Pesquisar
Close this search box.

Cruzeiro na Baía de Ha Long, uma das Sete Maravilhas do Mundo

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Cruzeiro na Baía de Ha Long

Poucas experiências são tão únicas quanto fazer um cruzeiro na Baía da Ha Long, no Vietnã. É justamente por causa de sua beleza e peculiaridade que o Golfo de Tonkin é considerado Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, e uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo eleita em 2011.

Como conhecer a Baía de Ha Long

A melhor maneira de conhecer essa região é, sem dúvida, fazendo um cruzeiro. Eu passei dois dias e uma noite em uma das embarcações da Bhaya Cruises, empresa tradicionalíssima nesta área do país.

Os navios são de porte médio, pois a profundidade não ultrapassa os 30 metros, mas há espaço, conforto, comida boa e ótimo atendimento. O cruzeiro é ideal para quem quer relaxar e curtir a vista desse lugar – algo muito importante na Baía de Ha Long.

Cruzeiro na Baía de Ha Long

Antes de falar mais sobre o cruzeiro, preciso explicar algumas coisas sobre este lugar:

〉 Ha Long significa lugar onde desceu o dragão;
〉 Esse nome está relacionado a uma antiga lenda local;
〉 A lenda diz que as ilhotas foram criadas por dragões, mandados pelos deuses;
〉 Existem mais de três mil ilhas e ilhotas nos arredores da Baía de Ha Long;
〉 A maioria das ilhas é coberta por vegetação;
〉 Entre as pequenas ilhas, há várias aldeias flutuantes.

Cruzeiro na Baía de Ha Long

A viagem começa às 12h30 no terminal de balsas de Bến phà Tuần Châu, na província Quàng Ninh, a 154 quilômetros de Hanói, a capital do Vietnã. Quando você compra o pacote com a Bhaya Cruises, o traslado de ida e volta já está incluso.

Pouco tempo depois do embarque, eles servem o almoço. Há muitas opções, incluindo macarrão, peixe, arroz, salada e frutas – só não tem o nosso querido feijão. Depois, temos um tempo livre para observar a navegação entre as ilhotas e, mais tarde, paramos em uma das muitas vilas flutuantes.

Cruzeiro na Baía de Ha Long

Cua Van sobrevive da pesca e, aparentemente, é um ponto bem visitado pelos turistas que fazem um cruzeiro na Baía de Ha Long. Há um pequeno museu e barqueiros estão disponíveis para nos levar para dar uma volta nas embarcações tradicionais. Se preferir, você pode fazer isso de caiaque – aproveite para queimar as calorias do farto almoço.

Depois dessa parada, navegamos mais um pouco e chegamos a um local para banho. Como não há praias, o mergulho é feito perto do barco mesmo. A água tem uma temperatura agradável, mas essa parada não foi algo que realmente me marcou.

Neste mesmo lugar, o barco ancora para passar a noite. Algumas atividades como uma competição culinária e a pesca de lulas são organizadas pela tripulação para passar o tempo. Depois do jantar, não há nada para fazer a não ser contemplar a silhueta das ilhotas sobre o céu nublado da Baía de Ha Long.

Cruzeiro na Baía de Ha Long

Na manhã seguinte, começamos a fazer o caminho de volta para o terminal de balsas. Às 12h chegamos ao píer para terminar uma viagem tranquila e sem muitas atividades – é verdade -, mas que nos apresenta um dos lugares mais lindos do mundo.

Planeje sua viagem a Ha Long

Quando ir

De maio a outubro chove muito, mas de novembro a fevereiro o tempo fica mais ensolarado. Julho é o mês mais quente do ano, com média de 29 graus. Por outro lado, janeiro é o mais frio com temperatura média de 16 graus.

Cruzeiro na Baía de Ha Long

Você precisa saber que o clima por aqui varia muito. Por isso, os vietnamitas dizem que há apenas três horas mágicas de sol na Baía de Ha Long. Geralmente, por volta do meio-dia o céu se abre e a luz do sol fica mais intensa. Mas, pela manhã e mais no final do dia, as nuvens deixam tudo mais cinza.

Por causa disso, quem consegue dias limpos e ensolarados aqui pode se considerar um privilegiado. Eu dei essa sorte.

Quanto custa

O cruzeiro na Baía de Ha Long custa entre USD 180 e 480 em cabine para duas pessoas. Como falei, neste valor estão inclusos o traslado de ida e volta e todas as refeições.

Onde ficar

Em Hanói, eu fiquei no Holiday Emerald Hotel. Pequeno, mas muito bem localizado, ele fica no centro antigo da capital vietnamita e dá para fazer tudo a pé. Os quartos são excelentes, silenciosos e o atendimento é fantástico.

Como chegar

A melhor maneira de chegar à Baía de Ha Long é saindo de Hanói.

O Aeroporto Internacional de Noi Bai (HAN), que atende à cidade, fica a 26 quilômetros e para ir até o centro você deve tomar o ônibus da linha número 86. A passagem custa cerca de VND 35.000. O traslado do hotel ao porto onde saem as balsas está incluso no preço da cabine.

Cruzeiro na Baía de Ha Long

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar no Vietnã. O pedido deve ser feito com antecedência e é preciso pagar uma taxa na chegada.

Documentos

É preciso apresentar o passaporte com validade de, pelo menos, um mês depois da data de saída do Vietnã. 

Dinheiro

A moeda do país é o dong, identificado pela sigla VND e pelo símbolo ₫. Você deve levar dólares ou euros e trocar na chegada. O real não é aceito nas casas de câmbio.  

Vacinas

Nenhuma vacina é obrigatória para brasileiros embarcados no Brasil que viajam ao país a turismo.

Informações sobre covid-19

Desde 15 de maio de 2022, estão suspensas todas as restrições relacionadas à covid-19. Portanto, não é necessário apresentar comprovante de vacinação nem testes RT-PCR ou de antígeno.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 – incluindo tratamento para covid-19 – e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

Affinity 35 Mundo (exceto EUA) +COVID-19 tem um ótimo custo-benefício, com cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 e USD 1.200 de seguro complementar no caso de extravio de bagagem.

O seguro mais barato é o MTA 30 Mundo (exceto EUA) +Telemedicina Albert Einstein, que também tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 30.000.

 

Veja mais dicas do Vietnã

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Vietnã.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Sem dúvida, Maria.

    Os países do Sudeste Asiático têm paisagens lindas e nos proporcionam experiências inesquecíveis pela história, cultura, gastronomia e tudo mais.
    O Vietnã, com certeza, é um dos lugares que ainda quero voltar para explorar melhor.

    Um abraço.

  2. Estive aí e amei! Aliás, tudo o que visitei do Vietnam, adorei: Saigon (Ho Chi Min), Hoi An e arredores, Hanoi.
    Também estive na Tailândia, Cambodja e Laos nessa época quando visitei o Vietnam. São viagens inolvidáveis e experiencias maravilhosas!

  3. Vale muito a pena, Armando.
    É super prático chegar com o transfer e no cruzeiro é só desfrutar do serviço e da paisagem.
    Vocês vão gostar.

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *