Pesquisar
Close this search box.

Evita Perón: conheça a história e visite os lugares em Buenos Aires

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foro: Keystone

Na época em que o populismo do presidente Juan Domingo Perón era, praticamente, unanimidade, Buenos Aires se tornou, também, a cidade de Evita Perón.

Com um discurso fácil e com uma história de vida real, mas que parece um contos de fadas – María Eva Duarte de Perón era uma pobre moça do interior do país, que venceu a infância dolorosa e deixou a miséria para assumir o posto de mulher mais importante – e amada – do país.

Isso aconteceu nos anos 1960, mas a memória de Evita Perón ainda está muito viva. Registrada com carinho em monumentos, museus e até no túmulo onde seu corpo descansa, a história da santa peronista sempre a traz de volta a vida.

Para nós, viajantes, conhecer esse lado de Buenos Aires é indispensável.

A Argentina é um país cheio de personagens famosos nos esportes, nas artes, na religião e também na política. Na terra dos hermanos, Evita foi uma figura singular que se tornou símbolo da luta pelos direitos das minorias – como o direito a voto para as mulheres.

Então, inclua no seu roteiro alguns dos lugares que visitei. Eles contam um pouco da vida e da causa do mito Evita Perón.

A cidade de Evita Perón

Cementerio de La Recoleta

Certamente, o mais nobre e o mais visitado túmulo desse cemitério é o de Evita Perón.

A atriz sem muita expressão que conquistou o coração dos argentinos morreu jovem, aos 33 anos, de câncer no útero. Embalsamado, o corpo da primeira-dama ficou exposto até que Perón fosse derrubado por um golpe de Estado, em 1955.

Levado para Milão, o corpo foi sepultado e, mais tarde, exumado e entregue ao ex-presidente, que vivia em Madri.

Depois da morte de Perón, em 1974, o corpo de Evita voltou para a Argentina, onde foi exposto novamente, mas logo foi enterrada no mausoléu da família Duarte.

Buenos Aires: a cidade de Evita Perón
Foto: Francisco Bolsíco

Pode parecer estranho, mas o Cementerio de la Recoleta é um famoso ponto turístico da capital portenha.

Nele, estão sepultados os principais personagens da história política e artística da Argentina. Como não bastasse, os túmulos passam longe de ser apenas um lugar onde se guardam os mortos.

São verdadeiras obras de arte, com diferentes estilos e tamanhos. É comum ver estátuas dos mortos enfeitando as entradas de seus próprios túmulos.

Nesse cemitério, nada é normal: os mortos permanecem dentro de seus caixões expostos em prateleiras dividindo espaço com objetos pessoais e lembranças de seus familiares. Há também inúmeros gatos que circulam pelos corredores livremente.

Conta a lenda egípcia que eles são os guardiões do mundo dos mortos. Verdade ou não, em Recoleta eles têm muita intimidade com aqueles que já partiram para o além.

As visitas ao cemitério acontecem diariamente, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.

Museo Evita

É emocionante percorrer os corredores do Museo Evita.

A casa onde morou a família Perón foi restaurada e, atualmente, abriga um rico acervo com objetos pessoais, livros, vídeos e fotos do casal.

A cena do comovente velório de Evita se repete incansavelmente em uma das salas de projeção. As imagens revelam mais um pouco de todo o amor dos argentinos por essa baixinha valente.

Não há como visitar esse espaço e sair indiferente. Tudo o que ela fez foi simplesmente por acreditar que a vida das pessoas é mais importante do que qualquer outra coisa.

As visitas ao Museo Evita acontecem de terça a domingo, das 11h às 19h. A entrada custa ARS 15.

Casa Rosada

Na Plaza de Mayo, a mais famosa de Buenos Aires, fica a sede do governo argentino. Durante a semana, só é possível visitar o exterior da casa, uma vez que os escritórios estão em uso.

Mas, nos finais de semana, você pode fazer uma visita guiada gratuita pelo interior do prédio. Para isso, você só precisa pedir ajuda a um dos seguranças que te mostrará o caminho certo.

O interior da Casa Rosada é ricamente decorado e, aqui, você aprende um pouco da história do país ao longo do caminho.

Para mim, a maior emoção foi saber que, daqui, Evita lutou pelos descamisados e que, a partir de uma das sacadas, bem mais tarde, Madonna cantou o famoso “Don’t cry for me Argentina”, que lembra um memorável discurso da primeira-dama.

Ainda hoje, existe um quarto dedicado à famosa primeira-dama.

Como visitar a cidade de Evita Perón

Quando ir

Buenos Aires pode ser percebida de modo bem diferente durante as distintas estações do ano. Por isso, escolha a mais adequada ao seu perfil, assim você não correrá o risco de se frustrar. No verão, a cidade fica mais tranquila, com pouco trânsito e menos filas nos teatros, milongas, museus, etc.

Isso se deve ao fato de que, durante as férias, boa parte da população migra para as cidades praianas. Se a calmaria de Buenos Aires pode ser um atrativo, o calor que pode alcançar os 36 graus talvez lhe faça derreter às margens do Rio da Prata.

No inverno, assim como no verão, a cidade fica mais calma, mas por um motivo diferente: raramente as temperaturas vão superar os 10 graus. Além disso, a chuva constante afasta todo mundo das ruas.

A primavera e o outono – as chamadas meias-estações –  são consideradas ideais para visitar a capital da Argentina. As temperaturas estão mais agradáveis e as programações culturais no auge, porém o trânsito está mais movimentado.

Como chegar

O principal aeroporto é o de Ezeiza (EZE), que fica a 40 quilômetros de Buenos Aires. De lá até o Centro, você pode pegar um ônibus convencional por ARS 2, um micro-ônibus por ARS 45 ou um táxi, que custa cerca de ARS  150.

Algumas companhias aéreas operam para o Aeroparque Jorge Newbery (AEP), que fica no bairro de Palermo, a apenas dois quilômetros do centro de Buenos Aires.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que tenha sido emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

O peso argentino, identificado pela sigla ARG, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde de 1º de setembro de 2022, não há mais restrições ou requisitos de entrada na Argentina relacionados à pandemia de covid-19.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar para a Argentina sem o seguro viagem não e uma boa ideia.  Sem ele, você poderá ter que pagar caro, caso precise de uma consulta médica ou de atendimento hospitalar.

Ter um seguro viagem é ainda mais importante se você for viajar para áreas mais remotas do país, como a Patagônia e o norte argentino – na região de Jujuy e Salta, muitas pessoas se sentem mal por causa da altitude.

Além disso, o custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da Argentina

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Argentina.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

194