Onde se hospedar em São Luís: as melhores áreas para ficar na cidade

0

Atualizado em 20 de agosto de 2020

Onde se hospedar em São Luís

Chegou a hora de escolher onde se hospedar em São Luís e você ainda não sabe se vai ficar dentro ou fora do Centro Histórico, certo?

Essa dúvida é muito comum e muitas pessoas me perguntam qual é a melhor opção. Por isso, vou detalhar minhas dicas de hospedagem em São Luís e, assim, vai ficar mais fácil decidir.

Para começar, quero dizer que a lógica para escolher um hotel em São Luís é essa mesmo: ficar dentro ou fora do Centro Histórico.

Onde se hospedar em São Luís

Para entender São Luís, veja esse mapa com todas as opções de hospedagem da cidade.



Booking.com

Centro Histórico

O Centro Histórico de São Luís é Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco, mas alguns prédios precisam de reparos.

É verdade que muita coisa já mudou nos últimos anos, mas ainda há muito o que ser feito para que o Centro seja uma opção agradável e segura.

→ Centro Histórico de São Luís

Ficar hospedado no Centro Histórico pode ser uma boa escolha, principalmente se você vai ficar pouco tempo na cidade e quer explorar essa parte de São Luis e fazer um bate-volta em Alcântara.

→ Bate-volta em Alcântara

O problema é que a maioria dos hotéis funciona em casas antigas – que nem sempre estão com a reforma em dia – e, mesmo assim, a oferta é pouca: eu encontrei apenas dez opções de hospedagem em todo o Centro Histórico.

As melhores são as pousadas Casa Frankie e Portas da Amazônia.

CASA FRANKIE

A pousada do dinamarquês Frankie funciona num casarão centenário que ele faz questão de cuidar, com a ajuda de sua equipe. Talvez por isso, a Casa Frankie seja a melhor opção do Centro Histórico: limpeza, organização e atendimento têm notas altas na avaliação dos hóspedes.

A Casa Frankie fica Rua de Giz, pertinho do Convento das Mercês, uma área ótima para quem gosta de caminhar sem ter hora para voltar. No fim do dia, ainda dá para curtir a piscina e pensar no roteiro do dia seguinte.

PORTAS DA AMAZÔNIA 

A Portas da Amazônia é uma ótima escolha para quem quer ficar na área mais vibrante do Centro Histórico. A localização, o atendimento e o café da manhã são sempre muito elogiados. Hóspedes recentes fizeram observações quanto à limpeza, mas espero que já tenham melhorado isso.

Onde se hospedar em São Luís

Os quartos seguem o estilo colonial – as camas têm dossel e o conforto básico para quem vai ficar por uma ou duas noites. Como a Portas da Amazônia fica em uma área muito movimentada, talvez não seja a pousada mais silenciosa da cidade.

Onde se hospedar em São Luís

Hostel no Centro Histórico

Eu encontrei dois hostels no Centro Histórico que valem a pena ser avaliados com mais atenção: Reviver Hostel e Palma Hostel.

O Reviver Hostel funciona em um casarão antigo e tem quartos compartilhados com diárias a partir de R$ 35. A localização é excelente e os hóspedes elogiam muito o ambiente e o atendimento.

Onde se hospedar em São Luís

O Palma Hostel é outra excelente opção para quem quer economizar umas pratas. Ele tem quartos bons, áreas comuns arejadas, e a localização é ótima. Vale a pena conferir os detalhes.

Onde se hospedar em São Luís

Fora do Centro Histórico

Se o seu negócio é modernidade, apartamentos novos, hotéis com presença e segurança, é melhor ficar fora do Centro Histórico.

Você tem, então, as seguintes opções:

  1. Ponta d’Areia, fica de frente para o mar e para a Lagoa da Jansen;
  2. Jardim Renascença, perto da praia e da Lagoa;
  3. Praia de São Marcos, de frente para a praia e perto do Centro Histórico;
  4. Praia do Calhau, boa opção para quem gosta de curtir a noite.

Ponta d’Areia

O Ponta d’Areia tem o maior polo hoteleiro da cidade, mas as opções não são tantas assim.

O bairro é uma área mais nova, bem pertinho do Centro Histórico – cerca de 15 minutos de carro – e de outras atrações da cidade, como a Lagoa da Jansen, uma área boêmia perfeita para quem quer esticar as noites.

Foto: Joraga jo

O bairro é bem bonito, arborizado, tem jardins bem cuidados, variedade de comércio e acesso fácil ao transporte público.

As melhores opções para se hospedar no Ponta d’Areia são Brisamar Hotel & SPA São Luís e Stop Way Hotel.

Jardim Renascença

O Jardim Renascença fica do outro lado da Lagoa da Jansen. É um bairro novinho, que tem uma estrutura boa, mais voltada para o mundo corporativo.

Onde se hospedar em São Luís

Se você vem com pouco tempo ou a trabalho, as melhores opções são o Ibis São Luís, e o Bristol Express, duas redes que têm qualidade de serviço garantido. Não tem erro!

Praia de São Marcos

Outra zona hoteleira muito interessante para quem quer conhecer os dois lados de São Luis: o histórico e o contemporâneo.

Se você faz questão de acordar e dar de cara com a praia, esse bairro é uma boa opção – e ele nem fica tão longe do Centro Histórico.

Onde se hospedar em São Luís

Nessa região eu indico o Hotel Luzeiros.

Praia do Calhau

Também dá para se hospedar na praia preferida dos viajantes.

A Praia do Calhau não fica muito longe do Centro e tem a brisa boa que vem do mar. Na região, há muitos bares, restaurantes e quiosques onde você pode comer o melhor da gastronomia maranhense.

Uma boa opção nessa área é o Calhau Praia Hotel.

Onde se hospedar em São Luis

Onde ficar em São Luís: faixa de preços

Para completar a sua busca, você pode dar uma verificada na lista por faixa de preço. Assim, fica mais fácil encontrar um lugar que esteja dentro do seu orçamento.

 

Veja mais sobre o Maranhão

Ficou mais fácil escolher onde se hospedar em São Luís? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo, e aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário