O que fazer em Balneário Camboriú

6

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

Balneário Camboriú tem cerca de 110 mil habitantes. Esse número pode ultrapassar facilmente os dois milhões no período entre o Natal e o Ano Novo. Nessa época, uma massa de turistas vindos principalmente da Argentina, dos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás de outras cidades de Santa Catarina entopem os poucos metros de areia da Praia Central do balneário. A maioria vem para assistir à queima de fogos e contar juntos os últimos segundos para a chegada do ano novo.

De fato, a cidade fica mega populada nesse período, mas é fácil entender porque ela é uma das mais desejadas do litoral catarinense. Não são apenas as suas belas e preservadas praias com águas verdes e areias pesadas que atraem essa multidão para cá. Sua gastronomia diversificada, as ótimas opções de balada e a proximidade com o grande centro também contribuem. Balneário Camboriú está a apenas 80 quilômetros de Florianópolis. Segundo o Ministério do Turismo, este é um dos mais atraentes destinos brasileiros.

O que fazer em Balneário Camboriú

Praias | A cidade tem exatamente nove praias que agradam a todos os gostos. A mais urbana delas é a Praia Central. Ela é ideal para famílias com crianças e para quem quer a comodidade de ter por perto bons restaurantes. Já a Praia de Taquarinhas é a mais preservada de todas. Como o acesso é restrito, você precisa caminhar um pouco para chegar até à areia. Aqui, não há qualquer construção por perto e a cobertura vegetal nativa desce das encostas e encontra a praia formando um cenário empolgante.

Balneário Camboriú

Praia de Taquarinhas: a mais preservada de Balneário Camboriú.

Balneário Camboriú

Praia de Estaleirinho: aqui acontecem as melhores baladas do verão.

Já a Praia do Pinho foi a primeira dedicada ao naturismo em todo o território nacional. Sua beleza especial a transformou na quinta praia mais bela do mundo no segmento. Agora, se a sua onda é mesmo encontrar uma galera mais descolada, apreciar corpos trabalhados na academia e ouvir o batidão da música eletrônica, corra para a Praia do Estaleirinho. É aqui que você vai se sentir no paraíso.

Por outro lado, a exclusiva Praia do Buraco é para quem quer tranquilidade. Envolta por um cinturão verde, o acesso é feito pelas passarelas que a ligam ao Pontal Norte. Entretanto, se você quer mesmo desfrutar da beleza dessa praia sem caminhar muito, escolha se hospedar no Infinity Blue Resort & Spa. Esse lugar é inspirador e tem uma vista privilegiada do skyline de Balneário Camboriú. São mais de 800 mil metros quadrados exatamente em frente à Praia do Buraco. E o melhor, essa maravilha não está restrita aos hóspedes. Visitantes de todas as idades podem usufruir de diversas atrações e atividades oferecidas pelo resort durante um dia adquirindo o Day Use.

Balneário Camboriú

A vista do Infinity Blue Resort & Spa.

Balneário Camboriú

O deck que te leva às areias da Praia do Buraco.

Balneário Camboriú

Uma das piscinas do resort.

Balneário Camboriú

O bondinho do Parque Unipraias.

Parque Unipraias | Em uma das extremidades da Praia Central está o bondinho que te leva voando para a Praia de Laranjeiras. Ela fica do outro lado do Morro do Careca. Em meio à Mata Atlântica você poderá viver aventuras radicais, como descer de uma tirolesa com mais de 750 metros de extensão a uma altura de 240 metros.  Para saber os horários do teleférico acesse o site unipraias.com.br.

Passeio de Escuna | Os barcos são caracterizados como navios pirata e partem do píer da Barra Sul, que fica ao lado do terminal do bondinho. Esta é uma ótima opção para conhecer um pouco mais da beleza natural da região. Montanhas cobertas por mata nativa, garças que se equilibram nos galhos do manguezal e praias que se revelam em cada esquina compõem o cenário.

Durante o meu passeio de escuna, duas baleias – provavelmente um filhote acompanhado de sua mãe – resolveram aparecer. Ainda estávamos bem perto da Ilha das Cabras quando vieram nos saudar. Baleias Jubarte são comuns no litoral brasileiro nos meses de julho a setembro, mas não ali pertinho da praia. O capitão da nossa embarcação disse nunca ter visto algo parecido em seis anos de trabalho na região. Mais tarde, o secretario de turismo da cidade confirmou a raridade do fato.

Balneário Camboriú

Baleias que vieram nos saudar durante o passeio de escuna.

Balneário Camboriú

Um adeus especial nas águas de Balneário Camboriú.

Balneário Camboriú

Cristo Luz: monumento religioso com vista privilegiada da cidade.

Cristo Luz | Esse complexo turístico religioso tem uma vista panorâmica espetacular da cidade. A estátua do Cristo segurando um holofote tem 33 metros de altura, 22 de largura e pesa 528 toneladas. A cada noite, o Cristo é iluminado com uma cor diferente. Cada uma delas tem um significado como fé, energia, natureza, saúde, reflexão, amor e felicidade.

O acesso ao complexo onde está o Cristo Luz é feito pela Avenida do Estado. Quem estiver no Centro, pode usar o transporte gratuito que parte de sete pontos da avenida Brasil. Veja a programação completa em cristoluz.com.br.

Zoológico | O Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, mais conhecido como o Zoo de Balneário Camboriú, é uma imensa área verde com mais de 40 mil metros quadrados que reúne aves, mamíferos, répteis, peixes e um museu com centenas de animas embalsamados, ossadas de baleias e outras espécies da fauna brasileira.

Caminhando pelas trilhas arborizadas você será guiado pelo canto dos pássaros e vai se espantar com a peculiaridade das cores, dos estilos e dos tamanhos desses simpáticos animais. Na ala dos mamíferos, os enormes tigres se destacam entre lhamas, leões, camelos, macacos e tantos outros. Consulte preços e horários no site zoobalneariocamboriu.com.br.

Balneário Camboriú

Os imensos tigres.

Balneário Camboriú

O charmoso babuíno.

Balneário Camboriú

Coruja: uma das curiosas espécies de ave do zoo.

Como chegar a Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está localizado a 80 quilômetros de Florianópolis. De avião, o seu destino pode ser o aeroporto de Navegantes, localizado a 20 quilômetros ao norte do município, ou o da capital catarinense. De carro, a viagem pode ser feita pelas BR-101, BR-486 ou BR-470.

Essa viagem teve o patrocínio de  Avianca e do Infinity Blue Resort & Spa.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

6 Comentários

  1. Avatar

    Adorei a cobertura da viagem a Santa Catarina. São tantos os detalhes que dá pra viajar por este lindo relato. Parabéns
    Dá maior vontade de conhecer.

  2. Avatar

    Um dos primeiros passeios que fiz com a minha família a muitos anos atrás e ainda está maravilhoso.
    Muito legal você descrever Altier….. Me senti fazendo estes passeios e lugares que indicou. Me deu muitas saudades…..

Escreva um comentário