Onde ficar em Jericoacoara: quais as melhores áreas?

0

Atualizado em 1 de agosto de 2019

Não é tão difícil decidir onde ficar em Jericoacoara. É que a vila tem muitas opções de hospedagem e, como é pequena, você consegue fazer praticamente tudo a pé. Só que eu acho importante ter algumas informações em mente antes de fazer a reserva.

A primeira delas é saber que todas as ruas são de areia, sem qualquer calçamento.

Manter as vias assim foi uma decisão do governo local com os moradores, que preferiram preservar o aspecto mais rústico e original do vilarejo. Afinal, foi isso que o deixou famoso.

→ Veja o ranking das melhores pousadas de Jericoacoara

Se por um lado isso é um ponto muito positivo, acrescentando o fato de que algumas ruas são bloqueadas para o tráfego de carros, talvez você precise caminhar um pouco para chegar ao seu hotel.

Então, veja as melhores áreas para escolher onde ficar em Jericoacoara:

  • Centro da Vila: perto de tudo, você vai aproveitar melhor seus dias;
  • Praia Principal: as pousadas pé na areia são ótimas e têm aquela energia boa;
  • Praias mais afastadas: Preá e Malhada, perfeitas para quem curte kitesurfe;
  • Lagoa do Paraíso: um dos cartões-postais mais famosos de Jericoacoara.

No mapa abaixo você encontra todas as opções de hospedagem de Jericoacoara. Há opções para todos os estilos e com diferentes preços.

Você só precisa  clicar sobre os pins azuis  para ver mais detalhes de cada uma delas.



Booking.com

Entenda Jericoacoara

Antes de qualquer outra coisa, você precisa saber que Jericoacoara não é uma cidade, mas um povoado e já é frequentado por turistas há bastante tempo.

Jericoacoara fica do norte do Ceará, numa  cidade chamada Jijoca de Jericoacoara  e, como você já deve ter notado, é muito comum se referir a ela como Vila. Só que o que se chama de Vila, na verdade, é a parte do centro, onde fica a maioria das pousadas e dos hotéis.

Há poucas décadas, Jericoacoara não tinha a estrutura que hoje tem. Era difícil achar uma pousada boa, quase não existiam restaurantes, a energia elétrica funcionava apenas com gerador e chegar a esse pedaço do mapa era um sacrifício.

Hoje, a cidade de Jijoca de Jericoacoara é atendida por um aeroporto (JJD) e as rodovias que vão para a capital, Fortaleza, e para o Piauí estão asfaltadas.

Taxa de visitação é obrigatória

Todo turista que chega a Jericoacoara deve  pagar uma taxa de R$ 5 por dia  de permanência.

Para fazer o pagamento, você deve ir até o quiosque, que fica na entrada da Vila, apresentar um documento de identificação e informar quantos dias pretende ficar.

O pagamento é feito ali mesmo e o comprovante deve ser apresentado na recepção do hotel, na hora do check-in.

Se preferir pagar antecipadamente, basta entrar no site da Prefeitura de Jijoca e gerar o boleto, que pode ser pago na rede bancária ou nas casas lotéricas.

Caso decida prolongar a sua permanência em Jericoacoara, será preciso fazer um novo pagamento da taxa seguindo uma das opções acima.

Estão isentos do pagamento – além dos moradores da Vila – deficientes físicos, crianças de até 12 anos e idosos acima de 60 anos.

Melhores áreas para ficar em Jericoacoara

Agora que você entendeu essas informações básicas, vamos às minhas dicas para escolher onde ficar em Jericoacoara.

A primeira é ficar perto da praia, porque o que a gente mais quer é ver o anoitecer na dunas, curtir o sol esparramado na areia e jogar conversa fora com os amigos.

Onde se hospedar em Jericoacoara

Há muitas ótimas pousadas na frente da praia com um clima realmente energizantes. Mas, claro, o preço das diárias nessa parte é mais caro.

Também não é fácil conseguir um bom quarto nos feriados nacionais, especialmente nos dias entre Natal e Ano Novo, quando a Vila fica lotada.

Pousadas na Praia Principal

A praia mais famosa de Jericoacoara é cheia de pousadas e hotéis no melhor estilo pé na areia: a gente toma café da manhã vendo o mar e só precisa caminhar um pouco para dar aquele mergulho de lavar a alma.

As pousadas têm estilos diferentes, mas o ponto comum é que o conforto é garantido. Você vai passar o dia inteiro nos passeios e, depois, relaxar na piscina tomando um bom drinque.

Para quem procura isso, eu indico as pousadas Vila Kalango, Hurricane Jeri, La Villa Jericoacoara, Jeribá, My Blue Hotel e Essenza – sendo que há duas dessa última por aqui.

VILA KALANGO

Eu fiquei na Vila Kalango  e, realmente, o serviço é espetacular. Desde o check-in até o meu último minuto na pousada, tudo foi exatamente como eu esperava. Os bangalôs são super confortáveis, espaçosos e bem decorados.

O único problema é que não tinha ar-condicionado no quarto, então, se você tem dificuldade para dormir no calor, é importante avaliar isso. Por outro lado, da varanda do meu quarto eu conseguia ver o pôr do sol sobre as Dunas de Jericoacoara.

Onde ficar em Jericoacoara: melhores áreas e hotéis

ESSENZA

Esse hotel é o maior símbolo de hospedagem em Jericoacoara por causa das varandas com piscina privativa. Realmente, é lindo e é impossível não desejar ficar aqui.

Só que eu achei os quartos do Essenza Hotel simples, bem no estilo das grandes redes internacionais. Sabe como é? Claro que, aqui, o grande barato é justamente curtir o que tem do lado de fora: a piscina e a praia, mas acho bom você não vir com muita expectativa.

Vale lembrar que este hotel tem duas unidades, o Essenza Dune Hotel é mais novo e segue o mesmo estilo.

MY BLUE HOTEL

Esse hotel é um dos mais procurados de Jericoacoara. O My Blue Hotel fica de frente para a praia, tem uma piscina incrível e vários outros atrativos: o ofurô é apenas um deles. Vale a pena comparar os serviços que terá aqui com o de outros hotéis antes de decidir.

Os quartos são básicos, bem decorados e ventilados. O jardim é um convite para relaxar nas redes e o café da manhã é servido enquanto você contempla as ondas quebrarem na praia: nada mal, não acha?

POUSADA JERIBÁ

Que tal acordar, tomar um café observando as Dunas de Jericoacoara e, depois, dar um mergulho na piscina que fica exatamente de frente para o mar? Se quiser complementar a jornada, você ainda pode dar uma caminhada pelo jardim ou relaxar em uma das áreas comuns da pousada.

É exatamente isso que a Pousada Jeribá proporciona.  Uma das melhores de Jericoacoara,  ela é, não por acaso, uma das preferidas de quem vem curtir as férias aqui.

Onde ficar em Jericoacoara: melhores áreas e hotéis

LA VILLA JERICOACOARA

Essa pousada fica atrás das dunas, um pouco mais afastada da praia. Mas, lembre-se de que tudo aqui é perto: o centrinho está a cinco minutos de caminhada e as dunas podem ser vistas da varanda de alguns apartamentos.

Sem falar que é um daqueles lugares de onde a gente nunca mais quer ir embora, sabe? Imagine uma rede, alguns coqueiros e, ali do lado, o mar e a piscina. Esse é o cenário que você vai encontrar na La Villa Jericoacoara. Os quartos são excelentes, têm uma decoração de bom gosto, que combina com o resto da pousada, e as áreas comuns são, também, muito agradáveis.

Pousadas no Centro da Vila

Outra dica de ouro é não ficar muito afastado do centrinho. É que tudo acontece nos arredores dele e, se você ficar mais longe, vai ter que bater chinelo nas ruas de areia para ir e voltar todos os dias.

Não que isso seja um problema, porque é tudo perto, mas comodidade nunca é demais.

→ Veja as melhores opções de Jericoacoara

As principais ruas de Jericoacoara são Rua do Forró, Rua São Francisco, Rua Principal e Rua das Dunas. Você pode escolher qualquer uma delas que não tem erro.

Pousadas baratinhas perto do Centro

Outro ponto positivo de ficar no Centro é que  pode ser mais barato  do que ficar de cara para a praia. E isso não significa que você vai perder em conforto, porque há boas opções na minha lista.

Na categoria mais econômica, eu indico as pousadas Ibiscus e Gin Jeri e o hotel Star.

GIN JERI

A Pousada Gin Jeri tem a simplicidade como atrativo. Tudo aqui é rustico e lembra as raízes do vilarejo de Jericoacoara. Então, se você está procurando isso, seu lugar é aqui.

Bem pertinho do centro e da praia, você vai fazer muita coisa a pé e sem pressa. Alguns quartos têm área de estar e ar-condicionado. Entre os lugares que pesquisei, esta foi a  opção mais barata para se hospedar em Jericoacoara, ideal para você que já chegou aqui economizando nas passagens aéreas.

IBISCUS

A Pousada Ibiscus é muito simples. Os quartos são coloridos – bem coloridos mesmo – e têm o básico para quem quer se hospedar em Jericoacoara nos dias de folga. A pousada não tem piscina, mas um ponto muito positivo é que fica em uma das ruas principais de Jeri, a Rua do Forró.

Esta é uma das melhores opções no quesito custo-benefício e o atendimento é sempre muito elogiado.

Onde ficar em Jericoacoara: melhores áreas e hotéis

STAR HOTEL

O Star Hotel talvez seja o que mais se aproxima do padrão de hotelaria das grandes redes internacionais. Os quatros básicos cumprem sua função: cama, frigobar, televisão, ar-condicionado e internet sem fio, mas a área da piscina dá um charme a mais.

O hotel não fica de frente para a praia, mas dá para chegar a ela em cinco minutos de caminhada. Se você não quiser gastar além da conta, esta pode se uma boa opção.

Praias mais afastadas

Mais distante do centro, você pode encontrar ótimas opções com conforto e preços mais baixos. Claro que, por outro lado, você terá mais deslocamentos.

A Praia do Preá é muito procurada por praticantes de kitesurfe. Aliás, Jericoacoara se tornou a Meca do esporte no Brasil e pessoas do mundo inteiro vêm para cá. Será muito fácil perceber isso nos meses de julho a dezembro, quando os ventos sopram mais forte.

Ficar aqui pode ser interessante se você tiver tempo e a fim de sossego. Se busca badalação, poderá se sentir entediado.

Onde ficar em Jericoacoara: melhores áreas e hotéis

Das muitas opções dessa área, a com melhor custo-benefício é a pousada Rancho do Peixe.

A estrutura é espetacular e a atenção ao hóspede é realmente algo muito precioso. O cuidado com os quartos e com as áreas comuns também é perceptível.

De frente para a praia, a pousada é perfeita para quem já pratica o kitesurfe e para quem quer arriscar os primeiros voos: tem uma escola ótima do lado da pousada.

Na Praia da Malhada, que fica mais perto do Centro, a melhor opção é a Hurricane Jeri.

Os quartos são rústicos, mas com muito bom gosto – alguns têm banheira de hidromassagem – e a piscina é um espetáculo. Muito arborizada, os bangalôs também são como palafitas. Se você tem problema com escadas, avise isso no momento da reserva.

Nessa área também tem a Pousada Windjeri. Ela fica na Rua do Forró, a apenas 50 metros da praia, e é perfeita para quem só precisa de um lugar para ficar sem gastar muito.

Ela tem acomodações básicas com varanda e vista para a piscina, que é muito gostosa. O café da manhã é farto e há um bar onde são servidos drinques. Como fica perto do centrinho você pode aproveitar a noite de Jericoacoara com tranquilidade.

Lagoa do Paraíso

Um dos maiores cartões-postais dessa região, a Lagoa do Paraíso é outra opção para sua lista de onde ficar em Jericoacoara.

É verdade que não é muito comum se hospedar por aqui, porque não há tantas coisas para fazer. Entretanto, se você deseja passar uma noite no lugar que tem esse nome, não sou eu quem vai ser contra.

Há poucas opções por perto e as mais indicadas são Pousada do PauloChez Loran, Paraíso Natural e Anjo Azul.

Passeio de Bugre em Jericoacoara: quem contratar?

Dicas de hostel em Jericoacoara

Se a grana estiver curta, antes de decidir onde ficar em Jericoacoara, você deve dar uma olhada em todas as opções de hostel em Jericoacoara.

Apesar de terem significantes diferenças entre si, todos seguem o padrão da simplicidade do lugar e o mais importante: têm aquele ambiente de hostel, com gente do mundo inteiro trocando experiências.

Então, se você só precisa de um lugarzinho para dormir e deixar a mochila, se joga nessa lista:

Melhores hostels de Jericoacoara

Conclusão: onde ficar em Jericoacoara

Agora que você já leu tudo e entendeu como a Vila está organizada, está mais fácil decidir onde ficar em Jericoacoara. Não é mesmo?

Só para reforçar, eu indico se hospedar perto da praia, numa das pousadas da frente mesmo, ou no centrinho, onde está todo o movimento da Vila. Mesmo que você gaste um pouco mais, vai valer a pena e sua experiência será mais completa.

Então, o que você precisa saber com clareza é:

  • Ficar perto da praia é melhor, mas mais caro;
  • No centrinho, você vai aproveitar mais a noite;
  • As praias mais distantes podem ser interessantes para quem quer sossego;
  • Há muitas opões de hospedagem em Jericoacoara e com diferentes faixas de preços;
  • Existem vários hostels na Vila e eles podem ser uma boa opção;
  • Todo turista tem que pagar uma taxa diária de R$ 5.

Veja todos os posts de Jericoacoara

Se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Aproveite para ler outros textos sobre Jericoacoara.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário