Onde ficar em Aracaju: melhores áreas, hotéis, pousadas e casas – com preços

25

Atualizado em 26 de fevereiro de 2021

Onde ficar em Aracaju

Antes de decidir  onde ficar em Aracaju,  é bom dar uma olhada nestas dicas, porque elas podem deixar sua viagem muito melhor.

A capital de Sergipe é uma cidade tranquila, que merece ser desfrutada com calma: caminhar pela Orla de Atalaia, curtir a noite na Passarela do Caranguejo e pegar sol nas praias são apenas algumas sugestões.

→ O que fazer em Aracaju

Mas, para aproveitar melhor a cidade, é muito importante escolher bem onde ficar em Aracaju.

A cidade não é tão grande – são pouco mais de 570 mil moradores – e isso nos permite fazer deslocamentos mais rápidos, com chances de aproveitar mais áreas da cidade.

Um fato curioso é que, mesmo de frente para o mar, Aracaju cresceu ladeando o Rio Sergipe: o Centro e muitos bairros residenciais ficam nesta área da cidade.

A parte mais nova, fica do outro lado, em direção ao sul. Nessa região, crescem os condomínios de casas que aproveitam a tranquilidade das  praias de Aruana e Refúgio  – que são bem populares entre os moradores de Aracaju.

Por falar nisso, Aracaju tem fama de ser uma cidade com boa qualidade de vida: lembra que falei que ela merece ser explorada com calma?

Então, se achegue com leveza, porque mesmo não sendo tão famosa quanto outras capitais nordestinas, Aracaju vai lhe surpreender.

SEU DINHEIRO EM ARACAJU
Uma das coisas mais positivas de Aracaju, e que você precisa saber, é que ela está entre as cinco capitais mais baratas do Brasil. Isso significa que você vai gastar menos com as diárias do hotel, com restaurantes e com passeios. Assim, você pode até pensar em fazer mais  coisas.

Além disso, em Aracaju tudo é perto. Se ficar hospedado em um dos hotéis da Orla de Atalaia ou no Coroa do Meio, o tempo médio que vai gastar até os atrativos é de 15 minutos. Isso é ótimo, não é?

Embora o transporte público não seja lá essa maravilha, dá para usar os ônibus municipais, mas é fácil e barato usar carro de aplicativo. Então, já deu para ver que seu dinheiro rende mais em Aracaju?

Onde ficar em Aracaju

As principais áreas para ficar em Aracaju são Atalaia e Coroa do Meio.

Esses dois bairros ficam um do lado do outro e compartilham a praia mais famosa da cidade, a Praia de Atalaia.

Também há outras opções, como Grageru e Jardins, que ficam mais para o lado do Rio Sergipe.

Quem quiser ficar mais afastado do burburinho, mas perto de praias excelentes, pode escolher um hotel na Praia de Aruana.

É importante dizer que, como  não é permitido ter prédios altos na orla  – o que é um ponto muito positivo -, os hotéis são menores.

Então, eu organizei as minhas dicas por áreas e você pode escolher aquela que tem mais a ver com o que busca para esta viagem.

Melhores áreas para ficar em Aracaju:

No mapa abaixo, você consegue ver as distâncias e se localizar melhor.

Eu sempre uso o Booking.com, porque consigo até 40% de desconto reservando pelo site. Também é possível pagar parcelado ou à vista, direto na pousada, e cancelar a reserva sem taxa.

Orla de Atalaia

Atalaia é, sem dúvida, o melhor lugar para ficar em Aracaju, porque está mais perto do aeroporto, da Passarela do Caranguejo – um polo gastronômico à beira-mar – e tem a maior oferta de hotéis.

Na área mais turística da cidade, você tem mais pontos positivos do que negativos, e a conclusão é: sim, vale a pena ficar hospedado pertinho da praia.

Estas são as melhores opções de hospedagem na Orla de Atalaia.

IBIS BUDGET ARACAJU

O Ibis Budget Aracaju é uma ótima opção para quem quer ficar na Orla de Atalia sem gastar muito. O padrão da rede Ibis – e da versão mais econômica dela – a gente já conhece, então você não terá surpresas desagradáveis.

Onde ficar em Aracaju: as melhores áreas para se hospedar e os preços

Os quartos são pequenos e básicos, mas confortáveis e com tudo o que a gente precisa: uma boa cama, limpeza em dia e localização excelente, a uma quadra da praia de Atalaia.

CELI HOTEL ARACAJU

Pertinho do Ibis, o Celi Hotel Aracaju é excelente, com bastante espaço, quartos arejados, bem decorados e atendimento super profissional.

Onde ficar em Aracaju

O localização é muito boa, pertinho da praia e com acesso rápido ao aeroporto. É um hotel que tem de tudo para agradar.

Onde ficar em Aracaju

POUSADA ENCANTARE

Essa pousada fica pertinho da praia e da Passarela do Caranguejo, um pólo gastronômico com muitos bares e restaurantes, que é uma ótima opção para finalizar o dia.

Onde ficar em Aracaju: as melhores áreas para se hospedar e os preços

A Pousada Encantare é super bem decorada, tem uma área com piscina e os quartos são bem aconchegantes: sem dúvida, é uma das melhores opções dessa área. O atendimento e o café da manhã são sempre elogiados.

Onde ficar em Aracaju: as melhores áreas para se hospedar e os preços

SAN MANUEL PRAIA HOTEL

O San Manuel Praia Hotel também fica da Praia de Atalaia, praticamente na Passarela do Caranguejo. Os quartos são simples, bem resolvidos e a estrutura do hotel é boa: a piscina é ótima.

Onde ficar em Aracaju

O café da manhã tem muitas variedades e o atendimento é sempre muito elogiado. Se você estiver pensando em ficar nesta área sem gastar muito, este hotel tem um ótimo custo-benefício.

Onde ficar em Aracaju

HOTEL REKINTE

Nesta linha mais básica e econômica, o Hotel Rekinte é para quem quer aproveitar a cidade e ter o hotel mesmo apenas para dormir – a única exceção é a piscina.

Onde ficar em Aracaju

Os quartos cumprem seu papel – sem luxo e sem algumas comodidades que a gente até gosta. Os grandes pontos positivos são a localização e a piscina, grande e sempre limpa.

Onde ficar em Aracaju

↑ Voltar ao índice

Coroa do Meio

O Coroa do Meio já fica na pontinha da praia, perto da foz do Rio Sergipe. Ele é um bairro mais nobre, onde fica o Riomar Aracaju, o maior shopping da cidade.

Mas, preste atenção: uma pequena parte do bairro fica voltada para a praia e o resto está voltada para o rio. O que não é um ponto negativo, de fato, porque tudo é perto.

Além disso, a entrada do Rio Sergipe e a praça onde estão os Lagos da Orla são áreas bem interessantes para caminhar, fazer atividades físicas e andar de bicicleta – Aracaju tem mais de 50 quilômetros de ciclovias.

Veja quais as melhores opções de hospedagem no Coroa do Meio.

REAL CLASSIC HOTEL

O Real Classic Hotel tem uma vista lindo para o mar – sim, ele fica de frente para a praia e para os Lagos da Orla, uma área ótima para fazer caminhadas e aproveitar os dias ensolarados de Aracaju.

Onde ficar em Aracaju: as melhores áreas para se hospedar e os preços

É um hotel bem tradicional de Aracaju, com uma estrutura simples, mas muito bem avaliada: e com um bom custo-benefício, para quem quer ficar em uma das melhores áreas de Aracaju.

Onde ficar em Aracaju: as melhores áreas para se hospedar e os preços

DEL MAR HOTEL

O Del Mar Hotel tem uma estrutura excelente, com uma piscina grande, área verde super bem cuidada, academia e toda a estrutura de atendimento é perfeita – sempre muito elogiada.

Onde ficar em Aracaju

Os quartos são bons, amplos e arejados, o café da manhã é ótimo e o restaurante serve pratos deliciosos – você tem que provar. O hotel está em uma área de fácil acesso, muito boa para ficar em Aracaju.

Onde ficar em Aracaju

AQUARIOS PRAIA HOTEL

O Aquarios Praia Hotel fica de frente para a praia, perto da área mais indicada para quem quer fazer caminhadas na praia e, especialmente, para quem está viajando com crianças.

Onde ficar em Aracaju

É um hotel bom, mas que está precisando de uma renovada. O custo-benefício é interessante, mas a localização é, mesmo, o ponto mais forte.

Onde ficar em Aracaju

REAL PRAIA HOTEL

O Real Praia Hotel é daqueles hotéis pequenos, mas super aconchegantes e com tudo no lugar certo, sabe como é? Muitas vezes, é exatamente isso que a gente precisa.

Onde ficar em Aracaju

Quartos reformados, bem resolvidos e arejados, sala de jogos e de ginástica, uma piscina pequena, café da manhã ótimo e o restaurante serve pratos sensacionais, sempre muito elogiados. Tem de tudo para agradar.

ARCUS HOTEL ARACAJU

O Arcus Hotel Aracaju – antigo Comfort Hotel Aracaju – é um hotel de rede internacional, com atendimento padronizado e profissional, cuidado com limpeza e higienização, e tudo mais.

Onde ficar em Aracaju

Os quartos são bons – eu esperava mais – e cumprem a função: a cama é muito boa, isso é verdade. A comodidade de ter tudo no hotel também é ótima: piscina, academia, restaurante, agência de turismo e outras coisinhas.

Onde ficar em Aracaju

ARACAJU CORAIS HOTEL

O Aracaju Corais Hotel também é um hotel pequeno, novinho, super bem cuidado e decorado com muitos detalhes que deixam a gente muito à vontade: tudo é claro, arejado e muito confortável.

O atendimento mais próximo e o café da manhã são bastante elogiados. A localização é ótima e tem um custo-benefício bom. Tem de tudo para ser a sua escolha de onde ficar em Aracaju.

FAROL PLAZA HOTEL

O Farol Plaza Hotel fica no final da praia, na boca do rio e pode ser interessante para quem não quer gastar muito: a estrutura é boa e o preço é imbatível.

Onde ficar em Aracaju

Bem cuidado, o hotel tem áreas muito aconchegantes, uma piscina ótima, brinquedoteca, mas os quartos são básicos – coerentes com o preço cobrado. Se estiver de carro, é uma ótima escolha.

Onde ficar em Aracaju

QUALITY HOTEL ARACAJU

O Quality Hotel Aracaju não fica de frente para a praia, mas é uma das melhores opções da cidade. Ele é um daqueles hotéis que a gente paga pelo que vale, sabe como é?

Onde ficar em Aracaju: as melhores áreas para se hospedar e os preços

Os quartos seguem o padrão da rede, com o conforto que merecemos e limpeza garantida. A recepção tem uma decoração perfeita e a área da piscina é muito agradável.

Onde ficar em Aracaju: as melhores áreas para se hospedar e os preços

↑ Voltar ao índice

Praia de Aruana

Ainda na rota das praias, mais ao sul, depois da Orla de Atalaia, a Praia de Aruana é uma região que cresceu bastante nos últimos anos. Condomínios de casas e novos bairros surgiram do nada e agora essa área tem nova vida.

Onde ficar em Aracaju

As duas praias da região, Aruana e do Refúgio, antes eram praticamente exclusivas de moradores, mas cada vez entram mais na rota turística.

É nesta área que está um dos melhores hotéis de praia de Sergipe.

ARUANÃ ECO PRAIA HOTEL

O Aruanã Eco Praia Hotel tem a leveza e rusticidade de um bom hotel pé na areia – é praticamente isso, porque é só atravessar a rua e a praia está lá.

Onde ficar em Aracaju

Os quartos são bons, sem luxo, arejados e bem cuidados. O café da manhã é excelente e o restaurante do hotel também é super elogiado. É um lugar para relaxar e curtir sem pressa.

TROPICAL MAR HOTEL

Pertinho da Praia do Refúgio, o Tropical Mar Hotel é um oásis no deserto – ou algo parecido com isso. Pequeno, é um hotel novinho e muito bem cuidado, perfeito para quem quer tranquilidade e sossego a poucos metros da praia.

Onde ficar em Aracaju

A piscina é sensacional, os quartos são bem resolvidos – dentro do esperado -, o atendimento e o café da manhã são bastante elogiados. O bar também está entre os itens mais comentados do hotel.

Onde ficar em Aracaju

↑ Voltar ao índice

Grageru e Jardins

Tanto o Grageru quanto o Jardins são bairros nobres e ficam na parte sul de Aracaju, entre a Praia de Atalaia e o Centro.

Eles ficam tão perto um do outro que acabam se misturando, por isso podemos tratar como uma região só: na verdade, o Jardins é um desmembramento do Grageru.

O Grageru tem um equilíbrio entre casas e prédios, quase todos de classe média e alta. No bairro, fica o Ibis Aracaju.

Já o Jardins se desenvolveu ao redor do Shopping Jardins e é uma das áreas que mais cresce na cidade – sobretudo verticalmente. Nesta região, fica o Parque da Sementeira, uma das principais áreas verdes de Aracaju. No bairro está o NB Hotéis.

IBIS ARACAJU

Sem surpresas, o Ibis Aracaju fica no Grageru e segue aquele padrão que a gente conhece bem: quartos compactos, bem planejados, limpeza em dia e atendimento profissional.

Onde ficar em Aracaju

O café da manhã é fabuloso – com muitas variedades mesmo – e já está incluso no preços da maioria das diárias, mas é bom conferir antes de pagar.

Onde ficar em Aracaju

NB HOTEIS

O NH Hoteis fica no Jardins e tem uma das melhores avaliações da cidade. De frente para o Shopping Jardins, é um hotel super novo com uma decoração clean, com tudo muito claro e arejado.

Onde ficar em Aracaju

Segue os mesmos padrões de uma rede internacional, com bastante pontos positivos. Como está é uma área nova, mais longe da praia, se estiver de carro será melhor.

Onde ficar em Aracaju

↑ Voltar ao índice

Hostel em Aracaju

Para quem quer economizar, uma boa opção é ficar em um quarto compartilhado de hostel.

Além de nos ajudar a poupar umas pratas, essa pode ser uma boa opção para quem gosta de interagir com outros viajantes e fazer novas amizades.

ANAUÊ POUSADA E HOSTEL

Anauê Pousada e Hostel é uma ótima opção para quem procura um hostel em Aracaju. Ele fica a poucas quadras da praia e da Passarela do Caranguejo.Os quartos são básicos, sempre muito limpos e dá para fazer refeições no hostel.

O aeroporto fica a pouco mais de dois quilômetros e a rodoviária é pertinho, cerca de 300 metros, o que é muito bom para quem está viajando de ônibus.

Vale a pena alugar uma casa?

Se você vai viajar com a família ou com um grupo de amigos, talvez seja interessante alugar uma casa ou um apartamento completo.

Dividindo a diária pelo número de pessoas, pode ser que fique mais barato do que um hotel. Sem falar que vocês terão mais liberdade e privacidade.

As melhores casas de Aracaju estão no Airbnb. Eu escolhi três incríveis opções, em diferentes áreas da cidade, para você te uma ideia do que pode encontrar.

FLAT BOUTIQUE COROA DO MEIO

Muito bem decorado, com cuidado e limpeza sempre em dia, o Flat Boutique Coroa do Meio é um apartamento que a gente tem vontade chegar e nunca mais ir embora. Ele fica em uma área muito tranquila, no final da Praia de Atalaia. O prédio é novo e tem uma piscina na cobertura.

APARTAMENTO LUXUOSO ATALAIA

Na parte mais turística de Aracaju, a poucos metros da Orla de Atalaia e da Passarela do Caranguejo, o Apartamento Luxuoso Atalaia acomoda bem até cinco pessoas. Ele é super completo, tem uma varanda ótima com vista par ao mar. O prédio é novo e tem uma piscina ótima na cobertura.

APARTAMENTO SHOPPING JARDINS

Em uma das áreas mais novas da cidade, o Apartamento Shopping Jardins também é super completo e acomoda até quatro pessoas. Ele fica pertinho do shopping e do Parque da Sementeira, uma excelente área verde para fazer caminhadas, andar de bicicleta e sentir o clima da cidade, indo além das áreas turísticas.

Faixas de Preço de Aracaju

Depois de entender tudo que eu expliquei, você ainda pode ver a lista abaixo com as opções de hospedagem por faixa de preço.

No mapa abaixo, você vê todas as opções de hospedagem das áreas que acho mais interessante. Para saber mais, você  só precisa clicar no item  desejado.



Booking.com

Dicas práticas e essenciais

Para deixar sua viagem ainda mais perfeita, dê uma olhada nestas dicas. Elas são essenciais para você aproveitar o máxima de Aracaju.

Quando ir: melhor época

O litoral de Sergipe tem clima tropical quente e úmido. A melhor época para curtir as praias do Estado é  entre outubro e fevereiro,  meses com dias mais longos e ensolarados. O período com maior chance de chuvas vai de março a agosto.

→ Quando ir a Sergipe

Vale ficar atento também ao calendário de eventos locais. O Forró Caju, maior festa do Estado, acontece em junho, junto com as festas de São João. Sergipe tem também um carnaval antecipado muito famoso, o Précaju.

Como chegar: dicas de transporte

O aeroporto de Aracaju (AJU) recebe voos de diversas cidades brasileiras. Para quem viaja de ônibus, é importante saber que há dois terminais rodoviários em Aracaju.

O Terminal Rodoviário Luiz Garcia, conhecido como Rodoviária Velha, concentras as partidas estaduais, e o Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite, conhecido como Rodoviária Nova, concentra as viagens interestaduais.

→ Como chegar a Aracaju

Para percorrer todo o litoral de Sergipe de carro, você vai gastar cerca de quatro horas. A rodovia SE-100 percorre todo o litoral sergipano, desde a divisa com a Bahia, no sul, até a foz do Rio São Francisco, na fronteira com Alagoas.

Onde comer: melhores restaurantes

Aracaju e todo o litoral de Sergipe têm fartura de frutos do mar – como o caranguejo. Da tradição nordestina, a carne de sol com pirão de leite, a torta de macaxeira e o cuscuz de todas as manhãs são imperdíveis. E também a tapioca, o queijo coalho e o doce de batata doce.

→ Onde comer em Aracaju

Para comer comida regional e ouvir música ao vivo, vá ao Casa de Forró Cariri. Se você gosta de frutos do mar, o lugar ideal é o Pitu com Pirão da Eliane. Mas, não volte para casa antes de experimentar os pratos do tradicional Carne de Sol do Ramiro.

O que fazer em Aracaju

Há muitas coisas legais para fazer em Aracaju, mas, se você conseguir fazer, pelo menos, essas que eu listei, vai dar para ter uma ideia do que a cidade tem para oferecer.

Então, o seu ponto de partida para conhecer Aracaju são esses lugares:

  1. Orla de Atalaia
  2. Praia de Aruana
  3. Passarela do Caranguejo
  4. Praça dos Lagos
  5. Margens do Rio Sergipe
  6. Orla Pôr do Sol
  7. Croa do Goré
  8. Ilha dos Namorados
  9. Oceanário
  10. Centro de Arte e Cultura
  11. Museu da Gente Sergipana
  12. Mercado Municipal
  13. Palácio Museu Olímpio Campos
  14. Catedral Metropolitana
  15. Rua dos Turistas

→ O que fazer em Aracaju

Em dois ou três dias, você consegue ver o básico de Aracaju, mas vale a pena investir em uma viagem por Sergipe de carro, para fazer o roteiro completo pelas principais cidades do interior.

Você não pode deixar Sergipe sem conhecer o artesanato sergipano. Há muitos tipos de bordados, peças em couro, cerâmica, palha e muito mais.

Decidiu onde ficar em Aracaju?

Com todas essas informações, você já pode decidir onde ficar em Aracaju, certo? Eu só quero lembrar mais algumas coisas:

  • A principal área turística é a Orla de Atalaia, se estendendo até o Coroa do Meio. Os dois bairros são excelentes para quem quer aproveitar o tempo que tem.
  • Se você quiser mais tranquilidade, as praias do sul são perfeitas: há hotéis ótimos na Praia de Aruana e na Praia do Refúgio.
  • Mas, se quiser ficar na parte mais nova e moderna da cidade, pode escolher entre os bairros Grageru e Jardins.

Viu como há opões para todo mundo? Basta olhar com calma e escolher.

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.

Veja mais dicas de Sergipe

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Sergipe.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

25 Comentários

  1. Avatar
    Shirley Rodrigues Prates on

    Amo essa cidade linda!’Quando tenho oportunidade sempre estou por lá, como agora! Chegamos segunda feira depois de passarmos uns dias maravilhosas como amigos. A tranqüilidade e suavidade dessa cidade me encanta!!

      • Avatar

        Olá, as praias das regiões que citou são boas pra banho? E qual oferece mais opções de restaurantes perto dos hotéis? Qual localidade é mais indicada e movimentada pra fazer caminhadas à noite? É pq ja ouvi comentários que em algumas partes tem o calçadao, mas é meio deserto.
        Obrigado desde ja.

        • Altier Moulin

          Oi, Luciana.
          Eu comentei que a Orla do Atalaia é a área nais movimentada à noite. É a região mais turística.

          Se for viajar, tenha muita cautela. 😉

          Um abraço.

  2. Avatar

    Tenho raiz nesta amada Aracajú!! 💓💓💓 Tenho, amigos!!! Família, que estão ai há anos!! Outros, nascidos nesta bela!!! Aconchegante cidade!!! Variedades, de iguarias!! Um povo, receptivo!!!! Linda, orla!!! Segurança!!! Limpa!!! Um tradicional , cuscuz!!!! Um, saborosa tapioca!!! Uma, rica Cultura!!! Aconselho, ir Aracajú….Aliás, voltei hoje de lá….👏👏👏👏….Os, melhores queijos coalho!! Melhor, castanha do mundo!! Assim, não perco tempo!!! Sempre, estou ai.
    MM.

    • Avatar
      Jeanne Mesquita on

      Amamosssss Aracaju! Fomos eu e meu filho agora, em fevereiro. Ficamos 10 dias. Espetáculo de cidade! PARAÍSO!!!! Escolhemos o Celi Hotel! PERFEITO!!! Vamos voltar, ainda esse ano, até porque, conheci um love aí, rsrs… Mas não arrisco outro Hotel. Celi na cabeça!!

  3. Avatar

    Gostei muito da matéria. Aproveitando a carona, eu alugo alugo por temporada através da Airbnb clik “Tenha o conforto de sua casa” ou direto com migo. AP localizado na Coroa do Meio início da Atalaia,3/4 todo equipado e pronto para hospedar até 6 pessoas. Fone 79 999574936.

Escreva um comentário