Praias de Balneário Camboriú: conheça os encantos da Dubai Brasileira

8

Atualizado em 26 de fevereiro de 2021

As praias de Balneário Camboriú são surpreendentes. Em uma pequena área, a gente encontra praias com estilos muito diferentes: das mais tranquilas às mais urbanizadas e agitadas.

Tem praia para quem curte surfe, para quem prefere águas calmas para tomar banho de mar e lugares para curtir com a família.

→ Onde ficar em Balneário Camboriú

Tem praia urbana, com estrutura de restaurantes e hotéis por perto e aquelas que são verdadeiros refúgios na natureza.

E o melhor é que elas ficam a poucos quilômetros umas das outras.

Outro ponto muito positivo é que a cidade já é bastante conhecida dos turistas e, justamente por isso, tem uma ótima infraestrutura para nos receber.

Aliás, nas festas de final de ano a cidade chega a receber um milhão de turistas, que chegam de todo o Brasil e também do exterior, principalmente, dos países vizinhos, como Argentina e Uruguai.

DUBAI BRASILEIRA
Balneário Camboriú tem crescido muito nas últimas décadas e o maior sinal disso são os enormes arranha-céus construídos na cidade.

Por isso, a cidade ganhou o apelido de Dubai Brasileira em comparação com a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos e que é extremamente desenvolvida e cheia de prédios gigantescos.

Praias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú tem dez praias:

  • Praia Central;
  • Praia dos Amores;
  • Praia do Buraco;
  • Prainha;
  • Praia de Laranjeiras;
  • Praia de Taquaras;
  • Praia de Taquarinhas;
  • Praia do Pinho;
  • Praia do Estaleiro;
  • Praia do Estaleirinho.

Veja no mapa abaixo onde cada uma delas está localizada.

Praia Central

Com quase sete quilômetros de extensão, esta praia é a mais segura para banho de mar. Por isso, é mais indicada para famílias com crianças. No verão, devido ao fácil acesso, ela se torna um dos pontos mais concorridos da cidade.

Em toda a orla, você encontra ótimos bares e restaurantes que funcionam durante o dia e à noite. Nesta área também estão as melhores e mais movimentadas baladas da cidade.

Praia de Laranjeiras

A Praia de Laranjeiras que fica do outro lado da Praia Central. Para chegar a ela, você pode usar o bondinho do Parque Unipraias ou seguir de carro pela Interpraias, que liga o Centro às praias do sul.

Foto: Rafa Tecchio

Em Laranjeiras, chegue até o Restaurante Casa do Camarão, que fica de frente para o mar. Não deixe de experimentar o prato Sequência de Camarão. Eu garanto que você vai saborear camarões frescos de todos os tamanhos acompanhados por filé de peixe, arroz e salada.

Praias de Balneário Camboriú

Praia de Taquarinhas

Seguindo pela cênica estrada Interpraias, você vai encontrar a praia mais preservada de Balneário Camboriú. De costas para o burburinho da cidade, para chegar até ela você precisa caminhar por alguns metros.

Com os pés na areia, tudo o que você poderá ver é uma imensa avalanche verde que desce das encostas até alcançar a enseada. O mar é mais agitado e exige cuidado.

Praia de Taquaras

A Praia de Taquaras tem as águas mais claras de Balneário Camboriú. O mar é sempre agitado, com fortes ondas que quebram na praia.

Praias de Balneário Camboriú

Com a conclusão da estrada Interpraias, Taquaras passou a ser mais procurada. Nos últimos anos, a antiga vila de pescadores passou a ser um bairro que ainda se desenvolve rapidamente, mas que preserva seu clima bucólico praiano.

Praia do Pinho

Protegida pela vegetação nativa, essa foi a primeira praia brasileira destinada exclusivamente à prática do naturismo. Atualmente, ela ocupa a quinta posição entre as praias mais belas do mundo do segmento.

Praias de Balneário Camboriú

Praia do Estaleiro

Essa é a segunda maior praia de Balneário Camboriú e onde está a maior concentração de casas de veraneio da cidade.

Protegida pelas encostas cobertas pela Mata Atlântica, ela preserva suas caraterísticas naturais com águas azuis transparentes.

Praias de Balneário Camboriú

Como nas outras praias o mar é agitado, mas em algumas áreas as piscinas que surgem das formações rochosas são ideais para quem quer um banho de mar mais calmo.

Praia do Estaleirinho

Na praia mais jovem de Balneário Camboriú imperam os corpos sarados e o som da música eletrônica que vem das pick-ups dos DJs contratados pelas barracas – se é que podemos chamá-las assim.

Praia do Buraco

A praia mais exclusiva da cidade é para quem quer tranquilidade. Envolta por um cinturão verde, o acesso é feito pelas passarelas que a ligam ao Pontal Norte.

Praias de Balneário Camboriú

O Infinity Blue Resort & Spa ocupa mais de 800 mil metros quadrados exatamente em frente à Praia do Buraco e tem vista privilegiada de Balneário Camboriú.

Prainha

Pequena  – são apenas 50 metros de extensão -, a prainha é um daqueles lugares para guardar no coração e nas lembranças fotográficas.

Com o mar calmo, ela é ideal para relaxar com a família olhando para os prédios mais altos do país que despontam no horizonte à frente.

Praia dos Amores

A Praia Brava já fica na cidade vizinha, Itajaí, mas há uma parte bem pequena que é conhecida como Praia dos Amores e que ainda é Balneário Camboriú. Na prática, a gente aproveita tudo da mesma forma, né?

A praia tem uma estrutura muito boa, ótimos bares e restaurantes, mas o mar é forte e perigoso em algumas partes: o lado direito da praia é melhor para banho.

Veja mais dicas de Santa Catarina

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Santa Catarina.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

8 Comentários

  1. Olá

    Vou passar o réveillon com um grupo de amigos na Região dos Lagos, vamos ficar hospedados em Arraial. Nossa estadia será do dia 27/12 até 03/01. Queria uma dica para a passagem do ano, pensamos em algo agitado mas que não acabe logo após as queimas de fogos.
    Teria alguma festa privada talvez, ou alguma festa na praia mesmo? O que vc indicaria?

    Obrigada

    • Mariana,

      Eu acho que vocês vão gostar de Búzios. A cidade lota de turistas nacionais e estrangeiros e há boas opções de balada. Mas preparem o bolso, porque tudo é caro.

      Aproveite! 😉

    • Oi Thais,

      Setembro ainda é um mês com temperaturas mais frescas em Balneário Camboriú e os dias variam entre o nublado e um tímido ensolarado, mas dá pra aproveitar a cidade.

      Um abraço.

Escreva um comentário