Como solicitar o visto para o Vietnã com antecedência pela internet

Atualizado em 4 de novembro de 2022 – 3 min de leitura

Como solicitar o visto para o Vietnã com antecedência pela internet

Brasileiros precisam de visto para o Vietnã e, se você está planejando uma viagem para o Sudeste Asiático, é bom saber que o pedido deve ser feito com antecedência. Mas, a boa notícia é que dá para fazer tudo – ou quase tudo – pela internet.

Atualmente, existem três maneiras de solicitar o visto para o Vietnã. A primeira, mais tradicional, é fazer o pedido na Embaixada do Vietnã no Brasil. Esta era a única opção até bem pouco tempo e, claro, exigia mais atenção, pois os passaportes devem ser enviados para Brasília, onde fica a Embaixada.

É muito importante avaliar dois aspectos nesta opção: o seu cronograma deve estar folgado e levar em consideração o tempo de envio do documento, de processamento do visto e de devolução, acrescentando a possibilidade de extravios ou atrasos. Por outro lado, com o carimbo estampado no seu passaporte, você terá garantida a entrada no Vietnã por meio terrestre, aéreo ou rodoviário em qualquer fronteira do país.

No site da Embaixada do Vietnã no Brasil, eu encontrei o seguinte passo a passo que deve ser seguido por quem quer solicitar o visto:

  • Preencher o formulário de pedido de visto;
  • Imprimir, assinar e juntar a ele uma foto 3×4;
  • Enviar o passaporte original com validade de, no mínimo um mês, após a data de saída do país;
  • Enviar um envelope dos Correios com as informações do destinatário: nome e endereço completos.
  • Enviar o comprovante de pagamento da taxa de visto e da taxa de retorno do passaporte, que pode variar de R$ 220 a 660, dependendo do tipo de visto.

É muito importante saber que a Embaixada não aceita dinheiro, apenas pagamentos ou transferências bancárias. No caso de cruzeiros em que o navio vai parar em mais de um porto do Vietnã, é necessário solicitar o visto de múltiplas entradas – que é mais caro.

Você pode consultar todos os preços e as diferentes modalidades do visto neste site.

Outra opção, para quem vive no exterior, é fazer o pedido em uma das embaixadas vietnamitas espalhadas pelo mundo. O processo e os prazos podem variar de acordo com o país, então, é bom se informar com antecedência na cidade onde você estiver.

Visto para o Vietnã online

A forma mais fácil de solicitar o visto para o Vietnã é, sem dúvida, pela internet. Você só precisa entrar no site do Vietnam e-Visa, preencher os formulários, anexar uma foto 3×4, pagar a primeira taxa que custa USD 25 – e pronto.

A sua carta de aprovação chegará, em até quatro dias úteis, no seu e-mail. Mas, é muito importante dizer que este procedimento, por enquanto, só é válido para quem vai entrar no país pelos aeroportos de Hanói, Ho Chi Minh City, Da Nang ou Nha Trang.

Depois de chegar a um desses aeroportos, você precisará ter isto em mãos:

  • Carta de aprovação do visto impressa;
  • Formulário de aplicação do visto impresso e preenchido;
  • Uma foto 3×4;
  • USD 25 para pagar a taxa de impressão do visto – somente em dinheiro;
  • Passaporte com validade de, pelo menos, um mês depois da data de saída do Vietnã.

Lembre-se de ter em mãos outros documentos como comprovantes de hospedagem e passagens aéreas que podem ser solicitados no momento de obtenção do visto – isso não aconteceu comigo, mas é bom estar preparado.

Então, recapitulando, para solicitar o visto para o Vietnã pela internet, você precisará pagar duas taxas: USD 25, na hora que preencher o pedido de visto no site do Vietnam e-Visa, e mais USD 25, quando chegar ao aeroporto de destino.

Para ter outras informações, você pode entrar em contato com a Embaixada do Vietnã no Brasil pelos e-mails e telefones abaixo.

Embaixada do Vietnã em Brasília
embavina@yahoo.com
embavina@uol.com.br
Endereço: SHIS QI 9, Conjunto 10, Casa 1 – Lago Sul
CEP 71625-100 – Brasília – DF
Tel: +55 (61) 3364-5876
Fax: +55 (61) 3364-5836

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar no Vietnã. O pedido deve ser feito com antecedência e é preciso pagar uma taxa na chegada.

Documentos

É preciso apresentar o passaporte com validade de, pelo menos, um mês depois da data de saída do Vietnã. 

Dinheiro

A moeda do país é o dong, identificado pela sigla VND e pelo símbolo ₫. Você deve levar dólares ou euros e trocar na chegada. O real não é aceito nas casas de câmbio.  

Vacinas

Nenhuma vacina é obrigatória para brasileiros embarcados no Brasil que viajam ao país a turismo.

Informações sobre covid-19

Desde 15 de maio de 2022, estão suspensas todas as restrições relacionadas à covid-19. Portanto, não é necessário apresentar comprovante de vacinação nem testes RT-PCR ou de antígeno.

RETORNO AO BRASIL

Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Veja mais dicas do Vietnã

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Vietnã.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

2 Comentários

  1. Leandro

    Como fazer para tirar o visto para quem vai de ônibus saindo do Laos?

    Responder
    • Altier Moulin

      Você tem que solicitar o visto na embaixada do Vietnã no lugar que estiver, Leandro.
      Esta é a informação oficial do site do país.

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *