Pesquisar
Close this search box.

Centro Histórico de São Luís: como visitar esse Patrimônio Mundial

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Centro Histórico de São Luís

Para visitar o Centro Histórico de São Luís é preciso se desfazer de qualquer imagem de cidade colonial que você tenha.

Se vier para cá achando que vai encontrar algo como as cidades históricas de Minas Gerais, especialmente Ouro Preto e Diamantina, ou até mesmo a pequena cidade de Goiás, no interior do estado homônimo, você vai se decepcionar.

→ Onde ficar em São Luís

Pouco cuidado e com vários prédios precisando de restauro, o Centro Histórico de São Luís – um Patrimônio Mundial – nem sempre é visto com bons olhos.

Entenda o Centro Histórico

Talvez, isso tenha uma explicação: as peculiaridades das diferentes regiões brasileiras não podem ser ignoradas, e comparar qualquer lugar com outro é um erro primário.

Para entender um pouco como isso funciona é preciso saber, por exemplo, que no Maranhão há apenas duas estações no ano: a da seca e a da chuva.

Centro Histórico de São Luís

Assim, expostas ao vento e à chuva por quase seis meses, as construções históricas se degradam num ritmo muito mais rápido do que a burocracia exigida para seu restauro e manutenção.

Centro Histórico de São Luís

Apesar disso, caminhar por essas ruas estreitas e ver os prédios que guardam parte da história da cidade – e do nosso país – é uma experiência prazerosa.

Durante o dia ou à noite, o Centro Histórico de São Luís sempre tem uma atração para nos entreter.

Centro Histórico de São Luís

Eu cheguei cedo e fiz uma gostosa caminhada passando pelo Museu Histórico e Artístico do Maranhão, que funciona num casarão do século 19 e, depois, visitei a Fonte do Ribeirão, onde a população se abastecia com água potável.

Centro Histórico de São Luís

Minha próxima parada foi o Teatro Arthur Azevedo cujas primeiras ideias para sua construção surgiram ainda em 1815. O nome, que veio bem mais tarde, é uma homenagem a um importante teatrólogo maranhense.

Eu não consegui, mas se quiser, você pode conhecer o interior do teatro.

A sede do governo maranhense

Depois de almoçar frutos do mar e de experimentar o saboroso arroz de cuxá no famoso e requintado restaurante do Senac, eu fui conhecer o Museu de Arte Sacra e fiz uma visita guiada pelo Palácio dos Leões, a sede do governo maranhense.

Centro Histórico de São Luís

Antes que o dia acabasse, eu ainda passei pela Casa do Maranhão, que funciona num imenso casarão e tem objetos que contam as raízes da cultura do Bumba Meu Boi, a principal atração das festas de São João no estado, e muitos outros temas importantes.

Centro Histórico de São Luís

Outro museu muito interessante é o Museu dos Dinossauros. Não deixe de fazer uma visita guiada e entenda porque esta região do país é tão importante para a pesquisa paleontológico mundial. Apesar de pequeno, o museu vale a visita.

Passar pelo Mercado das Tulhas é uma experiência antropológica.

Enquanto alguns comem e bebem tranquilamente, pequenos comércios vendem de tudo um pouco. É tudo muito simples, mas muito rico para quem tem um olhar aguçado para os detalhes da vida cotidiana.

A Rua Portugal fica pertinho. É nela que estão os prédios que têm suas paredes cobertas por legítimos azulejos portugueses.

Eu tenho certeza que você vai querer tirar uma foto aqui.

Pôr do Sol em São Luís

Antes do dia acabar, corra para a beira-mar para assistir o incrível pôr do sol sobre a junção do mar com o rio na Baía de São Marcos. É renovador.

Quando a noite cair, volte para o Centro, como eu fiz, e assista o espetáculo do Tambor de Crioula.

Essa manifestação cultural imortalizada em gerações de quilombolas tem um ritmo africano em danças e cantos que lembram o passado da escravidão.

Como visitar o Centro Histórico de São Luís

Pegue qualquer ônibus que tenha acesso ao Terminal da Praia Grande ou que passe em frente a ele. Desça e atravesse para o outro lado da Avenida Vitorino Freire. Pronto, você já está no Centro Histórico.

Fique esperto com seus objetos pessoais e evite ostentar objetos que chamam a atenção de oportunistas, como câmeras, celulares e joias, e mantenha sua bolsa ou mochila sempre bem próxima de você.

À noite, evite ruas mais desertas e escuras. Use um calçado confortável e roupas leves. Não se esqueça do protetor solar e de se hidratar.

Onde ficar em São Luís

Se o seu negócio é modernidade, apartamentos novos, hotéis com presença e segurança, é melhor ficar fora do Centro Histórico.

Você tem, então, as seguintes opções para ficar em São Luís:

  • Centro Histórico: a parte mais antiga da cidade;
  • Ponta d’Areia: bairro mais novo, perto do mar e da lagoa;
  • Jardim Renascença: entre o Centro Histórico e as praias;
  • Praia de São Marcos: área tranquila, com bom acesso;
  • Praia do Calhau: de frente para o mar e boa para curtir a noite.

Para entender São Luís, veja este mapa com todas as opções de hospedagem da cidade.

Centro Histórico

O Centro Histórico de São Luís é Patrimônio da  Humanidade reconhecido pela Unesco, mas alguns prédios precisam de reparos.

→ Centro Histórico de São Luís

É verdade que muita coisa já mudou nos últimos anos, mas ainda há muito o que ser feito para que o Centro seja uma opção agradável e segura.

ENTENDA O CENTRO HISTÓRICO
Pouco cuidado e com vários prédios precisando de restauro, o Centro Histórico de São Luís – um Patrimônio Mundial – nem sempre é visto com bons olhos.

Talvez, isso tenha uma explicação: as peculiaridades das diferentes regiões brasileiras não podem ser ignoradas, e comparar qualquer lugar com outro é um erro primário. Para entender um pouco como isso funciona é preciso saber, por exemplo, que no Maranhão há apenas duas estações no ano: a da seca e a da chuva.

Assim, expostas ao vento e à chuva por quase seis meses, as construções históricas se degradam num ritmo muito mais rápido do que a burocracia exigida para seu restauro e manutenção. Apesar disso, caminhar por essas ruas estreitas e ver os prédios que guardam parte da história da cidade – e do nosso país – é uma experiência prazerosa.

Durante o dia ou à noite, o Centro Histórico de São Luís sempre tem uma atração para nos entreter.

Ficar hospedado no Centro Histórico pode ser uma boa escolha, principalmente se você vai ficar pouco tempo na cidade e quer explorar esta parte de São Luís e fazer um bate-volta em Alcântara.

→ Bate-volta em Alcântara

O problema é que a maioria dos hotéis funciona em casas antigas – que nem sempre estão com a reforma em dia – e, mesmo assim, a oferta é pouca: eu encontrei apenas dez opções de hospedagem em todo o Centro Histórico.

Casa Lavinia

A Casa Lavinia nos proporciona uma verdadeira experiência de ficar em uma casarão do Centro Histórico, que conseguiu preservar seu estilo e se adequar para dar conforto e aconchego a viajantes do mundo inteiro.

Onde ficar em São Luís:

Os quartos são realmente muito amplos, super bem cuidados e decorados com móveis antigos, cheios de história. Isso tudo deixa o ambiente ainda mais acolhedor. O atendimento é precioso, tanto do dono da pousada quanto dos funcionários e o café da manhã é ótimo. É o melhor lugar para ficar no Centro Histórico.

Onde ficar em São Luís:

Casa Frankie

A Casa Frankie é do dinamarquês Frankie e funciona num casarão centenário que ele faz questão de cuidar, com a ajuda de sua equipe. Talvez, por isso, ela seja a melhor opção do Centro Histórico: limpeza, organização e atendimento têm notas altas na avaliação dos hóspedes.

Onde ficar em São Luís:

A pousada fica na Rua de Giz, pertinho do Convento das Mercês, uma área ótima para quem gosta de caminhar sem ter hora para voltar. No fim do dia, ainda dá para curtir a piscina e pensar no roteiro do dia seguinte.

Onde ficar em São Luís:

Portas da Amazônia

A Portas da Amazônia é uma ótima escolha para quem quer ficar na área mais vibrante do Centro Histórico. A localização, o atendimento e o café da manhã são sempre muito elogiados.

Onde ficar em São Luís:

Os quartos seguem o estilo colonial – as camas têm dossel e o conforto básico para quem vai ficar por uma ou duas noites. Como a pousada fica em uma área muito movimentada, talvez não seja a pousada mais silenciosa da cidade.

Onde ficar em São Luís:

Hostel no Centro Histórico

Eu encontrei dois hostels no Centro Histórico que valem a pena ser avaliados com mais atenção: Reviver Hostel e Palma Hostel.

Reviver Hostel

O Reviver Hostel funciona em um casarão antigo e tem quartos compartilhados e privativos com diárias a preços justos. Os quartos são espaçosos, o café da manhã é bom e a área externa é fantástica, com uma piscina ótima.

Onde ficar em São Luís:

A localização é excelente, de fácil acesso e segura. Os hóspedes elogiam muito o ambiente e o atendimento, dois itens que fazem muita diferença para quem gosta de ficar em hostel.

Palma Hostel

O Palma Hostel é outra excelente opção para quem quer economizar umas pratas. Ele tem bons quartos compartilhados e privativos, áreas comuns arejadas, e a localização é ótima.

Onde ficar em São Luís:

No geral, é um bom lugar para ficar em São Luís, pois remete a período áureo do Centro. A decoração é bem harmoniosa, com móveis rústicos e confortáveis. Vale a pena dar uma olhada com mais calma.

Onde ficar em São Luís:

Ponta d’Areia

O Ponta d’Areia tem o maior polo hoteleiro da cidade, mas as opções não são tantas assim.

O bairro é uma área mais nova, bem pertinho do Centro Histórico – a cerca de 15 minutos de carro – e de outras atrações da cidade, como a Lagoa da Jansen, uma área boêmia perfeita para quem quer esticar as noites.

O bairro é bem bonito, arborizado, tem jardins bem cuidados, variedade de comércio e acesso fácil ao transporte público.

As melhores opções para se hospedar no Ponta d’Areia são estes:

Brisamar Hotel & SPA São Luís

O Brisamar Hotel & SPA São Luís é um hotel grandão, com uma boa estrutura e localização. Os quartos seguem padrões internacionais, com conforto e praticidade. O atendimento é bastante profissional e a localização é ótima, de frente para o mar.

O hotel tem uma piscina boa, alguns quartos têm banheiras de hidromassagem – peça para ficar em um dos que foram reformados – e alguns serviços de SPA estão disponível com agendamento.

Onde ficar em São Luís:

Stop Way Hotel

O Stop Way Hotel é um hotel voltado para o turismo de negócios. Então, não espere muitas opções de entretenimento, como piscina, por exemplo. O ponto positivo é que ele fica mais vazio nos finais de semana e feriado, quando é possível conseguir diárias a preços interessantes.

Onde ficar em São Luís:

Os ambientes são organizados e limpos os quartos são bons, especialmente os com cama grande, o café da manhã está dentro do esperado e o atendimento de todos os profissionais é sempre elogiado. É um hotel com bom custo-benefício para ficar em São Luís.

Temporada Litorânea

O Temporada Litorânea é para quem está procurando um apartamento para passar alguns dias em São Luís. Ele fica na parte mais nova da cidade, numa área bastante residencial, calma e perto da Ponta do Espigão, um píer ótimo para caminhada.

Onde ficar em São Luís:

São várias unidades que acomodam até oito pessoas – você pode dar uma olhada nas opções e escolher a que mais lhe agrada. Todas são muito bem cuidadas, limpas e super organizadas. è uma ótima opção para ficar em São Luís.

Onde ficar em São Luís:

Jardim Renascença

O Jardim Renascença fica do outro lado da Lagoa da Jansen. É um bairro novinho, que tem uma estrutura boa, mais voltada para o mundo corporativo.

Se você vem com pouco tempo ou a trabalho, as melhores opções são o Ibis São Luís, e o Profissionalle Hotel São Luís, duas redes que têm qualidade de serviço garantido. Não tem erro!

Ibis São Luís

O Ibis São Luís tem a garantia de que não teremos surpresas desagradáveis, já que todos os hotéis da rede seguem o mesmo padrão de quarto, com conforto e praticidade, sem luxo ou mimos.

Onde ficar em São Luís:

O mesmo vale para o atendimento, que sempre é muito profissional e para o preço da diária, que vale pelo que oferece. O café da manhã e o estacionamento são pagos à parte.

Onde ficar em São Luís:

Profissionalle Hotel São Luís

O Profissionalle Hotel São Luís é outro hotel de rede, mas o conforto e a preocupação com o bem-estar dos hóspedes são sensivelmente maiores. Os quartos são amplos, bem planejados e aconchegantes.

Onde ficar em São Luís:

O serviço também é super qualificado e o café da manhã está incluso na diária – para mim, isso faz muita diferença. A localização é boa, em uma das principais avenidas da cidade, o que facilita a locomoção para todas as áreas.

Praia de São Marcos

Outra zona hoteleira muito interessante para quem quer conhecer os dois lados de São Luis: o histórico e o contemporâneo.

Se você faz questão de acordar e dar de cara com a praia, esse bairro é uma boa opção – e ele nem fica tão longe do Centro Histórico.

Nessa região eu indico o Hotel Luzeiros, que fica na Ponta do Farol.

Hotel Luzeiros

O Hotel Luzeiros é para quem quer curtir a cidade com calma e aproveitar as comodidades do hotel. Ele é um daqueles cinco estrelas imponentes, que têm de tudo para nos fazer ter dias de folga inesquecíveis.

Fica de frente para a praia – a vista para o mar é fantástica –, tem uma piscina ótima e atendimento super elogiado. Há várias opções de quartos, com capacidade para acomodar até três pessoas com bastante conforto.

Onde ficar em São Luís:

O café da manhã é muito bom, com bastante variedade e tem iguarias nordestinas que amamos, né? A limpeza de todas as áreas é super criteriosa e isso é um ponto muito positivo. Sem dúvida, é uma excelente opção para você escolher onde ficar em São Luís.

Onde ficar em São Luís:

Praia do Calhau

Também dá para se hospedar na praia preferida dos viajantes.

A Praia do Calhau não fica muito longe do Centro e tem a brisa boa que vem do mar. Na região, há muitos bares, restaurantes e quiosques onde você pode comer o melhor da gastronomia maranhense.

Blue Tree Towers São Luis

O Blue Tree Towers São Luis é outro hotel maravilhoso para quem quer ficar na orla de São Luís. Tem serviço de primeira, piscinas fantásticas, jardim amplo e bem cuidado, e várias opões de entretenimento para adultos, adolescentes e crianças.

Onde ficar em São Luís:

O café da manhã é extraordinário, sempre com muita variedade e tudo é fresquinho, sabe como? Colocando na ponta do lápis, é um hotel com um excelente custo benefício para ficar em São Luís.

Calhau Praia Hotel

O Calhau Praia Hotel é um basicão que pode ser interessante para quem quer ficar na praia sem gastar muito. Sem luxo, ele tem bom serviços, quartos básicos e café da manhã dentro do esperado para o padrão.

Onde ficar em São Luís:

A piscina na cobertura é bastante agradável par aos fins de tarde e a localização é realmente muito boa, de cara para a praia. Vale a pena dar uma olhada com mais calma!

Pousada Litorânea

A Pousada Litorânea é mais uma opção para ficar pertinho da praia, mesmo que as praias de São Luís não sejam lá grandes coisas, né? Mas vale a ideia de ficar em uma área mais arejada e a poucos passos do mar.

Onde ficar em São Luís:

Super bem avaliada, aconchegante e com atendimento muito elogiado, a pousada tem de tudo para agradar, principalmente se você estiver procurando um lugar sem luxo, com conforto e bom preço.

Faixa de preço de São Luís

Para completar a sua busca, você pode dar uma verificada na lista por faixa de preço. Assim, fica mais fácil encontrar um lugar que esteja dentro do seu orçamento.

No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem da cidade e, para saber mais,  é só clicar sobre os pins azuis. 



Booking.com

Onde comer em São Luís

Decidiu onde ficar em São Luís? Espero que eu tenha ajudado na escolha, mas, agora, eu vou dar algumas dicas de onde comer na cidade.

Claro que existem muitos bons restaurantes e com diferentes faixas de preço. Então, eu vou citar alguns que gosto muito para você já chegar com boas referências.

A primeira e imperdível é a fantástica Cabana do Sol. Ela tem duas unidades na Litorânea, de frente para a Praia do Calhau e na Ponta do Farol. Você pode consultar o cardápio para ver os preços.

Tem, também, um restaurante da franquia Coco Bambu, para quem gosta, e o Armazém do Chef, que tem o melhor da culinária maranhense – todos na região das praias.

No Centro Histórico, eu indico o imperdível Restaurante SENAC, que é tradicionalíssimo, e o Cafofinho da Tia Dica, que tem comida de verdade da melhor qualidade.

Veja mais dicas do Maranhão

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Maranhão.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

20 respostas

  1. Obrigado pelo depoimento, Vinícius.
    Problemas existem em qualquer lugar, mas, como disse o poeta e diplomata Rui Ribeiro Couto: “todas as viagens são lindas, mesmo aquelas que fizeres no teu bairro. O encantamento dependerá do estado de sua alma”.
    Um abraço!

  2. Obrigado, Altier, por teu serviço:
    Me animei em fazer esse relato uma vez que li meu conterrâneo acima. Sou nascido e criado nessa linda cidade, (tenho 35 anos) cujos problemas exorbitam qualquer esfera como “segurança” ou afim, mas em razão de um Projeto de Segurança, vim pesquisar um pouco sobre minha própria terra pra não usar apenas expressões genéricas como justificativa desse Projeto e assim esbarrei em tua página. De novo, obrigado por teu serviço que soube, muito gentilmente, observar e absorver as lindezas que temos, não se ausentando de discretamente citar que a nossa manutenção poderia ser mais periódica, porém entendo das burocracias próprias de nosso Brasil e pra minha surpresa referenciando, inclusive, o nosso tão particular clima, que oscila entre duas estações, seca e chuva, em razão de nossa proximidade com a linha do equador. Diante do desserviço deste cidadão local, a beleza de teu serviço se fez ainda mais evidente pra mim.
    Abraços, @vimaranes (instagram)

  3. Eu indo a São Luiz e vou me hospedar no centro, realmente não parece muito agradável aos olhos. Mas gostaria de dicas de como ir aos Lençóis maranhenses.

  4. Oi, Eduardo.
    Vale sim. Fica muito perto e é uma passeio interessante, principalmente se estiver com guia.
    Um abraço.

  5. Olá. Boas dicas. Estarei indo pra São Luís na primeira semana de Agosto, em uma estadia de quatro dias, vale a pena fazer um “bate-volta” até Alcântara?. Abraço.

  6. Oi, Delma.

    Não sei se entendi, porque você falou dos Lençóis e depois de um lugar que vende camarão.
    Acho que você está falando do Mercado das Tulias. Ele fecha aos domingos.

    Um abraço.

  7. Eu quero conhecer os lençóis maranhenses e fiz várias pesquisas e a sua foi a melhor de todas,só fiquei com uma dúvida eu ir ora passa o fim de semana mas vi que vende camarão e o centro q vc visitou,a dúvida e todos esses lugares funcionam no fim de semana ou só de segunda a sexta-feira?só faltou fala sobre isso , abraços.

  8. Adorei as discas Altier! Foi o melhor roteiro que li sobre o sítio histórico do Maranhão! Estarei na cidade amanhã e vou tentar seguir seus passos! kakakaka! Valeu, obrigada!

  9. Oi Marcos,

    Não há muito o que fazer a não ser evitar ostentar objetos caros nas ruas do Centro Histórico.

    Aptoveite! 🙂

  10. Oi, Altier Moulin. Gostei demais de suas dicas. Vou em outubro p / São Luís e ficarei hospedado no Centro Histórico. Meu receio maior é com minha segurança, talvez isso se dê por conta do sensacionalismo da imprensa e de alguns turistas. Gostaria de saber se dá para circular tranquilamente pela cidade durante o dia e como faço para me locomover Centro Histórico-centro da cidade-Centro Histórico.

    Grato

  11. Oi Fabio,

    Discordo, em partes, de você. Sempre teremos o que comemorar e, claro, sempre teremos o que melhorar. Os problemas de São Luís não são exclusivos da cidade.
    Não sei se você já visitou outras cidades históricas do país, mas quase todas precisam de restauro e de cuidados. Esse é um mal do nosso país.
    São Luis realmente não é a cidade mais linda que conheci, mas, sem dúvida, sua história, desenhada nas ruas do Centro Histórico e nos azulejos das fachadas, e sua cultura, com o ápice no Bumba-meu-boin deveria ser orgulho de todos os maranhenses porque isso não existe em nenhum outro lugar do mundo.

    Um abraço.

  12. Sou maranhense natural de São Luis e tenho o seguinte estereótipo da cidade: para quem vem a passeio tudo é muito lindo e maravilhoso, porém, a quem vive 41 anos como é meu caso, não vejo nada belo. Uma cidade repleta de problemas crônicos e inclusive históricos. Por insuficiência mental de portugueses a cidade foi fundada totalmente sem planejamento ocasionando hoje distúrbios em sua mobilidade urbana. Um estado mais pobre da federação, a capital muito pior que muitos interiores de estados das regiões sul e sudeste, está na 19ª de cidade MAIS VIOLENTA DO PLANETA, acreditem não há nada a comemorar…………………………….

  13. Adorei !
    Sou maranhense e moro próximo a São Luis. Uma das minhas maiores diversões ao visitar a ilha não é it a praia, é visitar o centro histórico da cidade e reviver a historia do meu estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *