25 fotos de Jericoacoara: os lugares mais incríveis para você conhecer

Atualizado em 28 de novembro de 2022 – 6 min de leitura
Fotos de Jericoacoara

Foto: Rosanetur

Eu tenho certeza que você já ouviu muitas boas referências desse lugarzinho fantástico do Nordeste. Agora, além de explicar tudo que você precisa saber, eu vou mostrar 25 fotos de Jericoacoara para você se apaixonar de vez.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Onde fica Jericoacoara?

Jericoacoara – ou simplesmente Jeri, apelido carinhoso dado pelos frequentadores – é uma praia do Ceará. Na verdade, é uma vila, um distrito da cidade de Jicoca de Jericocoara.

→ Onde ficar em Jericoacoara

Jericoacoara fica a 300 quilômetros de Fortaleza, capital cearense, dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, que foi criado em 2002 e tem 8.416 hectares

Fotos de Jericoacoara

Para chegar a este paraíso nordestino, você pode voar para o Aeroporto de Jericoacoara (JJD), que fica a mais ou menos 35 quilômetros da praia de Jeri.

Você também pode voar para o Aeroporto Internacional de Fortaleza (FOR) e seguir viagem de ônibus, com a Fretcar, de van ou de carro – eu já vou logo avisar que não é permitido circular de carro na vila de Jericoacoara.

Quando ir a Jericoacoara?

A época perfeita para ir a Jericoacoara é de julho a dezembro, quando chove menos na região e as temperaturas variam entre 25 e 29 graus.

Entre agosto e novembro, Jeri vira um lugar perfeito para a prática do kisurfe e do windsurfe, por causa dos fortes ventos que sopram nessa parte do litoral.

Fotos de Jericoacoara

Foto: Tamires Lopes

No final de ano, especialmente depois do dia 15 de dezembro fica até difícil de encontrar um lugar para ficar Jericoacoara, porque todo mundo quer passar a virada de ano na praia – Jeri tem uma energia tão boa que quem pisa uma vez em suas areias tem vontade de voltar sempre.

25 fotos de Jericoacoara

Jericoacoara já foi eleita duas vezes pela imprensa internacional como a praia mais linda do mundo. Por causa disso, Jeri experimentou um grande crescimento no número de turistas – isso ainda era década de 1990.

Com o passar dos anos, o vilarejo ganhou mais estrutura, mais opções de hospedagem, de alimentação e tudo foi se transformando. Hoje, é uma das praias mais visitadas do Nordeste.

Fotos de Jericoacoara

Foto: Tamires Lopes

Depois de explicar o básico, eu já posso mostrar mais fotos de Jericoacoara para você se inspirar. Eu ainda vou dar outras dicas para você organizar sua viagem no final deste artigo. Fique de olho!

Dunas de Jericoacoara

Um dos lugares mais queridos de Jeri são as dunas. Elas se espalham por quase todo o Parque Nacional, mas o ponto mais visitado é o que fica no lado esquerdo da vila de Jeri: é onde todo mundo se encontra para ver o pôr do sol.

Foto: Christophe Marchal

A vista a partir das dunas é impecável: dá vontade de ficar horas observando o movimento do mar e sentindo o vento que sopra sem parar.

Fotos de Jericoacoara

Foto: Christophe Marchal

É um lugar realmente fantástico que, na minha opinião, traduz a verdadeira energia de Jericoacoara. Além disso, o pôr do sol é magnífico!

Fotos de Jericoacoara

Foto: Peti Txu

Várias lagoas se formam em diferentes partes das dunas. Algumas são bem pequenas e rasas, o que impossibilita o banho, mas há pelo menos quatro lagoas naturais grandes e que são perfeitas para curtir o dia, como vou explicar daqui a pouco.

Fotos de Jericoacoara

Foto: Renato Ribeiro

Dá para explorar as dunas caminhando ou à cavalo. Carros ou quaisquer outros veículos motorizados são proibidos porque causam muito impacto ambiental.

Nos passeios de buggy, que normalmente são feitos margeando o mar, a gente consegue ter uma ideia da imensidão das dunas.

São quilômetros e mais quilômetros de areia trazida pelo vento e depositada grão a grão formando uma paisagem espetacular.

Fotos de Jericoacoara

Eu sugiro que você reserve pelo menos um dia para ver o pôr do sol nas dunas, porque é algo magnífico: o sol mergulha no mar deixando as dunas ainda mais amareladas e o céu cheio de cores.

Foto: Sebastien Goldberg

Pedra Furada

A Pedra Furada faz parte da paisagem de Jericoacoara e é uma das atrações mais procuradas por viajantes: essa formação rochosa se tornou um ícone de Jeri e há uma história muito interessante sobre ela.

Fotos de Jericoacoara

Foto: GB

Apesar das diversas versões existentes para a origem do nome Jericoacoara, a mais provável é que seja indígena, derivando do tupi-guarani: yuruco, que significa buraco, e cuara, que é tartaruga. Assim, a tradução seria buraco das tartarugas, numa referência ao fato de Jericoacoara ser uma praia onde ocorre desova de tartarugas marinhas.

Foto: GB

Alguns pescadores antigos contam que o nome vem do formato do monte ao lado da Vila, onde está situado o farol de Jericoacoara.

Visto do alto mar, ele tem o formato de um jacaré deitado – ou numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol – e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, mudando, com o passar do tempo, para Jericoacoara.

Os pescadores dizem, também, que a Pedra Furada parece o olho de um jacaré quando vista de dentro do mar. Isso reforça a tese defendida por eles.

Árvore da Preguiça

A Árvore da Preguiça é um verdadeiro símbolo de resistência. Solitário este pequeno arbusto foi moldado pelo vento forte que sopra do mar, fazendo com que ele se deitasse sobre a areia – por isso o nome de Árvore da Preguiça.

Foto: Cynthia Gomez

O arbusto fica a seis quilômetros da praia de Jericoacora e os passeio de buggy fazem uma parada neste lugar.

Também é possível ir andando, em uma caminhada que deve durar cerca de 1h30.

Foto: Gabriela Sakamoto

Apesar de ser um lugar lindo e até simbólico, é muito triste ver o comportamento de alguns turistas nos arredores: som alto, bebida e pessoas querendo subir na árvore são muito comuns.

Felizmente, foram colocadas algumas regras de proteção à árvore. Quando estive em Jericoacoara, ainda era permitido sentar em suas raízes. Hoje, isso é proibido.

Buraco Azul

Este incrível lago azul turquesa é uma das mais recentes atrações de Jericoacoara. Só que, na verdade, ele fica no distrito de Caiçara, na cidade de Cruz. Tão lindo assim, não é de se estranhar que ele sempre esteja entre as fotos de Jericoacoara.

Foto: Buraco Azul

O Buraco Azul Caiçara surgiu depois de uma escavação feita para pavimentar a rodovia que liga Lagoa do Monteiro à Praia do Preá. O imenso buraco estava vazio até que as intensas chuvas de 2019 fizeram a água brotar com um incrível tom de azul.

Além do Buraco Azul Caiçara, existem o Buraco Azul de Castelhanos e o Lagun Beach.

Lagoa Azul

Existem várias lagoas em Jericoacoara. Uma delas é a Lagoa Azul que, apesar do nome, não tem mais a cor azulada: esse fenômeno está diretamente ligado ao volume de chuva e como as águas baixaram bastante nos últimos anos, a lagoa ganhou um tom mais esverdeado.

Foto: Rosanetur

Isso também interfere na logística dos passeios. É que para chegar até as barracas onde ficam as redes dentro d’água é preciso pegar um barquinho – antes era bem mais fácil chegar.

Foto: Rosanetur

Outro lugar perfeito para tomar banho e passar o dia é a Lagoa do Paraíso onde eu comi um peixe frito de sabor inigualável.

Passeios em Jericoacoara

Há muitos lugares incríveis para conhecer em Jericoacoara e seria impossível mostrar tudo. Mas eu acredito que essas fotos de Jericoacoara tenham lhe inspirado a conhecer Jeri da melhor forma possível.

Normalmente, as agências e os bugueiros dividem os passeios em leste e oeste. Isso significa que você conhece todos os atrativos a oeste da vila em um dia e os que estão a leste em outro.

Foto: Mkrappitz

Eles são ótimos para nos dar uma visão geral do lugar, mas para curtir com calma é melhor combinar com um bugueiro para levar você aos lugares onde quer ficar mais tempo e, depois, buscar.

Foto: Alberto Perdomo

Depois de mostrar essas incríveis fotos de Jericoacoara, eu quero deixar mais algumas dicas rápidas:

  • As ruas da vila são de areia;
  • Não há iluminação pública;
  • É proibido entrar de carro na vila;
  • O transporte público é feito por jardineiras;
  • A rua do Forró é uma das mais animadas;
  • A praia do Preá é bom lugar para fugir da muvuca;
  • É sempre bom fazer as reservas com antecedência.

Foto: Lizandro Chrestenzen

Veja mais dicas do Ceará

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Ceará.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

2 Comentários

  1. Henrique Lugon

    Caramba!
    Fiquei com muita vontade de voltar a Jeri depois de ler este post.
    Pqp!

    Responder
    • Altier Moulin

      Dá vontade mesmo hehh
      Valeu, Henrique.
      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *