Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Vila Velha: melhores bairros, hotéis e apartamentos

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Vila Velha
Foto: Webysther Nunes

Bora conhecer um pouquinho de Vila Velha? A cidade fica no Espírito Santo, pertinho do mar, e é uma opção incrível para quem quer curtir férias na praia. Então, se você está pensando em dar um pulinho em terras capixabas, vamos conversar sobre onde ficar em Vila Velha.

→ Onde ficar em Vitória

Mas antes, vamos falar do que tem para fazer em Vila Velha, porque olha, a cidade tem bastante coisa legal pra curtir. Tem as praias, claro, que são umas das mais bonitas do estado. Além disso, tem os monumentos históricos, como o Convento da Penha e o Farol de Santa Luzia, que são de encher os olhos.

E é claro que a gastronomia local não pode ficar de fora, né? Tem a famosa moqueca capixaba e muitas outras delícias para você experimentar.

O aeroporto mais próximo é o de Vitória, que fica a uns 15 quilômetros de Vila Velha. E sobre a melhor época para viajar, vai depender do seu gosto. Se você curte um agito, a alta temporada, entre dezembro e fevereiro, é a melhor opção. Agora, se você prefere um clima mais tranquilo, pode ir entre março e novembro.

Onde ficar em Vila Velha

E agora a parte mais importante: onde ficar em Vila Velha! A cidade tem várias opções de hospedagem, mas eu separei as melhores áreas e bairros para você escolher. Centro, Praia da Costa, Praia de Itaparica, Praia de Itapuã e Barra do Jucu – que já fica bem mais distante do Centro. Cada um desses lugares tem seu charme e sua vibe própria.

Centro Histórico

O Centro Histórico de Vila Velha – também chamado de Prainha – é conhecido por ser o coração da cidade. Nele, é possível encontrar diversas opções de comércio, serviços e lazer.

A região é bastante movimentada durante o dia, com muitas pessoas circulando pelas ruas, principalmente na região central, onde está localizada a Igreja do Rosário, que fica aos pés do Convento da Penha, o principal cartão-postal da cidade.

Onde ficar em Vila Velha

Praia da Costa

A Praia da Costa é um dos bairros mais famosos de Vila Velha, e não é para menos. A praia possui uma extensa faixa de areia clara e uma orla repleta de quiosques, bares e restaurantes. É um lugar bastante movimentado, tanto por turistas quanto por moradores locais, especialmente durante os finais de semana e feriados.

Além disso, o bairro é cercado por muitos prédios e edifícios residenciais, o que o torna uma ótima opção para quem quer ficar perto da praia e de todos os serviços e comércios que a região oferece.

Praia de Itapuã

A Praia de Itapuã é coladinha com a Praia da Costa e também oferece muitas opções de lazer e entretenimento. A praia de Itapuã é conhecida por suas ondas fortes e pela presença de uma tradicional colônia de pescadores.

Da praia é possível visitar as Ilhas Itatiaia e Pituã, em um passeio super interessante que vale a pena fazer mesmo se você não escolher Itapuã para ficar em Vila Velha.

Praia de Itaparica

A Praia de Itaparica é um bairro que vem se destacando nos últimos anos em Vila Velha. A região possui uma praia de mesmo nome, que é menos movimentada que a Praia da Costa, mas ainda assim oferece uma boa estrutura de quiosques e restaurantes.

Além disso, o bairro conta com muitos condomínios e prédios residenciais, o que o torna uma boa opção para quem busca tranquilidade, mas não quer ficar longe dos serviços e comércios da cidade.

Barra do Jucu

A Barra do Jucu é um bairro que fica bem afastado do centro de Vila Velha, mas que ainda assim possui muitos atrativos – eu sou apaixonado pela vibe da Barra. A região é conhecida por ser uma das melhores para a prática do surfe, graças às suas ondas fortes e longas.

Além disso, o bairro tem diversos restaurantes especializados em frutos do mar, que atraem muitos visitantes durante todo o ano. Aqui, é difícil encontrar hotéis grandes, então as melhores opções são pousadinhas ou casas de temporada.

Melhores hotéis e pousadas

Hotel Plaza Mar

O Hotel Plaza Mar fica no coração de Vila Velha, na região de Itapuã, uma das áreas mais procuradas da cidade. Com uma estrutura completa, o hotel é ideal para quem busca conforto e comodidade durante.

Os quartos são amplos, bem iluminados e contam com ar-condicionado, tevê, frigobar e banheiro privativo. Alguns quartos possuem varanda com vista para o mar, proporcionando momentos de relaxamento únicos.

As áreas comuns do hotel são bem equipadas, incluindo uma piscina ao ar livre, sauna e academia. Além disso, o hotel oferece um restaurante que serve pratos deliciosos da culinária local e internacional.

Segundo um dos hóspedes do hotel, “A localização é excelente, bem próximo à praia e a bons restaurantes. O quarto era amplo, com varanda e vista para o mar. O atendimento da equipe é ótimo, sempre prestativos e simpáticos.”

Tulip Inn Vila Velha

O Tulip Inn Vila Velha é um hotel moderno, no bairro Praia de Itaparica, a apenas três minutos a pé da praia. É uma excelente opção para quem busca conforto e qualidade em em Vila Velha. Além disso, o custo-benefício é muito bom, o que faz dele uma das melhores opções para ficar em Vila Velha.

Os quartos têm ar-condicionado, tevê, frigobar e mesa de trabalho, além de banheiro privativo com chuveiro e secador de cabelo. As áreas comuns do hotel também são muito agradáveis, com uma piscina ao ar livre, academia bem equipada e um bar. O hotel também dispõe de estacionamento privativo gratuito e internet em todas as áreas.

O Tulip Inn Vila Velha é mencionado positivamente por um dos hóspedes. “Ótimo hotel, muito bem localizado, próximo da praia, bem decorado, quarto confortável e excelente café da manhã”, disse um deles.

Quality Suites Vila Velha

Na Praia da Costa, o Quality Suites Vila Velha é uma excelente opção para quem busca conforto e comodidade em sua hospedagem. O hotel tem uma estrutura moderna e elegante, que inclui piscina, academia, restaurante e bar.

Os quartos são amplos e bem equipados, com ar-condicionado, tevê, frigobar e cofre. Alguns quartos ainda oferecem vista para o mar. As áreas comuns do hotel são bem cuidadas e oferecem um ambiente agradável para os hóspedes.

O Quality Suites Vila Velha é ideal tanto para viagens de negócios quanto para lazer, pois fica a poucos metros da praia, em uma das mais bonitas da região, e está perto de diversos restaurantes, bares e shoppings.

Onde ficar em Vila Velha

Os hóspedes do hotel destacam a localização privilegiada e a estrutura moderna e confortável. “O hotel é muito bem localizado, próximo à praia e com fácil acesso a restaurantes e lojas. O quarto é espaçoso e confortável, e as áreas comuns são muito agradáveis”, afirma um dos avaliadores.

Hotel Santorini

No bairro de Itaparica, o Hotel Santorini é uma ótima opção para quem procura conforto e comodidade. É um hotel prático, bem localizado e com café da manhã excelente. Por isso, é uma boa opção para ficar em Vila Velha.

Onde ficar em Vila Velha

Os quartos são modernos e espaçosos, equipados com ar-condicionado, tevê, frigobar e banheiro privativo com chuveiro. Há opções de quartos com vista para o mar ou para a cidade, escolha de acordo com suas preferências.

Para quem gosta de esportes, o hotel oferece serviço de aluguel de bicicletas e equipamentos para praticar stand-up paddle, além de ser possível reservar passeios de barco e jet-ski diretamente com a equipe do hotel.

Um hóspede descreveu sua experiência de hospedagem no Hotel Santorini: “Fiquei encantado com a vista para o mar do meu quarto, além da comodidade e qualidade do serviço oferecido pelo hotel. Com certeza voltarei a me hospedar aqui quando retornar a Vila Velha”.

Onde ficar em Vila Velha

Hotel Olympia

O Olympia Hotel é uma excelente opção de hospedagem para quem procura conforto e tranquilidade em Vila Velha. Na Praia da Costa, um dos bairros mais valorizados da cidade, o hotel fica a apenas 200 metros da praia e a uma curta distância das principais atrações turísticas da região.

Com uma estrutura moderna e elegante, o Olympia Hotel tem quartos amplos e confortáveis, equipados com ar-condicionado, tevê, frigobar, cofre e internet. Alguns quartos possuem varanda com vista para o mar.

Onde ficar em Vila Velha

Os hóspedes elogiam a localização privilegiada do hotel, a limpeza dos quartos e a qualidade do atendimento da equipe. De acordo com um hóspede, “o Olympia Hotel é um excelente lugar para ficar em Vila Velha. A localização é ótima, o atendimento é impecável e as instalações são muito confortáveis”.

Onde ficar em Vila Velha

Hotel Prainha

O Hotel Prainha fica no Centro Histórico, a poucos metros do Convento da Penha e de outros atrativos históricos da cidade. Ele tem quartos amplos e bem equipados, com ar-condicionado, tevê a cabo e frigobar.

A estrutura do hotel é aconchegantes, com foco nos pequenos detalhes e é indicado para famílias, casais e grupos de amigos que buscam conforto e praticidade, sem gastar muito.

Os quartos e as áreas comuns são bem cuidadas e o atendimento dos funcionários é elogiado pelos hóspedes. “O hotel é uma graça! Café da manhã maravilhoso, funcionários simpáticos e pertinho do Convento da Penha – em frente praticamente. Ambiente muito agradável!”, é a opinião de um dos hóspedes do hotel.

Onde ficar em Vila Velha

Pousada Vilazinha

A Pousada Vilazinha é uma charmosa opção de hospedagem no Centro Histórico, a apenas alguns passos do Convento da Penha. Ela é ideal para quem busca uma hospedagem intimista, aconchegante e com uma boa localização.

Onde ficar em Vila Velha

Os quartos são básicos, mas muito acolhedores e sempre bem cuidados. As camas são ótimas, a roupa de cama é de primeira e o café da manhã é sensacional, com tudo fresquinho.

De acordo com um hóspede, a Pousada Vilazinha é “um verdadeiro refúgio, um lugar tranquilo e agradável, com um atendimento maravilhoso e muito acolhedor”. Se você busca uma hospedagem aconchegante e bem localizada em Vila Velha, a Pousada Vilazinha é uma excelente opção.

Melhores casas e apartamentos

Presidential Suite

Na orla da Praia da Costa, o Presidential Suite é um apartamento estúdio ideal para quem busca uma experiência exclusiva e sofisticada. Com vista para o mar, ele é uma ótima opção para casais em lua de mel e famílias com crianças que buscam um lugar especial para ficar em Vila Velha.

O Presidential Suite é espaçoso e equipado com ar-condicionado, tevê, frigobar e uma pequena cozinha. A decoração é moderna e elegante, com móveis de qualidade e uma iluminação suave, criando um ambiente aconchegante e confortável.

Além disso, o prédio tem diversas opções de lazer e entretenimento, como a piscina ao ar livre, a academia bem equipada e a sauna relaxante. O spa oferece uma variedade de tratamentos, incluindo massagens e terapias relaxantes, para quem busca ainda mais tranquilidade durante a estadia.

Um hóspede elogiou o atendimento do hotel, dizendo que “os funcionários foram muito atenciosos e prestativos, fazendo com que a nossa estadia fosse ainda mais agradável”. Com uma localização privilegiada, uma estrutura de primeira linha e um atendimento excepcional, o Presidential Suite é sem dúvida uma das melhores opções para ficar em Vila Velha.

Onde ficar em Vila Velha

Itaparica Luxo & Design 24 Horas

O Itaparica Luxo & Design 24 Horas é uma excelente opção para quem deseja desfrutar de conforto e praticidade. Localizado a poucos metros do mar de Itaparica, o apartamento é perfeito para quem quer curtir a praia e as belezas naturais da região.

Onde ficar em Vila Velha

O apartamento é super bem cuidado, com todos ambientes bem equipados – isso inclui a cozinha. São 72 metros quadrados com dois quartos que acomodam bem até quatro pessoas.

O prédio é novo, tem piscina, jardim, churrasqueira, sauna e acesso fácil a todos os serviços que sempre precisamos durante uma viagem. Segundo os hóspedes, o Itaparica Luxo & Design 24 Horas é uma excelente opção de hospedagem na região.

“O apartamento é muito bem localizado, perto da praia e de ótimos restaurantes. Os ambientes são amplos e confortáveis e o atendimento do anfitrião é excelente”, afirma um dos hóspedes. Outro destaca a limpeza e organização: “tudo muito limpo e bem organizado, recomendo a todos que buscam conforto e praticidade em Vila Velha”.

Aconchego com vista mar

O Aconchego com vista mar é um apartamento muito bem localizado, com vista para o mar e a apenas alguns passos da praia. A estrutura é bastante moderna e oferece tudo o que é necessário para uma estadia confortável, como internet, tevê e ar-condicionado. Eu já adiante que é um bom lugar para ficar em Vila Velha.

Os ambientes são aconchegantes e bem decorados, com roupas de cama e toalhas de qualidade. A cozinha é equipada com fogão, geladeira, micro-ondas e utensílios básicos, perfeita para quem prefere preparar suas próprias refeições. Há também uma área de estar com sofá e mesa para refeições.

Onde ficar em Vila Velha

As opções de lazer do Aconchego com vista mar incluem uma piscina, sauna e uma academia. Há também uma área de churrasco, ideal para quem gosta de fazer um churrasco com amigos e família. Para quem gosta de caminhar ou correr, a praia é um convite para exercícios físicos ao ar livre.

Onde ficar em Vila Velha

Segundo um hóspede, “aconchego com vista mar é um apartamento muito bonito e confortável, com uma excelente localização. A vista para o mar é incrível e a piscina é perfeita para relaxar após um dia de passeios. Além disso, o anfitrião foi muito gentil e prestativo durante toda a estadia“.

Onde ficar em Vila Velha

Faixas de preço em Vila Velha

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Vila Velha.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as da Praia da Costa.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Quando as diárias ficam mais baratas?

A hospedagem é um dos maiores custos de uma viagem, por isso é importante planejar a época em que as diárias ficam mais em conta. Em Vila Velha, as tarifas dos hotéis costumam variar de acordo com a temporada.

Durante o verão, de dezembro a março, Vila Velha tem um clima quente e úmido, com temperaturas que podem chegar a 35 graus. É a época mais procurada pelos viajantes, o que faz com que os preços das diárias fiquem mais altos.

No outono, de abril a junho, o clima começa a ficar mais ameno, com temperaturas médias em torno de 24 graus. É uma época com menos movimento, o que pode resultar em diárias mais em conta.

Foto: HVL

No inverno, de julho a setembro, as temperaturas caem um pouco mais, com médias em torno de 20 graus – o que é frio para nós, capixabas. É uma época de pouca chuva e menos movimento, o que pode fazer com que os preços das diárias fiquem mais acessíveis.

Já na primavera, de outubro a novembro, o clima começa a esquentar novamente, com temperaturas médias em torno de 27 graus. É uma época em que ainda não há muitos turistas na região, o que pode resultar em preços mais baixos para as diárias.

Portanto, se você quer economizar na hospedagem em Vila Velha, uma boa dica é escolher a época em que há menos movimento turístico na região. No outono e no inverno, as diárias costumam ser mais em conta, mas ainda é possível encontrar boas opções durante a primavera.

Veja mais dicas do Espírito Santo

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Espírito Santo.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *