Como chegar à Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso: dicas importantes

26

Atualizado em 10 de junho de 2022

Como chegar à Chapada dos Guimarães

Foto: Rafael Soares

Chegar à Chapada dos Guimarães é um tarefa fácil, principalmente quando a gente compara a viagem com outros paraísos naturais do Brasil.

As facilidades começam porque esse Parque Nacional fica em um município de mesmo nome, pertinho de Cuiabá. É por causa dessa localização que o acesso é rápido e barato, um motivo a mais para você conhecer a Chapada dos Guimarães.

Entende o Parque Nacional

Antes de avançar, eu acho bom que você entenda um pouco mais sobre a criação do Parque, a área protegida onde estão todos os atrativos mais interessantes dessa região de rica beleza natural.

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, no Brasil. Ele fica no estado de Mato Grosso, a cerca de 80 quilômetros de Cuiabá, a capital do Estado.

São mais de 32 mil hectares de terra protegida com um relevo peculiar cheio de paisagens fascinantes, trilhas perfeitas para quem gosta de aventura e cachoeiras de água gelada para espantar o calor do Cerrado.

Como chegar à Chapada dos Guimarães

São diversas cachoeiras, grutas e rios para você explorar ao chegar a Chapada dos Guimarães. Cada esforço, cada trilha e gota de suor são recompensados com a paisagem e toda exuberância da natureza.

A Cidade de Pedra, por exemplo, é um dos lugares mais surreais para você conhecer no Parque.

Como chegar à Chapada dos Guimarães

Eu já expliquei que é fácil chegar à Chapada dos Guimarães, mas ainda não contei quais as opções você tem e quais as melhores escolhas.

Então, tome nota porque é isso que eu explico com detalhes a partir de agora.

DE AVIÃO

O aeroporto mais próximo é Aeroporto Internacional de Cuiabá (CGB), que fica a cerca de 80 quilômetros do município de Chapada dos Guimarães e, para quem vem de longe, esse é o primeiro passo.

Depois disso, é preciso escolher o transporte a ser usado em terra durante toda a viagem.

No próprio Aeroporto Internacional de Cuiabá você pode alugar um carro, tomar um ônibus ou contratar um serviço particular de transporte para chegar à Chapada dos Guimarães.

DE CARRO

Este é o melhor meio de transporte para chegar à Chapada dos Guimarães.

Você tem mais liberdade, pode conhecer Cuiabá por alguns dias e escolher o cronograma que quiser.

Os veículos alugados já estão preparados para os obstáculos das estradas. Seguindo pela BR-251, que está duplicada, você chega até a MT-020. A navegação é fácil, com boa sinalização e uma paisagem belíssima complementando o caminho.

 Eu aluguei um Fiat Uno e consegui fazer todos os trajetos sem problemas. 

Mas, mesmo indo de forma independente, saiba que  é necessário contratar um guia  para acompanhá-lo nos programas dentro do Parque, pois esta é uma exigência do órgão que administra esta área de proteção ambiental. Eu contratei o serviço desta guia.

Como chegar à Chapada dos Guimarães

Condição das estradas

De forma geral, as estradas estão bem conservadas, por pequenos trechos precisando de reparos.

A estrada que corta o Parque não é duplicada e é importante obedecer o limite de velocidade para evitar acidentes com animais silvestres.

Há posto de gasolina na cidade de Chapada dos Guimarães.

Como chegar à Chapada dos Guimarães

Dentro do Parque, você precisa ter  atenção com alguns trechos arenosos para o carro não patinar e sair da pista. Por isso, ande em baixa velocidade e peça orientações ao seu guia.

DE ÔNIBUS

Em Cuiabá, você pode tomar um ônibus das viações CMT (venda de passagem pelo site Buson) ou ExclusiveTour para chegar à Chapada dos Guimarães.

A passagem custa cerca entre R$ 19,53 e 23,66, e a viagem é rápida, dura cerca de 1h30.

Os veículos saem da Rodoviária e, para embarcar, é obrigatório a apresentação da carteira de identidade ou outro documento com foto e o comprovante da passagem impresso ou no celular.

Caso escolha usar o ônibus para chegar ao município, saiba que será necessário contratar os serviços de uma agência de turismo para fazer os passeios no Parque Nacional. Normalmente, os pacotes incluem o transporte.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

A cidade da Chapada dos Guimarães é pequena, tem pouco menos de 20 mil moradores e é fácil encontrar um bom lugar para ficar.

Nos arredores do Centro – na praça do Santuário de Sant’Ana -, há várias pousadas interessantes e esse é o melhor lugar para ficar, porque você fica perto de tudo: bares, restaurantes, bancos, agências de turismo e todos os serviços que você pode precisar durante a viagem.

→ Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Só tem um segredo: é preciso fazer a reserva com antecedência, porque há vários eventos que acontecem na cidade que lotam as pousadas e, se deixar para última hora, você corre o risco de pagar mais caro.

As melhores pousadas são a aconchegante Pousada das Orquídeas, a charmosa Villa Guimarães, e a rústica Vento Sul.

Quem gosta de hotel, vai se dar bem no Hotel Turismo MT.

Mas, se quiser ter a melhor experiência da Chapada deve escolher a Pousada do Parque, que tem um visual incrível e uma energia inigualável.

Veja mais dicas do Mato Grosso

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas.