Onde comer em Aracaju: os melhores 15 restaurantes, bares e pratos típicos

12

Atualizado em 26 de fevereiro de 2021

Onde comer em Aracaju

Provar pratos típicos é uma das coisas que mais gosto de fazer durante uma viagem. Então, se você também pensa assim, se prepare para  ficar com água na boca  com essas dicas de onde comer em Aracaju.

Pouca comentada entre os viajantes, Aracaju é a capital de Sergipe, o menor estado brasileiro. Mas, isso não significa que a cidade não seja vibrante: com uma cultura incrível, há pratos típicos deliciosos e muito variados.

É que Aracaju e todo o litoral de Sergipe têm fartura de frutos do mar – como o caranguejo,  um grande símbolo da gastronomia da cidade. 

→ Onde ficar em Aracaju

Da tradição nordestina, a carne de sol com pirão de leite, a torta de macaxeira e o cuscuz de todas as manhãs são imperdíveis. E também a tapioca, o queijo coalho e o doce de batata doce.

Onde comer em Aracaju

Eu tenho os  meus restaurantes favoritos  na cidade e, claro, faço questão que você também conheça cada um deles.

Por isso, eu listei os 15 melhores restaurantes e bares e as barracas de praia mais incríveis para você conhecer em Aracaju. Há opções em diferentes áreas e em várias faixas de preço.

Para se localizar melhor, dê uma olhada no mapa abaixo.

15 melhores restaurantes de Aracaju

  1. Casa Forró Cariri
  2. República dos Camarões
  3. Carne de Sol do Ramiro
  4. Pitu com Pirão da Eliane
  5. Carro de Bois
  6. Terra Tupi
  7. Tapioca do Jatobá
  8. Seu Sergipe
  9. Paraíso do Baixinho
  10. Restaurante Sollo
  11. Mar da Espanha Beach
  12. Parati Beach Club
  13. Duna Beach
  14. Salomé Bar Aracaju
  15. Seo Inácio

Ufa! Não foi fácil escolher apenas esses, porque há muitas boas opções para comer em Aracaju. Mas, antes de prosseguir, eu quero falar sobre a Passarela do Caranguejo.

Passarela do Caranguejo

Este é o nome do polo gastronômico da principal praia de Aracaju, a Praia do Atalaia. De frente para o mar, dezenas de bares, restaurantes e barracas de praia oferecem os mais variados tipos de pratos.

A Passarela do Caranguejo fica na Orla de Atalaia, na Avenida Santos Dumont, mais ou menos entre as ruas Deputado Clóvis Rollemberg e a Avenida Rotary – a cada ano, ela ganha novos empreendimentos, então isso acaba variando. Mas, não há como se confundir.

Na praia, há  uma imensa escultura de um caranguejo que marca o centrinho da Passsarela. Caminhando alguns metros para a direita ou para a esquerda, você vai ver o movimento de turistas que sempre escolhem esta área para passa o fim de noite.

Onde comer em Aracaju

Esta parte da orla é uma das áreas boêmias da cidade, com ótimos bares e barracas para a gente sentar, relaxar e colocar o papo em dia com os amigos.

A verdade é que a gente encontra de tudo nesta parte de Aracaju, mas o circuito gastronômico não se restringe a apenas essa parte. Por isso, eu inclui várias opções fora da Passarela a minha lista de onde comer em Aracaju.

Mais para o sul, nos arredores da Praia de Aruana, há excelentes barracas e restaurantes que eu indico muito – vale a pena mesmo.

Na parte mais nova da cidade, especialmente nos arredores do bairro Jardins, há bares e restaurantes ótimos também. Eles serão excelentes se você escolher ficar nesta parte de Aracaju.

Melhores restaurantes de Aracaju

Para comer comida regional e ouvir música ao vivo, vá ao Casa de Forró Cariri. Se você gosta de frutos do mar, o lugar ideal é o República dos Camarões.

Só não volte para casa antes de experimentar os pratos do tradicional Carne de Sol do Ramiro.

Ainda na linha dos pratos regionais, o Seu Sergipe é fantástico. Ele serve comida sergipana com um estilo muito particular. Vale a pena conhecer.

O pitu é um camarão de água doce e no tradicionalíssimo restaurante Pitu com Pirão da Eliane ele ganha um sabor que a gente não encontra em nenhum outro lugar da cidade.

O Carro de Bois tem um ambiente super aconchegante e serve pratos da culinária sergipana e mediterrânea. É uma mistura muito boa e um lugar muito interessante para comer em Aracaju.

O Restaurante Sollo fica na Praia de Aruana e vai na mesma linha, com pratos da culinária contemporânea.

O Terra Tupi não tem nada de esnobe: a qualidade dos produtos e o carinho com que os pratos são montados explicam o sucesso do restaurante.

Onde comer em Aracaju

Também merece destaque a maravilhosa Tapioca do Jatobá, que tem simplicidade e aquele jeito único de preparar uma tapioca de respeito.

Para beber e beliscar – ou petiscar – tem o Salomé Bar Aracaju, que fica no Jardins, o Seo Inácio, um clássico da vida boêmia de Aracaju, e o Amanda Bar.

Melhores Barracas de Praia

Entre as barracas de praia – os beach clubs, como alguns chamam – as melhores opções são a Paraíso do Baixinho e a Mar da Espanha Beach, a mais badalada da Praia de Atalaia.

Na Praia de Aruana, uma boa opção é o Parati Beach Club. Um pouco mais ao sul, na Praia do Mosqueiro, a Duna Beach tem ambientes sensacionais, gente bonita circulando e música eletrônica com deejays no comando.

Onde comer em Aracaju

Essas são as minhas dicas de onde comer em Aracaju, mas eu sei que há muita coisa boa pela cidade e, por isso, fica difícil de escolher.

Mas, sem dúvida, se você seguir a minha lista, vai ter uma ótima memória gastronômica depois que a viagem acabar.

Onde ficar em Aracaju

A principal área turística é a Orla de Atalaia, se estendendo até o Coroa do Meio. Os dois bairros são excelentes para quem quer aproveitar o tempo que tem.

Se você quiser mais tranquilidade, as praias do sul são perfeitas: há hotéis ótimos na Praia de Aruana e na Praia do Refúgio.

→ Onde ficar em Aracaju

Mas, se quiser ficar na parte mais nova e moderna da cidade, pode escolher entre os bairros Grageru e Jardins.

Veja algumas das melhores opções de hospedagem em Aracaju.

IBIS BUDGET ARACAJU

O Ibis Budget Aracaju é uma ótima opção para quem quer ficar na Orla de Atalia sem gastar muito. O padrão da rede Ibis – e da versão mais econômica dela – a gente já conhece, então você não terá surpresas desagradáveis.

Onde ficar em Aracaju: as melhores áreas para se hospedar e os preços

Os quartos são pequenos e básicos, mas confortáveis e com tudo o que a gente precisa: uma boa cama, limpeza em dia e localização excelente, a uma quadra da praia de Atalaia.

CELI HOTEL ARACAJU

Pertinho do Ibis, o Celi Hotel Aracaju é excelente, com bastante espaço, quartos arejados, bem decorados e atendimento super profissional.

Onde ficar em Aracaju

O localização é muito boa, pertinho da praia e com acesso rápido ao aeroporto. É um hotel que tem de tudo para agradar.

Onde ficar em Aracaju

DEL MAR HOTEL

O Del Mar Hotel tem uma estrutura excelente, com uma piscina grande, área verde super bem cuidada, academia e toda a estrutura de atendimento é perfeita – sempre muito elogiada.

Onde ficar em Aracaju

Os quartos são bons, amplos e arejados, o café da manhã é ótimo e o restaurante serve pratos deliciosos – você tem que provar. O hotel está em uma área de fácil acesso, muito boa para ficar em Aracaju.

Onde ficar em Aracaju

ARACAJU CORAIS HOTEL

O Aracaju Corais Hotel também é um hotel pequeno, novinho, super bem cuidado e decorado com muitos detalhes que deixam a gente muito à vontade: tudo é claro, arejado e muito confortável.

O atendimento mais próximo e o café da manhã são bastante elogiados. A localização é ótima e tem um custo-benefício bom. Tem de tudo para ser a sua escolha de onde ficar em Aracaju.

QUALITY HOTEL ARACAJU

O Quality Hotel Aracaju não fica de frente para a praia, mas é uma das melhores opções da cidade. Ele é um daqueles hotéis que a gente paga pelo que vale, sabe como é?

Onde ficar em Aracaju: as melhores áreas para se hospedar e os preços

Os quartos seguem o padrão da rede, com o conforto que merecemos e limpeza garantida. A recepção tem uma decoração perfeita e a área da piscina é muito agradável.

Onde ficar em Aracaju: as melhores áreas para se hospedar e os preços

ARUANÃ ECO PRAIA HOTEL

O Aruanã Eco Praia Hotel tem a leveza e rusticidade de um bom hotel pé na areia – é praticamente isso, porque é só atravessar a rua e a praia está lá.

Onde ficar em Aracaju

Os quartos são bons, sem luxo, arejados e bem cuidados. O café da manhã é excelente e o restaurante do hotel também é super elogiado. É um lugar para relaxar e curtir sem pressa.

NB HOTEIS

O NH Hoteis fica no Jardins e tem uma das melhores avaliações da cidade. De frente para o Shopping Jardins, é um hotel super novo com uma decoração clean, com tudo muito claro e arejado.

Onde ficar em Aracaju

Segue os mesmos padrões de uma rede internacional, com bastante pontos positivos. Como está é uma área nova, mais longe da praia, se estiver de carro será melhor.

Onde ficar em Aracaju

ANAUÊ POUSADA E HOSTEL

Anauê Pousada e Hostel é uma ótima opção para quem procura um hostel em Aracaju. Ele fica a poucas quadras da praia e da Passarela do Caranguejo.Os quartos são básicos, sempre muito limpos e dá para fazer refeições no hostel.

O aeroporto fica a pouco mais de dois quilômetros e a rodoviária é pertinho, cerca de 300 metros, o que é muito bom para quem está viajando de ônibus.

Casa de temporada

Se você vai viajar com a família ou com um grupo de amigos, talvez seja interessante alugar uma casa ou um apartamento completo.

→ Todas as casas de temporada

Dividindo a diária pelo número de pessoas, pode ser que fique mais barato do que um hotel. Sem falar que vocês terão mais liberdade e privacidade.

As melhores casas de Aracaju estão no Airbnb. Veja esta opção, que interessante:

FLAT BOUTIQUE COROA DO MEIO

Muito bem decorado, com cuidado e limpeza sempre em dia, o Flat Boutique Coroa do Meio é um apartamento que a gente tem vontade chegar e nunca mais ir embora. Ele fica em uma área muito tranquila, no final da Praia de Atalaia. O prédio é novo e tem uma piscina na cobertura.

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.

Veja mais dicas de Sergipe

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Sergipe.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

12 Comentários

    • Altier Moulin

      Maravivilha, Neide.
      Aproveita para compartilhar com os amigos e com a família: tem a opção de compartilhar em todas as redes sociais na parte debaixo da tela.

      Um abraço.

    • Altier Moulin

      Oi, Renata.
      Aracaju tem fama de ser uma das capitais mais baratas.
      Dá para comer muito bem sem gastar muito.
      Pode confiar, porque é muita fartura e com preço ótimo.

      um abreaço.

Escreva um comentário