Onde ficar em Belém: melhores bairros, hotéis e apartamentos – com preços

3

Atualizado em 30 de agosto de 2021

Onde ficar em Belém

A capital do Pará é considerada a porta de entrada para a Amazônia e é, também, sede da maior festa católica do Brasil, o Círio de Nazaré. Mas, para conhecer o que a cidade tem de melhor, é essencial escolher bem onde ficar em Belém.

O mais importante é ficar atento às regiões para escolher aquela que mais combina com você e, claro, que seja segura e de fácil acesso.

O Centro Histórico, por exemplo, é interessante para passar o dia visitando atrações turísticas, mas você precisa avaliar com cuidado se ele deve entrar na sua lista de opções para ficar em Belém – eu explico isso com mais detalhes daqui a pouco.

Nesta região, estão a Estação das Docas, o Mercado Ver-o-Peso e o sensacional Mangal das Garças, um parque de frente para o rio Guamá, que tem um dos melhores restaurantes da cidade, o Manjar das Garças.

O Centro Histórico é formado pelos bairros Cidade Velha, que é onde a cidade começou de fato, e Campina, o antigo centro comercial tradicional de Belém.

CÍRIO DE NAZARÉ
O Círio de Nazaré é a maior festa católica do Brasil. São quinze dias de celebração e, durante a principal procissão – chamada de Círio –, mais de dois milhões de pessoas se reúnem e as quentes ruas de Belém são tomadas para festejar a devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

Para o belenense, o Círio é como se fosse a antecipação do Natal. A cidade se enfeita, famílias se reúnem para comer os tradicionais pato no tucupi e maniçoba, e é costume, inclusive, desejar Feliz Círio. É neste tempo que a devoção, o espírito de solidariedade e a fé de quem ama a Santa se mostram mais fortemente.

A primeira procissão em devoção a Nazaré, no Pará, aconteceu no século 18, e como não havia energia elétrica, era preciso usar velas para iluminar o caminho. Daí o nome do festejo: Círio, um tipo alongado de vela.

Hoje, o Círio de Nazaré tem doze procissões, incluindo a romaria fluvial e a trasladação. A caminhada mais longa feita pelos peregrinos, chamada de Traslado de Ananindeua, tem quase 50 quilômetros, mas é possível ver centenas de promesseiros chegando de várias cidades para cumprir o prometido à Santa.

A principal romaria do Círio de Nazaré acontece no segundo domingo de outubro, mas as celebrações começam na quinta-feira anterior, com a apresentação do manto da Santa, e duram 15 dias. Para saber mais, você pode ler sobre a minha experiência no Círio de Nazaré.

Onde ficar em Belém

Belém não é uma capital com uma vasta rede hoteleira e isso acaba nos limitando um pouco, mas, claro, há boas opções na cidade.

Agora, eu vou explicar, com mais detalhes, quais são melhores os bairros para ficar em Belém.

Para se localizar melhor, você pode dar uma olhada no mapa abaixo.

Os bairros do Centro Histórico – Cidade Velha e Campina – não devem ser a primeira opção para ficar em Belém, mas, claro, isso depende do tipo de viagem que você está planejando. Fora do Centro Histórico, Belém respira outros ares.

As avenidas são mais largas, sempre bastante arborizadas e há mais atrativos para a noite, como bares, restaurantes e baladas.

Para quem está descobrindo Belém em uma primeira viagem, pode ser mais interessante ficar em Nazaré, Umarizal ou Batista Campos.

Nazaré

O bairro Nazaré é mais residencial, mas tem todos os serviços essenciais bem pertinho: restaurantes, shoppings, mercados e muito mais.

Além disso, a localização do Nazaré é privilegiada, porque ele fica entre a área mais moderna de Belém e o Centro Histórico.

Nazaré também é ideal para quem quer acompanhar o Círio de Nazaré, já que a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré fica no bairro.

A melhor opção para ficar em Nazaré é o Grand Mercure Hotel.

GRAND MERCURE BELÉM

Eu fiquei no Grand Mercure quando fui a Belém. Ele é um dos cinco estrelas da cidade  – o outro é o Radisson Hotel Belém – e tem um serviço de primeira classe e nem é tão caro quanto, talvez, você imagina.

Onde ficar em Belém

Os quartos são super aconchegantes, modernos e o atendimento é excepcional. O café da manhã é delicioso e o restaurante do hotel também é muito bom – deu até saudade da comida paraense.

O Grand Mercure Belém é perfeito para quem quer acompanhar o Círio de Nazaré, porque fica a menos de um quilômetro da Basílica e do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e as procissões passam na frente do hotel.

Onde ficar em Belém

RADISSON HOTEL BELÉM

Muito bem avaliado, o Radisson Hotel Belém fica entre o Nazaré e o Batista Campos, no caminho entre a Catedral e a Basílica de Nazaré e a uma quadra da Praça da República, onde está o Teatro da Paz.

É um hotel novo, que garante qualidade no atendimento e na limpeza – seguindo os padrões da rede. A área da piscina é excelente: Belém é sempre quente e úmida, então um mergulho pode ser mais que merecido.

Onde ficar em Belém

O Radisson Hotel Belém também é uma boa opção para ficar hospedado durante o Círio de Nazaré, porque ele fica a uma quadra de onde passam as procissões.

Onde ficar em Belém

IBIS STYLES BELÉM NAZARÉ

Na mesma área, fica o Ibis Styles Belém Nazaré. Ele segue o padrão da rede, com quartos básicos, compactos e sem luxo, mas com conforto. Isso reflete no custo-benefício, que é interessante, especialmente para quem não pretende passar muito tempo no hotel.

Bem localizado, perto dos principais pontos turísticos, shoppings e de serviços como farmácia e banco, por exemplo, o hotel tem atendimento excelente, ótimo café e uma piscina que ajuda a aliviar o calor dos dias mais quentes.

Onde ficar em Belém

LOFT ACONCHEGANTE

Quem gosta de viajar de forma mais alternativa, pode gostar do Loft Aconchegante – que na verdade é uma kitnet “gourmetizada”. Ele fica no Nazaré, já do ladinho do Umarizal.

Onde ficar em Belém

São 18 metros quadrados super bem organizados que acomodam bem duas pessoas. Pode até acolher mais uma no sofá-cama da sala se for preciso, mas nem vale a pena porque o custo-benefício é bem interessante. Pode ser o seu lugarzinho para ficar em Belém.

Umarizal

O Umarizal é um bairro nobre e tem o metro quadrado mais caro de Belém.

O bairro é muito tradicional na cidade, mas teve uma transformação radical nas últimas décadas: a antiga zona boêmia ganhou fama e atraiu a atenção do mercado imobiliário.

É um bairro interessante para quem gosta de vida noturna, pois há vários bares, restaurantes e algumas baladas, especialmente na Avenida Almirante Wandenkolk.

Um dos grandes atrativos do Umarizal é o Ver-o-Rio, um complexo turístico de frente para a baía do Guajará que é ótimo para terminar o dia e para tomar o famoso tacacá.

Os melhores hotéis de Umarizal são Mercure Belém Boulevard e Bristol Umarizal Belém.

MERCURE BELÉM BOULEVARD

O Mercure Belém Boulevard tem uma localização excelente: no coração do Umarizal, ele fica perto de perto de tudo que é mais interessante no bairro e bem conectado o resto da cidade. Isso é um ponto muito positivo!

Onde ficar em Belém

Os quartos seguem o alto padrão da rede, então não há chances de ter surpresas desagradáveis. A área da piscina é muito gostosa e a gente tem uma vista muito legal do topo da cidade, já que Belém é toda plana.

O atendimento é excelente, sempre muito profissional, o café da manhã sempre tem muita variedade – incluindo algumas iguarias paraenses – e não dá vontade de parar de comer, sabe como é isso? Resumindo: vale o que cobra.

Onde ficar em Belém

BRISTOL UMARIZAL BELÉM

Um pouco mais afastado, na parte norte do Umarizal, o Bristol Umarizal Belém é uma opção mais econômica. De forma geral, o Umarizal tem preços um pouco mais altos, mas vale a pena no quesito tranquilidade.

Onde ficar em Belém

O hotel é bem conectado com o resto da cidade e a gente consegue se locomover rapidamente de um lado para outro. Então, este é mais um item favorável. Os quartos são espaçosos, muito confortáveis e têm aquela limpeza criteriosa – a gente não abre mão disso. Adicione à lista de pontos positivos o café da manhã, que é ótimo, e o atendimento, sempre impecável.

Onde ficar em Belém

Já notou que as redes de hotelaria comandam a hospedagem em Belém, né? Como a cidade tem muitos eventos corporativos, isso se justifica. Só que preciso confessar que senti falta de opções mais locais, com a cara da cidade, sabe? Belém é tão rica, mas falha nesta parte – neste aspecto, o Atrium Hotel Quinta de Pedras dá um show!

MORADAS PARÁ

O Moradas Pará fica no bairro Reduto, separado do Umarizal apenas pela Avenida Visconde de Souza Franco. É confortável, bem localizado e tem ótimo custo-benefício.

Onde ficar em Belém

O apartamento tem dois quartos e acomoda até seis pessoas – tem um sofá-cama na sala. A cozinha é ótima, mas não tem fogão convencional. Um ponto muito positivo é que ele é todo climatizado: em Belém, um ar-condicionado é fundamental.

Onde ficar em Belém

Batista Campos

O Batista Campos é pequeno e bem residencial: são apenas algumas quadras a partir da praça que dá nome ao bairro. Ele é perfeito para quem não quer agitação demais durante a viagem, mas quer ficar perto de tudo.

É, também, um dos bairros mais organizados da capital paraense, com ótima qualidade de vida – e isso inclui um item muito importante: segurança.

→ Melhores hotéis do Batista Campos

É um bom lugar para quem quer sentir mais o dia a dia da cidade e, como tem de tudo – supermercados, padarias, farmácias, entre outros serviços que a gente precisa no dia a dia acaba sendo ainda mais interessante.

NEW INN BATISTA CAMPOS

O New Inn Batista Campos fica pertinho da Praça Batista Campos, uma das principais áreas verdes da cidade. Como está em um bairro central – entre Campina, Cidade Velha e Nazaré –, dá para aproveitar o dois lados da cidade.

Um ponto muito positivo é o preço da diária, bastante coerente com o que oferece: quartos básicos, café da manhã bom e localização prática. Se você não faz questão de hotel com “regalias”, pode ser uma boa opção para ficar em Belém.

Onde ficar em Belém

IBIS STYLES BELÉM BATISTA CAMPOS

Para quem prefere hospedagem sem surpresas desagradáveis, o Ibis Styles Belém Batista Campos é uma opção. Dentro do padrão da famosa rede, ele tem quartos compactos, práticos, com camas boas e pronto. Sem luxo, mas com conforto.

Além do custo-benefício interessante, a localização é muito boa, pertinho das atrações do Centro Histórico, mas em uma área mais tranquila. Vale a pena dar uma conferida!

Onde ficar em Belém

Centro Histórico

A parte mais antiga de Belém tem pontos contra e a favor – talvez, mais pontos contra –, mas não pode ser eliminada da lista.

Foi nesta região que a Cidade de Belém começou, especificamente nos arredores do Forte do Presépio – que também é chamado de Forte do Castelo – o nome completo é Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém.

Por falar nisso, do Forte a gente tem uma vista linda da baía do Guajará e do Mercado Ver-o-Peso.

A melhor opção para ficar nesta região é o Atrium Hotel Quinta de Pedras. Para quem procura um hostel, eu indico o Cidade Velha. Mas se você busca mais privacidade, tem o Apartamento na Cidade Velha.

ATRIUM HOTEL QUINTA DE PEDRAS

O  Atrium Hotel Quinta de Pedras funciona num casarão antigo, completamente reformado e – de verdade – é uma ilha de conforto e paz, pertinho das principais atrações do Centro Histórico, como o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas e o Mangal das Garças.

Onde ficar em Belém

Uma coisa que me chamou a atenção neste hotel é o custo-benefício: os quartos são sensacionais, a área da piscina é linda – fica num pátio interno, muito comum em construções mais antiga – e o preço é justo.

Vale a pena dar uma olhada com calma no Quinta de Pedras, principalmente se você pretende passar mais tempo no Centro Histórico. É uma boa localização para ficar em Belém durante o Círio de Nazaré.

APARTAMENTO NA CIDADE VELHA

A Cidade Velha não tem muitas opções, porque, mesmo sendo uma área turística, não é a melhor área para ficar em Belém. De qualquer forma, o Apartamento na Cidade Velha nos acolhe bem, porque foi reformado e está com tudo novinho.

Ele fica a quatro quadras do Mangal das Garças, coladinho na Avenida Almirante Tamandaré, uma das principais da cidade. Isso significa que você tem acesso fácil a todas as partes da cidade. Vale a pena dar uma olhada, especialmente pelo custo-benefício, que é super vantajoso.

Campina

O Campina já teve dias mais agitados, quando era a principal área comercial da cidade. Com suas ruas estreitas, ele é um importante reduto cultural desde o período colonial.

É neste bairro que fica o famoso Teatro da Paz, e a Estação das Docas está pertinho, a cerca de dez minutos de caminhada.

Uma área que, talvez, seja interessante para ficar hospedado é perto da Praça da República, uma região bem movimentada durante o dia e à noite.

As outras áreas do bairro ficam mais vazias depois do anoitecer e é bom evitar fazer caminhadas solitárias.

Nesta região, eu indico o Rede Andrade Docas, que é uma opção mais econômica. Mais tradicional, o Hotel Grão Pará é outra opção.

REDE ANDRADE DOCAS

O Rede Andrade Docas fica muito perto do Mercado Ver-o-Peso e de outras pontos turísticos do Centro Histórico: dá para fazer muita coisa caminhando durante o dia e, à noite, você pode pedir um carro de aplicativo e tudo se resolve.

Onde ficar em Belém

É apenas uma questão de se organizar e definir se vai economizar na hospedagem ou no transporte – com jeitinho, dá para economizar nos dois.

Os quartos do Rede Andrade Docas são básicos – e bem coloridos – e o café da manhã é ótimo, sempre tem bastante variedades. O hotel tem uma sala de ginástica e o atendimento é bom, dentro do esperado.

Onde ficar em Belém

HOTEL GRÃO PARÁ

O Hotel Grão Pará não é novo, mas é o que tem a melhor estrutura turística nesta parte da cidade. Então, não espere quartos modernos super silenciosos. Como já expliquei, esta parte da cidade não é a mais atrativa e nem a que tem as melhores opções de hospedagem.

Por outro lado, você tem a simpatia dos funcionários – a maioria tem bons anos de casa –, um café da manhã generoso e preços justos. Além disso, o hotel fica na melhor localização do Campina, de frente para a Praça da República, coladinho com o Teatro da Paz. Como tudo na vida, há lados positivos e negativos, não é mesmo?

Onde ficar em Belém

Hostel em Belém

Há boas opções de hostel em Belém – por ser uma capital tão importante, eu esperava encontrar mais, mas tudo bem!

→ Melhores hostel de Belém

Os mais bem avaliados são o Jardim Nazaré Hostel e o OVibe Hostel & Arts, que ficam em lados opostos do Nazaré.

Faixas de preço em Belém

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Belém.

No mapa baixo, você pode ver todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as da região mais central.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 



Booking.com

Onde ficar em Belém

Como expliquei, você precisa decidir se vai  ficar no Centro Histórico ou fora dele – mas, não muito longe.

Eu fiquei no bairro Nazaré e gostei bastante, porque ele é bem central e isso facilita na hora dos deslocamentos para o Centro Histórico e para áreas com mais vida noturna, como o Umarizal.

Avalie quais são suas possibilidades levando em conta a localização e o preço da diária.

Uma coisa que eu sempre penso antes de decidir onde ficar é quanto vou gastar para chegar aos locais que mais quero ver e, também, quanto tempo eu vou perder com deslocamentos. Porque, não adianta economizar com o hotel e ter que gastar com carro de aplicativo ou táxi o tempo todo.

Também não vale a pena pagar caro na diária e não aproveitar o hotel. Então, tem que ser uma escolha prática.

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.

Veja mais sobre o Pará

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

3 Comentários

Escreva um comentário