Poucas experiências são tão únicas quanto fazer um cruzeiro na Baía da Ha Long, no Vietnã. É justamente por causa de sua beleza e peculiaridade que o Golfo de Tonkin é considerado Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, e uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo eleita em 2011.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
Como conhecer a Baía de Ha Long
A melhor maneira de conhecer essa região é, sem dúvida, fazendo um cruzeiro. Eu passei dois dias e uma noite em uma das embarcações da Bhaya Cruises, empresa tradicionalíssima nesta área do país.
Os navios são de porte médio, pois a profundidade não ultrapassa os 30 metros, mas há espaço, conforto, comida boa e ótimo atendimento. O cruzeiro é ideal para quem quer relaxar e curtir a vista desse lugar – algo muito importante na Baía de Ha Long.
Antes de falar mais sobre o cruzeiro, preciso explicar algumas coisas sobre este lugar:
〉 Ha Long significa lugar onde desceu o dragão;
〉 Esse nome está relacionado a uma antiga lenda local;
〉 A lenda diz que as ilhotas foram criadas por dragões, mandados pelos deuses;
〉 Existem mais de três mil ilhas e ilhotas nos arredores da Baía de Ha Long;
〉 A maioria das ilhas é coberta por vegetação;
〉 Entre as pequenas ilhas, há várias aldeias flutuantes.
Cruzeiro na Baía de Ha Long
A viagem começa às 12h30 no terminal de balsas de Bến phà Tuần Châu, na província Quàng Ninh, a 154 quilômetros de Hanói, a capital do Vietnã. Quando você compra o pacote com a Bhaya Cruises, o traslado de ida e volta já está incluso.
Pouco tempo depois do embarque, eles servem o almoço. Há muitas opções, incluindo macarrão, peixe, arroz, salada e frutas – só não tem o nosso querido feijão. Depois, temos um tempo livre para observar a navegação entre as ilhotas e, mais tarde, paramos em uma das muitas vilas flutuantes.
Cua Van sobrevive da pesca e, aparentemente, é um ponto bem visitado pelos turistas que fazem um cruzeiro na Baía de Ha Long. Há um pequeno museu e barqueiros estão disponíveis para nos levar para dar uma volta nas embarcações tradicionais. Se preferir, você pode fazer isso de caiaque – aproveite para queimar as calorias do farto almoço.
Depois dessa parada, navegamos mais um pouco e chegamos a um local para banho. Como não há praias, o mergulho é feito perto do barco mesmo. A água tem uma temperatura agradável, mas essa parada não foi algo que realmente me marcou.
Neste mesmo lugar, o barco ancora para passar a noite. Algumas atividades como uma competição culinária e a pesca de lulas são organizadas pela tripulação para passar o tempo. Depois do jantar, não há nada para fazer a não ser contemplar a silhueta das ilhotas sobre o céu nublado da Baía de Ha Long.
Na manhã seguinte, começamos a fazer o caminho de volta para o terminal de balsas. Às 12h chegamos ao píer para terminar uma viagem tranquila e sem muitas atividades – é verdade -, mas que nos apresenta um dos lugares mais lindos do mundo.
Planeje sua viagem a Ha Long
Quando ir
De maio a outubro chove muito, mas de novembro a fevereiro o tempo fica mais ensolarado. Julho é o mês mais quente do ano, com média de 29 graus. Por outro lado, janeiro é o mais frio com temperatura média de 16 graus.
Você precisa saber que o clima por aqui varia muito. Por isso, os vietnamitas dizem que há apenas três horas mágicas de sol na Baía de Ha Long. Geralmente, por volta do meio-dia o céu se abre e a luz do sol fica mais intensa. Mas, pela manhã e mais no final do dia, as nuvens deixam tudo mais cinza.
Por causa disso, quem consegue dias limpos e ensolarados aqui pode se considerar um privilegiado. Eu dei essa sorte.
Quanto custa
O cruzeiro na Baía de Ha Long custa entre USD 180 e 480 em cabine para duas pessoas. Como falei, neste valor estão inclusos o traslado de ida e volta e todas as refeições.
Onde ficar
Em Hanói, eu fiquei no Holiday Emerald Hotel. Pequeno, mas muito bem localizado, ele fica no centro antigo da capital vietnamita e dá para fazer tudo a pé. Os quartos são excelentes, silenciosos e o atendimento é fantástico.
Como chegar
A melhor maneira de chegar à Baía de Ha Long é saindo de Hanói.
O Aeroporto Internacional de Noi Bai (HAN), que atende à cidade, fica a 26 quilômetros e para ir até o centro você deve tomar o ônibus da linha número 86. A passagem custa cerca de VND 35.000. O traslado do hotel ao porto onde saem as balsas está incluso no preço da cabine.
Estive aí e amei! Aliás, tudo o que visitei do Vietnam, adorei: Saigon (Ho Chi Min), Hoi An e arredores, Hanoi.
Também estive na Tailândia, Cambodja e Laos nessa época quando visitei o Vietnam. São viagens inolvidáveis e experiencias maravilhosas!
Sem dúvida, Maria.
Os países do Sudeste Asiático têm paisagens lindas e nos proporcionam experiências inesquecíveis pela história, cultura, gastronomia e tudo mais.
O Vietnã, com certeza, é um dos lugares que ainda quero voltar para explorar melhor.
Um abraço.
Lindo Lugar, e pelo visto, muito fácil de chegar, uma vez estando no Vietnã. Estamos tentando encaixar o Vietnã em nossas próximas viagens. Parabéns
Vale muito a pena, Armando.
É super prático chegar com o transfer e no cruzeiro é só desfrutar do serviço e da paisagem.
Vocês vão gostar.
Um abraço.