Onde ficar no Porto: melhores bairros, hotéis e apartamentos – com preços

0

Atualizado em 12 de julho de 2021

Escolher onde ficar no Porto é uma tarefa que exige atenção. Porque, mesmo não sendo tão grande, há muitas atrações espalhadas por cantos diferentes da cidade. Então, dependendo de onde você ficar, deslocamentos longos podem ser chatos.

Com isso em mente, eu recomendo que você  fique na região central da cidade .

Assim, você poderá usar o transporte público para chegar rapidamente aos extremos do Porto sem gastar muito.

Entenda um pouco do Porto

Porto fica a cerca de 320 quilômetros ao norte de Lisboa, e dá para chegar de carro, de ônibus, de avião e de trem – comboio, como dizem os portugueses.

Ela é a segunda cidade mais importante de Portugal, com aproximadamente 215 mil habitantes.

→ Veja todas as opções do Porto

Logo de cara, você vai notar que as pessoas são mais simpáticas – eu não estou dizendo que o resto do país é antipático, tá bom?

Um exemplo claro disso é o tratamento nas lojas, bares e restaurantes: em vez de usar “senhora”, para se referir às clientes, eles usam “menina”. Bem mais informal e próximo.

O que ver no Porto

No Porto, não deixe de conhecer esses lugares:

  • Parque Serralves, uma versão do brasileiro Inhotim;
  • As caves e quintas onde são produzidos os vinhos do Porto.
  • Casa da Música, a mais linda casa de espetáculos da Europa;
  • Beira-rio no pôr do sol, com uma taça de vinho na mão, por favor;
  • Teleférico em Vila Nova de Gaia no fim do dia.

Para quem aprecia vinhos, eu sugiro visitar alguns vinhedos na região. Eu conheci a Quinta da Pacheca, que fica em Lamego-Viseu, a 120 quilômetros do Porto, e a Ramos Pinto, bem mais perto, em Vila Nova de Gaia, do outro lado do Douro.

Onde ficar no Porto: melhores bairros

Como já falei,  a melhor opção é ficar no Centro , na região intermediária da cidade.

Tanto o Centro quanto a Ribeira são bairros bastante movimentados durante o dia e à noite. Neles, sempre haverá um café onde você pode parar para repor as energias, um bar com gente animada ou um prédio antigo para admirar.

Centro

O Centro do Porto também é conhecido como Baixa do Porto.

No bairro, está a maioria dos hotéis, hostels e apartamentos preferidos dos turistas, porque, como comentei, o acesso a qualquer outra parte da cidade é rápido e fácil.

Os arredores da Avenida dos Aliados e da Praça da Batalha devem ser sua prioridades na hora de decidir onde ficar no Porto.

Caminhar pelo Centro é um dos prazeres de ficar nessa região, porque prédios antigos e igrejas de arquitetura única aparecem por todos os lados.

Sem falar que você precisa ver de perto os azulejos da Estação São Bento e fazer paradas estratégicas no Café Majestic e na Livraria Lello e Irmão. Caso contrário, sua viagem a Porto ficará incompleta.

Ribeira

Do ladinho do Centro, mas  de frente para o Rio Douro , esse bairro é uma ótima opção para ficar no Porto.

As casinhas coloridas que preservam seu estilo há séculos fizeram com que a Unesco reconhecesse o bairro como Patrimônio da Humanidade.

Pitoresco e cheio de vida, passar um fim de tarde na margem do rio é um programa que você não pode deixar de fazer – principalmente no verão.

Depois, aproveite e atravesse a Ponte Dom Luiz I até Vila Nova de Gaia. Desse lado do Rio, além de ter uma vista linda de Porto no pôr do sol, você poderá visitar dezenas de caves de vinho do Porto e degustar da bebida mais famosa da cidade.

Eu visitei a Ramos Pinto, que gosto muito, e foi sensacional.

Cedofeita

Bem mais residencial dos que os outros, a região do Cedofeita mostra um pouco de sua arte nas ruas grafitadas e nas muitas portinhas que se abrem para exposições minimalistas, de artistas que surgiram por ali mesmo.

O Cedofeita fica coladinho com outros bairros bem semelhantes e, por isso, a administração pública fez uma reforma administrativa e criou um conjunto de bairros para facilitar as coisas. Mas, o que, de fato, você precisa saber é que ele manteve a sua identidade.

Neste bairro, ficam a Casa da Música, que é considerada uma das mais lindas salas de concerto da Europa, o Mercado Bonsucesso, e a igreja mais antiga da cidade, Igreja de São Martinho de Cedofeita, que valem uma visita.

Toda essa área é atendida pela estação Casa da Música do metrô.

Agora, eu mostro os hotéis mais legais da cidade, os hostels mais bem avaliados e os apartamentos com melhor custo-benefício para você, finalmente, decidir onde ficar no Porto.

PALACE MUSEUM – ESPAÇO PALMEIRAS

O Palace Museum – Espaço Palmeiras é exatamente o que o nome diz: um prédio antigo, totalmente restaurando, mas que tem ar de museu, com peças originais do século 19. Então, se você ama aquele estilo vintage e muito elaborado dos móveis, paredes e tetos, esse lugar é para você.

Onde ficar no Porto

A equipe é super simpática e faz todos os esforços para garantir que a estadia seja a mais agradável possível. O café da manhã é ótimo, com bastante variedade – poderia dizer que é um bom brunch – e servido em uma sala muito aconchegante.

Onde ficar no Porto

EUROSTARS PORTO CENTRO

O Eurostars Porto Centro tem uma localização excelente, a dois minutos a pé da estação de São Bento. A decoração é moderna e de muito bom gosto, tanto nos quartos quanto nas áreas comuns. Aliás, a limpeza também é criteriosa em todos os ambientes.

Onde ficar no Porto

O café da manhã é bem variado e farto – tem pastelzinho de Belém e frutas frescas. O atendimento é sempre muito elogiado e o preço é justo: o hotel cumpre o que promete e isso é essencial.

INTERCONTINENTAL PORTO

InterContinental Porto é um hotel de luxo, que esbanja charme e elegância. É um daqueles lugares que nos impressiona, sabe como é? Os quartos são grandes, muito bem decorados e super aconchegantes. As áreas comuns seguem o mesmo padrão, com tudo de primeira qualidade.

Onde ficar no Porto

O hotel tem uma localização excelente, na praça da Liberdade, uma das mais bonitas da cidade, perto de tudo. Vale cada centavo e ainda nos deixa com vontade de ficar uns dias a mais.

ZERO BOX LODGE PORTO

Zero Box Lodge tem um conceito muito próprio: sem janelas, sem televisão ou qualquer extra nos quartos, ele é um convite a viver a vida do lado de fora. Mas, nem por isso, deixa de ter conforto e qualidade no atendimento.

Onde ficar no Porto

Tem drinque de boas-vindas, café da manhã preparado com muito carinho e a limpeza é super criteriosa. A localização é excelente e dá para rodar boa pare da área central do Porto a pé. Vale a pena conferir!

ONE SHOT ALIADOS GOLDSMITH 12

O One Shot Aliados Goldsmith 12 também tem uma localização excelente, no Centro, pertinho de estações do metrô e de vários bares, restaurantes e tudo mais. O atendimento é sempre muito elogiado e isso é um ponto extra, já que o hotel acumula muitos outros.

Onde ficar no Porto

Os quartos são magníficos, grandes, bem arejados e, como o hotel funciona em um casarão antigo, a gente se sente bem integrado à cidade. É um dos mais interessantes para você escolher onde ficar no Porto.

Onde ficar no Porto

NH COLLECTION PORTO BATALHA

NH Collection Porto Batalha é outro hotel grandão, que impressiona pela estrutura, qualidade e pelo alto padrão de atendimento. É um hotel “soberbo”, mas sem perder a simpatia. Dá para entender?

Os quartos são enormes e alguns parecem um apartamento, com sala e banheira de imersão – elas são ótimas no inverno europeu. Tem um excelente café da manhã e fica em uma área ótima e de fácil locomoção.

EUROSTARS PORTO DOURO

O Eurostars Porto Douro é um hotel muito bem localizado, com uma vista linda para o rio Douro. Todos os ambientes são muito bem organizados e seguem um padrão de limpeza e atendimento muito criterioso, que é característico da rede.

Onde ficar no Porto

Os quartos são bastante espaçosos e muito bem decorados: a cama é uma delícia, o chuveiro é maravilhoso e, como sabemos, cada detalhe faz muita diferença. Mesmo ficando em uma área muito movimentada, os quartos são bem silenciosos, graças ao tratamento acústico. É um dos melhores.

EXMO. HOTEL

O Exmo. Hotel tem atendimento excepcional e uma vista super agradável para o Douro. Toda a equipe é sempre muito atenciosa e dedicada em tudo. Localização maravilhosa, na Ribeira, com acesso fácil a todas as partes da cidade.

Os quartos são impecáveis têm uma decoração super aconchegante, a cama é grande e tudo é de primeira qualidade. Sem dúvida, é uma grande opção para você decidir onde ficar no Porto.

Onde ficar no Porto

HOTEL CARRIS PORTO RIBEIRA

Hotel Carris Porto Ribeira também fica na área da Ribeira, pertinho dos pontos turísticos mais interessantes, incluindo o Porto e de Gaia, o que é excelente para quem quer conhecer a cidade caminhando, sem se preocupar em utilizar outro meio de transporte o tempo todo.

Onde ficar no Porto

Os quartos são bem aconchegantes, sem luxo, mas muito bem resolvidos. Todos os ambientes são sempre muito limpos, arejados e acolhedores. O atendimento é atencioso e prestativo. É um hotel com bom custo-benefício.

Onde ficar no Porto

MYSTAY PORTO CENTRO

O MyStay Porto Centro tem um conceito de hospedagem inteligente que, entre outras coisas, permite que o próprio hóspede faça o check-in e tudo mais. Isso facilita a vida de quem gosta de se planejar e sabe se virar bem em qualquer lugar.

Onde ficar no Porto

O hotel é novo, com quartos super acolhedores: roupas de cama e banho ótimas e de qualidade, móveis de bom gosto, cama confortável, banheiro excelente e alguns têm uma cozinha compacta. A localização é boa, entre a Baixa e o Cedofeita.

ABC HOTEL PORTO BOAVISTA

ABC Hotel Porto – Boavista fica no Cedofeita, uma parte um pouco mais moderna de Porto. A localização é excelente, do lado da estação Casa da Música do metrô e isso facilita muito.

Onde ficar no Porto

O conforto dos quartos e a limpeza de todas as áreas são outros pontos positivos e essenciais. O atendimento dos funcionários é muito elogiado e o café da manhã é bom, com bastante variedades.

THE REX HOTEL

No The Rex Hotel você não terá problemas com espaço. É que os quartos são realmente grandes, arejados, claros e extremamente aconchegantes. A decoração limpa e moderna traz uma leveza que só nos ajuda a relaxar. Bom, né?

Onde ficar no Porto

O hotel funciona em um casarão com muita personalidade e que foi totalmente restaurado para receber hóspedes do mundo inteiro. A sala do café da manhã e outras áreas resgatam esse passado e eu tenho certeza de que você vai adorar.

Apartamentos no Porto

Se você vai ficar um pouco mais na cidade ou se simplesmente prefere a privacidade de um apartamento, eu escolhi alguns para você dar uma olhada antes de decidir onde ficar no Porto.

GOLD & GREY LOFT ALMADA

O Gold & Grey Loft Almada é lindo. Perfeitamente decorado, dá vontade de morar nele para sempre. Super acolhedor, bem localizado e tranquilo, ele tem todas as qualidades para ser sua casa por, pelo menos, uns dias.

Onde ficar no Porto

São 55 metros quadrados que acomodam até três pessoas. A Maria, dona do apartamento, é sempre super atenciosa e muito simpática. Ela cuida de tudo nos mínimos detalhes para que nosso tempo em seu flat seja o melhor possível.

INDULGE PORTO FLATS

O Indulge Porto Flats tem apartamentos muito bons, confortáveis e que ficam numa área central, perto de restaurantes, bares e mercadinhos. É um lugar ótimo para quem quer aproveitar a cidade, mas também descansar por alguns dias.

Onde ficar no Porto

Todos são muito bem decorados, com um estilo moderno e super aconchegante. As cozinhas são completas e todos os apartamentos têm máquina de lavar roupas. Ótimo, né? Há várias opções que acomodam até seis pessoas.

BAIXA24 P2L

Baixa24 P2L Apartamento também tem uma excelente localização, super fácil de encontrar e perto do metrô. Os donos do apartamento são super atenciosos e fazem de tudo para ajudar. Isso conta muito, né?

Onde ficar no Porto

A decoração é linda, tudo é muito bem cuidado e limpo. O apartamento tem um quarto com cama de casal, um sofá-cama na sala e acomoda até quatro pessoas. Vale a pena dar uma olhada com calma!

YOUR OPO RIBEIRA

A localização dos apartamentos do Your Opo Ribeira é fantástica, de cara para o Douro, com a melhor vista da cidade – porém, você precisa prestar atenção na hora de escolher, porque alguns apartamentos são no térreo, sem vista para o rio.

Os apartamentos acomodam até quatro pessoas e são totalmente equipados. Nos dias ensolarados do verão, a varandinha é ótima para simplesmente admirar a paisagem saboerando de um bom vinho – do Porto, claro.

RIBEIRA BY YOURSPORTO

O Ribeira by YoursPorto é um prédio com vários apartamentos de temporada. Isso é ótimo por que você pode escolher o que melhor atende suas necessidades e garantir uma das melhores localizações da cidade.

Ele fica na Ribeira e alguns apartamentos têm vista para o rio Douro – é só escolher direitinho. Todos são muito bem mobiliados e o contato com a administradora é super prático. É um ótimo lugar para ficar no Porto.

RIBEIRA CINEMA APARTMENTS

Ribeira Cinema Apartments é outro prédio de apartamentos de temporada. Ele fica na margem do Douro e os apartamento são compactos, mas muito bem planejados e totalmente equipados.

Há opções que acomodam até cinco pessoas e isso pode ser muito interessante para quem viaja em família ou com amigos. É um dos melhores no quesito custo-benefício. Pode conferir!

BC PORTO DOWNTOWN APARTMENT

Se você não faz questão de ficar de cara para o rio Douro, o BC Porto Downtown Apartment pode ser uma ótima opção, principalmente se não quiser pagar mais caro para ficar na Ribeira.

O apartamento tem 40 metros quadrados, um quarto com cama de casal e um sofá-cama e pode acomodar até cinco pessoas. A localização é excelente, perto da estação Trindade do metrô e com acesso fácil ao aeroporto.

Hostel no Porto

Para quem precisa economizar, dividir um quarto em hostel pode ser uma boa opção. A seguir, estão as minhas sugestões na região central da cidade para você escolher onde ficar no Porto.

PILOT DESIGN HOSTEL

O Pilot Design Hostel é super bem localizado – perto da estação Aliados do metrô –, a equipe de funcionários é super simpática e atenciosa e o ambiente é aconchegante, com várias áreas de convívio que promovem trocas entre os viajantes.

Todos os quartos têm armário debaixo dos beliches para guardar as malas e os banheiros são sempre limpos e bem cuidados. O café da manhã tem muitas variedades, mas é cobrado à parte. Tem um bom custo-benefício.

PORTO LOUNGE HOSTEL

Colorido, alegre e muito organizado. Assim é o Porto Lounge Hostel, que fica na Baixa, a região central de Porto, com fácil acesso ao transporte público, perto de bares, restaurante, lojas e tudo mais.

O hostel funciona em um prédio bem tradicional na cidade, mas que foi adequado para receber bem viajante do mundo todo. A recepção do pessoal é sempre elogiada e o custo-benefício é muito bom.

Faixas de preço no Porto

Agora que você já sabe quais os melhores bairros para ficar no Porto, vamos dar uma olhada nos preços.

No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem da cidade e  você só precisa clicar sobre os pins azuis para saber mais e já garantir a reserva. 



Booking.com

Onde ficar no Porto

Como você viu, são  apenas três as áreas mais indicadas  para escolher onde se hospedar no Porto.

Para não ficar dúvida, vou resumir alguns pontos que podem lhe ajudar a decidir de uma vez por todas:

  • O Centro – conhecido como Baixa – fica no meio do caminho das principais atrações;
  • A Ribeira tem uma vista linda do Rio Douro e o pôr do sol é fantástico;
  • Cedofeita é mais calma, alternativa e tem preços mais baixos;
  • Todas essas áreas são atendidas por estações do metrô.

Agora, sim, você tem todas as informações para decidir onde ficar no Porto. Aproveite!

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.
Informações Básicas
Visto | Brasileiros não precisam de visto e o prazo de permanência é de 90 dias.
Documentos | É necessário apresentar o passaporte e o seguro viagem é obrigatório.
Dinheiro| A moeda local é o euro e a mairia dos estabelecimentos aceita cartões de crédito.
Vacinas | Nenhuma vacina é obrigatória para passageiros brasileiros, embarcados no Brasil.

Veja mais dicas de Portugal

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Portugal.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário