Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar na Praia de Flecheiras, no Ceará: hotéis e pousadas

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: Leon Vasconcelos

Você já sabe que o Ceará tem praias lindas e sol o ano inteiro. Só que, além das famosas Jericoacoara e Canoa Quebrada, há praias mais calmas e menos badaladas. Por isso, eu explico onde ficar na Praia de Flecheiras para você aproveitar o que ela tem de melhor.

Flecheiras – ou flexeiras – é uma praia do município de Trairi e fica a cerca de 140 quilômetros de Fortaleza, a capital cearense, no caminho para Jericocoara.

Uma das coisas que você vai notar – e que eu achei fantástico – é que ao mesmo tempo que sua aparência simples nos transmite o aconchego de uma vila cearense, a boa infraestrutura dos hotéis e das pousadas nos garante conforto e privacidade.

É um lugar para ligar o modo off e relaxar de frente para o mar, com o melhor da comida litorânea nordestina e o atendimento caloroso e simpático do cearense.

Piscinas naturais de Flecheiras

Além da tranquilidade que é característica peculiar desse lugarzinho, a Praia de Flecheiras também é muito famosa por causa das piscinas naturais que se formam entre as pedras que aparecem em um trecho da praia, bem pertinho da areia.

Na maré-baixa, quando elas aparecem com mais evidência, e com dia claro e quente não há coisa melhor do que ficar mergulhado em uma delas.

As piscinas ficam bem pertinho da parte mais movimentada, mas, se quiser, você pode explorar outras praias bem naturais e desertas que ficam na região em passeios de buggy organizados por operadores locais – não será difícil achar quem ofereça o serviço.

MUNDAÚ E OUTRAS PRAIAS
Flecheiras é apenas uma das praias de Trairi, no litoral oeste do Ceará. Nesta região também ficam Mundaú e Guajiru, que você pode explorar a partir de Flecheiras.

Mundaú é uma comunidade que vive basicamente da pesca e fica a pouco mais de 15 quilômetros. Guajiru fica mais perto, a penas cinco quilômetros.

Agora que você já tem uma ideia do que lhe espera, veja o que eu vou explicar neste post:

Onde ficar na Praia de Flecheiras

Flecheiras é uma praia ladeada por dunas e fica a 23 quilômetros da sede de Trairi. Então, se você quiser aproveitar melhor o que a praia tem de bom,  eu aconselho a ficar hospedado o mais perto dela possível  para evitar deslocamentos.

Por isso, eu fiz essa lista com as pousadas mais aconchegantes e os hotéis mais bem avaliados, e até inclui algumas opções de casas de temporada para quem pensa em ficar mais tempo, todas em localizações excelentes.

Para você entender melhor, vamos ter como ponto de referência a Praça São Pedro, a principal do vilarejo. É nos arredores dela que estão os melhores restaurantes, algumas lojinhas de artesanato, os mercadinhos e tudo mais.

A Praça fica na altura das piscina naturais da Praia de Flecheiras, então quanto mais perto dela, melhor. Mas, claro, há excelentes opções em toda a praia.

Eu vou falar sobre cada uma delas com mais detalhes a partir de agora.

Pousada Janelas do Mar

A Pousada Janelas do Mar é a queridinha de Flecheiras e não é difícil entender o motivo dela ser tão procurada: a estrutura é ótima, com tudo muito bem organizado e cuidado. Limpeza super em dia, ambientes arejados e muito aconchegantes são garantia.

Não é uma pousada de luxo, mas fica a um passo da praia, no melhor estilo pé na areia – a estrutura montada de frente para as piscinas naturais é sensacional mesmo. Tem uma piscina agradável, quartos básicos mas bem resolvidos e um um colorido vibrante.

Onde ficar na Praia de Flecheiras

Pousada do Paiva

A Pousada do Paiva é outra muito boa. Ela fica a um quadra da praia, em uma área com muitas outras pousadas por perto – são só alguns minutos de caminhada até as piscinas naturais.

Os quartos são bem resolvidos, a piscina é boa e o atendimento é sempre muito elogiado, assim como o café da manhã que é servido de frente para a praia. Vale a pena dar uma olhada com calma.

Onde ficar na Praia de Flecheiras

Pousada Catavento

A Pousada Catavento tem uma localização espetacular, pertinho da praia, da Praça São Pedro e de vários restaurantes. Isso é muito bom pois dá para fazer muita coisa a pé, em poucos minutos de caminhada.

A piscina é aquecida, os quartos são bastante confortáveis e super charmosos. Os funcionários são muito atenciosos e o café da manhã é sempre elogiado. Isso tudo faz ela ser uma boa opção para você escolher onde ficar na Praia de Flecheiras.

Pousada Sandbeach

A Pousada SandBeach também fica na mesma área, perto da Praça São Pedro e a 60 metros da praia – é tudo muito perto mesmo. A Lúcia, dona da pousada, e todos os funcionários são muito atenciosos e fazem de tudo para nos deixar a vontade.

Tranquilidade, receptividade, organização, conforto, excelente café da manhã, proximidade do mar. É uma das minhas preferidas levando em consideração a soma das características.

Inn Tribus Hotel

O Inn Tribus Hotel é super agradável, tem uma piscina maravilhosa, um jardim aconchegante e até brinquedoteca, que fica ao lado de onde é servido o café, o que é ótimo para os pais, já que dá para comer e ver as crianças.

Onde ficar na Praia de Flecheiras

A decoração dos espaços comuns é moderna e os quartos seguem o mesmo estilo, sem luxo, mas confortáveis. A localização também é muito boa, em uma área mais tranquilo e, ainda assim, perto de tudo.

Vila Flecheiras

A localização da Villa Flecheiras é boa para quem não faz questão de ficar perto da praia e quer pagar um preço justo por isso. Apesar de ficar em uma área mais residencial, tem mercados, restaurantes, farmácias e todos aqueles serviços que a gente sempre precisa por perto.

Os quartos são super limpos, muito bem organizados, com camas e lençóis novos. O ar condicionado funciona bem – isso é muito importante. É uma pousada básica, mas que atende às expectativas.

Beach Wind Hotel

O Beach Wind Hotel também não tem luxo, mas é um dos mais bem avaliados de Flecheiras. Os quartos são aconchegantes, com estilo e conforto na medida. A piscina é boa e o restaurante tem pratos muito bons – isso é um ponto muito positivo.

Onde ficar na Praia de Flecheiras

É uma boa opção para quem viaja em família, já que há quartos que acomodam bem até quatro pessoas. Também indico para quem quer mais tranquilidade e privacidade, já que fica um pouco mais afastado da parte mais movimentada da Praia.

The Coral Beach Resort

Para quem gosta de resort, tem o The Coral Beach. Ele fica no distrito de Pedra Chata, a mais ou menos sete quilômetros de Flecheiras, mas a estrutura que oferece compensa a distância.

Onde ficar na Praia de Flecheiras

O lugar é realmente paradisíaco, com vista para o mar, e o atendimento é espetacular. Os quartos amplos, arejados e sempre muito limpos trazem conforto e segurança.

Onde ficar na Praia de Flecheiras

Zorah Beach Hotel

O Zorah Beach Hotel é fantástico. Com a melhor estrutura da região, ele é para quem quer conforto e luxo sem tirar o pé da areia. Isso porque o hotel é decorado com extremo bom gosto e fica de cara para a praia.

Onde ficar na Praia de Flecheiras

Não preciso dizer que é o meu favorito, mas, claro, é um dos mais caros também. Se você está querendo dias incríveis, atendimento muitíssimo elogiado e tranquilidade, não há melhor lugar para ficar na Praia de Flecheiras. 

Onde ficar na Praia de Flecheiras

Eco Residence Flecheiras

O Eco Residence Flecheiras é um condomínio fechado com bangalôs individuais e você pode alugar um deles no esquema de casa de temporada. Eles são completos, equipados com todos os móveis e utensílios de uma casa, por isso são perfeitos para quem viaja com a família.

Onde ficar na Praia de Flecheiras

São três suítes muito boas, varanda arejada e muito aconchegante, pertinho da praia – uns 200 metros a pé. Além disso, você pode usufruir de toda estrutura do condomínio, como as piscinas, sauna e tudo mais.

Faixas de preço na Praia de Flecheiras

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar na Praia de Flecheiras.


Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as da região central.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Para planejar a sua viagem com mais segurança, dê uma olhada nas dicas que eu vou apresentar a partir de agora.

↑ Voltar ao índice

Quando ir: a melhor época para conhecer

É verão o ano inteiro no Ceará. A verdade é que, como as estações não são bem definidas, sempre faz calor e sol nesta parte do Brasil. E isso é perfeito para quem quer aproveitar praia, não é mesmo?

Mas, claro, há alguns meses que têm maior possibilidade de chover do que outros. Esse período vai de fevereiro a junho, mas isso não significa que chova todos os dias e o dia inteiro.

Foto: Leon Vasconcelos

De qualquer forma, se puder, evite os meses de março e abril, eu acho melhor porque são os meses mais chuvosos.

 A melhor época para conhecer a Praia de Flecheiras é de julho a janeiro , quando a chance de chover é praticamente inexistente. Mas, claro, nos meses de férias escolares tudo fica mais lotado e caro.

↑ Voltar ao índice

Como chegar: todas as opções de transporte

Como comentei, a Praia de Flecheiras fica a 140 quilômetros de Fortaleza, onde está o aeroporto mais próximo, o Aeroporto Internacional de Fortaleza (FOR).

DE CARRO

A viagem é feita pela CE-085 que é duplicada e tem manutenção em dia pelo menos até a entrada da cidade de Trairi. Da sede do município até a praia são mais 23 quilômetros pela CE-346. Você pode ver a rota neste mapa.

No aeroporto da capital cearense você encontra todas as locadoras de carro mais conhecidas, mas você também pode comparar os preços e fazer a reserva com antecedência.

DE ÔNIBUS

Você tem pelo menos duas opções para seguir viagem de ônibus.

A Expresso Guanabara tem partidas duas vez por dia. A viagem dura cerca de 3h30 e a passagem custa em torno de R$ 25.

A Fretcar também faz essa rota, mas a venda da passagem é feita apenas no escritório da empresa. Você pode consultar horários e preços pelo telefone (85) 3402-2244.

Para circular na região de Trairi – entre Flecheiras e outras praias – você pode usar as vans da Cooperita, que tem várias rotas nessa região do Ceará.

DE TRANSFER

Há várias agências que fazem o traslado de Fortaleza para Flecheiras. Algumas deles são: EcoViagem, Planetatur, Coco Verde TurVitorino Turismo.

Essas empresas também organizam passeios de um dia. Apesar de não ser o ideal, essa pode ser uma opção se você não puder ficar mais tempo nesse paraíso. Os preços variam entre R$ 70 e 150 de acordo dom o serviço contratado.

↑ Voltar ao índice

Onde comer e as melhores barracas

Como você pode imaginar, há muitos restaurantes especializados em frutos do mar, que chegam fresquinhos à mesa.

Os camarões são gigantes e as moquecas de peixe e de arraia geralmente são fartas e deliciosas – e olha que sou capixaba, da terra da moqueca mais deliciosa do Brasil.

Na beira da praia, as melhores barracas são a Maré Alta – que era apenas uma barra mesmo, mas já tem estrutura de restaurante – e a Barraca da Amizade, que tem uma pegada mais leve com preços típicos das praias cearenses.

O Marítimo Restaurante também fica coladinho da praia e é uma excelente opção com bastante variedade no cardápio. O Sacada Beach Restaurante e o Crepe ao Mar são bons para jantar.

Quem não gosta de frutos do mar pode recorrer à tradicional pizza da Nônô Pizzaria.

↑ Voltar ao índice

Veja mais dicas do Ceará

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Ceará.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *