As fantásticas Cataratas do Niágara dividem com outras duas o título de quedas d’água mais famosas do mundo.
Ao lado das Victoria Falls, entre a Zâmbia e o Zimbábue, e das Cataratas do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, as Cataratas do Niágara se destacam por serem as maiores em volume de água.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
Cataratas do Niágara
O conjunto de quedas, na verdade, é formado por três enormes cachoeiras: Horseshoe Falls, American Falls e Bridal Veil Falls. Combinadas, elas têm uma vazão média de mais de 160 mil metros cúbicos de água por minuto.
Formadas pelo do Rio Niágara, as cataratas correm por território americano e canadense, entretanto a visão do lado canadense é indiscutivelmente superior à do lado americano.
Uma prova disso é que os Estados Unidos tiveram que construir uma plataforma para poder ver a sua própria queda d’água.
O momento mais emocionante do passeio é seguir de barco até bem perto das cataratas.
Um mundo de água espalha uma constante chuva gelada por todos os lados e, mesmo usando uma capa plástica para me proteger, tive que ter cuidado para não sair todo molhado.
Apesar disso, eu garanto que é muito emocionante!
Vinícolas de primeira
Na região das Cataratas do Niágara, eu aproveitei para conhecer a rota do vinho, ainda na cidade de Niagara Falls.
A especialidade dessa região é o Icewine, uma raridade inventada pelos alemães, mas que ganhou fama e um sabor especial no Canadá – na cidade, é feito o mais saboroso vinho desse tipo em todo do país.
A bebida recebe esse nome porque é produzida durante o inverno, quando a temperatura se aproxima dos dez graus negativos. Das uvas naturalmente congeladas, nasce o vinho mais saboroso que já experimentei.
Eu visitei a Peller States, uma fazenda produtora de vinho que poderia ser cenário de belíssimos filmes.
Um imenso casarão abriga a fábrica, a adega – onde a bebida é guardada em barris sob temperatura controlada – e uma elegante loja.
Isso tudo está cercado por uma área verde superenvolvente e por videiras bem cuidadas.
Como visitar as Cataratas do Niágara
Quanto custa
Há inúmeras opções de atividades para fazer dentro e fora do área das Cataratas do Niágara. Você pode consultar as opções e os preços.
Quando ir
O Canadá tem clima temperado, e as estações aqui são bem definidas.
No inverno, entre dezembro e março, faz muito frio e os termômetros estão sempre bem abaixo do zero. Apesar disso, raramente as cataratas congelam completamente.
No verão, especialmente entre julho e agosto, os dias são mais quentes e ensolarados. É nessa época que as cachoeiras ficam mais caudalosas.
Como chegar
A cidade canadense de Niagara Falls fica a 130 quilômetros de Toronto.
Usando o sistema de transporte público, dá para chegar tranquilamente. O valor médio do tíquete de ida ou de volta é de CAD 20, para um adulto.
Onde ficar
Niagara Falls é pequena, mas tem uma boa infraestrutura turística. Claro, a cidade vive disso!
Porém, para garantir os melhores preços, é sempre bom fazer as reservas com antecedência.
Informações Básicas
Visto
Brasileiros precisam de visto para entrar no país. Veja como solicitar.
Documentos
Brasileiros precisam apresentar o passaporte dentro da validade.
Dinheiro
O dólar canadense (CAD) é a moeda local. Você também pode levar dólares americanos.
Vacinas
Nenhuma vacina específica é necessária para entrar no país.
Informações sobre covid-19
O Canadá suspendeu todas as exigências de vacinação, testes, quarentena e isolamento a partir 1º de outubro de 2022. Assim, não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação contra covid-19 nem testes de chegada.
Entretanto, se você tiver apresentando sintomas de covid-19, as autoridades canadenses orientam a não viajar para o país.
Se apresentar algum sintoma de covid-19 na chegada ou durante a viagem você deve informar as autoridades aeroportuárias, que poderão lhe encaminhar para uma avaliação de saúde.
Apesar de não ser obrigatório, não é indicado viajar sem o seguro viagem.RETORNO AO BRASIL
Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.
Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.
Seguro viagem
Nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.
O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.
→ Faça uma cotação do seguro viagem
Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em outros países? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.
Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
Veja mais dicas do Canadá
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Canadá.
olá, Gostaria de saber se eu for fazer o passeio de carro de Toronto, passando na vinicola e depois indo nas cataratas, tem fiscalização policial nas estradas ou pode fazer a degustação dos vinhos e prosseguir viagem? Voce acha que dá para ir em duas vinícolas mais as cataratas em um mesmo dia ou fica muito cansativo? estou em duvida entre a Peller e a two sisters.
Obrigada
Oi, Carolina.
Primeiro, preciso dizer que beber e dirigir não combina em lugar nenhum do mundo. 🙂
Segundo, não aconselho brincar com a polícia canadense, porque as leis são bem rígidas e, principalmente, cumpridas.
Portanto, se você quer fazer a degustação nas vinícolas, não aconselho alugar um carro, a não ser que tenha um “motorista da vez”.
Um abraço.
Esse lugar e muito lindo.
Concordo, Daniel.
Esse passeio é realmente muito bonito. Os vinhedos…tenho otimas lembrancas.