Como solicitar o visto para o Vietnã

0

Atualizado em 15 de maio de 2019

Brasileiros precisam de visto para o Vietnã e, se você está planejando uma viagem para o Sudeste Asiático, é bom saber que o pedido deve ser feito com antecedência. Mas, a boa notícia é que dá para fazer tudo – ou quase tudo – pela internet.

Atualmente, existem três maneiras de solicitar o visto para o Vietnã. A primeira, mais tradicional, é fazer o pedido na Embaixada do Vietnã no Brasil. Esta era a única opção até bem pouco tempo e, claro, exigia mais atenção, pois os passaportes devem ser enviados para Brasília, onde fica a Embaixada.

É muito importante avaliar dois aspectos nesta opção: o seu cronograma deve estar folgado e levar em consideração o tempo de envio do documento, de processamento do visto e de devolução, acrescentando a possibilidade de extravios ou atrasos. Por outro lado, com o carimbo estampado no seu passaporte, você terá garantida a entrada no Vietnã por meio terrestre, aéreo ou rodoviário em qualquer fronteira do país.

No site da Embaixada do Vietnã no Brasil, eu encontrei o seguinte passo a passo que deve ser seguido por quem quer solicitar o visto:

  • Preencher o formulário de pedido de visto;
  • Imprimir, assinar e juntar a ele uma foto 3×4;
  • Enviar o passaporte original com validade de, no mínimo um mês, após a data de saída do país;
  • Enviar um envelope dos Correios com as informações do destinatário: nome e endereço completos.
  • Enviar o comprovante de pagamento da taxa de visto e da taxa de retorno do passaporte, que pode variar de R$ 150 a 560, dependendo do tipo de visto.

É muito importante saber que a Embaixada não aceita dinheiro, apenas pagamentos ou transferências bancárias. No caso de cruzeiros em que o navio vai parar em mais de um porto do Vietnã, é necessário solicitar o visto de múltiplas entradas – que é mais caro.

Você pode consultar todos os preços e as diferentes modalidades do visto neste site.

Outra opção, para quem vive no exterior, é fazer o pedido em uma das embaixadas vietnamitas espalhadas pelo mundo. O processo e os prazos podem variar de acordo com o país, então, é bom se informar com antecedência na cidade onde você estiver.

Visto para o Vietnã online

A forma mais fácil de solicitar o visto para o Vietnã é, sem dúvida, pela internet. Você só precisa entrar no site do Vietnam e-Visa, preencher os formulários, anexar uma foto 3×4, pagar a primeira taxa que custa USD 18,25 – e pronto.

A sua carta de aprovação chegará, em até quatro dias úteis, no seu e-mail. Mas, é muito importante dizer que este procedimento, por enquanto, só é válido para quem vai entrar no país pelos aeroportos de Hanói, Ho Chi Minh City, Da Nang ou Nha Trang.

Depois de chegar a um desses aeroportos, você precisará ter isto em mãos:

  • Carta de aprovação do visto impressa;
  • Formulário de aplicação do visto impresso e preenchido;
  • Uma foto 3×4;
  • USD 25 para pagar a taxa de impressão do visto – somente em dinheiro;
  • Passaporte com validade de, pelo menos, um mês depois da data de saída do Vietnã.

Lembre-se de ter em mãos outros documentos como comprovantes de hospedagem e passagens aéreas que podem ser solicitados no momento de obtenção do visto – isso não aconteceu comigo, mas é bom estar preparado.

Então, recapitulando, para solicitar o visto para o Vietnã pela internet, você precisará pagar duas taxas: USD 18,25, na hora que preencher o pedido de visto no site do Vietnam e-Visa, e mais USD 25, quando chegar ao aeroporto de destino.

Para ter outras informações, você pode entrar em contato com a Embaixada do Vietnã no Brasil pelos e-mails e telefones abaixo.

Embaixada do Vietnã em Brasília
[email protected]
[email protected]
Endereço: SHIS QI 9, Conjunto 10, Casa 1 – Lago Sul
CEP 71625-100 – Brasília – DF
Tel: +55 (61) 3364-5876
Fax: +55 (61) 3364-5836

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário