Pesquisar
Close this search box.

Como chegar a Balneário Camboriú: dicas para planejar sua viagem

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: Andrea de Lima Dea

Ao chegar a Balneário Camboriú, você vai entender por que a cidade é a queridinha de Santa Catarina. São nove praias para agradar todos os gostos, restaurantes, bares, baladas e também muito sossego – na baixa estação, claro.

É que, aqui, eu percebi que dá para curtir um dia caminhando tranquilamente pela orla, mas sem deixar de aproveitar a animação da cidade, principalmente se a gente souber escolher bem quando ir a Balneário Camboriú.

Como chegar a Balneário Camboriú

De avião

Para chegar aqui voando, você tem três opções: o Aeroporto de Navegantes (NVT), que fica a 16 quilômetros de Balneário Camboriú, o Aeroporto Internacional de Florianópolis (FLN) a 87, e o Aeroporto de Joinville (JOI) a 80 quilômetros.

A escolha entre as três opções vai depender basicamente do preço da passagem que você encontrar. Além de como o deslocamento do aeroporto até a cidade será feito.

Uma corrida de Uber do Aeroporto de Navegantes ao centro da cidade custa, aproximadamente, R$ 45. Partindo de todos os aeroportos, você ainda pode usar um táxi ou uma van executiva para fazer percurso de ida e volta. Não há ônibus entre os aeroportos e Balneário Camboriú.

Como chegar a Balneário Camboriú

De ônibus

De São Paulo, Curitiba e Florianópolis você consegue tomar linhas diretas de ônibus para chegar a Balneário Camboriú. A empresa que faz esse percurso é a Catarinense. Uma passagem de São Paulo até aqui, por exemplo, custa entre R$ 98 e 222, e a viagem dura cerca de oito horas.

A vantagem do ônibus é que o preço não varia. Com isso, você não depende de promoções para viajar, sendo possível prever o orçamento mais facilmente.

Saindo de Porto Alegre, as principais empresas são a Pluma e Itapemirim, que oferecem dois horários de viagem.

Para quem vem de estados mais distantes, o ideal é conseguir chegar a capitais mais movimentadas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, para tentar diminuir o número de baldeações. A Rodoviária de Balneário Camboriú é pequena, mas nos atende bem.

Como chegar a Balneário Camboriú

De carro

Para chegar a Balneário Camboriú de carro basta pegar a BR-101, tanto para quem vem do norte ou do sul do país. Planejar uma viagem de carro dá mais liberdade, principalmente se você curte conhecer os cantinhos do Brasil. Assim, é possível aproveitar a estrada sem pressa.

Só que, no verão, o ideal é evitar vir para a cidade de carro ou ter certeza de que sua hospedagem oferece estacionamento. Isso porque Balneário Camboriú fica muito cheia e é quase impossível achar uma vaga.

Como chegar Balneário Camboriú

Você pode chegar a Balneário Camboriú de avião, de ônibus ou de carro. Tudo depende da sua disposição, de seu orçamento e do seu local de origem.

Se puder, evite o período dos feriados prolongados e sempre reserve o hotel com antecedência.

Onde ficar em Balneário Camboriú

A cidade tem várias praias e cada uma tem seu estilo, sua peculiaridade. Isso é muito bom, porque todo mundo vai encontrar aquela que se encaixa perfeitamente no que procura.

Há praias muito movimentadas na área mais urbanizada e tem praias mais naturais e com muito verde. Como a Praia das Laranjeiras, que não tem hotéis, mas é ótima para passar o dia.

Para se localizar, dê uma olhada no mapa abaixo e note que eu marquei alguns pontos interessantes para você conhecer, como o bondinho do Parque Unipraias, o Cristo Luz, o Morro do Careca e o Zoológico – especialmente se você estiver com crianças.

Agora, tudo o que você precisa antes de decidir onde ficar em Balneário Camboriú é prestar atenção nestas dicas.

Praia Central

Esta é a principal praia de Balneário Camboriú e, claro, a mais movimentada da cidade. Ela é totalmente urbanizada, com muitos serviços e comércios para todo lado.

De dia ou à noite, é o lugar do agito em Balneário Camboriú.

Há, também, muitas opções de hospedagem com diferentes preços – dos mais simples, aos mais luxuosos.

Foto: Andrea de Lima Dea

Como o nome diz, é a localização mais central da cidade, de onde é fácil explorar outras áreas e praias.

Depois das recentes obras, a largura da faixa de areia passou de uma média de 25 para 70 metros.

Hotel Rieger

O Hotel Rieger é um hotel prático, tranquilo e um dos mais procurados de Balneário Camboriú. Os todas as áreas são muito bem decoradas e também bem cuidadas: sempre limpas, arejadas e prontas para nos receber.

Onde ficar em Balneário Camboriú

A localização é boa, na parte mais central da praia e dá para fazer tudo com poucos minutos de caminhada. O hotel aceita animais de estimação e o atendimento é muito elogiado. É uma opção com bom custo-benefício.

Onde ficar em Balneário Camboriú

Mercure Camboriú

O Mercure Camboriú é um hotel moderno, com ambientes claros, arejados e muito bem cuidados. As áreas comuns são ótimas, com piscina aquecida e coberta, piscina ao ar-livre, jacuzzi, sauna, academia e restaurante. Todos muito bons de verdade.

Onde ficar em Balneário Camboriú

O hotel fica na praia, de frente para a Ilha das Cabras, uma área muito boa de Balneário Camboriú. As diárias não são absurdas e isso é outro ponto muito positivo do Mercure.

Marambaia Hotel & Convenções

O Marambaia Hotel & Convenções é para quem gosta de hotel grande. Ele fica de frente para a praia, bem no começo, e este é um dos seus pontos fortes. O atendimento, sempre muito elogiado, é outro aspecto muito positivo.

Onde ficar em Balneário Camboriú

Os quartos são básicos, bem resolvidos, com cama confortável e alguns têm vista para o mar. As áreas das piscinas são ótimas – incluindo a jacuzzzi – sempre muito limpas e higienizadas. O café da manhã também é preparado e servido com muito capricho e sempre tem variedades.

Ibis Styles Balneário Camboriú

O Ibis Styles Balneário Camboriú segue o mesmo padrão mundial da rede, mas tem uma pitada de irreverência. Isso a gente vê nos ambientes coloridos e despojados: há um fusca na recepção e os números dos quartos são placas de carro.

Onde ficar em Balneário Camboriú

O hotel tem uma piscina muito boa e a localização também é ótima, perto de tudo que a gente precisa. O café da manhã e o atendimento são sempre elogiados. Se não quiser ter surpresas desagradáveis, esta é uma ótima escolha.

Hotel Bella Camboriú

O Hotel Bella Camboriú já é um clássico de Balneário Camboriú e tem um custo-benefício muito bom. Como ele fica no Centro, a gente consegue fazer muita coisa a pé e sem pressa. Na mesma área da praia, tem shopping, mercados, padarias e outros serviços que a gente sempre precisa.

Onde ficar em Balneário Camboriú

Os quartos são básicos, mas muito confortáveis, limpos e arejados. A área da piscina aquecida – que também tem jacuzzi – é muito boa, assim como o salão de jogos e a brinquedoteca para as crianças. O café da manhã sempre é muito elogiado e tem muita variedade.

Hotel Torre Sol

Uma das opções mais econômicas da cidade, o Hotel Torre Sol é ótimo para ficar em Balneário Camboriú sem estourar a fatura do cartão. Os quartos são simples, básicos, mas as camas são muito confortáveis: tudo que a gente precisa para os momentos de descanso, não é?

Onde ficar em Balneário Camboriú

As áreas comuns são muito bem cuidadas e sempre limpas: a piscina, a recepção, a sala de jogos e a pequena academia. A localização é ótima, perto de tudo.

Hotel Rosenbrock

O Hotel Rosenbrock tem tudo que a gente precisa para uma estadia confortável: quartos simples, práticos e confortáveis, áreas comuns limpas e bem organizadas, atendimento atencioso e café da manhã com opções deliciosas de pães, bolos, frutas e muito mais.

Onde ficar em Balneário Camboriú

Como fica em uma área bem central, perto da praia e de vários bares, restaurantes, dá para fazer tudo a pé. A área da piscina, que é aquecida, é muito boa também. Enfim, é um hotel com bom custo-benefício.

H Hotel

Uma boa opção para quem não quer gastar muito, o H Hotel tem uma localização excelente e dá para fazer muita coisa a pé: a praia é pertinho e há muitos comércios a poucos metros.

Onde ficar em Balneário Camboriú

Os quartos são elegantes e muito aconchegantes – básicos e práticos. A piscina é coberta, o café da manhã é muito variado e o atendimento é ótimo. É um básico que deve ser considerado.

Praias dos Amores e Brava

A Praia Brava já fica na cidade vizinha, Itajaí, mas há uma parte bem pequena que é conhecida como Praia dos Amores e que ainda é Balneário Camboriú. Na prática, a gente aproveita tudo da mesma forma, né?

A praia tem uma estrutura muito boa, ótimos bares e restaurantes, mas o mar é forte e perigoso em algumas partes: o lado direito da praia é melhor para banho.

Antes de escolher onde ficar em Balneário Camboriú dê uma olhada na Pousada Ondas da Brava e no sensacional Felissimo Exclusive Hotel.

Pousada Ondas da Brava

A Pousada Ondas da Brava fica pertinho do mar e tem o poder de nos fazer sentir em casa. Os quartos são muito aconchegantes, sempre muito limpos e bem cuidados.

Onde ficar em Balneário Camboriú

A piscina não é grande: com a praia ali do lado, ela sempre será uma coadjuvante, não é mesmo? O atendimento é muito elogiado, o café da manhã tem uma ótima variedade e o preço é justo, o que também é muito importante.

Felissimo Exclusive Hotel

O Felissimo Exclusive Hotel é um hotel de alto padrão, com poucas suítes e impressiona pela arquitetura inovadora, decoração detalhista e perfeita e pelo conforto de todas a áreas. É, na minha opinião, o hotel mais sensacional da região.

Onde ficar em Balneário Camboriú

Ele fica em uma área mais reservada, um pouco afastada da praia e é perfeito para casais que querem comemorar uma data especial. O bristô do hotel tem pratos sensacionais, que só complementam a valiosa experiência de hospedagem.

Praias de Taquaras e Taquarinhas

As praias do sul estão ligadas ao Centro pela Avenida Interpraias e, diferentemente do que a gente vê na parte central, não há prédios altos, nem bares e restaurantes lotados.

A partir da Praia de Taquaras, o ambiente é mais natural e é mais comum ver casas de veraneio e pousadas, mas há também ótimos hotéis.

Taquarinhas é a praia mais preservada de Balneário Camboriú. Ela fica ao lado de Taquaras e é ótima fazer uma caminhada pela areia e se fartar da natureza.

Na Praia de Taquara, especificamente, há uma comunidade de pescadores e muitas casas de veraneio. Nesta parte, é mais comum encontrar pousadas pequenas e aconchegantes. Há restaurantes e bares em uma parte da praia, mas, geralmente, é uma praia tranquila.

O meu lugar preferido é o Reserva Praia Hotel.

Reserva Praia Hotel

O Reserva Praia Hotel fica na avenida da praia, de frente para o mar, e tem quartos muito aconchegantes, confortáveis e com uma vista linda – mesmo os que estão voltados para a montanha.

Onde ficar em Balneário Camboriú

O hotel tem uma piscina de borda infinita que é sensacional e muito espaço e atividades para crianças, como salão de jogos e brinquedoteca – o que é perfeito para quem viaja com família. É, realmente, um ótimo lugar para descansar.

Praia do Pinho

A Praia do Pinho é bem pequena, tem uma vegetação ainda muito bem preservada. Ela é considerada a primeira praia de naturismo do Brasil – para pessoas que praticam o nudismo e que vivem essa filosofia.

Toda a estrutura da praia é voltada para o público naturista e saber as regras de visitação é muito importante.

Se você já entende o assunto ou quer experimentar algo novo, a praia é uma ótima opção. A Pousada Nudista Praia do Pinho fica pertinho da praia.

Praia do Estaleirinho e Estaleirinho

Estas duas praias também ficam na parte sul, um pouco distantes do Centro.

A Praia do Estaleiro é onde está a maior concentração de casas de veraneio. Protegida por encostas cobertas pela Mata Atlântica, ela preserva suas caraterísticas naturais com águas transparentes – como nas outras praias, o mar é agitado.

A melhor opção da Praia do Estaleiro é a Pousada Ponta do Lobo.

Já a Praia do Estaleirinho é menos conhecida e ainda preserva muita vegetação de restinga e é isso que dá uma visual mais natural a ela.

É a praia preferida da galera jovem por causa das festas de música eletrônica que acontecem nas barracas, especialmente durante a alta temporada.

A melhor opção para se hospedar na Praia do Estaleirinho é o Parador Estaleiro Hotel Exclusive.

Pousada Ponto do Lobo 

A Pousada Ponta do Lobo fica na Praia do Estaleiro e é muito bem cuidada: as áreas comuns e os quartos estão sempre limpos, cheirosos e com decoração em dia. É um bom lugar para relaxar com a família ou com os amigos, principalmente se você não quiser gastar muito.

Onde ficar em Balneário Camboriú

O café da manhã é excelente, sempre com muita variedade de pães, bolos e frutas. A área da piscina é ótima e os quartos, apesar de compactos, cumprem bem as expectativas: uma boa cama, aconchego e silêncio.

Hostel em Balneário Camboriú

Existem várias opções de hostel em Balneário Camboriú, mas a melhor delas é o Hostel 325.

Hostel 325

Quem tá procurando um quarto compartilhado em hostel, o melhor de todos é o Hostel 325. Ele fica no Centro, a poucos metros da praia em uma área que tem tudo perto: mercado, padaria, farmácia, bancos e outras coisas que a gente sempre precisa em uma viagem.

Onde ficar em Balneário Camboriú

A atmosfera é super descolada e a equipe sempre está animada. Dá para conhecer gente do mundo inteiro e se divertir no bar – que tem uma sinuca – ou nas áreas comuns, onde o pessoal se junta para conversar e tocar violão. Se quiser relaxar, o terraço é seu lugar.

Faixas de preço em Balneário Camboriú

De forma geral, os hotéis não são caros. Mas, isso depende do que ele oferece, da época do ano e, claro, da antecedência que você faz a reserva. Então, não deixe para fazer sua reserva na última hora.

Fazer as reservas com antecedência é um dos grandes segredos de viajar mais, sem gastar tanto. Isso se chama planejamento.

Agora, veja o mapa com todas as opções para ficar em Balneário Camboriú e as faixas de preço da cidade.



Booking.com

Veja mais dicas de Santa Catarina

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Santa Catarina.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

17 respostas

  1. Meu nome e Andressa moro na grande capital de SP zona leste , quero ir balneário Camboriú, queria saber se eu ir para Florianópolis já é caminho para o Rio de Janeiro?

  2. Olá, tudo bem?
    Estou indo para Balneário Camburiu no próximo mês. Chego no aeroporto de Florianópolis na sexta as 18h. Como é a estrada até Balneário pra ir de carro?

    At,
    Cyntia

  3. Adorei a matéria. Muito boa!
    Eu e minha amiga estamos nos planejando para viajarmos em dezembro de 2021. Sei q não é a melhor época por ficar lotado de turista, mas é a melhor data para nós duas. Quais hotéis e sites vc recomenda para reservamos um quarto.

  4. Oi, Renato.

    É seguro, mas é preciso tomar alguns cuidados.
    1. Cheque todas as informações do anúncio.
    3. Prefira sites mais confiáveis como Booking.com e Airbnb.
    3. Desconfie de preços muito abaixo da média.
    4. Evite pagar com antecedência.
    5. Leia os comentários e as avaliações de outros hóspedes.

    Essas as as minhas dicas.

    Um abraço.

  5. Alugar uma casa pra curtir com a família a praia fora de épocas de festa é seguro …. alugando pela internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *