Pesquisar
Close this search box.

Seringal Cachoeira: conheça o lugar mais emblemático do Acre

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Em Xapuri, onde o ambientalista e sindicalista Chico Mendes morou, começo minha viagem pela história do Seringal Cachoeira. A cidade é parada obrigatória para visitar a casa do líder dos seringueiros, onde ele foi assassinado em 1988.

Para quem sai de Rio Branco, Xapuri fica a pouco mais de 170 quilômetros de viagem pela BR-317. A rodovia corta os municípios de Senador Guiomard e Capixaba.

→ Onde se hospedar em Rio Branco

Voltando para a rodovia, seguimos por mais 32 quilômetros, doze sem calçamento. Chegamos então ao assentamento rural do distrito de Seringal Cachoeira.

Este é um lugar especial onde o tema sustentabilidade, tão falado nos dias atuais, já era discutido há pelo menos 40 anos.

O que ver e fazer no Seringal Cachoeira

A Rota Turística Caminhos Chico Mendes começa em Rio Branco e segue até Xapuri.

Para quem gosta de turismo vivencial, é uma grande oportunidade de estar em contato direto com a cultura e com o modo de vida dos seringueiros tradicionais, além de recontar as histórias de luta pela preservação da floresta amazônica acriana a partir da década de 1970.

A EME Amazonia tem vários roteiros no Acre. Para saber mais, você poder pedir informações pelo telefone (68) 98100-8000.

Pousada Ecológica

Essa Pousada foi construída no local onde aconteceu o último embate entre seringueiros e seringalistas.  Hoje, é uma estação turística construída a partir de uma parceria público-privada e administrada pela associação dos assentados de Cachoeira.

Aqui, além de experimentar o clima realístico da floresta amazônica e o estilo rústico dos chalés, a culinária recheada de pratos típicos é de dar água na boca.

Arvorismo

No Seringal Cachoeira está o maior circuito de arvorismo de toda a Amazônia. O trajeto que pode ser concluído em torno de 1h30. Você começa a nove metros de altura e tem o seu ponto mais alto a 25 metros do chão.

Para concluir a aventura, uma tirolesa com mais de 600 metros de extensão te traz de volta à segurança da terra firme. Circuito completo, R$ 70. Contemplativo e tirolesa, R$ 40. Consulte horários disponíveis.

Trilha do Seringueiro

Em duas horas de caminhada, você vai experimentar a vida simples de um seringueiro tradicional. Consiste em acordar antes do sol nascer, preparar a  poronga – espécie de lamparina fixada na cabeça – e adentrar a floresta para colher o látex.

Você ainda pode visitar a casa de um dos seringueiros e tomar um desjejum tradicional com eles.

Trilha da Sumaúma

Essa é uma experiência para lhe introduzir ao modo clássico de vida na floresta. Caminhando por cerca de três horas entre a vegetação nativa, você vai conhecer a Rainha da Floresta, a maior e mais imponente árvore da selva amazônica.

“A Sumaúma é considerada o telefone da floresta: batendo em suas sapopemas (imensas saliências que ligam o tronco ao solo) elas ecoam os sons por quilômetros”, explica Nilson Mendes, primo de Chico Mendes, que nos conduz na trilha.

Veja mais sobre o Acre

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Acre.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Bom dia.
    Gostaria de saber com chego na pousada. Se tem contato de alguma empresa turística que faça o translado até lá.

  2. Sr. Nilson Mendes, mestre da floresta. Não há experiência mais incrível do que ser guiada por ele. Sem dúvidas as experiências no Seringal Cachoeira são pra ser levadas para toda vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1