Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Évora: melhores hotéis, hostels e apartamentos

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Há dois motivos principais para você ficar em Évora por, pelo menos, uma noite. O primeiro vale para quem é apaixonado por história e quer conhecer as relíquias que o Império Romano deixou nas terras portuguesas.

O segundo motivo é que Évora pode ser um bom ponto de parada para quem vai de Madri a Lisboa: esse trajeto é muito interessante quando feito de carro ou de trem.

O básico de Évora

Évora é a capital do Alentejo e fica na região centro-sul de Portugal. Pequena, a cidade tem pouco mais de 56 mil habitantes e é um achado para quem gosta de destinos que ainda estão longe do turismo de massa.

Então, você já pode imaginar que a vida na cidade é pacata e que o movimento fica mesmo por conta dos turistas e dos festejos religiosos.

No Centro Histórico estão as principais atrações da cidade: a Capela dos Ossos e o Templo Romano – que muita gente chama de Templo de Diana.

TEMPLO ROMANO DE ÉVORA

Quantas vezes na vida a gente pode ficar cara a cara com uma construção do Império Romano? Em Évora, no interior de Portugal, eu fiz isso e admirei cada detalhe daquela construção que enfeita a cidade e nos conta boas histórias.

A história do Templo Romano — que muitos chamam de Templo de Diana — teve início há mais de dois mil anos: ele começou a ser construído no século 1 e, ainda hoje, tem parte de suas colunas de pé. Por isso, é uma das ruínas mais importantes de Portugal. Mas sabia que, apesar de toda a aparente elegância, o Templo Romano teve vários usos diferentes?

Ao longo dos séculos, foi castelo dos Bárbaros, que destruíram parte do prédio; mesquita, durante a invasão muçulmana; e até açougue, depois dos anos 1400.

Os atrasos nas obras e os conflitos em seu entorno fizeram com que o templo — que, na verdade, era consagrado ao imperador Augusto — nunca ficasse pronto.

Hoje, ele só serve para nos lembrar daquele velho tempo e para desfazer a confusão quanto à sua consagração: definitivamente, nunca foi dedicado à deusa romana da caça.

Não há muita coisa além disso. Então, venha com tempo para simplesmente caminhar pelas ruas, apreciar a arquitetura e comer um bom queijo acompanhado de um vinho originalmente português.

Isso fará essa cidadezinha do interior jamais sair de sua cabeça.

Onde ficar em Évora

Évora é considerada uma cidade-museu e, por isso, todo o Centro Histórico é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Toda essa parte é cercada por uma muralha que foi construída no período medieval.

Só por isso, você já deve imaginar que  o melhor lugar para ficar em Évora  é mesmo o Centro Histórico ou em algum hotel pertinho dele.

→ Todas opções de hospedagem de Évora

Eu me hospedei no Hotel Dom Fernando, que fica bem perto do Centro Histórico – dá para chegar a pé. Ele tem quartos bem aconchegantes e um serviço justo: a gente pega pelo que vale.

No mapa abaixo, você consegue ver como a cidade está concentrada nessa parte histórica e eu marquei os principais pontos de interesse e as opções de hospedagem para você se localizar antes de escolher onde ficar em Évora.

Os hotéis de Évora seguem um padrão colonial, especialmente os que ficam dentro do Centro Histórico e nos arredores.

Todos os que selecionei são muito bem localizados e super bem avaliados pelos hóspedes. Então, não tem erro. Você só precisa ver qual se encaixa melhor no seu orçamento e fazer a reserva.

Evora Olive Hotel

Evora Olive Hotel tem uma localização excelente, no coração do Centro Histórico, e a decoração moderna e clean faz dele um dos mais encantadores de Évora. Todas as áreas são perfeitamente decoradas e isso traz muito conforto e aconchego.

Onde ficar em Évora

Os quartos são amplos, a limpeza é impecável, o atendimento é super elogiado e o café da manhã é bom – sempre tem pasteizinhos de Belém. O restaurante tem um cardápio bem variado e uma ótima carta de vinhos.

Onde ficar em Évora

Casa Morgado Esporão

Casa Morgado Esporão é uma belezura de hotel. Tem todo charme de um casarão antigo, que foi totalmente reformado e adaptado para receber muito bem os hóspedes, e conforto extremo, com quartos amplos e camas maravilhosas.

Onde ficar em Évora

A localização também é excelente, pertinho dos principais locais de interessa de Évora, e também de restaurantes, lojas, mercados e tudo mais. É um excelente lugar para você decidir onde ficar em Évora.

Onde ficar em Évora

M’ar de AR Aqueduto

M’ar de AR Aqueduto é para quem não quer ficar na agitação do Centro Histórico, mas, mesmo assim, ter mobilidade fácil para todas as áreas. Tem piscinas muito boas, serviços de SPA e pode ser muito interessante para quem gosta de curtir as instalações do hotel.

Onde ficar em Évora

Os quartos são muito confortáveis, alguns têm banheira, e sempre estão limpos e arejados. Toalhas, lençóis, travesseiros e tudo é de primeira linha e isso é um ponto muito positivo. O café da manhã é bem servido e o atendimento é bastante elogiado.

Hotel Dom Fernando

Hotel Dom Fernando fica na entrada do Centro Histórico e, como eu disse, dá para ir caminhando. Não é um hotel novo, mas tem tradição na cidade e isso deve ser levado em consideração. Os quartos são bons, bem resolvidos e silenciosos.

Onde ficar em Évora

No verão, quando os termômetros chegam a marcar 40 graus, curtir a piscina é uma excelente ideia. O hotel tem um restaurante que serve, além do café da manhã, almoço e jantar e pode ser uma opção para quem não faz questão de explorar outros restaurantes.

Onde ficar em Évora

Moov Hotel Évora

Moov Hotel Évora tem uma localização excelente, com quartos muito confortáveis e roupa de cama e banho de primeira qualidade. Tem vaga de garagem, limpeza impecável e os funcionários da recepção são sempre muito atenciosos e nos ajudam a conhecer melhor a cidade.

Onde ficar em Évora

É um hotel para quem quer praticidade, preço justo e pronto! O Moov tem um ótimo custo-benefício, especialmente por ficar dentro do Centro Histórico. E, ainda preciso dizer que o café da manhã é muito bom para o valor pago.

Melhores hostels de Évora

Agora, se você prefere economizar, dividir um quarto de hostel pode ser ideal.

Mesmo sendo pequena, Évora tem mais de 160 hostesl. Isso é um ótimo sinal para quem precisa gastar menos com as diárias e não abre mão do conforto e da segurança.

Burgos Guest House

Burgos Guest House é uma excelente opção para você escolher onde ficar em Évora se a sua prioridade é localização e preço justo. Sem luxo ou mimos que a gente pode ficar sem, ele tem quartos muito bem organizados e equipados que acomodam até seis pessoas.

Onde ficar em Évora

Tem uma estrutura boa, os ambientes são muito agradáveis, o atendimento é super diferenciado e a localização é perfeita: você praticamente não vai gastar com transporte. É, sem dúvida, a opção econômica mais interessante do Centro Histórico.

Onde ficar em Évora

Heaven Inn Suites & Terrace

O Heaven Inn Suites & Terrace é um hostel com uma excelente estrutura e localização também perfeita, no Centro Histórico e perto de tudo. Os funcionários são muito prestativos e dão várias dicas da cidade e isso ajuda muito.

Onde ficar em Évora

Os quartos são claros, arejados, muito bem divididos, organizados e sempre estão limpos – o mesmo vale para os banheiros e todas as áreas comuns. O café da manhã é bom, o terraço é muito agradável e a internet funciona bem. Precisamos de algo mais?

Melhores apartamentos de Évora

Se você pretende ficar um tempo maios na cidade ou se simplesmente prefere ter aquela velha e boa privacidade de ficar em um apartamento só para você, Évora tem excelentes opções.

A maioria delas fica no Centro Histórico, a melhor área para se hospedar na cidade, e você pode dar uma conferida na lista completa de apartamentos de temporada.

Eu selecionei os três que achei mais interessante para você ter uma ideia do que vai encontrar.

Casa dos Castelos

Localização da Casa dos Castelos é excelente. Muito acolhedora, é perfeita para acomodar até seis pessoas – tem opção de alugar apartamento com um ou dois quartos. As anfitriãs, Alice e Fátima, sempre é muito elogiada e sempre ajuda, mesmo nas pequeninas coisas.

Onde ficar em Évora

Os ambientes são arejados, limpos, confortáveis, bem decorados e a cozinha é bem equipada. Vale a pena dar uma olhada com calma neste apartamento antes de decidir onde ficar em Évora.

Casa das Arcadas

A Casa das Arcadas é, sem dúvida, um luxo: sala confortável, quarto aconchegante, cozinha bem equipada, banheiro bom e chuveiro ótimo. Tudo de muito bom gosto e bem organizado em 95 metros quadrados.

Onde ficar em Évora

Para completar, a generosidade dos anfitriões deixa tudo mais especial. É que eles são super atenciosos e disponibilizam livros, guias e informações sobre a cidade e toda a região, além de mimos como brinquedos para as crianças, café e chá. Isso nos faz sentir mesmo como se estivéssemos em casa.

Ebora Home

O Ebora Home é o xodó da dona Luísa, que cuida dele com todo carinho para receber gente do mundo inteiro. Isso a gente vê em cada detalhe, começando pelas cores da decoração e terminando em alguns alimentos básicos que ela deixa disponíveis.

Além da localização ser ótima, pertinho da parte histórica de Évora, o apartamento tem uma vaga de garagem, o que é ótimo para quem está viajando de carro pela Europa e sabe como é a questão de estacionamento.

Faixas de preço em Évora

Agora que você já entendeu como é o esquema da hospedagem na cidade, dê uma olhada no mapa abaixo para você ter uma ideia dos preços.

Para saber mais,  é só clicar sobre os pins azuis. 



Booking.com

Onde ficar em Évora

Depois de tudo isso que eu expliquei, eu só quero reforçar que a única regra que você deve obedecer para escolher onde se hospedar em Évora é  ficar perto do Centro Histórico.  Isso faz toda a diferença e você vai aproveitar mais da cidade.

Dá para se locomover facilmente usando carro de aplicativo, mas eu indico que você caminhe de um lugar para outro e descubra Évora da melhor forma: sem mapas e sem pressa.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal e permanecer por até 90 dias.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do país é o euro e a maioria dos lugares aceita cartões de crédito e débito internacional

Vacinas

Nenhuma vacina específica é exigida de brasileiros embarcados no Brasil.

Informações sobre covid-19

Desde 1º de julho de 2022, Portugal não exige comprovante de vacinação ou exames. Isso significa que o país já não tem mais barreiras sanitárias, mas é sempre bom tomar os cuidados preventivos.

Apesar desta mudança,  o seguro viagem continua sendo obrigatório. 

Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório para todos os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen:  Portugal é um deles. 

Sem o seguro, você pode ser impedido de entrar no país. E tem mais: há uma cobertura mínima de EUR 30.000. Portanto, você precisa informar para qual – ou quais – país vai viajar antes de comprar o seguro.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

Você vai notar que existem muitas opções de seguradoras e planos, mas o que você precisa mesmo é de um seguro viagem com no mínimo EUR 30.000 de cobertura para despesas médicas e hospitalares.

O plano TRAVEL ASSIST 150 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 é um dos mais completos. Ele tem cobertura para despesas médicas no valor de EUR 150.000, seguro bagagem de USD 1.500 e é válido em toda a Europa.

O ITA 30 SMART EUROPA é um dos mais baratos. Ele tem despesas médica e hospitalar no valor de EUR 30.000, seguro bagagem de EUR 250 e cobertura para covid-19 na modalidade de reembolso – é bom ler tudo direitinho antes de comprar.

Veja mais dicas de Portugal

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Portugal.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Bom dia! Em 2022 pretendo fazer um Pacote para Lisboa a agência esta indicando o Hotel Roma por acaso vocês conhecem ele realmente fica próximo a estação do metro? A localização é boa? O custo esta dentro dos preços? Estou pesquisando porque será meu aniversário aí estpu pretendo fazer a minha primeira viagem a Europa,

  2. Bom dia! Em 2022 pretendo fazer um Pacote para Lisboa a agência esta indicando o Hotel Roma por acaso vocês conhecem ele realmente fica próximo a estação do metro? A localização é boa? O custo esta dentro dos preços? Estou pesquisando porque será meu aniversário aí estpu pretendo fazer a minha primeira viagem a Europa,

  3. Foi o que eu fiz e o que sempre faço, dentro do possível, me deslocar a pé dentro de uma cidade, neste caso, pequena e bonita. Adorei passear por Évora e conhecer todo o seu tesouro histórico. Linda mesmo! Amei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *