Pesquisar
Close this search box.

25 fotos de Jericoacoara: lugares incríveis para você conhecer

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Fotos de Jericoacoara
Foto: Rosanetur

Eu tenho certeza que você já ouviu muitas boas referências desse lugarzinho fantástico do Nordeste. Agora, além de explicar tudo que você precisa saber, eu vou mostrar 25 fotos de Jericoacoara para você se apaixonar de vez.

Onde fica Jericoacoara?

Jericoacoara – ou simplesmente Jeri, apelido carinhoso dado pelos frequentadores – é uma praia do Ceará. Na verdade, é uma vila, um distrito da cidade de Jicoca de Jericocoara.

→ Onde ficar em Jericoacoara

Jericoacoara fica a 300 quilômetros de Fortaleza, capital cearense, dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, que foi criado em 2002 e tem 8.416 hectares

Fotos de Jericoacoara

Para chegar a este paraíso nordestino, você pode voar para o Aeroporto de Jericoacoara (JJD), que fica a mais ou menos 35 quilômetros da praia de Jeri.

Você também pode voar para o Aeroporto Internacional de Fortaleza (FOR) e seguir viagem de ônibus, com a Fretcar, de van ou de carro – eu já vou logo avisar que não é permitido circular de carro na vila de Jericoacoara.

Quando ir a Jericoacoara?

A época perfeita para ir a Jericoacoara é de julho a dezembro, quando chove menos na região e as temperaturas variam entre 25 e 29 graus.

Entre agosto e novembro, Jeri vira um lugar perfeito para a prática do kisurfe e do windsurfe, por causa dos fortes ventos que sopram nessa parte do litoral.

Fotos de Jericoacoara
Foto: Tamires Lopes

No final de ano, especialmente depois do dia 15 de dezembro fica até difícil de encontrar um lugar para ficar Jericoacoara, porque todo mundo quer passar a virada de ano na praia – Jeri tem uma energia tão boa que quem pisa uma vez em suas areias tem vontade de voltar sempre.

25 fotos de Jericoacoara

Jericoacoara já foi eleita duas vezes pela imprensa internacional como a praia mais linda do mundo. Por causa disso, Jeri experimentou um grande crescimento no número de turistas – isso ainda era década de 1990.

Com o passar dos anos, o vilarejo ganhou mais estrutura, mais opções de hospedagem, de alimentação e tudo foi se transformando. Hoje, é uma das praias mais visitadas do Nordeste.

Fotos de Jericoacoara
Foto: Tamires Lopes

Depois de explicar o básico, eu já posso mostrar mais fotos de Jericoacoara para você se inspirar. Eu ainda vou dar outras dicas para você organizar sua viagem no final deste artigo. Fique de olho!

Dunas de Jericoacoara

Um dos lugares mais queridos de Jeri são as dunas. Elas se espalham por quase todo o Parque Nacional, mas o ponto mais visitado é o que fica no lado esquerdo da vila de Jeri: é onde todo mundo se encontra para ver o pôr do sol.

Foto: Christophe Marchal

A vista a partir das dunas é impecável: dá vontade de ficar horas observando o movimento do mar e sentindo o vento que sopra sem parar.

Fotos de Jericoacoara
Foto: Christophe Marchal

É um lugar realmente fantástico que, na minha opinião, traduz a verdadeira energia de Jericoacoara. Além disso, o pôr do sol é magnífico!

Fotos de Jericoacoara
Foto: Peti Txu

Várias lagoas se formam em diferentes partes das dunas. Algumas são bem pequenas e rasas, o que impossibilita o banho, mas há pelo menos quatro lagoas naturais grandes e que são perfeitas para curtir o dia, como vou explicar daqui a pouco.

Fotos de Jericoacoara
Foto: Renato Ribeiro

Dá para explorar as dunas caminhando ou à cavalo. Carros ou quaisquer outros veículos motorizados são proibidos porque causam muito impacto ambiental.

Nos passeios de buggy, que normalmente são feitos margeando o mar, a gente consegue ter uma ideia da imensidão das dunas.

São quilômetros e mais quilômetros de areia trazida pelo vento e depositada grão a grão formando uma paisagem espetacular.

Fotos de Jericoacoara

Eu sugiro que você reserve pelo menos um dia para ver o pôr do sol nas dunas, porque é algo magnífico: o sol mergulha no mar deixando as dunas ainda mais amareladas e o céu cheio de cores.

Foto: Sebastien Goldberg

Pedra Furada

A Pedra Furada faz parte da paisagem de Jericoacoara e é uma das atrações mais procuradas por viajantes: essa formação rochosa se tornou um ícone de Jeri e há uma história muito interessante sobre ela.

Fotos de Jericoacoara
Foto: GB

Apesar das diversas versões existentes para a origem do nome Jericoacoara, a mais provável é que seja indígena, derivando do tupi-guarani: yuruco, que significa buraco, e cuara, que é tartaruga. Assim, a tradução seria buraco das tartarugas, numa referência ao fato de Jericoacoara ser uma praia onde ocorre desova de tartarugas marinhas.

Foto: GB

Alguns pescadores antigos contam que o nome vem do formato do monte ao lado da Vila, onde está situado o farol de Jericoacoara.

Visto do alto mar, ele tem o formato de um jacaré deitado – ou numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol – e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, mudando, com o passar do tempo, para Jericoacoara.

Os pescadores dizem, também, que a Pedra Furada parece o olho de um jacaré quando vista de dentro do mar. Isso reforça a tese defendida por eles.

Árvore da Preguiça

A Árvore da Preguiça é um verdadeiro símbolo de resistência. Solitário este pequeno arbusto foi moldado pelo vento forte que sopra do mar, fazendo com que ele se deitasse sobre a areia – por isso o nome de Árvore da Preguiça.

Foto: Cynthia Gomez

O arbusto fica a seis quilômetros da praia de Jericoacora e os passeio de buggy fazem uma parada neste lugar.

Também é possível ir andando, em uma caminhada que deve durar cerca de 1h30.

Foto: Gabriela Sakamoto

Apesar de ser um lugar lindo e até simbólico, é muito triste ver o comportamento de alguns turistas nos arredores: som alto, bebida e pessoas querendo subir na árvore são muito comuns.

Felizmente, foram colocadas algumas regras de proteção à árvore. Quando estive em Jericoacoara, ainda era permitido sentar em suas raízes. Hoje, isso é proibido.

Buraco Azul

Este incrível lago azul turquesa é uma das mais recentes atrações de Jericoacoara. Só que, na verdade, ele fica no distrito de Caiçara, na cidade de Cruz. Tão lindo assim, não é de se estranhar que ele sempre esteja entre as fotos de Jericoacoara.

Foto: Buraco Azul

O Buraco Azul Caiçara surgiu depois de uma escavação feita para pavimentar a rodovia que liga Lagoa do Monteiro à Praia do Preá. O imenso buraco estava vazio até que as intensas chuvas de 2019 fizeram a água brotar com um incrível tom de azul.

Além do Buraco Azul Caiçara, existem o Buraco Azul de Castelhanos e o Lagun Beach.

Lagoa Azul

Existem várias lagoas em Jericoacoara. Uma delas é a Lagoa Azul que, apesar do nome, não tem mais a cor azulada: esse fenômeno está diretamente ligado ao volume de chuva e como as águas baixaram bastante nos últimos anos, a lagoa ganhou um tom mais esverdeado.

Foto: Rosanetur

Isso também interfere na logística dos passeios. É que para chegar até as barracas onde ficam as redes dentro d’água é preciso pegar um barquinho – antes era bem mais fácil chegar.

Foto: Rosanetur

Outro lugar perfeito para tomar banho e passar o dia é a Lagoa do Paraíso onde eu comi um peixe frito de sabor inigualável.

Passeios em Jericoacoara

Há muitos lugares incríveis para conhecer em Jericoacoara e seria impossível mostrar tudo. Mas eu acredito que essas fotos de Jericoacoara tenham lhe inspirado a conhecer Jeri da melhor forma possível.

Normalmente, as agências e os bugueiros dividem os passeios em leste e oeste. Isso significa que você conhece todos os atrativos a oeste da vila em um dia e os que estão a leste em outro.

Foto: Mkrappitz

Eles são ótimos para nos dar uma visão geral do lugar, mas para curtir com calma é melhor combinar com um bugueiro para levar você aos lugares onde quer ficar mais tempo e, depois, buscar.

Foto: Alberto Perdomo

Depois de mostrar essas incríveis fotos de Jericoacoara, eu quero deixar mais algumas dicas rápidas:

  • As ruas da vila são de areia;
  • Não há iluminação pública;
  • É proibido entrar de carro na vila;
  • O transporte público é feito por jardineiras;
  • A rua do Forró é uma das mais animadas;
  • A praia do Preá é bom lugar para fugir da muvuca;
  • É sempre bom fazer as reservas com antecedência.
Foto: Lizandro Chrestenzen

Onde ficar em Jericoacoara

Então, veja as melhores áreas para escolher onde ficar em Jericoacoara:

  • Centro da Vila: perto de tudo e do agito;
  • Praias da Vila: cheias de pousadas pé na areia;
  • Praia do Preá: para quem curte kitesurfe;
  • Lagoa do Paraíso: um dos cartões-postais de Jeri.

Dê uma olhada no mapa abaixo para entender melhor o que eu vou explicar em seguida.

Agora que você entendeu essas informações básicas, vamos às minhas dicas para escolher onde ficar em Jericoacoara.

A primeira é ficar perto da praia, porque o que a gente mais quer é ver o anoitecer na dunas, curtir o sol esparramado na areia e jogar conversa fora com os amigos.

Há muitas ótimas pousadas na frente da praia com um clima realmente energizantes. Mas, claro, o preço das diárias nesta parte é mais caro.

Também não é fácil conseguir um bom quarto nos feriados nacionais, especialmente nos dias entre Natal e Ano Novo, quando a Vila fica lotada. Então, o segredo é se planejar e fazer as reservas com antecedência.

Praias da Vila

A praia mais famosa de Jericoacoara é cheia de pousadas e hotéis no melhor estilo pé na areia: a gente toma café da manhã vendo o mar e só precisa caminhar um pouco para dar aquele mergulho de lavar a alma.

As pousadas têm estilos diferentes, mas o ponto comum é que o conforto é garantido. Você vai passar o dia inteiro nos passeios e, depois, relaxar na piscina tomando um bom drinque.

Para quem procura isso, eu indico as pousadas Vila Kalango, Hurricane Jeri, La Villa Jericoacoara, Jeribá, My Blue Hotel e Essenza – sendo que há duas dessa última em Jeri.

Vila Kalango

Eu fiquei na Vila Kalango  e, realmente, o serviço é espetacular. Desde o check-in até o meu último minuto na pousada, tudo foi exatamente como eu esperava.

Onde ficar em Jericoacoara

Os bangalôs são super confortáveis, espaçosos e bem decorados. O único problema é que não tinha ar-condicionado no quarto, então, se você tem dificuldade para dormir no calor, é importante avaliar.

Por outro lado, da varanda do quarto eu conseguia ver o pôr do sol sobre as Dunas de Jericoacoara. Quando voltar, quero ficar nele de novo!

Essenza Hotel

O Essenza Hotel é o maior símbolo de hospedagem em Jericoacoara por causa das varandas com piscina privativa. Realmente, é lindo e é impossível não desejar ficar nele.

Onde ficar em Jericoacoara

Só que eu achei os quartos simples, no estilo das grandes redes internacionais. Sabe como é? Claro que o grande barato é, justamente, curtir o que tem do lado de fora: a piscina e a praia, mas acho bom você não vir com muita expectativa.

Onde ficar em Jericoacoara

Vale lembrar que este hotel tem duas unidades, o Essenza Hotel é mais novo e segue o mesmo estilo.

Onde ficar em Jericoacoara

Blue Residence Hotel

O Blue Residence Hotel é um espetáculo e agrada muito bem a quem gosta de hotel com aquela pitada de luxo – mas, sem exagero. Afinal, eu estou falando de Jeri com seu jeitão descolado e cheio de boas vibrações.

Onde ficar em Jericoacoara

Coladinho na praia, dá para tomar café da manhã vendo as famosas Dunas de Jericoacoara. É desse luxo que a gente gosta, né? Pois o hotel tem ainda mais.

Onde ficar em Jericoacoara

Quartos extremamente confortáveis, com uma decoração leve e clara, piscina maravilhosa, café da manhã irretocável e atendimento de primeira. É, sem dúvida, um excelente lugar para ficar em Jericoacoara.

My Blue Hotel

Esse hotel é um dos mais procurados de Jericoacoara. O My Blue Hotel fica de frente para a praia, tem uma piscina incrível e vários outros atrativos: o ofurô é apenas um deles. Vale a pena comparar os serviços que terá aqui com o de outros hotéis antes de decidir.

Onde ficar em Jericoacoara

Os quartos são excelentes, bem decorados e ventilados. O jardim é um convite para relaxar nas redes e o café da manhã é servido enquanto você contempla as ondas quebrarem na praia: nada mal, não acha?

Onde ficar em Jericoacoara

Pousada Jeribá

Que tal acordar, tomar um café observando as Dunas de Jericoacoara e, depois, dar um mergulho na piscina que fica exatamente de frente para o mar?

Onde ficar em Jericoacoara

Se quiser complementar a jornada, você ainda pode dar uma caminhada pelo jardim, relaxar na piscina ou em uma das áreas comuns da pousada.

Onde ficar em Jericoacoara

É exatamente isso que a Pousada Jeribá proporciona.  Uma das melhores de Jericoacoara,  ela é, não por acaso, uma das preferidas de quem vem curtir as férias em Jeri.

La Villa Jericoacoara

A La Villa Jericoacoara fica atrás das dunas, um pouco mais afastada da praia. Mas, lembre-se de que tudo é perto: o centrinho está a cinco minutos de caminhada e as dunas podem ser vistas da varanda de alguns apartamentos.

Onde ficar em Jericoacoara

Sem falar que é um daqueles lugares de onde a gente nunca mais quer ir embora, sabe? Imagine uma rede, alguns coqueiros e, do lado, o mar e a piscina. Esse é o cenário que você vai encontrar na pousada.

Onde ficar em Jericoacoara

Os quartos são excelentes, arejados, claros, têm decoração de bom gosto, que combina com o resto da pousada, e as áreas comuns são, também, muito agradáveis.

Hurricane Jeri

Os quartos da Hurricane Jeri são ótimos, mas com muito bom gosto – alguns têm banheira de hidromassagem – e a piscina é um espetáculo. É um excelente lugar para quem quer ficar em Jericoacoara, mas em um lugar tranquilo.

Onde ficar em Jericoacoara

Muito arborizada, cercada pela natureza e pelo ar puro os bangalôs, que são como palafitas, nos conectam a tudo que está do lado de fora. Porém, se você tem problema com escadas, avise isso no momento da reserva que o pessoal da pousada cai dar todas as orientações.

Pousada Windjeri

A Pousada Windjeri fica na Rua do Forró, a apenas 50 metros da praia, e é perfeita para quem precisa de um bom lugar para ficar em Jericoacoara sem gastar muito. Ela tem acomodações confortáveis, com varanda e vista para a piscina, que é muito gostosa.

Onde ficar em Jericoacoara

O café da manhã é farto e há um bar onde são servidos drinques. Como fica perto do centrinho você pode aproveitar a noite de Jericoacoara com tranquilidade.

Enjoy Jeri Praia

Eu gosto muito do Enjoy Jeri Praia, que tem apartamentos de vários tamanhos e totalmente equipados e decorados com muito bom gosto, pertinho da praia, na região das dunas.

Onde ficar em Jericoacoara

Se quiser ter uma vista privilegiada do pôr do sol, escolha os apartamentos que têm vista para a praia – são apenas dois. No mais, aproveite da piscina, o café da manhã e o atendimento que é pra lá de especial.

Onde ficar em Jericoacoara

Swiss Garten Jeri

Se você está buscando um lugarzinho com mais privacidade, os melhores “apartamentos” da praia ficam no Swiss Garten Jeri. Pode confiar, por que o lugar é fantástico.

Onde ficar em Jericoacoara

Tudo é muito limpo e organizado com muito cuidado, os ambientes são amplos – a cozinha é pequena, mas com o necessário – os banheiros são ótimos e o terraço é uma graça. É um excelente lugar para ficar em Jericoacoara.

Centro da Vila

Outra dica de ouro é não ficar muito afastado do centrinho. É que tudo acontece nos arredores dele e, se você ficar mais longe, vai ter que bater chinelo nas ruas de areia para ir e voltar todos os dias.

Não que isso seja um problema, porque é tudo perto, mas comodidade nunca é demais.

→ Melhores pousadas de Jericoacoara

As principais ruas de Jericoacoara são Rua do Forró, Rua São Francisco, Rua Principal e Rua das Dunas. Você pode escolher qualquer uma delas que não tem erro.

Outro ponto positivo de ficar no Centro é que  pode ser mais barato  do que ficar de cara para a praia. E isso não significa que você vai perder em conforto, porque há boas opções na minha lista.

Arca do Noah

No Centro, mas bem pertinho da praia, o Arca do Noah tem excelentes apartamentos que acomodam até três pessoas. Todos têm uma decoração detalhista e clara, com ambientes arejados e extremamente confortáveis.

Onde ficar em Jericoacoara

A localização é uma das melhores de Jeri, com tudo a um passo: praia, restaurantes, lojinhas e tudo mais. O atendimento é sensacional e a limpeza diária faz toda a diferença para manter tudo organizado e com cheirinho de limpo. Como isso é bom, né?

Onde ficar em Jericoacoara

Casa Lotus

A Casa Lotus é novinha e também tem apartamentos sensacionais. Todos seguem o mesmo padrão de conforto, de organização e de decoração, com ambientes super bem planejados.

Onde ficar em Jericoacoara

Como fica um pouco mais afastada da praia, é perfeita para quem gosta de sossego na hora de dormir. Mas, como já falei, tudo é perto em Jeri. Então, você vai conseguir aproveitar as melhores áreas e ainda ter noites tranquilas de sono.

Villa das Palmeiras

Os apartamentos do Villa das Palmeiras são fantásticos – eu avisei que só escolheria os melhores, né? Ele também fica em uma área mais residencial, que tem tranquilidade, sem o vai e vem de turistas o tempo todo.

Como falei lá no começo, dá para usar o transporte público gratuito de Jeri. É só pedir às meninas da recepção para chamar que o carro passa na porta dos apartamentos. Mas se quiser ir caminhando para a praia, por exemplo, também dá: são apenas uns 12 minutos a pé.

Onde ficar em Jericoacoara

Os quartos são super aconchegantes, com camas boas, têm varandinha e a piscina é maravilhosa. Tudo isso fica mais encantador com o atendimento do pessoal que sempre ajuda em tudo. É um daqueles lugares que não dá vontade de ir embora.

Pousadas econômicas

Quem não quiser gastar muito com hospedagem pode escolher uma pousada com diárias mais em conta para ficar em Jericoacoara. Então, dê uma olhada na lista das pousadas mais baratinhas de Jeri.

Na categoria mais econômica, eu indico as pousadas Ibiscus e Gin Jeri e o hotel Star.

Gin Jeri

A Pousada Gin Jeri tem a simplicidade como atrativo. Tudo aqui é rustico e lembra as raízes do vilarejo de Jericoacoara. Então, se você está procurando isso, seu lugar é aqui.

Bem pertinho do centro e da praia, você vai fazer muita coisa a pé e sem pressa. Alguns quartos têm área de estar e ar-condicionado. Entre os lugares que pesquisei, esta foi a  opção mais barata para se hospedar em Jericoacoara, ideal para você que já chegou aqui economizando nas passagens aéreas.

Ibiscus

A Pousada Ibiscus é muito simples. Os quartos são coloridos – bem coloridos mesmo – e têm o básico para quem quer ficar em Jericoacoara para curtir tudo que há do lado de fora do quarto.

A pousada não tem piscina, mas um ponto muito positivo é que fica em uma das ruas principais de Jeri, a Rua do Forró. É uma das econômicas e o atendimento é sempre muito elogiado.

Star Hotel

O Star Hotel talvez seja o que mais se aproxima do padrão de hotelaria das grandes redes internacionais. Os quatros básicos cumprem sua função: cama, frigobar, televisão, ar-condicionado e internet, mas a área da piscina dá um charme a mais.

O hotel não fica de frente para a praia, mas dá para chegar a ela em cinco minutos de caminhada. Se você não quiser gastar além da conta, esta pode se uma boa opção.

Praia do Preá

Mais distante do Centro, você pode encontrar ótimas opções com conforto e preços mais baixos. Claro que, por outro lado, você terá mais deslocamentos.

A Praia do Preá é muito procurada por praticantes de kitesurfe. Aliás, Jericoacoara se tornou a Meca do esporte no Brasil e isso atrai pessoas do mundo inteiro.

Será muito fácil perceber isso nos meses de julho a dezembro, quando os ventos sopram mais forte.

Ficar nesta área pode ser interessante se você tiver tempo e a fim de sossego. Se busca badalação, poderá se sentir entediado.

Das muitas opções da praia, a com melhor custo-benefício é a pousada Rancho do Peixe.

Rancho do Peixe

A estrutura da Rancho do Peixe é espetacular e a atenção ao hóspede é realmente algo muito precioso. O cuidado com os quartos e com as áreas comuns também é perceptível.

Onde ficar em Jericoacoara

De frente para a praia, a pousada é perfeita para quem já pratica o kitesurfe e para quem quer arriscar os primeiros voos: tem uma escola ótima do lado da pousada.

Onde ficar em Jericoacoara

Lagoa do Paraíso

Um dos maiores cartões-postais da região, a Lagoa do Paraíso é outra opção para sua lista de onde ficar em Jericoacoara.

É verdade que não é muito comum se hospedar nesta área, porque não há tantas coisas para fazer. Entretanto, se você deseja passar uma noite no lugar que tem esse nome, não sou eu quem vai ser contra.

Há poucas opções por perto – todas são bem simples – e as mais indicadas são Pousada do PauloChez Loran e Paraíso Natural.

Pousada Paraíso Natural

A Pousada Paraíso Natural fica de frente para a Lagoa do Paraíso e tem um restaurante sensacional, com um deque que chega até a beiradinha da água.

A pousada é muito organizada, com tudo bem arrumadinho e limpo. A piscina é boa, os atendimento é muito elogiado e o custo-benefício é interessante. Vale a pena dar uma olhada!

Dicas de hostel em Jericoacoara

Se a grana estiver curta, antes de decidir onde ficar em Jericoacoara, você deve dar uma olhada em todas as opções de hostel em Jericoacoara.

Apesar de terem significantes diferenças entre si, todos seguem o padrão da simplicidade do lugar e o mais importante: têm aquele ambiente de hostel, com gente do mundo inteiro trocando experiências.

Então, se você só precisa de um lugarzinho para dormir e deixar a mochila, se joga nesta lista:

Faixas de preço em Jericoacoara

No mapa abaixo você encontra todas as opções de hospedagem de Jericoacoara. Há opções para todos os estilos e com diferentes preços.

Você só precisa  clicar sobre os pins azuis  para ver mais detalhes de cada uma delas.



Booking.com

Veja mais dicas do Ceará

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Ceará.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *