Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Pedra Azul: melhores hotéis, pousadas e apartamentos

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Pedra Azul

Um dos destinos mais procurados no Espírito Santo é Domingos Martins, especialmente o distrito de Pedra Azul. Mas, claro, existem uns segredinhos para escolher onde ficar em Pedra Azul.

Então, vamos começar entendendo que lugar é esse.

Domingos Martins é uma pequena cidade nas montanhas capixabas, a cerca de 55 quilômetros de Vitória. A Pedra Azul fica um pouco mais longe, a 102 quilômetros, seguindo pela BR-262, a rodovia que liga Vitória a essa região.

→ Onde ficar em Vitória

Nos últimos anos, Pedra Azul tem crescido muito e aumentado bastante a oferta de hospedagem. Isso é excelente porque a gente tem mais opções, mas, com isso, aumentam as dúvidas na hora de escolher o melhor lugar para se hospedar.

O que é mais importante saber?

Logo de início, você precisa ter algumas coisas em mente:

  • Domingos Martins fica a cerca de uma hora de Vitória;
  • A Pedra Azul fica um pouco mais longe, quase duas horas;
  • Não é um lugar para ir sem carro – tem muitos deslocamentos;
  • Não vale a pena ficar no Centro de Domingos Martins;
  • Muitos restaurantes só funcionam a partir de quinta-feira;
  • Pedra Azul fica em uma área protegida e tem várias atividades;
  • É um destino muito típico do inverno, mas dá para ir o ano todo.

Por que é importante observar esses pontos? A resposta pode ser simples, mas eu vou explicar tudo com detalhes para você fazer a melhor escolha.

Mas, de verdade, o que eu acho mais importante é ficar em uma pousada que tenha vista para a Pedra Azul e que fique na Rota do Lagarto, um circuito turístico com restaurantes, cafeterias, lojinhas e sítios de agroturismo que a gente pode visitar.

Isso faz muita diferença, já que o maior atrativo da região é a Pedra Azul – tanto que dá nome ao lugar.

Rota do Lagarto

A Rota do Lagarto é o circuito turístico de Pedra Azul.

Na prática, é uma estradinha de oito quilômetros, bem fotogênica, com várias pousadas, lojinhas, restaurantes e – o mais importante – um visual super aconchegante.

Onde ficar em Pedra Azul

Aliás, é importante destacar que a Pedra Azul – a rocha mesmo – fica a 1.822 metros de altitude, dentro do Parque Estadual da Pedra Azul, uma área de proteção ambiental que tem trilhas e um tanto de outras atrações ao redor.

QUADRADO DE SÃO PAULINHO
Um dos pontos que ficaram muito famosos nos últimos anos é o Quadrado de São Paulinho, no final da Rota do Lagarto, para quem vem da BR-262, a rodovia que liga Vitória a Domingos Martins.

É um lugarzinho para quem gosta de comer bem, curtir a paisagem e apreciar tudo sem pressa: ótimo para quem não gosta de ficar o dia todo dentro da pousada.

Já que eu estou explicando isso tudo, quero contar mais duas coisas interessantes:

Você sabe o motivo do nome Pedra Azul? É porque a pedra muda de cor de acordo com os reflexos do sol: há quem diga que ela varia de cor 36 vezes no mesmo dia – entre o amarelo e o azul.

E de onde vem o nome Rota do Lagarto? É porque, colado na Pedra Azul, tem uma formação rochosa que se parece com a cabeça de um lagarto.

Onde ficar em Pedra Azul

A lista é grande, com pousadas super bem avaliadas, como a Pousada Rabo do Lagarto, a mais luxuosa de Pedra Azul, a Pousada dos Pinhos, uma das mais tradicionais da região e o clássico Aroso Paço Hotel.

Todos são ótimas opções e podem estar na sua lista de onde ficar em Pedra Azul, mas você já sabe qual é lugar meu preferido.

Mas, sabe aquele lugar que a gente vai uma vez e sempre quer voltar? Para mim, esse lugar se chama Pousada Pedra Azul.

Eu realmente acho que ela é a melhor pousada de Pedra Azul, com tudo que a gente procura: a vista é sensacional, o conforto e o atendimento são excelentes e o preço é justo. Você vai ver que vale muito a pena quando comparar com as outras opções.

Quem está procurando algo mais simples – e mais barato – sem abrir mão da qualidade, eu indico a Pousada Vale da Mata e a Chez Pousada Orgânica, que, como o nome diz, tem uma pegada mais natureza e vida saudável.

Veja como fica a localização de cada um dos lugares que citei o mapa abaixo.

Depois de tudo isso, eu vou logo dizer qual é minha pousada favorita em Pedra Azul.

Para resumir tudo o que expliquei, o que você precisa saber mesmo é que a melhor opção é ficar na Rota do Lagarto.

A Rota do Lagarto é o circuito turístico de Pedra Azul e onde tudo acontece. Fora dela, as opções podem até ser mais baratas, mas são um pouco menos interessantes.

Só para deixar você mais confiante, essas são as cinco melhores pousadas – as que estão no topo da lista mesmo.

Pousada Pedra Azul

A Pousada Pedra Azul é a minha pousada favorita e uma das mais antigas de Pedra Azul. A estrutura é surpreendente e a vista para a Pedra Azul é a melhor de toda a região: a gente dorme e acorda de cara para a melhor paisagem possível.

O restaurante da pousada serve almoço e jantar: o prato mais típico é o pernil de cordeiro com risoto de parmesão, mas há muitas outras opções. É um excelente lugar para ficar em Pedra Azul.

Onde ficar em Pedra Azul

Pousada Rabo do Lagarto

A Pousada Rabo do Lagarto é uma autêntica pousada de charme, a mais luxuosa de Pedra Azul, com quartos extremamente bem decorados, confortáveis e um atendimento muito elogiado.

Outro ponto positivo é que ela fica, praticamente, no Quadrado de São Paulinho, uma área com restaurantes, lojinhas e cafés, com eu já expliquei.

Onde ficar em Pedra Azul

É um daqueles lugares que parecem nem existir de tão perfeito, mas, como você pode imaginar, tudo isso tem um custo. A escolha vai depender do quanto vale a sua experiência: muitas vezes, isso não tem preço.

Pousada dos Pinhos

Outra pousada super tradicional em Pedra Azul, a Pousada dos Pinhos é como um hotel fazenda, mas bem melhorado, sabe como é? Um dos pontos positivos é que ela tem pensão completa – com café da manhã, almoço e jantar no pacote.

Onde ficar em Pedra Azul

Como tem mais opções de entretenimento dentro da pousada – como piscina aquecida, toboágua e uma brinquedoteca, por exemplo – pode ser interessante par quem viaja com crianças. O ponto negativo é que fica fora da Rota do Lagarto.

Onde ficar em Pedra Azul

Aroso Paço Hotel

O Aroso Paço Hotel foi um dos primeiros hotéis de grande porte a serem construídos na região de Pedra Azul e, por muito tempo, foi o destino certo da elite capixaba para curtir o curto inverno que temos no Espírito Santo.

Onde ficar em Pedra Azul

O hotel é imponente, grande, com áreas arejadas e decoradas no estilo clássico, sabe? Há muitas categorias de quartos, desde os mais básicos a lofts que parecem uma casa inteira.

Tem uma vista linda para a Pedra Azul, uma piscina muito boa e o restaurantes serve bons pratos. Se puder gastar um pouco mais, pode ser sua escolha para ficar em Pedra Azul.

Onde ficar em Pedra Azul

Condomínio Vista Azul

O Condomínio Vista Azul Hotel é muito agradável, com excelente vista para a Rota do Lagarto – peça para ficar nos quartos impares, de frente para a Pedra Azul. Não esqueça deste segredinho. O custo-benefício é bem interessante, principalmente porque tem muitas unidades.

Os são espaçosos, práticos e sempre estão super limpos. As camas são grandes, macias e a roupa de cama é de primeira. É um bom lugar para comemorar uma data especial, então, vale a pena dar uma olhada com mais calma.

Onde ficar em Pedra Azul

Pousada Vale da Mata

A Pousada Vale da Mata tem um dos melhores preços de Pedra Azul e fica muito bem localizada, pertinho do que ficou famoso como Quadrado de São Paulinho.

É uma das mais interessantes no quesito-custo benefício. Os quartos aconchegantes com camas grandes e lareira. O atendimento é muito elogiado, daquele que nos faz sentir em casa, Sabe como?

Pousada Peterle

A Pousada Peterle fica no começo da Rota do Lagarto, para quem vem da BR 262, e é muito bem avaliada, com preços que podem ser interessantes para quem não quer gastar muito.

Onde ficar em Pedra Azul

A vista para a Pedra Azul é um pouco tímida – se é que que você me entende. Mas, infelizmente, não dá para ter de tudo na vida, né?

Chez Pousada Orgânica

A Chez Pousada Orgânica é um lugar incrível, rodeado pela natureza, com beleza para todos os lados. Perfeita para quem precisa renovar as energias e relaxar com muito conforto.

O café da manhã é simplesmente perfeito, cheio de opções, alimentos orgânicos, oferecido com todo cuidado e carinho. A receptividade e a alegria da dona da pousada é o grande diferencial: atendimento maravilhoso com todos os hóspedes.

Apartamentos alugar em Pedra Azul

A primeira coisa que você precisa pensar é se vale a pena alugar uma casa particular em Pedra Azul: eu sou capixaba e já fui a Pedra Azul centenas de vezes.

A resposta vai depender do que você está procurando, de quantos dias pretende ficar e se vai viajar sozinho, em casal ou com a família toda.

Mas, eu posso adiantar que há muitas casas luxuosas em Pedra Azul – daquelas que ficam em condomínios fechados – e com vistas sensacionais para a Pedra Azul. Só que elas podem ser bem mais caras.

Há também muitos apartamentos que, na verdade, ficam no Bristol Vista Azul Hotel , que tem unidades particulares a preços bem mais camaradas. O ponto negativo é que ele não fica na Rota do Lagarto.

Vou mostrar um como exemplo, mas você pode ver a lista completa também.

Flat em Pedra Azul

O Flat em Pedra Azul é uma graça. Ele foi completamente decorado para otimizar o espaço e ganhou uma cozinha compacta que dá para preparar comidas rápidas, que quebram aquele galho. Sabe?

Como fica no hotel, você pode usar toda a estrutura: piscina, restaurante, quadras de esporte e tudo mais. Se estiver pensando em ficar em Pedra Azul uns dias a mais, este pode ser seu lugar.

Faixas de preço em Pedra Azul

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Pedra Azul.


Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Veja mais dicas do Espírito Santo

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Espírito Santo.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Oi, Filipe.
    O esquema da Rota dos Lagartos se restringe basicamente ao que as pousadas oferecem. No final da Rota tem o Quadrado de Sampaulim, uma área de bares e restaurantes, mas não há muitas opções.
    Para curtir a noite de Domingos Martins (não vá esperando muito), você terá que ficar no Centro mesmo.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço!

  2. Você disse que não vale a pena se hospedar no centro de Domingos Martins, mas fiquei em dúvida se há o que fazer à noite na Rota do Lagarto. Além dos belos passeios diurnos, eu também gostaria de sair à noite e curtir um barzinho etc. Há opções de vida noturna na Rota do Lagarto ou isso se restrige ao centro da cidade?

  3. Parabéns pelas suas orientações.
    Em Santa Teresa há uma Pousada que possui suites dentro de barris de vinho. Já fui lá e gostei muito. É a Pousada São Lourenço que fica no Circuito Caravaggio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1