O fabuloso Pike Place Market de Seattle: atração super tradicional da cidade

Atualizado em 7 de dezembro de 2022 – 3 min de leitura
Pike Place Market

Foto: Jason Leung

Seattle, cidade americana no estado de Washington, é o principal centro urbano para quem desce do Canadá pelas rodovias de Vancouver, e um lugar que você deve conhecer é o Pike Place Market .

O mercado nasceu em 17 de agosto de 1907 quando oito fazendeiros da região trouxeram suas mercadorias para vender na esquina da 1st Avenue com a Pike Street. O sucesso foi tão grande que às 11 horas eles já tinham vendido quase todos os produtos.

Naquele dia, muitos dos possíveis consumidores voltaram para casa de mãos vazias.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Entenda Seatle

Seattle está entre as águas gelados do Oceano Pacífico e o tranquilo e o belo Lago Washington. O que podemos chamar de a Grande Seattle tem hoje, aproximadamente, quatro milhões de habitantes, incluindo os subúrbios.

Foto: Thomas Le

Muito do crescimento explosivo que a cidade experimentou nas últimas décadas se deve ao Seattle Spirit, o jeito de ser sempre otimista, entusiasmado e de autopromoção de seus habitantes.

A gente vê um pouco dessa energia no Pike Place Market.

Pike Place Market

Mais de um século depois de seu surgimento, o Pike Place Market é atração certa para turistas de todo o mundo que visitam Seattle.

Pike Place Market

Foto: Anne Preble

Você não encontra apenas os mais de 100 fazendeiros da região que vendem produtos frescos e, na maioria dos casos, livres de agrotóxico: músicos, performistas e artesãos também ocupam os mais de 300 stands disponíveis para locação.

Isso tudo é o que atrai anualmente mais de 10 milhões de turistas ao mercado.

Foto: Gerda A

Entre todas estas opções, um espaço próximo ao stand onde trabalham os vendedores de peixe é, sem dúvida, o mais disputado.

Eles não apenas vendem os seus produtos aos gritos, mas lançam enormes salmões entre si. Basta um consumidor escolher o que quer levar e o peixe chega voando às mãos do embalador.

Como visitar ao Pike Place Market

Quando ir

Como eles mesmo dizem, o mercado funciona 19,5 horas por dia e só para em três datas especiais: o Dia de Ação de Graças, o Natal e o Ano Novo.

O café da manhã é servido no mercado a partir das 7h. O horário oficial de funcionamento do mercado é de 10 às 17h,  mas boa parte das lojinhas abre antes das 9h. Bares e restaurantes fecham às 14h.

Pike Place Market

Foto: Gary Tou

Como chegar

Para quem está de carro, há três entradas opções de estacionamento com a mais de 800 vagas – isso é ótimo porque dá para conhecer mais de 500 pequenas empresas que ficam na orla.

A tarifa cobrada começa em USD 4 a hora, e as entradas são essas:

  • 1531 Western Avenue, Seattle, WA 98101;
  • 1901 Western Avenue, Seattle, WA 98101;
  • 1530 Alaskan Way, Seattle, WA 98101 – apenas saída.

Os estacionamentos funcionam todo os dias das 5h às 2h.

Se você é adepto da bikes, há vários bicicletários em todo o Pike Place Market. O maior comporta 34 bicicletas e fica na Garagem Vermelha, P6.

Há também bicicletários no topo do Pike Street HillClimb, no Pike Place em frente ao Jack’s Fish Spot e na Stewart Street.

Foto: Tim Mossholder

O Pike Place Market é facilmente acessível por transporte público a partir do Aeroporto Sea-Tac e dos bairros vizinhos de Seattle.

De metrô – o grande sistema transporte público de Seattle – ou o Sound Transit Light Rail até o mercado.

Muitas rotas de ônibus do metrô deixarão os passageiros perto do mercado, na 3rd Avenue com a Pine Street. A estação Westlake Sound Transit Link Light Rail fica a apenas quatro quarteirões do mercado, na 4th Avenue e Pine Street.

Para obter informações detalhadas sobre horários e tarifas, você pode acessas o site do transporte público de Seattle.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...