Pesquisar
Close this search box.

Como solicitar o visto para o Vietnã pela internet

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Como solicitar o visto para o Vietnã com antecedência pela internet

Brasileiros precisam de visto para o Vietnã e, se você está planejando uma viagem para o Sudeste Asiático, é bom saber que o pedido deve ser feito com antecedência. Mas, a boa notícia é que dá para fazer tudo – ou quase tudo – pela internet.

Atualmente, existem três maneiras de solicitar o visto para o Vietnã. A primeira, mais tradicional, é fazer o pedido na Embaixada do Vietnã no Brasil. Esta era a única opção até bem pouco tempo e, claro, exigia mais atenção, pois os passaportes devem ser enviados para Brasília, onde fica a Embaixada.

É muito importante avaliar dois aspectos nesta opção: o seu cronograma deve estar folgado e levar em consideração o tempo de envio do documento, de processamento do visto e de devolução, acrescentando a possibilidade de extravios ou atrasos. Por outro lado, com o carimbo estampado no seu passaporte, você terá garantida a entrada no Vietnã por meio terrestre, aéreo ou rodoviário em qualquer fronteira do país.

No site da Embaixada do Vietnã no Brasil, eu encontrei o seguinte passo a passo que deve ser seguido por quem quer solicitar o visto:

  • Preencher o formulário de pedido de visto;
  • Imprimir, assinar e juntar a ele uma foto 3×4;
  • Enviar o passaporte original com validade de, no mínimo um mês, após a data de saída do país;
  • Enviar um envelope dos Correios com as informações do destinatário: nome e endereço completos.
  • Enviar o comprovante de pagamento da taxa de visto e da taxa de retorno do passaporte, que pode variar de R$ 220 a 660, dependendo do tipo de visto.

É muito importante saber que a Embaixada não aceita dinheiro, apenas pagamentos ou transferências bancárias. No caso de cruzeiros em que o navio vai parar em mais de um porto do Vietnã, é necessário solicitar o visto de múltiplas entradas – que é mais caro.

Você pode consultar todos os preços e as diferentes modalidades do visto neste site.

Outra opção, para quem vive no exterior, é fazer o pedido em uma das embaixadas vietnamitas espalhadas pelo mundo. O processo e os prazos podem variar de acordo com o país, então, é bom se informar com antecedência na cidade onde você estiver.

Visto para o Vietnã online

A forma mais fácil de solicitar o visto para o Vietnã é, sem dúvida, pela internet. Você só precisa entrar no site do Vietnam e-Visa, preencher os formulários, anexar uma foto 3×4, pagar a primeira taxa que custa USD 25 – e pronto.

A sua carta de aprovação chegará, em até quatro dias úteis, no seu e-mail. Mas, é muito importante dizer que este procedimento, por enquanto, só é válido para quem vai entrar no país pelos aeroportos de Hanói, Ho Chi Minh City, Da Nang ou Nha Trang.

Depois de chegar a um desses aeroportos, você precisará ter isto em mãos:

  • Carta de aprovação do visto impressa;
  • Formulário de aplicação do visto impresso e preenchido;
  • Uma foto 3×4;
  • USD 25 para pagar a taxa de impressão do visto – somente em dinheiro;
  • Passaporte com validade de, pelo menos, um mês depois da data de saída do Vietnã.

Lembre-se de ter em mãos outros documentos como comprovantes de hospedagem e passagens aéreas que podem ser solicitados no momento de obtenção do visto – isso não aconteceu comigo, mas é bom estar preparado.

Então, recapitulando, para solicitar o visto para o Vietnã pela internet, você precisará pagar duas taxas: USD 25, na hora que preencher o pedido de visto no site do Vietnam e-Visa, e mais USD 25, quando chegar ao aeroporto de destino.

Para ter outras informações, você pode entrar em contato com a Embaixada do Vietnã no Brasil pelos e-mails e telefones abaixo.

Embaixada do Vietnã em Brasília
embavina@yahoo.com
embavina@uol.com.br
Endereço: SHIS QI 9, Conjunto 10, Casa 1 – Lago Sul
CEP 71625-100 – Brasília – DF
Tel: +55 (61) 3364-5876
Fax: +55 (61) 3364-5836

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar no Vietnã. O pedido deve ser feito com antecedência e é preciso pagar uma taxa na chegada.

Documentos

É preciso apresentar o passaporte com validade de, pelo menos, um mês depois da data de saída do Vietnã. 

Dinheiro

A moeda do país é o dong, identificado pela sigla VND e pelo símbolo ₫. Você deve levar dólares ou euros e trocar na chegada. O real não é aceito nas casas de câmbio.  

Vacinas

Nenhuma vacina é obrigatória para brasileiros embarcados no Brasil que viajam ao país a turismo.

Informações sobre covid-19

Desde 15 de maio de 2022, estão suspensas todas as restrições relacionadas à covid-19. Portanto, não é necessário apresentar comprovante de vacinação nem testes RT-PCR ou de antígeno.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 – incluindo tratamento para covid-19 – e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

Affinity 35 Mundo (exceto EUA) +COVID-19 tem um ótimo custo-benefício, com cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 e USD 1.200 de seguro complementar no caso de extravio de bagagem.

O seguro mais barato é o MTA 30 Mundo (exceto EUA) +Telemedicina Albert Einstein, que também tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 30.000.

 

Veja mais dicas do Vietnã

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Vietnã.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

9 respostas

  1. Gostaria de morar pra la mas esse idioma é muito dificil estudei um pouco sou de curitiba moro em araucaria era pra ter ido casa pra la mas depois da pandemia ficou tudo mais complicado se alguem puder conversar me explicar algumas duvias agradeço

  2. Oi, Edna.
    As orientações que dou são com base na experiência que que tive.
    Usei o serviços fiz tudo sem contratar despachantes ou agência.
    Sim, deu tudo certo com meu visto.
    Um abraço.

  3. Olá Altier,
    Estou muito confusa com essa questão do visto para o Vietnã, pois encontrei uma quantidade de links, fornecidos por viajantes diferentes, cada um com um custo e um procedimento diferente. Você poderia me ajudar a esclarecer/decidir qual o caminho a seguir? Você já usou o serviço indicado por você no seu blog? Foi recentemente? Deu tudo certo com o seu visto quando você chegou no Vietnã? Desde já, muito grata.

  4. Oi, Maria.
    Sugiro você fazer contato com a empresa de cruzeiros ou com a agência com quem comprou para tirar essas dúvidas. :
    Infelizmente, não posso te ajudar.
    Um abraço.

  5. Iremos de cruzeiro da Royal Caribbean somente por 2 dias para o Vietnã, e está bem confuso esclarecerem como preencher o visto eletronico do Vietnã.
    Que endereço coloco como estadia ? qual local de entrada e saida no Vietnã, pois os portos que o navio irá parar eu não acho na lista do formulário.
    Podes me ajudar , por favor ?

  6. Você tem que solicitar o visto na embaixada do Vietnã no lugar que estiver, Leandro.
    Esta é a informação oficial do site do país.

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *