Conheça a parede de chiclete de Seattle

0

Atualizado em 19 de março de 2018

Pode parecer estranho, mas o texto que você está lendo é sobre uma parede de chiclete. Em Seattle, nos Estados Unidos, as paredes do Market Theater, que fica num beco atrás do Pike Place Market, são quase totalmente cobertas por chicletes mascados. Oficialmente, a explicação para esse estranho comportamento é que as pessoas enfrentavam longas filas para comprar ingressos e, então, acabavam grudando seus chicletes em qualquer canto.

Porém, dizem à boca miúda que a tradição de colar chicletes na parede começou em 1993. Isso foi quando um visitante deu início a esta obra de arte contemporânea colando uma moeda na parede presa a um chiclete. O gesto não passava de uma brincadeira. Mas, parece que a coisa ficou séria e a moda pegou.

Desde 1999, a Gum Wall virou ponto turístico oficial da cidade. Já está entre as cinco atrações mais visitadas em Seattle. Para você ter uma ideia da fama do lugar, o filme O Amor Acontece, com a atriz Jenifer Anniston, teve uma de suas cenas gravadas aqui.

Conheça a parede de chiclete de Seattle

A parede de chiclete do  Market Theater, em Seattle.

Conheça a parede de chiclete de Seattle

Nojento? Nem tanto quanto parece.

Conheça a parede de chiclete de Seattle

Algumas pessoas fazem obras de arte e declarações de amor na parede.

Nada de nojento

Eu confesso que quando vi a parede pela primeira vez, simplesmente exclamei: discusting! Tudo parecia muito nojento, grudento e fedorento, mas não é – pelo menos nem tanto quanto parecia. No final das contas, a curiosidade foi maior do que qualquer sensação estranha e preferi chegar mais perto.

As contribuições para que a parede de chiclete se perpetue vêm de todos os lugares. Turistas do mundo todo deixam aqui as suas gomas de mascar depois de saboreá-las, e há quem faça desenhos, figuras humanas e até mesmo declarações de amor.

A vontade de ver progredir o sucesso da parede de chiclete é tanta que o teatro disponibiliza uma máquina daquelas que vendem chicletes estrategicamente posicionada na entrada do prédio. Então, se você esquecer a sua goma de mascar, não se preocupe. Por USD 0,25 você também pode dar sua contribuição a essa estranha atração turística. Eu não resisti e também colei o meu chiclete aqui.

Conheça a parede de chiclete de Seattle

Minha contribuição para a Gum wall.

Programe sua visita à parede de chiclete

Quanto custa | A visitação à parede de chiclete é gratuita. Para colar o seu chiclete, você poderá comprar um por USD 0,25.

Quando ir | Essa estranha atração figura entre as cinco mais procuradas pelos turistas que chegam a Seattle, cidade americana, capital do estado de Washington, já na divisa com o Canadá, e você pode visitá-la diariamente.

Como chegar | A Gum Wall fica na Post Alley, um beco localizado atrás do Pike Place Market, no centro de Seattle. Do aeroporto até aqui a viagem dura cerca de 20 minutos.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Comments are closed.