha é super bem equipada. O rio Preguiças passa no fundo do quintal, onde tem uma prainha privada. Não é sensacional? |
Atins
Atins é um povoado, um distrito de Barreirinhas, que fica de frente para a foz do rio Preguiças. Seu território está fora da área do Parque, mas é praticamente dentro, porque é muito perto mesmo.
Um exemplo disso é que você pode ir caminhando pela praia e chegar às dunas do Parque. Mas, claro que, para explorar tudo com segurança, um condutor credenciado é indispensável.
O povoado é bem simples – bem pé na areia, como costumamos dizer – e isso que o deixa tão interessante, especialmente para quem busca tranquilidade e uma experiência mais próxima da natureza e das comunidades tradicionais que habitam esta região.
No Atins dá para fazer kite-surf, wind-surf, caiaque, stand up padlle, passeios de bicicleta, surfe e muito mais.
Além disso tudo, Atins tem pousadas sensacionais, e, por isso, eu acho que vale muito a pena escolher Atins para ficar nos Lençóis Maranhenses.
As saídas regulares são sempre ao meio-dia e os preços variam entre R$ 50 e 70, dependendo da agência e do período do ano. Lanchas privativas também fazem o trajeto e você pode combinar o preço com uma agência local – pode custar mais de R$ 400 dependendo no número de passageiros.
Também dá para chegar de carro a Atins, mas esta não é primeira opção, especialmente no período das chuvas ou imediatamente depois. Independente da época, você precisará de um veículo 4×4 e não é indicado fazer o trajeto sem um guia local.
Eu vou mostrar as melhores pousadas do povoado para você ter uma ideia do que pode encontrar.
Preço da diária
Agora que você já sabe a melhor área para ficar em Atins, veja no mapa abaixo os preços das diárias.
No mapa baixo, você pode ver todas as opções de hospedagem e para saber mais, você só precisa clicar nos pins e pronto.
Pousada Velho Bateau★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,0 A Pousada Velho Bateau é um encanto. Ele fica um pouco distante da praia, mas isso não significa que você não poderá contar com o conforto dos quartos, chalés e bangalôs. Se quiser, inclusive, você pode ficar em um barco que foi totalmente adaptado para receber viajantes do mundo todo. Com toda essa personalidade, a pousada ainda tem um café da manhã fabuloso, atendimento para lá de profissional e personalizado, e, ainda, há transporte gratuito para a praia e para a centrinho. Vale a pena dar uma olhada com calm aantes de escolher onde ficar nos Lençóis Maranhenses. |
Pousada Jurará★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 7,9 A Pousada Jurará fica no Centrinho, perto de tudo o que você vai precisar. Há vários restaurantes muito interessantes a uma curta caminhada da pousas – lembrando que as ruas são de areia. A estrutura da pousada é muito aconchegantes, com áreas comuns muito bem cuidadas e super acolhedoras. Isso é excelente para quem quer fazer uma viagem relaxante e tranquila, a poucos passos do paraíso dos Lençóis. Os quartos são bons, sem luxo, mas com tudo na medida certa: cama boa, travesseiros ótimos e roupa de cama e banho de primeira. É, sem dúvida, uma das melhores opções para ficar nos Lençóis Maranhenses. |
Villa Estrelas Atins★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,1 A Villa Estrelas Atins é uma pousada charmosa, muito bem organizada e funciona no estilo cama café. É um lugar silencioso, tranquilo e perfeito para quem busca descanso. O café da manhã é sempre muito gostoso e farto, com alimentos frescos e pratos locais. O atendimento dos funcionários é espetacular e isso colabora muito para que a gente se sinta em casa. Os quartos são amplos, arejados, com camas e travesseiros ótimos. As áreas comuns são super agradáveis e estão sempre muito bem limpas. Vale conferir! |
Pousada Eureka★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,5 A Pousada Eureka em uma estrutura rústica, cercada por coqueiros e pela natureza dos Lençóis. Os quartos e bangalôs têm decoração minimalista, sem luxo, mas são muito práticos e confortáveis. A localização da pousada é excelente, pertinho do cais, onde param os barcos, e da rua principal, onde está o pequeno comércio do povoado. É uma das melhores no quesito custo-benefício, perfeito para quem quer um lugar barato para ficar nos Lençóis Maranhenses. |
Lagoa do Vento Atins★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,8 A Lagoa do Vento Atins também fica bem localizada, pertinho do Centro e da praia. Isso significa que dá para conhecer boa parte do povoado em pequenas caminhadas. Com uma das melhores estruturas de Atins, a pousada tem ambientes muito acolhedores, arejados e que se encaixam perfeitamente com o estilo do povoado, sem luxo, mas com conforto absoluto: os quartos são absurdamente confortáveis e silenciosos. O atendimento é maravilhoso e a gente se sente em casa, com tratamento de rei. O café da manhã é uma delicia, os pratos do restaurante são simplesmente demais. Se você escolher este lugar para ficar nos Lençóis Maranhenses, pode saber que terá uma grande experiência. |
Muita Paz★★★★★ | Nota de Avaliação: 9,6 A Muita Paz é simplesmente sensacional. Eu avisei que Atins tem muitas pousadas incrível, né? Esta é mais uma das muitas boas opções do povoado e o próprio nome diz muita coisa sobre ela. De frente para para a prainha da foz e a uma curta caminhada da rua principal, a pousada tem ambientes excelentes, muito bem pensados e com o aconchego que merecemos. Quartos amplos, que acomodam até seis pessoas, e camas muito boas garantem um sono tranquilo e revigorante, porque subir e descer dunas é prazeroso, mas cansa, né? É uma das minhas preferidas para ficar nos Lençóis Maranhenses. |
Oceano Atins Casa Boutique★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 7,7 A Oceano Atins Casa Boutique fica de frente para prainha, pertinho Centrinho de Atins. A pousada é maravilhosa, tem várias opções de quartos, suítes e chalé – a vista do chalé é sensacional. Todos são bem decorados, sem luxo, mas com tudo que precisamos: camas boas, travesseiros excelentes e tranquilidade, o que garante maravilhosas noites de sono. Além da localização e da estrutura, a pousada ainda tem como pontos positivos o atendimento, sempre muito elogiado, e o café da manhã delicio que é servido sempre fresquinho. |
Maré de Atins Eco Lodge★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,6 A pousada Maré de Atins Eco Lodge fica mais afastada da praia e do Centro. Com vários chalés espalhados por uma grande área verde, ela pode ser interessante para quem que viver um pouco o estilo pé na areia de Atins. Embora sua estrutura seja simples, o atendimento caloroso e próximo nos deixa mais confortáveis. O café da manhã é bom e o custo-benefício é interessante para quem não quer gastar muito em um lugar para ficar nos Lençóis Maranhenses. |
Vila Aty Lodge★★★★★ | Nota de Avaliação: 9,0 A Vila Aty Lodge é uma das minhas favorita. Sabe quando um lugar ocupa um espacinho especial no seu coração? É assim que aconteceu comigo. De todas as pousadas, ela é a que tem o conjunto de atributos mais interessante, a começar pela localização, numa área muito tranquila, pertinho da prainha. Os quartos são maravilhosos. Bem planejados, têm espaço de sobra, camas grandes e macias, travesseiros e roupa de cama de primeira e uma decoração clara e limpa que traz conforto e leveza, o que a gente mais quer na vida, ne? O café da manhã é delicioso, servido na área da piscina – que é sensacional para tomas uns bons drinques no fim de tarde. O atendimento é muito especial, porque o pessoal faz de tudo para ajudar. Eu acho, de verdade, que é uma grande escolha para ficar nos Lençóis Maranhenses. |
Vila das Águas★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,9 A Vila das Águas é outra boa opção. Ela é novinha e opera com poucos quartos, então quem se simpatizar por ela tem que fazer a reserva com antecedência para não perder a chance de ter esse lugar magnífico para ficar nos Lençóis Maranhenses. Tudo é de muito bom gosto, com áreas confortáveis e limpas. O café da manhã muito gostoso e também há a opção de almoçar e jantar na pousada. Aliás, o restaurante é sempre muito elogiado e serve bons drinques também. O que acha? |
Atins Charme Chalés★★★★★ | Nota de Avaliação: 9,2 A Atins Charme Chalés tem no atendimento o seu ponto forte, com funcionários totalmente comprometidos em nos receber da melhor forma possível. Quando a gente chega, eles nos recebem com frutas e na entrada do chalé uma bacia com água e flores para lavar os pés – já que as ruas são de areia. Isso já nos deixa mais confortáveis, mas as coisas não param por aí. Os quartos são ótimos, espaçosos, com ar-condicionado e cama excelentes. Todos são bem fechado, então tem poucos mosquitos o que é bem comum em Atins, como você pode imaginar. A área da piscina é fantástica, simplesmente, a melhor piscina da região. Não é o lugar mais barato para ficar em Atins, mas vale cada centavo. Então, se você gosta de conforto e qualidade, o custo-benefício é justo. É um dos lugares que mais gosto para ficar nos Lençóis Maranhenses. |
Convento Arcádia★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,3 A pousada Convento Arcádia é mais uma totalmente integrada à natureza e ao estilo do povoado de Atins. Então, se você precisa de um lugar para relaxar o corpo, a mente e a alma, pode fazer a reserva que você acabou de encontrar. Tudo lembra o estilo de vida simples e leve do vilarejo de pescadores, com detalhes simples, mas que trazer aquela gostosa sensação de estar em casa, sabe como é? Isso é bom demais! Os quartos bem arrumados, as redes estendidas debaixo das árvores, a brisa que percorre a grande área verde, o cantos dos pássaros e a equipe, comanda pelo dono, o Olavo, deixam tudo perfeito. É uma grande escolha para ficar nos Lençóis Maranhenses. |
Santo Amaro
Apesar de ficar a apenas dois quilômetros dos Lençóis Maranhenses, Santo Amaro ainda não caminhou bem no desenvolvimento do turismo. Isso reflete na infraestrtura da cidade, na quantidade de boas pousadas, restaurantes, agências de receptivo e outros serviços.
A cidade é bem pequena, tem apenas cerca de 15 mil habitantes e o ponto positivo de ficar nela é que você poderá conhecer áreas menos exploradas do Parque, já que a maioria dos turistas prefere Barreirinhas e Atins, que estão na mesma rota.
Santo Amaro fica mais perto de São Luís, a capital maranhense. São 236 quilômetros de distância, que podem ser percorridos em, aproximadamente, 4h.
Depois de explicar o básico sobre Santo Amaro, vou deixar minha opinião: se você quer voltar muito bem impressionado de sua primeira viagem aos Lençóis, escolha Barreirinhas ou Atins.
Na verdade, o ideal é conhecer os dois, Barreirinhas e Atins: dois ou três dias em cada se quiser um roteiro tranquilo.
De qualquer forma, eu vou mostrar as opções de hospedagem mais viáveis de Santo Amaro. Lembro que o padrão é bem simples, sem nenhum luxo.
Preço da diária
Agora que você já sabe a melhor área para ficar em Santo Amaro, veja no mapa abaixo os preços das diárias.
No mapa baixo, você pode ver todas as opções de hospedagem e para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto.
Pousada Rancho das Dunas★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,4 A Pousada Rancho das Dunas fica a uns dois quilômetros do Centro, em uma área de muito verde onde paz e tranquilidade reinam absolutamente. Então, se você anda precisando de uns dias para se reconectar, este é o lugar certo. As áreas comuns são muito agradáveis, arejadas, frescas e os jardins são muito bem cuidados. As redes na varanda são ótimas para relaxar depois dos passeios – vai por mim que é sucesso! Os chalés são amplos, muito bem cuidados e com aquele jeitinho de casa da gente, sabe como é? Tem conforto na medida, sem regalias ou luxos desnecessários. Isso reflete no preço da diária, deixando o custo-benefício mais interessante. |
Vila do Junco★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,6 A Vila do Junco tem uma das melhores notas de avaliação de Santo Amaro e não é difícil entender o motivo: a estrutura rústica revela um pouco do modo de vida na região dos Lençóis e isso nos proporciona uma experiência de hospedagem muito marcante. Toda a pousada foi construída de forma sustentável, aproveitando a luz no dia e o ar puro de umas das regiões mais linda do Brasil. Mas isso não quer dizer que você não terá conforto e privacidade. Aliás, essas são duas qualidades fortes da pousada. Os bangalôs são espaçosos, perfeitos para duas pessoas, e têm acesso a todas as áreas da pousada, incluindo um deque com uma “piscina natural”. O atendimento é muito elogiado e pode ter certeza que eles farão de tudo para agradar você. |
Vila Capininga Ecopousada★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,6 A Vila Capininga Ecopousada é uma pousada simples, com tudo de positivo que esta palavra pode significar. Acomodações limpas, bem cuidadas, atendimento muito caloroso e simpático da equipe – da recepção à camareira, eles são impecáveis. Os quartos têm o conforto básico, mas são interessantes para quem viaja com família, já que dá para acomodar até seis pessoas. Isso ajuda muito a deixar o custo-benefício para lá de interessante. Então, se você vem para Santo Amaro, pode ser uma opção econômica para ficar nos Lençóis Maranhenses. |
Quando as diárias ficam mais barata?
Esta parte do Maranhão tem duas estações bem definidas. A estação chuvosa vai de fevereiro a maio, e a estação seca, de junho a janeiro. Se você quiser ver as lagoas cheias, verdinhas e com água limpinha, a melhor escolha é ir nos meses logo no começo da estação seca, entre junho e agosto, de preferência.
Esta é a alta estação nos Lençóis Maranhenses e, claro, as diárias e os passeios ficam mais caros. O segredo para conseguir um bom lugar com preço justo é fazer a reserva com antecedência.
→ Quando ir aos Lençóis Maranhenses
A partir do mês de setembro as lagoas começam a desaparecer pouco a pouco e, a partir de novembro, pode ser que você tenha que caminhar muito para encontrar uma com qualidade boa para banho.
No período da estação chuvosa e nos meses depois de setembro, a tendência é de preços mais baixos, mas, certamente, você não verá os lençóis no seu auge, como eu tive a sorte de encontrar.
Veja mais dicas do Maranhão
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Maranhão.
Veja mais dicas do Maranhão
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Maranhão.
Respostas de 6
lençois maranhense dicas
Lençóis Maranhenses é exuberante de tão lindo,senti a presença de DEUS muito forte naquele lugar,só DEUS pra nos deixa uma arquitetura tão linda aqui nessa terra 🙏
Oi, Fernanda.
Vale a pena conhecer Barreirinhas, a principal cidade dos Lençóis. Não pela cidade, de fato, mas pelos atrativos que tem por perto.
Dois dias se puder.
Um abraço.
Altier, parabéns pelo Blog. Muito bacana.
Vou fazer a Rota das Emoções em junho, começando por Jeri e terminando nos Lençois. Pensei em ficar só em Atins nos lençóis, por 3 noites – para evitar muito deslocamento. V. acha que é bom ou melhor dividir com outro lugar?
Obrigada,
Fernanda.
Oi, Jadson.
É um dos lugares que mais gosto no Brasil.
Vá conhecer.
Um abraço.
Boa Tarde!
Tenho muita vontade de conhecer os lençóis maranhense.