Como solicitar o visto para o Vietnã

2

Atualizado em 15 de maio de 2019

Brasileiros precisam de visto para o Vietnã e, se você está planejando uma viagem para o Sudeste Asiático, é bom saber que o pedido deve ser feito com antecedência. Mas, a boa notícia é que dá para fazer tudo – ou quase tudo – pela internet.

Atualmente, existem três maneiras de solicitar o visto para o Vietnã. A primeira, mais tradicional, é fazer o pedido na Embaixada do Vietnã no Brasil. Esta era a única opção até bem pouco tempo e, claro, exigia mais atenção, pois os passaportes devem ser enviados para Brasília, onde fica a Embaixada.

É muito importante avaliar dois aspectos nesta opção: o seu cronograma deve estar folgado e levar em consideração o tempo de envio do documento, de processamento do visto e de devolução, acrescentando a possibilidade de extravios ou atrasos. Por outro lado, com o carimbo estampado no seu passaporte, você terá garantida a entrada no Vietnã por meio terrestre, aéreo ou rodoviário em qualquer fronteira do país.

No site da Embaixada do Vietnã no Brasil, eu encontrei o seguinte passo a passo que deve ser seguido por quem quer solicitar o visto:

  • Preencher o formulário de pedido de visto;
  • Imprimir, assinar e juntar a ele uma foto 3×4;
  • Enviar o passaporte original com validade de, no mínimo um mês, após a data de saída do país;
  • Enviar um envelope dos Correios com as informações do destinatário: nome e endereço completos.
  • Enviar o comprovante de pagamento da taxa de visto e da taxa de retorno do passaporte, que pode variar de R$ 150 a 560, dependendo do tipo de visto.

É muito importante saber que a Embaixada não aceita dinheiro, apenas pagamentos ou transferências bancárias. No caso de cruzeiros em que o navio vai parar em mais de um porto do Vietnã, é necessário solicitar o visto de múltiplas entradas – que é mais caro.

Você pode consultar todos os preços e as diferentes modalidades do visto neste site.

Outra opção, para quem vive no exterior, é fazer o pedido em uma das embaixadas vietnamitas espalhadas pelo mundo. O processo e os prazos podem variar de acordo com o país, então, é bom se informar com antecedência na cidade onde você estiver.

Visto para o Vietnã online

A forma mais fácil de solicitar o visto para o Vietnã é, sem dúvida, pela internet. Você só precisa entrar no site do Vietnam e-Visa, preencher os formulários, anexar uma foto 3×4, pagar a primeira taxa que custa USD 18,25 – e pronto.

A sua carta de aprovação chegará, em até quatro dias úteis, no seu e-mail. Mas, é muito importante dizer que este procedimento, por enquanto, só é válido para quem vai entrar no país pelos aeroportos de Hanói, Ho Chi Minh City, Da Nang ou Nha Trang.

Depois de chegar a um desses aeroportos, você precisará ter isto em mãos:

  • Carta de aprovação do visto impressa;
  • Formulário de aplicação do visto impresso e preenchido;
  • Uma foto 3×4;
  • USD 25 para pagar a taxa de impressão do visto – somente em dinheiro;
  • Passaporte com validade de, pelo menos, um mês depois da data de saída do Vietnã.

Lembre-se de ter em mãos outros documentos como comprovantes de hospedagem e passagens aéreas que podem ser solicitados no momento de obtenção do visto – isso não aconteceu comigo, mas é bom estar preparado.

Então, recapitulando, para solicitar o visto para o Vietnã pela internet, você precisará pagar duas taxas: USD 18,25, na hora que preencher o pedido de visto no site do Vietnam e-Visa, e mais USD 25, quando chegar ao aeroporto de destino.

Para ter outras informações, você pode entrar em contato com a Embaixada do Vietnã no Brasil pelos e-mails e telefones abaixo.

Embaixada do Vietnã em Brasília
[email protected]
[email protected]
Endereço: SHIS QI 9, Conjunto 10, Casa 1 – Lago Sul
CEP 71625-100 – Brasília – DF
Tel: +55 (61) 3364-5876
Fax: +55 (61) 3364-5836

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

2 Comentários

    • Altier Moulin

      Você tem que solicitar o visto na embaixada do Vietnã no lugar que estiver, Leandro.
      Esta é a informação oficial do site do país.

      Um abraço.

Escreva um comentário