Onde ficar em Pedra Azul: as melhores pousadas e casas particulares

0

Atualizado em 28 de agosto de 2020

Onde ficar em Pedra Azul

Um dos destinos mais procurados no Espírito Santo é Domingos Martins, especialmente o distrito de Pedra Azul. Mas, claro, existem uns segredinhos para escolher onde ficar em Pedra Azul.

Então, vamos começar entendendo que lugar é esse.

Domingos Martins é uma pequena cidade nas montanhas capixabas, a cerca de 55 quilômetros de Vitória. A Pedra Azul fica um pouco mais longe, a 102 quilômetros, seguindo pela BR-262, a rodovia que liga Vitória a essa região.

→ Onde ficar em Vitória

Nos últimos anos, Pedra Azul tem crescido muito e aumentado bastante a oferta de hospedagem. Isso é excelente porque a gente tem mais opções, mas, com isso, aumentam as dúvidas na hora de escolher o melhor lugar para se hospedar.

O que é mais importante saber?

Logo de início, você precisa ter algumas coisas em mente:

  • Domingos Martins fica a cerca de uma hora de Vitória;
  • A Pedra Azul fica um pouco mais longe, quase duas horas;
  • Não é um lugar para ir sem carro – tem muitos deslocamentos;
  • Não vale a pena ficar no Centro de Domingos Martins;
  • Muitos restaurantes só funcionam a partir de quinta-feira;
  • A Pedra Azul fica em uma área protegida, que tem várias atividades;
  • É um destino muito típico do inverno, mas dá para ir o ano todo.

Por que é importante observar esses pontos? A resposta pode ser simples, mas eu vou explicar tudo com detalhes para você fazer a melhor escolha.

Mas, de verdade, o que eu acho mais importante é ficar em uma pousada que tenha vista para a Pedra Azul e que fique na Rota do Lagarto, um circuito turístico com restaurantes, cafeterias, lojinhas e sítios de agroturismo que a gente pode visitar.

Isso faz muita diferença, já que o maior atrativo da região é a Pedra Azul – tanto que dá nome ao lugar.

Onde ficar em Pedra Azul

Rota do Lagarto

A Rota do Lagarto é o circuito turístico de Pedra Azul.

Na prática, é uma estradinha de oito quilômetros, bem fotogênica, com várias pousadas, lojinhas, restaurantes e – o mais importante – um visual super aconchegante.

Aliás, é importante destacar que a Pedra Azul – a rocha mesmo – fica a 1.822 metros de altitude, dentro do Parque Estadual da Pedra Azul, uma área de proteção ambiental que tem trilhas e um tanto de outras atrações ao redor.

Quadrado de São Paulinho

Um dos pontos que ficou muito famoso nos últimos anos é o Quadrado de São Paulinho, no final da Rota do lagarto, para quem vem da BR 262, a rodovia que liga Vitória a Domingos Martins.

É um lugarzinho para quem gosta de comer bem, curtir a paisagem e apreciar tudo sem pressa: ótimo para quem não gosta de ficar o dia todo dentro da pousada.

Por que esses nomes?

Já que eu estou explicando isso tudo, quero contar mais duas coisas interessantes:

Você sabe o motivo do nome Pedra Azul? É porque a pedra muda de cor de acordo com os reflexos do sol: há quem diga que ela varia de cor 36 vezes no mesmo dia – entre o amarelo e o azul.

E de onde vem o nome Rota do Lagarto? É porque, colado na Pedra Azul, tem uma formação rochosa que se parece com a cabeça de um lagarto.

As melhores pousadas de Pedra Azul

Depois de tudo isso, eu vou logo dizer qual é minha pousada favorita em Pedra Azul.

Sabe aquele lugar que a gente vai uma vez e sempre quer voltar? Para mim, esse lugar se chama Pousada Pedra Azul.

Eu realmente acho que ela é a melhor pousada de Pedra Azul, com tudo que a gente procura: a vista é sensacional, o conforto e o atendimento são excelentes e o preço é justo.

Você vai ver que vale muito a pena quando comparar com as outras opções.

Onde ficar em Pedra Azul

Claro que existem muitas pousadas, mas nenhuma tem uma vista tão espetacular.

E olha que a lista é grande, com pousadas super bem avaliadas, como a Pousada Rabo do Lagarto, a mais luxuosa de Pedra Azul, a Pousada dos Pinhos, uma das mais tradicionais da região e o clássico Aroso Paço Hotel.

Todos são ótimas opções e podem estar na sua lista de onde ficar em Pedra Azul, mas você já sabe qual é lugar meu preferido.

Quem está procurando algo mais simples – e mais barato – sem abrir mão da qualidade, eu indico a Pousada Vale da Mata e a Chez Pousada Orgânica, que, como o nome diz, tem uma pegada mais natureza e vida saudável.

Casas para alugar em Pedra Azul

A primeira coisa que você precisa pensar é se vale a pena alugar uma casa particular em Pedra Azul: eu sou capixaba e já fui a Pedra Azul centenas de vezes.

A resposta vai depender do que você está procurando, de quantos dias pretende ficar e se vai viajar sozinho, em casal ou com a família toda.

Aí, você tem que avaliar e comparar os preços – não há outra solução – olhando as opções disponíveis no Airbnb.

Mas, eu posso adiantar que há muitas casas luxuosas em Pedra Azul – daquelas que ficam em condomínios fechados – e com vistas sensacionais para a Pedra Azul. Só que elas podem ser bem mais caras.

Há também apartamentos, especialmente no Loft Bristol Vista Azul, que, na verdade, é um hotel com unidades particulares a preços bem mais baixos que as pousadas. O ponto negativo é que ele não fica na Rota do Lagarto.

Veja como fica a localização de cada um dos lugares que citei e faixa média de preços.



Booking.com

Onde ficar em Pedra Azul

Para resumir tudo o que expliquei, o que você precisa saber mesmo é que a melhor opção é ficar na Rota do Lagarto.

A Rota do Lagarto é o circuito turístico de Pedra Azul e onde tudo acontece. Fora dela, as opções podem até ser mais baratas, mas são um pouco menos interessantes.

Só para deixar você mais confiante, essas são as cinco melhores pousadas – as que estão no topo da lista mesmo.

POUSADA PEDRA AZUL

É a minha pousada favorita e uma das mais antigas de Pedra Azul. A estrutura é surpreendente e a vista para a Pedra Azul é a melhor de toda a região: a gente dorme e acorda de cara para a melhor paisagem possível.

Onde ficar em Pedra Azul

O restaurante da Pousada Pedra Azul serve almoço e jantar: o prato mais típico é o pernil de cordeiro com risoto de parmesão, mas há muitas outras opções.

POUSADA RABO DO LAGARTO

A Pousada Rabo do Lagarto é uma autêntica pousada de charme, a mais luxuosa de Pedra Azul, com quartos extremamente bem decorados, confortáveis e um atendimento muito elogiado.

Outro ponto positivo é que ela fica, praticamente, no Quadrado de São Paulinho, uma área com restaurantes, lojinhas e cafés, com eu já expliquei.

Onde ficar em Pedra Azul

É um daqueles lugares que parecem nem existir de tão perfeito, mas, como você pode imaginar, tudo isso tem um custo. A escolha vai depender do quanto vale a sua experiência: muitas vezes, isso não tem preço.

POUSADA DOS PINHOS

Outra pousada super tradicional em Pedra Azul, a Pousada dos Pinhos é como um hotel fazenda, mas bem melhorado, sabe como é? Um dos pontos positivos é que ela tem pensão completa – com café da manhã, almoço e jantar no pacote.

Como tem mais opções de entretenimento dentro da pousada – como piscina aquecida, toboágua e uma brinquedoteca, por exemplo – pode ser interessante par quem viaja com crianças. O ponto negativo é que fica fora da Rota do Lagarto.

POUSADA VALE DA MATA

A Pousada Vale da Mata tem um dos melhores preços de Pedra Azul e fica muito bem localizada, pertinho do que ficou famoso como Quadrado de São Paulinho.

Onde ficar em Pedra Azul

POUSADA PETERLE

A Pousada Peterle fica no começo da Rota do Lagarto, para quem vem da BR 262, e é muito bem avaliada, com preços que podem ser interessantes para quem não quer gastar muito.

Onde ficar em Pedra Azul

A vista para a Pedra Azul é um pouco tímida – se é que que você me entende. Mas, infelizmente, não dá para ter de tudo na vida, né?

Veja mais sobre o Espírito Santo

Ficou mais fácil escolher onde ficar em Pedra Azul? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo, e aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário