João Pessoa, na Paraíba, tem várias opções de passeios, mas os mais famosos são os que nos levam para dentro do mar e nenhum é igual às piscinas da Praia do Seixas.
Os três mais procurados são o da Areia Vermelha, o de Picãozinho – que eu conto como é neste post – e o das Piscinas do Seixas, que eu considero o melhor de todos. Os motivos que me levaram a escolher esse como o meu favorito são vários.
Primeiro, você precisa saber que diferente dos outros dois passeios, as Piscinas dos Seixas ainda são pouco exploradas e pouco conhecidas. A maioria dos turistas escolhe ir para Areia Vermelha, que na verdade fica em Cabedelo, município vizinho.
Como ainda não recebe a mesma carga de turistas que os outros, as Piscinas dos Seixas têm mais vida e também mais tranquilidade.
O número de peixinhos – e peixões – nadando por aqui é bem grande. Pode ser que você não tenha que compartilhar o mesmo espaço com aquele batalhão de gente munida de esnórquel e máscara.
Quando eu fiz esse passeio, só havia eu e mais cinco passageiros no catamarã. Isso foi excelente porque deu para nadar tranquilamente sobre os corais.
Outro fator importante é que as Piscinas estão a cerca de 10 minutos de navegação. Ficam bem pertinho da Praia do Seixas, que apesar de não ser muito frequentada por quem mora aqui, tem um tom esverdeado lindo.
Uma instrução importante é não pisar nos corais – podemos nadar sobre eles, mas pisar não. Essa medida é importante para não danificar o ambiente e também para evitar acidentes: vai que você pisa em um ouriço-do-mar.
No mais é só relaxar e desfrutar dessa que é a terceira maior região de recifes do mundo, perdendo apenas para a Grande Barreira de Coral, na Austrália.
Planeje seu passeio nas Piscinas do Seixas
Quanto custa
O preço varia um pouco dependendo da agência, mas fica em torno de R$ 40. O aluguel da máscara e do esnórquel custou R$ 10, por duas horas, tempo do passeio.
Quem leva
Eu contratei o catamarã 100% Lazer, e o serviço é bem básico, mas satisfatório. Há também a Luck Receptivo, empresa com grande experiência nos passeios de João Pessoa, e muitas outras que oferecem serviços semelhantes ou melhores.
É muito importante fazer a reserva com antecedência de pelo menos dois ou três dias na alta estação.
Quando ir
O melhor período para o passeio é de novembro a janeiro, quando as águas estão mais claras. O horário dos passeios depende da maré. Por isso, é fundamental consultar a tábua de marés para saber a hora da maré baixa, já que as piscinas só aparecem nesta ocasião.
Há dias em que o passeio não acontece justamente por isso.
O que levar
Não se esqueça do protetor solar. Uma toalha ou uma muda de roupa podem ser necessárias para a volta. Se tiver, leve seu esnórquel e sua máscara.
Parabéns Altier. Muito bom e precisos seus comentários. Vou para lá de 7 a 14/03/2016 e vou aproveitar bem suas dicas. Valeu mesmo!.
Aproveite, Luis. Boa viagem!