30 coisas indispensáveis para ver e fazer em Fortaleza e arredores – além do básico

Atualizado em 29 de novembro de 2022 – 13 min de leitura

O que fazer em Fortaleza

A capital do Ceará é uma cidade linda, com uma cultura riquíssima e um história intrigante, e há muitas coisas para fazer em Fortaleza, isso inclui visitar o Centro Histórico e curtir belas praias.

O que você precisa saber logo de início é que independentemente do seu estilo, a cidade sempre terá algo de bom para lhe oferecer.

Não é por acaso que a cidade tem fama de ser acolhedora, e se tornou conhecida como a capital do Nordeste, porta de entrada para as praias cearenses, algumas das melhores que encontramos no Brasil.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Entenda Fortaleza

Fortaleza é uma cidade de 2,7 milhões de habitantes e é a capital do Ceará, o oitavo estado mais populoso do Brasil. Tem um clima tropical que alterna entre temperaturas quentes e muito quentes ao longo do ano – não é brincadeira: a mínima no inverno é 24 graus –, com uma temperatura média anual de cerca de 27 graus.

Fortaleza foi fundada em 1726 para proteger a costa norte dos ataques estrangeiros – especialmente dos holandeses –, mas estudos revelam que a região já era habitada por humanos há cerca de 2.000 anos.

O que fazer em Fortaleza

Foto: Alexandre Barbosa

A economia da cidade depende muito do turismo graças às suas praias, como as famosas Praia do Futuro, Praia de Meireles, Praia de Iracema e Praia do Mucuripe, além daquelas que ficam a uma curta distância, como Cumbuco, Canoa Quebrada e Morro Branco.

COMIDAS TÍPICAS

Escolher um prato típico cearense é uma tarefa difícil. Cada região tem suas preferências e suas peculiaridades, mas eu recomendo fortemente que você não volte para casa sem experimentar o baião de dois.

→ 100 comidas típicas do Brasil

Muito consumido em vários estados do Nordeste, o baião de dois sempre aparece nas refeições do dia a dia. É uma mistura saborosíssima de arroz com feijão-verde que ganha novos ingredientes de acordo com a região, mas a base é sempre a mesma. 

30 lugares para conhecer em Fortaleza

As praias de Fortaleza são um ótimo lugar para relaxar, praticar esportes e aproveitar o sol. Mas é claro que você também vai querer experimentar alguns dos deliciosos pratos locais feitos com frutos do mar e servidos nas barracas de praia – é difícil não comer bem com tantas opções disponíveis.

O Centro Histórico de Fortaleza é um ótimo lugar para visitar, principalmente se você gosta de história e arquitetura. Ele abriga museus, centros de cultura, igrejas seculares, ótimos restaurantes e bares super animados.

Se você está procurando lugares para conhecer em Fortaleza, eu tenho ótimas dicas para você.

1. Praia do Futuro

A Praia do Futuro fica na zona norte de Fortaleza e é um ótimo lugar para visitar se você estiver procurando por um bom banho de mar e diversão ao sol. A praia tem muitas comodidades, incluindo restaurantes, bares, lojas e chuveiros.

O que fazer em Fortaleza

Foto: Alexandre Barbosa

A água da Praia do Futuro é bem quentinha, o que a torna ideal para banho em todas as estações. Se você estiver procurando um lugar para ficar perto da Praia do Futuro, há muitos hotéis e resorts na área.

2. Praia de Iracema

A Praia de Iracema é a mais famosa de Fortaleza. O nome Iracema vem de um romance de José de Alencar, um dos escritores mais famosos do Brasil. A história se concentra em Iracema, uma jovem indígena que se apaixona por um colonizador europeu chamado Martim.

Foto: Alexandre Barbosa

A praia tem uma faixa de areia extensa, ondas suaves e um tom que vai do verde ao azul, dependendo da intensidade do sol e do agito do mar. É uma praia urbana, em uma das partes mais nobres da cidade e com acesso fácil a outras áreas.

3. Praia do Meireles

Praia do Meireles é um destino muito popular no bairro do Meireles, no Centro da cidade. Essa praia tem ótimas ondas e também é famosa entre os praticantes de surfe. Mais do que isso, a praia é conhecida por suas águas cristalinas e areia clarinha, o que a torna o local perfeito para curtir os dias de sol.

O que fazer em Fortaleza

Foto: Esquilo

É também conhecida por sua vibrante vida noturna, com muitos hotéis, bares, clubes e restaurantes ao longo da orla. Com tanto para oferecer, não é de se admirar que a Praia Meireles seja um dos pontos mais queridos de Fortaleza.

4. Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é uma visita obrigatória para qualquer pessoa interessada na história e cultura brasileiras. O centro conta com museus, galeria de arte, teatro e muito mais.

O que fazer em Fortaleza

Foto: Raphael Nnogueira

O Museu da Cultura Cearense é dividido em seis salões, dedicado à história, produção artística e cultura popular cearenses, o Museu de Arte Contemporânea apresenta uma seleção rotativa da arte contemporânea brasileira. O teatro hospeda uma variedade de eventos de artes cênicas, e o centro também tem um café e uma loja de presentes.

5. Mercado Central

O Mercado Central de Fortaleza é uma das atrações turísticas mais populares da cidade. O mercado foi construído em 1930 e foi reformado algumas vezes desde então. Ele está localizado no Centro da cidade, por isso é fácil chegar de qualquer área onde você estiver.

O que fazer em Fortaleza

Foto: Igor Rodrigues

O mercado abre todos os dias, menos aos domingos, e há muitas lojas que vendem lembrancinhas, roupas, brinquedos, redes e muito mais. Há muitos lugares bons para sentar e fazer uma refeição dentro do próprio mercado – eu recomendo experimentar algo local para o almoço.

6. Mercado de Peixes

Fortaleza tem uma comunidade pesqueira muito forte e tradicional, e para ter uma experiência autêntica, eu sugiro que você vá conhecer o Mercado de Peixes do Mucuripe. Ele fica no coração de Fortaleza e é um dos lugares mais tradicionais para visitar em Fortaleza.

Mas o melhor é ir pela manhã, quando ele abre, às 6h. É nesta hora que o mercado está fervilhando com a atividade de pessoas que compram peixe fresco, frutos do mar e outros mantimentos para suas refeições diárias. Aproveite para experimentar um delicioso peixe grelhado antes de ir embora – você não vai gastar muito dinheiro aqui!

7. Museu do Automóvel

Este é o lugar perfeito para quem é apaixonado carros. O Museu do Automóvel foi inaugurado em 2011 e, desde então, se tornou uma das atrações mais populares de Fortaleza. São mais de 100 carros antigos com mais de 80 anos de história – o mais velho é um Ford T de 1917.

Foto: Julio Holanda

Para além de poderem admirar de perto estes belíssimos veículos, os visitantes podem ainda fazer visitas guiadas ou frequentar um dos vários workshops onde podem conhecer o funcionamento destes carros ou até mesmo construir o seu próprio modelo em miniatura.

8. Catedral de Fortaleza

Localizada no Centro, a catedral foi construída entre 1938 e 1978 no local da antiga Igreja da Sé – a primeira capela erguida neste lugar veio muito antes disso, em 1746. A Catedral Metropolitana de Fortaleza tem estilo neogótico, com uma torre inspirada na Catedral de Colônia, na Alemanha.

O que fazer em Fortaleza

Foto: CivArmy

O exterior é bastante impressionante, com janelas altas e a cor escura das paredes causam um impacto interessante. A parte de dentro é mais clara, e a gente consegue ver a beleza dos vitrais e como as colunas são perfeitamente alinhadas.

9. Ponte dos Ingleses

A Ponte dos Ingleses – que na verdade é um píer – foi construída em 1921 pelo engenheiro inglês William Henry Palmer e é uma das pontes deste tipo mais antigas do Brasil. Feita de ferro e é um dos marcos mais bonitos e icônicos de Fortaleza.

Também conhecida como Ponte Metálica, ela fazia parte de um projeto de melhoramento da estrutura portuária da capital cearense, mas nunca chegou a ser usada com esta finalidade. Hoje, é um importante ponto turístico de Fortaleza.

10. Praia do Mucuripe

A Praia do Mucuripe é uma das praias mais bonitas de Fortaleza e muita gente gosta dele porque é um dos locais mais seguros que se pode visitar nesta cidade.

O que fazer em Fortaleza

Foto: Rafael Ramos e David Andrade

A praia tem areia fofa e águas claras onde você pode ver muitos peixes nadando ao redor de seus pés enquanto você caminha por ela. Há também lugares onde você pode comprar bebidas ou comida se quiser algo fresco antes de voltar para casa.

11. Arena Castelão

O Estádio Governador Plácido Castelo é o maior do Nordeste, com capacidade para mais de 60 mil pessoas, ele foi um dos estádios usados na Copa do Mundo de futebol que aconteceu no Brasil em 2014.

O que fazer em Fortaleza

O estádio é o lar do Clube Esportivo do Ceará – apesar o oficial ser o Vovozão –, e é um dos lugares mais populares para assistir futebol no país: o ambiente dentro do estádio é elétrico, e os torcedores são alguns dos mais apaixonados de todo o Brasil.

12. Teatro José de Alencar

O Teatro José de Alencar é uma joia do Ceará. Ele fica no Centro de Fortaleza e é um dos teatros mais antigos do país: ele começou a ser construído em 1896 e tem uma história longa, que começa como uma simples sala de música e vai até seu atual estado de imponente centro cultural da cidade.

Foto: George Lucas

O teatro sempre foi uma parte fundamental da vida cultural de Fortaleza. Além de receber apresentações regulares, o teatro também oferece uma série de atividades educacionais e oficinas, assim como exposições e outros eventos. O teatro é também uma atração turística popular, com uma bela fachada em estilo eclético e um grande pátio.

13. Pôr do sol no Espigão

Ver o pôr do sol no Espigão é uma experiência como nenhuma outra. À medida que o sol se põe sobre o mar, o céu é iluminado por uma deslumbrante exibição de laranjas e amarelos. A brisa salgada do oceano carrega o som das ondas que quebram na areia. Esta beleza natural é a maneira perfeita de terminar um dia em Fortaleza.

O que fazer em Fortaleza

Foto: Arthur Fonseca

O Espigão é, na verdade, um quebra-mar que ganhou este apelido carinhoso por causa do seu tamanho. Só que há um detalhes, há vários espigões em Fortaleza, sendo que o mais procurado é o Espigão da Avenida Rui Barbosa, que fica na Praia de Iracema.

14. Feirinha da Beira-Mar

Um dos lugares que a maioria dos turistas ama explorar é a feirinha de artesanato da Avenida Beira-mar, na Praia do Meireles. Ela funciona a partir do pôr do sol e há de tudo um pouco: roupas, produtos para casa, lembrancinhas, comida e por aí vai.

15. Museu do Ceará

O Museu do Ceará é uma das mais importantes instituições culturais da região. Foi fundado em 1932 e é dedicado à preservação, exibição e celebração da cultura e história do Ceará. O museu exibe uma variedade de artefatos do rico passado da região, incluindo peças arqueológicas do período pré-colonial, documentos, artefatos dos períodos colonial e imperial, e obras de arte dos séculos 19 e 20.

O que fazer em Fortaleza

Foto: Ivan Stesso

O museu também oferece programas educacionais para estudantes e hospeda vários eventos culturais ao longo do ano. Com sua diversificada coleção e oportunidades educacionais, o Museu do Ceará é um espaço imperdível para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre a história e a cultura da região.

16. Casa de José de Alencar

A Casa de José de Alencar é um dos sítios históricos mais importantes da cidade. Ela fica no bairro Messejana e é um testemunho da vida e da obra do célebre autor brasileiro. A casa, construída em 1826, foi o lugar onde José de Alencar viveu e escreveu durante muitos anos.

Foto: Erika Marinho

Para preservar esse bem histórico, foi construído uma sede onde os viajantes podem visitar o Museu Arthur Ramos, coleção de rendas de bilro Luiza Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira e o Salão Iracema Descartes Gadelha. A sede administrativa do museu, onde são feitas as visitas, fica no bairro José de Alencar.

17. Antiga Cadeia Pública

O prédio da Antiga Cadeia Pública – onde funciona o Centro de Turismo – foi projetado e construído pelo engenheiro Manuel Caetano Gouveia a partir de 1850, levando mais de 16 anos para ser concluído – o primeiro preso só pode ser detido em 1866.

Mantendo as mesmas linhas arquitetônicas e respeitando suas qualidades neoclássicas, a antiga cadeia pública foi convertida num polo turístico onde as celas se transformaram em pequenas lojas de produtos variados – dizem que os vendedores conhecem passagem subterrâneas nunca reveladas.

18. Parque Ecológico do Cocó 

O Parque Ecológico do Cocó é o maior parque natural em área urbana das regiões Norte e Nordeste e o quarto maior da América Latina. Cortado pelo rio Cocó, com mangue, restinga e dunas, o parque tem mais de dois quilômetros de trilhas interligadas, que são perfeitas para quem gosta de estar em contato natureza.

O que fazer em Fortaleza

Foto: BrasilEire

É um passeio para curtir o dia inteiro pela região de Papicu, mas eu indico estar acompanhado de um guia profissional para que tudo seja feito com segurança. É um programa para sair do roteiro básico de Fortaleza.

19. Fortaleza Nossa Senhora da Assunção

A Fortaleza Nossa Senhora da Assunção é um local histórico, construída 17 pelos holandeses – que deram o nome de Forte Schoonemborch –, e serviu como forte defensivo contra os ataques dos invasores holandeses. A fortaleza é uma das mais antigas e mais bem conservadas do país, e foi declarada Patrimônio Nacional pelo governo brasileiro.

Foto: Raphael Holanda

Ela é formada por vários edifícios, incluindo uma antiga capela e uma torre de artilharia. As paredes do forte são feitas de blocos de coral, que foram reforçados com argamassa. Dentro do forte, os visitantes podem encontrar um pequeno museu com artefatos da história da fortaleza.

Há, também, visitas guiadas para dar aos visitantes uma melhor compreensão da história do forte. A Fortaleza Nossa Senhora da Assunção é um ótimo lugar a ser visitado por qualquer pessoa, mas se você se interessada em conhecer melhor a história do Brasil, não pode deixar de fora da lista de coisas para fazer em Fortaleza.

20. Praça dos Mártires

A Praça dos Mártires – também chamada de Passeio Público – é uma praça pública localizada em uma região com várias construções históricas importantes, incluindo o prédio do Comando Militar, a Santa Casa e a Antiga Cadeia Pública.

Foto: Rodrigoepl

A praça é um destino popular tanto para viajantes quanto para moradores locais, e é frequentemente é utilizada para eventos. A praça é, também, um local de importância política e social, pois é o local de protestos e manifestações – um morador ilustre da praça é um centenário Baobá.

21. Mercado dos Pinhões

O atual Mercado dos Pinhões é apenas metade do antigo Mercado do Ferro, que foi aberto em 18 de abril de 1897 e importado da Europa peça por peça.

O que fazer em Fortaleza

Atualmente chamado de Mercado das Artes, é um dos mais novos templos culturais de Fortaleza, patrimônio histórico e um dos melhores lugares para curtir uma noite alternativa.

22. Estátuas de Iracema

Você já notou que o romance Iracema teve uma forte influência sobre a capital cearense, mas ainda precisa conhecer as estátuas da indígena tabajara espalhadas pela cidade. Ao todo são cinco estátuas, mas a mais  moderna é a que fica na Praia de Iracema. A obra do artista cearense Zenon Barreto é chamada de Iracema Guardiã, pois nela Iracema está em posição de guerra.

O que fazer em Fortaleza

A primeira estátua de Iracema da cidade fica na praia do Mucuripe, retratada junto de seu marido, do filho e de seu inseparável cachorro. As outra estátuas estão na frente do Rotary Club Fortaleza, na Lagoa da Messejana e a outra no Palácio Iracema, sede administrativa do Governo do Estado.

23. Espaço Cultural UNIFOR

Um dos lugares que tem encantando viajantes e moradores mais recentemente, o Espaço Cultural UNIFOR tem exposições com importantes temas e linguagens de artitas nacionais e internacionais – eu estou falando de Anita Mafalti, DiCavalcanti e por aí vai.

Foto: Ares Soares

O prédio é do final da década de 1980 e isso também faz parte da experiência de visitar o espaço, mas não vá embora antes de tomar um café – um suco ou chá? – no aconchegante Café das Artes que fica no mesmo prédio.

Lugares imperdíveis nos arredores do Fortaleza

24. Beach Park

Beach Park é um parque aquático que fica na cidade de Aquiraz, a 26 quilômetros de Fortaleza. São vários toboáguas, piscina de ondas e muitas outras atrações, além de uma série de restaurantes, cafés e lojas.

O Beach Park é um dos destinos turísticos mais populares do Brasil, e é um ótimo lugar para visitar se você estiver procurando um dia cheio de diversão à beira-mar. De frente para O Beach Park fica a Praia Porto das Dunas, que é ótima para passar o dia.

25. Praia de Cumbuco

A Praia de Cumbuco fica em Aquiraz, a aproximadamente 80 quilômetros de Fortaleza, e é um destino bonito e popular, tanto para locais quanto para viajantes. A areia branca e as águas azuis claras fazem dela o lugar perfeito para relaxar e desfrutar das incríveis vistas.

O que fazer em Fortaleza

Foto: Vitor Paladini

A principal característica desta praia são as suas ondas que quebram para todos os lados ao mesmo tempo, criando simultaneamente um número infinito de picos. Com os fortes ventos, o cenário é perfeito para o windsurfe.

26. Canoa Quebrada

Eu gostei muito de Canoa Quebrada e acho que vale a pena passar pelo menos uma noite na praia, mas se você estiver com o tempo curto dá para fazer um bate-volta saindo de Fortaleza. São 162 quilômetros em uma viagem que dura cerca de 2h30.

O que fazer em Fortaleza

Canoa Quebrada foi descoberta por um grupo de cineastas franceses nos anos 1960. Mas foi na década seguinte que este distrito de Aracati começou a atrair muitos hippies por ser um lugar tranquilo, habitado apenas por alguns indígenas e pescadores.

27. Morro Branco

Morro Branco é outra praia incrível que dá para conhecer em um bate-volta saindo da capital cearense. Ela fica a 90 quilômetros e a viagem dura cerca de 1h30 de carro. Há quem considere Morro Branco uma das praias mais lindas do litoral cearense.

O que fazer em Fortaleza

Foto: Vitor Paladini

O programa é fazer um passeio de buggy para explorar a área, tirar muitas fotos das falésias e, depois, escolher uma das barracas da praia para ver o dia passar devagarzinho.

28. Praia de Lagoinha

Ainda pouco falada entre os viajantes que planejam uma viagem a Fortaleza, a Praia de Lagoinha fica na cidade de Paraipaba, a 108 quilômetros da capital. Seguindo para o norte, são pouco quase duas horas de carro. Então, dá para fazer um bate-volte, mas é preciso reservar um dia inteiro.

A praia tem uma faixa de areia extensa, com barracas e boa estrutura para nos receber. Dá para fazer passeio de quadriciclo e de buggy até as lagoas, falésias e dunas, paisagem típica do litoral cearense.

29. Jericoacoara

Jeri merece mais do que um bate-volta. A vila é cheia de coisa super interessantes e as praias da região também merecem que você volte para curtir tudo sem pressa. Mas, se o tempo estiver curto, também dá para fazer um bate-volta.

O que fazer em Fortaleza

Foto: Tamires Lopes

A viagem é mais longa, são quatro horas para ir e mais quatro horas para voltar. Isso significa que você sairá muito cedo e voltará muito tarde para Fortaleza – são 278 quilômetros de viagem.

30. Praia de Flecheiras

Flecheiras – ou flexeiras – é uma praia do município de Trairi e fica a cerca de 140 quilômetros de Fortaleza, no caminho para Jericoacoara.

→ Onde ficar na Praia de Flecheiras

Uma das coisas que você vai notar – e que eu achei fantástico – é que ao mesmo tempo que sua aparência simples nos transmite o aconchego de uma vila cearense, a boa infraestrutura dos hotéis e das pousadas nos garante conforto e privacidade.

Foto: Otávio Nogueira

É um lugar para ligar o modo off e relaxar de frente para o mar, com o melhor da comida litorânea nordestina e o atendimento caloroso e simpático do cearense.

Veja mais dicas do Ceará

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Ceará.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *