Visitar o Convento da Penha é uma viagem

Atualizado em 8 de fevereiro de 2017

Sempre que visito o Convento da Penha com alguém que chega aqui pela primeira vez tenho que explicar porque, ainda nos primeiros anos de Brasil, alguém teve a corajosa decisão de construir essa igreja em cima do morro. Se hoje seria difícil, imagina em 1558 quando chegou ao Espírito Santo o Frei que daria vida a esse projeto tão grandioso.

Falando assim, até parece que a decisão de construir aqui o Convento da Penha foi tomada racionalmente numa mesa de reuniões onde todos calcularam friamente os riscos de tal empreendimento. Nada disso! A história desse lugar é cheia de misticismo como ele próprio.

Assim, enquanto subimos a ladeira que nos leva ao Convento, vou explicando um pouco dessa história: Pedro Palácios, o frei que tinha chegado de Portugal recentemente, encontrou aos pés do monte uma gruta onde fez morada. Perto dali, o eloquente Frei construiu um pequeno altar para o quadro com a imagem de Nossa Senhora das Alegrias e, rapidamente, o local se tornou um ponto de encontro para aqueles que queriam ouvir os ensinos do Frei português.

Visitar o Convento da Penha

A ladeira do Convento da Penha.

Gruta onde morou o frei Pedro Palácios.

Oratório construído para abrigar a imagem de Nossa Senhora das Alegrias.

Chegamos ao pátio principal que dá acesso ao Convento. A paisagem de Vitória interrompe a história que conto rotineiramente. É hora de apreciar a magnitude da Terceira Ponte, a mais alta do Brasil; o desenho da ilha de Vitória e o Penedo, mais ao fundo. Tudo está em nossa frente, mas é quando nos viramos que vemos, bem de parto, a construção que chama atenção a quilômetros de distância. O Convento da Penha, ponto turístico mais visitado do Espírito Santo, está a poucos metros de nossos pés.

Seguimos, então, pela escada que vai nos levar de fato até ele e aproveito para continuar a contar sua história: tudo seguia normalmente com as orações do Frei até que o quadro sumisse do oratório que construíra. Desesperados, o Frei e seus seguidores começaram uma busca pela santa imagem até que alguém a encontrasse no topo do morro. Esse fato se repetiu por algumas vezes até que o Frei interpretasse que aquele era um sinal para que uma capela fosse construída aqui em cima. Assim, em 1562, foi construída a capela de São Francisco, que ainda hoje pode ser visitada. Mais tarde, a construção foi ampliada e, em 1652, teve início à construção do Convento da Penha.

Visitar o Convento da Penha

Vista da entrada da Baía de Vitória.

O Convento da Penha é visto por diversos pontos da Região Metropolitana.

Visão do Convento a partir do pátio principal.

Visitar o Convento da Penha

Brasão da Ordem Franciscana.

Chegamos à entrada principal. É horário de missa. Entramos silenciosamente depois de sermos cumprimentados pelas irmãs recepcionistas. Apesar de sua imponência, a capela do convento é pequena e não tem bancos. Esculpido em uma madeira escura, o altar tem a imagem de Nossa Senhora da Penha vestida com as cores rosa, azul e branco, que também estão na bandeira do estado capixaba.

Cruzamos a sala de celebrações e chegamos a um salão onde estão os quadros do arista plástico Benedito Calixto que reconta toda essa história em imagens. Ignorar essa parte será uma blasfêmia.

Visitar o Convento da Penha

A pequena capela do Convento com Nossa Senhora da Penha no altar.

Uma das telas de Benedito Calixto.

Como visitar o Convento da Penha

O Convento fica na Rua Vasco Coutinho, no bairro da Prainha, em Vila Velha. Quem vem de Vitória, deve atravessar a Terceira Ponte até o cruzamento com a Rua Antônio Ataíde. Nela, siga direto até a Rua Vasco Coutinho. Para quem não quiser subir caminhando, confortáveis vans fazem esse trajeto de 15 em 15 minutos e a passagem custa R$ 3,50, ida e volta. Se vier de carro próprio, saiba não há cobrança de estacionamento, mas há um limite de acessos. Assim, um veículo só sobe quando outro desce.

As missas acontecem de segunda a sexta-feira, às 6h, 7h, 8h, 9h30 e 15h. Aos sábados, às 6h, 7h30, 9h, 11h e 15h30. Aos domingos, às 5h, 7h, 9h, 11h, 14h e 16h.

Você pode visitar o Convento todos os dias do ano, mas fique atendo aos horários de fechamento do portão. De segunda a sábado, das 5h15 às 16h45. Aos domingos a entrada é permitida a partir das 4h15 até às 16h45. A entrada é gratuita.

* O Convento da Penha foi um dos lugares que visitei a convite do Governo do Estado e do Sebrae/ES durante o Encontro Nacional de Blogueiros no Espírito Santo que aconteceu entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro de 2013. Utilize a hashtag #descubraoes para acessar fotos, vídeos e outros conteúdos publicados no, Twitter, Iinstagram e no Facebook.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

18 Comentários

1. Avatar

Lindo demais esse lugar, cheio de paz e belezas! Estive aí há duas semanas mas devido às chuvas não conseguimos subir… Adorei as fotos, parabéns! D

• Altier Moulin

Que pena, Denya. A situação da ladeira ficou realmente muito ruim e o Convento ficou, mesmo, fechado alguns dias. Volte outra vez. Você não vai se arrepender.

2. Avatar
    Odilon Silva, RJ on

No próximo mês de abril, agora em 2014, irei se Deus quiser na Festa da da Penha. É a terceira maior festa religiosa do Brasil, ficando atrás apenas da festa do Círio de Nazaré e de Nossa Senhora Aparecida. Vou aproveitar essa festa de N.S. Da Penha para curtir um pouco a Barra do Jucu. Em abril estaremos aí, estamos chegando.

Olá Odilon,

Bom saber que vem para a festa. Eu já participei e realmente é muito grande. Se você tiver interesse, tente participar da Romaria dos Homens. É muito linda! Ah! Esteja preparado para subir o Convento a pé, pois durante as festas o acesso de carro é interrompido.

• Altier Moulin

Náo é verdade, Lusiana. Somente durante a Festa da Penha, que acontece uma semana depois da Páscoa, é que o acesso decarro não é permitido.

Um abraco.

3. Avatar
    ALBERTO MAGNOS DA SILVA on

CONVENTO DA PENHA – Local que faz parte da história de nossa família. Momentos de alegria, paz, confraternização e muito AMOR. Lá estiveram pessoas queridas, amigos, familiares , alguns já partiram e deixaram lembranças. Imperdível ! Não deixem de conhecer. Agora em julho deverei retornar para reviver lindas emoções, com certeza! Alberto Magnos – Belo Horizonte – MG.

4. Avatar

Amei sua matéria. Sou mineira e ainda não conheço, mas sempre tive vontade.
    Vi sua foto da Praia de Conceição da Barra e lá sim eu conheço.
    Um paraíso brasileiro. Vale a pena fazer uma matéria também.

5. Avatar

Olá Altier, estou indo para Vitória dia 26 de outubro e o Convento da Penha é certo em meu roteiro. Estou com dúvidas se existem exigências sobre as roupas a serem usadas para o acesso. Será que pode ir de bermuda, chinelo, ou tem que ser calça e tênis, etc?

• Altier Moulin

Não há nenhuma exigência, Lilian, mas vale lembrar que o Convento é um lugar de culto, então é bom vestir-se de forma adequada.