Pesquisar
Close this search box.

O que fazer em Belém: o essencial da cidade – incluindo o Círio

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

O que fazer em Belém

A capital do Pará é uma das mais interessantes cidades da Região Norte. Sua história, a mistura dos povos, e a culinária rica e diversificada fazem dela, um lugar especial e inesquecível. Com tanta coisa interessante assim, chega a ser difícil listar tudo o que fazer em Belém.

Então, para você que vem à cidade pela primeira vez, as minhas sugestões vão lhe dar uma visão geral. Posso dizer que é uma lista com o essencial de Belém, o ponto de partida para você descobrir a cidade.

Esse roteiro pode ser feito em dois dias, sem pressa e aproveitando cada minuto do seu precioso tempo. Então, salve isso nos favoritos, porque você vai ter muitas e boas opções do que fazer em Belém.

Se puder esticar a viagem, vá conhecer a Ilha do Marajó, que ainda é bem pouco explorada pelos brasileiros.

O que fazer em Belém

Mercado Ver-o-peso

No topo da lista de lugares que você deve visitar, o Mercado Ver-o-peso é um grande símbolo de Belém. Ele funciona em uma área aberta, às margens da Baía de Guajará.

O que fazer em Belém

São centenas de barracas que vendem desde frutas, verduras, temperos e carnes, até garrafadas e ervas utilizadas em simpatias.

Por falar nisso, entre barraquinhas místicas do mercado, duas são imperdíveis: a da Cheirosinha e a da Dona Coló. Elas são erveiras super tradicionais e cheias de receitas milagrosas.

O Mercado Ver-o-peso é um lugar onde você encontra de tudo mesmo. Há alguns anos, muitos turistas chegavam aqui para comprar pênis de boto, considerado um forte estimulante sexual. Hoje, a venda é proibida por razões ecológicas.

No final do mercado há, ainda, um galpão onde são vendidos peixes. O filhote, que de pequeno não tem nada, é um dos preferidos da cidade.

Dê uma passada aqui, mesmo que não vá comprar nada, e você verá a riqueza que as águas paraenses oferecem.

O que fazer em Belém

Complexo Ver-o-Rio

Belém é uma cidade que cresceu voltada para as águas da Baía Guajará, e essa praça é um símbolo disso.

Apesar de simples, ela é uma boa opção para você fazer uma caminhada tranquila e experimentar um tacacá no final da tarde. Este é um programa sagrado dos belemenses que você deve incluir em sua lista do que fazer em Belém.

O que fazer em Belém

Forte do Presépio

Esse é um grande símbolo da fundação de Belém. Construído para proteger a cidade contra invasores, o forte fica de frente para a baía, na entrada do Rio Guamá.

Nos pátios que restaram, há vários canhões originais que mostram como era feita a segurança da cidade. Do terraço, dá para ter uma vista bem legal do Mercado Ver-o-peso.

O que fazer em Belém

Há salas de exposição com peça de cerâmica e outros objetos da época de sua construção e funcionamento. O Forte do Presépio abre de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e no sábado e domingo, das 10h às 14h.

Catedral Metropolitana de Belém

Também chamada de Igreja da Sé, esse templo tem grande importância para os católicos. Então, inclua em sua lista do que fazer em Belém.

Além de ter sido a primeira igreja da cidade, ela faz parte do roteiro do Círio de Nazaré, como eu falo mais pra frente.

O que fazer em Belém

Casa da Onze Janelas

Essa casa, originalmente construída como moradia de um senhor de engenho, hoje, abriga o Museu de Arte Moderna e Contemporânea.

A construção imponente, voltada para a baía, fica ao lado do Forte do Presépio, a poucos metros da Catedral Metropolitana de Belém.

O Museu funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. No sábado e domingo, ele abre das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

Museu de Arte Sacra

Esse museu funciona na Igreja de Santo Alexandre e no antigo colégio construído ao lado. No estilo barroco, o conjunto é um grande exemplo da arquitetura jesuítica no Brasil.

Entre as mais de 320 peças do acervo, algumas dos séculos 18, você poderá ver imagens de santos e objetos utilizados nas missas.

Como o Museu fica perto de outros importantes pontos turísticos da cidade, como a Catedral e a Casa das Onze Janelas, não deixe de incluir uma visita aqui em sua lista de coisas para fazer em Belém.

O Museu de Arte Sacra abre de terça a domingo, das 10h às 16h, e nos feriados, das 9h às 13h.

Basílica Nossa Senhora de Nazaré

Essa igreja imponente foi construída no lugar onde começou a tradição do Círio de Nazaré. Foi aqui que a primeira imagem de Nossa Senhora de Nazaré, foi encontrada por acaso, por um morador de Belém.

O que fazer em Belém

Nos dias de procissão, tudo fica lotado de gente e é aqui que a Santa fica exposta nos durante o Círio.

Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é a maior festa católica do mundo. São quinze dias de celebração e, durante a principal procissão – chamada de Círio –, mais de dois milhões de pessoas se reúnem nas quentes ruas de Belém para celebrar a devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

O que fazer em Belém

Eu estive em Belém a convite do governo do Estado para acompanhar os festejos e, realmente, nunca vi algo tão contagiante e comovente. Apesar de não ser católico, sempre tive vontade de participar do Círio, pois as notícias que tinha eram de que a festa é incrivelmente linda.

Você pode ver todos os detalhes dessa experiência em: Círio de Nazaré: a emocionante festa religiosa de Belém.

Mangal das Garças

O Mangal é um parque público gerido pela iniciativa privada onde você pode caminhar por áreas arborizadas, lagos cheio de peixes e ver de perto as famosas garças que dão nome ao lugar.

Aqui, também funciona um dos melhores restaurantes da cidade, o Manjar das Garças. O preço é justo para o que você vai comer, cerca de R$ 90, e você pode se servir a vontade.

Eu provei tudo um pouco e indico muito que você inclua este lugar na lista de coisas para fazer em Belém.

O que fazer em Belém

Espaço São José Liberto

O prédio que, hoje, abriga este centro cultural já foi convento, depósito de pólvora, quartel militar, hospital e penitenciária. Somente depois de uma grande rebelião de presos, anos 1990, a cadeia foi desativada e o prédio restaurado.

Em 2002, virou Polo Joalheiro, e as celas passaram a ser ocupadas por lojinhas de joias e de artesanato.

O pátio interno é lindo e tem um jardim decorado com cristais, que além de fazerem uma referência às joias produzidas aqui, funcionam como um catalizador de energias boas, anulando tudo de ruim que aconteceu nesse lugar. Eu achei isso bem interessante.

Em uma cela pequena, funciona um tipo de memorial, um espaço que lembra a maior rebelião do Pará. Há fotos e objetos impactantes e que vão mexer contigo.

A antiga cadeia pode ser visitada de terça a sábado, das 9h às 18h30. Aos domingos e feriados, das 10h às 18h.

Estação das Docas

Este lugar é meu xodó em Belém, sem desmerecer os demais. Toda essa área portuária estava abandonada até ser restaurada para dar lugar a um polo gastronômico interessantíssimo. Aqui estão vários restaurantes muito bem conceituados.

Almoçar nas docas ou assistir o pôr do sol aqui é um programa imperdível e deve estar em sua lista de coisas para fazer em Belém. E não se esqueça de incluir uma passada no quiosque de sorvete Cairu. Eu provei o de açaí com tapioca e é realmente muito bom.

Comidas

Belém é uma das cidades com a culinária mais diversificada das Américas, símbolo do que a gastronomia criativa produziu: na prática, isso significa que as pessoas aproveitam os produtos regionais para criar alimentos ricos e saborosos. O próprio açaí é um exemplo.

O que fazer em Belém

Por falar nisso, você deve saber, mas não custa reforçar. Aqui, o açaí é comido fresco, em temperatura ambiente, às vezes acompanhado de farinha de tapioca, uma combinação perfeita.

Durante seus dias você ainda pode experimentar o tacacá, feito com o jambu, uma erva que deixa a boca um pouco anestesiada.

Prove também o pato no tucupi, a maniçoba, que apesar de ser feia é extremamente saborosa, os doces de cupuaçu, a tradicional castanha e muitas outras delícias dessa terra tão querida.

Onde ficar em Belém

Belém não é uma capital com uma vasta rede hoteleira e isso acaba nos limitando um pouco, mas, claro, há boas opções na cidade.

Agora, eu vou explicar, com mais detalhes, quais são melhores os bairros para ficar em Belém.

Para se localizar melhor, você pode dar uma olhada no mapa abaixo.

Os bairros do Centro Histórico – Cidade Velha e Campina – não devem ser a primeira opção para ficar em Belém, mas, claro, isso depende do tipo de viagem que você está planejando. Fora do Centro Histórico, Belém respira outros ares.

As avenidas são mais largas, sempre bastante arborizadas e há mais atrativos para a noite, como bares, restaurantes e baladas.

Para quem está descobrindo Belém em uma primeira viagem, pode ser mais interessante ficar em Nazaré, Umarizal ou Batista Campos.

Nazaré

O bairro Nazaré é mais residencial, mas tem todos os serviços essenciais bem pertinho: restaurantes, shoppings, mercados e muito mais.

Além disso, a localização do Nazaré é privilegiada, porque ele fica entre a área mais moderna de Belém e o Centro Histórico.

Nazaré também é ideal para quem quer acompanhar o Círio de Nazaré, já que a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré fica no bairro.

A melhor opção para ficar em Nazaré é o Grand Mercure Hotel.

Grand Mercure Belém

Eu fiquei no Grand Mercure quando fui a Belém. Ele é um dos cinco estrelas da cidade  – o outro é o Radisson Hotel Belém – e tem um serviço de primeira classe e nem é tão caro quanto, talvez, você imagina.

Onde ficar em Belém

Os quartos são super aconchegantes, modernos e o atendimento é excepcional. O café da manhã é delicioso e o restaurante do hotel também é muito bom – deu até saudade da comida paraense.

Onde ficar em Belém

Grand Mercure Belém é perfeito para quem quer acompanhar o Círio de Nazaré, porque fica a menos de um quilômetro da Basílica e do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e as procissões passam na frente do hotel.

Radisson Hotel Belém

Muito bem avaliado, o Radisson Hotel Belém fica entre o Nazaré e o Batista Campos, no caminho entre a Catedral e a Basílica de Nazaré e a uma quadra da Praça da República, onde está o Teatro da Paz.

É um hotel novo, que garante qualidade no atendimento e na limpeza – seguindo os padrões da rede. A área da piscina é excelente: Belém é sempre quente e úmida, então um mergulho pode ser mais que merecido.

Onde ficar em Belém

O Radisson Hotel Belém também é uma boa opção para ficar hospedado durante o Círio de Nazaré, porque ele fica a uma quadra de onde passam as procissões.

Onde ficar em Belém

Ibis Styles Belém Nazaré

Na mesma área, fica o Ibis Styles Belém Nazaré. Ele segue o padrão da rede, com quartos básicos, compactos e sem luxo, mas com conforto. Isso reflete no custo-benefício, que é interessante, especialmente para quem não pretende passar muito tempo no hotel.

Bem localizado, perto dos principais pontos turísticos, shoppings e de serviços como farmácia e banco, por exemplo, o hotel tem atendimento excelente, ótimo café e uma piscina que ajuda a aliviar o calor dos dias mais quentes.

Onde ficar em Belém

Umarizal

O Umarizal é um bairro nobre e tem o metro quadrado mais caro de Belém.

O bairro é muito tradicional na cidade, mas teve uma transformação radical nas últimas décadas: a antiga zona boêmia ganhou fama e atraiu a atenção do mercado imobiliário.

É um bairro interessante para quem gosta de vida noturna, pois há vários bares, restaurantes e algumas baladas, especialmente na Avenida Almirante Wandenkolk.

Um dos grandes atrativos do Umarizal é o Ver-o-Rio, um complexo turístico de frente para a baía do Guajará que é ótimo para terminar o dia e para tomar o famoso tacacá.

Os melhores hotéis de Umarizal são Mercure Belém Boulevard e Bristol Umarizal Belém.

Mercure Belém Boulevard

O Mercure Belém Boulevard tem uma localização excelente: no coração do Umarizal, ele fica perto de perto de tudo que é mais interessante no bairro e bem conectado o resto da cidade. Isso é um ponto muito positivo!

Onde ficar em Belém

Os quartos seguem o alto padrão da rede, então não há chances de ter surpresas desagradáveis. A área da piscina é muito gostosa e a gente tem uma vista muito legal do topo da cidade, já que Belém é toda plana.

O atendimento é excelente, sempre muito profissional, o café da manhã sempre tem muita variedade – incluindo algumas iguarias paraenses – e não dá vontade de parar de comer, sabe como é isso? Resumindo: vale o que cobra.

Onde ficar em Belém

Bristol Umarizal Belém

Um pouco mais afastado, na parte norte do Umarizal, o Bristol Umarizal Belém é uma opção mais econômica. De forma geral, o Umarizal tem preços um pouco mais altos, mas vale a pena no quesito tranquilidade.

Onde ficar em Belém

O hotel é bem conectado com o resto da cidade e a gente consegue se locomover rapidamente de um lado para outro. Então, este é mais um item favorável. Os quartos são espaçosos, muito confortáveis e têm aquela limpeza criteriosa – a gente não abre mão disso. Adicione à lista de pontos positivos o café da manhã, que é ótimo, e o atendimento, sempre impecável.

Onde ficar em Belém

Já notou que as redes de hotelaria comandam a hospedagem em Belém, né? Como a cidade tem muitos eventos corporativos, isso se justifica. Só que preciso confessar que senti falta de opções mais locais, com a cara da cidade, sabe? Belém é tão rica, mas falha nesta parte – neste aspecto, o Atrium Hotel Quinta de Pedras dá um show!

Moradas Pará

O Moradas Pará fica no bairro Reduto, separado do Umarizal apenas pela Avenida Visconde de Souza Franco. É confortável, bem localizado e tem ótimo custo-benefício.

Onde ficar em Belém

O apartamento tem dois quartos e acomoda até seis pessoas – tem um sofá-cama na sala. A cozinha é ótima, mas não tem fogão convencional. Um ponto muito positivo é que ele é todo climatizado: em Belém, um ar-condicionado é fundamental.

Onde ficar em Belém

Batista Campos

O Batista Campos é pequeno e bem residencial: são apenas algumas quadras a partir da praça que dá nome ao bairro. Ele é perfeito para quem não quer agitação demais durante a viagem, mas quer ficar perto de tudo.

É, também, um dos bairros mais organizados da capital paraense, com ótima qualidade de vida – e isso inclui um item muito importante: segurança.

→ Melhores hotéis do Batista Campos

É um bom lugar para quem quer sentir mais o dia a dia da cidade e, como tem de tudo – supermercados, padarias, farmácias, entre outros serviços que a gente precisa no dia a dia acaba sendo ainda mais interessante.

New Inn Batista Campos

O New Inn Batista Campos fica pertinho da Praça Batista Campos, uma das principais áreas verdes da cidade. Como está em um bairro central – entre Campina, Cidade Velha e Nazaré –, dá para aproveitar o dois lados da cidade.

Um ponto muito positivo é o preço da diária, bastante coerente com o que oferece: quartos básicos, café da manhã bom e localização prática. Se você não faz questão de hotel com “regalias”, pode ser uma boa opção para ficar em Belém.

Onde ficar em Belém

Ibis Styles BeléM Batista Campos

Para quem prefere hospedagem sem surpresas desagradáveis, o Ibis Styles Belém Batista Campos é uma opção. Dentro do padrão da famosa rede, ele tem quartos compactos, práticos, com camas boas e pronto. Sem luxo, mas com conforto.

Além do custo-benefício interessante, a localização é muito boa, pertinho das atrações do Centro Histórico, mas em uma área mais tranquila. Vale a pena dar uma conferida!

Onde ficar em Belém

Centro Histórico

A parte mais antiga de Belém tem pontos contra e a favor – talvez, mais pontos contra –, mas não pode ser eliminada da lista.

Foi nesta região que a Cidade de Belém começou, especificamente nos arredores do Forte do Presépio – que também é chamado de Forte do Castelo – o nome completo é Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém.

Por falar nisso, do Forte a gente tem uma vista linda da baía do Guajará e do Mercado Ver-o-Peso.

A melhor opção para ficar nesta região é o Atrium Hotel Quinta de Pedras. Para quem procura um hostel, eu indico o Cidade Velha. Mas se você busca mais privacidade, tem o Apartamento na Cidade Velha.

Atrium Hotel Quinta De Pedras

O  Atrium Hotel Quinta de Pedras funciona num casarão antigo, completamente reformado e – de verdade – é uma ilha de conforto e paz, pertinho das principais atrações do Centro Histórico, como o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas e o Mangal das Garças.

Onde ficar em Belém

Uma coisa que me chamou a atenção neste hotel é o custo-benefício: os quartos são sensacionais, a área da piscina é linda – fica num pátio interno, muito comum em construções mais antiga – e o preço é justo.

Vale a pena dar uma olhada com calma no Quinta de Pedras, principalmente se você pretende passar mais tempo no Centro Histórico. É uma boa localização para ficar em Belém durante o Círio de Nazaré.

Campina

O Campina já teve dias mais agitados, quando era a principal área comercial da cidade. Com suas ruas estreitas, ele é um importante reduto cultural desde o período colonial.

É neste bairro que fica o famoso Teatro da Paz, e a Estação das Docas está pertinho, a cerca de dez minutos de caminhada.

Uma área que, talvez, seja interessante para ficar hospedado é perto da Praça da República, uma região bem movimentada durante o dia e à noite.

As outras áreas do bairro ficam mais vazias depois do anoitecer e é bom evitar fazer caminhadas solitárias.

Nesta região, eu indico o Rede Andrade Docas, que é uma opção mais econômica. Mais tradicional, o Hotel Grão Pará é outra opção.

Rede Andrade Docas

O Rede Andrade Docas fica muito perto do Mercado Ver-o-Peso e de outras pontos turísticos do Centro Histórico: dá para fazer muita coisa caminhando durante o dia e, à noite, você pode pedir um carro de aplicativo e tudo se resolve.

Onde ficar em Belém

É apenas uma questão de se organizar e definir se vai economizar na hospedagem ou no transporte – com jeitinho, dá para economizar nos dois.

Os quartos do Rede Andrade Docas são básicos – e bem coloridos – e o café da manhã é ótimo, sempre tem bastante variedades. O hotel tem uma sala de ginástica e o atendimento é bom, dentro do esperado.

Onde ficar em Belém

Hotel Grão Pará

O Hotel Grão Pará não é novo, mas é o que tem a melhor estrutura turística nesta parte da cidade. Então, não espere quartos modernos super silenciosos. Como já expliquei, esta parte da cidade não é a mais atrativa e nem a que tem as melhores opções de hospedagem.

Por outro lado, você tem a simpatia dos funcionários – a maioria tem bons anos de casa –, um café da manhã generoso e preços justos. Além disso, o hotel fica na melhor localização do Campina, de frente para a Praça da República, coladinho com o Teatro da Paz. Como tudo na vida, há lados positivos e negativos, não é mesmo?

Onde ficar em Belém

Hostel em Belém

Há boas opções de hostel em Belém – por ser uma capital tão importante, eu esperava encontrar mais, mas tudo bem!

→ Melhores hostel de Belém

Os mais bem avaliados são o Jardim Nazaré Hostel e o OVibe Hostel & Arts, que ficam em lados opostos do Nazaré.

Faixas de preço em Belém

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Belém.

No mapa baixo, você pode ver todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as da região mais central.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 



Booking.com

Veja mais sobre o Pará

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Pará.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Oi, Altier!
    Visitarei Belém em março e ficarei 3 dias completos + 2 incompletos. Acha que será tempo suficiente para conhecer os principais atrativos?
    Vc esteve lá em qual mês? Confesso que estou um pouco receosa de pegar chuvas intermináveis no inverno amazônico!
    Um abraço e boas viagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *