O que fazer em Fortaleza

5

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

A terra do sol, capital do Ceará é famosa pelas jangadas e pelas centenas de humoristas que daqui partem para alegrar o país. Tem também lindas praias e um agito especial que diferencia Fortaleza de todas as outras capitais nordestinas.

A cidade que se orgulha por ter céu aberto o ano todo, é destino certo para quem quer curtir o calor tropical nas areias banhadas pelas águas naturalmente aquecidas do Atlântico. Além de tudo isso, uma culinária apaixonante vai ressuscitar dentro de você a gula. Mas, aproveite, não é todo dia que você tem um suculento corte de carne de sol com queijo coalho e um saboroso baião de dois para o almoço. Isso sem contar com as delícias trazidas pelos pescadores desse imenso e belo mar.

O que fazer em Fortaleza

Dragão do Mar | Esse complexo cultural que reúne salas de cinema, galerias de arte, um teatro a céu aberto e muitas outras opções para quem procura algo interessante é parada obrigatória. A maior parte da programação do Dragão do Mar é gratuita ou com preços reduzidos. Consulte os horários e a programação no site.

Durante a noite, os casarios do início do século 20 que ladeiam o moderno prédio de cúpula espelhada se transformam em agitados bares, pubs e boates. Aqui, a temperatura sobe nas noites quentes de Fortaleza. Não deixe de experimentar o chopp de vinho no bar Bexiga.

Mercado Central | Esse é o maior e mais organizado mercado público que já conheci. Inaugurado em 1809 para ser um mercado de carnes, ele se modernizou com o crescimento da cidade. Hoje, com cinco andares, abriga mais de 500 lojas, grande parte delas de produtos regionais e de artesanato. Os horários de funcionamento são de segunda a sexta, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 17h. Aos domingos, das 8h às 12h.

Fortaleza, Ceará

O Mercado Central de Fortaleza: mais de 500 lojas.

Fortaleza, Ceará

A Catedral Metropolitana e seu estilo gótico.

Catedral Metropolitana | Bem perto do Mercado Central está a Igreja da Paróquia de São José. Com seu estilo gótico, esse prédio se destaca na paisagem da cidade. Sua construção demorou quase quarenta anos e só foi concluída em 1978. A catedral tem em seu altar uma imagem de Jesus adolescente. De braços abertos, ele simboliza o acolhimento a todos os que entram na igreja. Outra sala interessante é a capela do Cristo ressuscitado, onde estão sepultados bispos e padres.

Forte de Nossa Senhora de Assunção | Aqui nasceu Fortaleza. O próprio nome da cidade faz menção a essa fortificação construída pelos holandeses durante a tentativa de ocupar o nordeste brasileiro. Hoje ele é sede do Quartel-General da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro. A visita à área externa e ao pequeno museu são permitidas.

Praça do Ferreira | Declarada Marco Histórico e Patrimonial de Fortaleza, a praça é famosa pelo relógio que ostenta.

Praias de Fortaleza

Praia de Iracema | A praia mais popular e a mais boêmia de Fortaleza é também a que fica mais próxima ao centro da capital cearense. Em sua extremidade esquerda, está a Ponte dos Ingleses, local ideal para assistir o pôr-do-sol. Cheia de restaurantes, boates e bares ela é ótima para quem gosta da vida noturna. Na orla, a estátua de Iracema é uma homenagem à índia retratada no romance de José de Alencar.

Assim como as praias de Meireles e Mucuripe, a praia de Iracema não é recomendada para o banho de mar devido à existência de arrecifes. Além disso, a qualidade da água é uma questão que preocupa. Embora a prefeitura da cidade divulgue periodicamente um mapa de balneabilidade, sugiro evitar o mergulho.

o-que-fazer-em-fortaleza-01

A bela vista da orla de Iracema.

o-que-fazer-em-fortaleza-02

A modernizada estátua de Iracema.

Praia do Futuro | Essa sim é indicada para o banho de mar e é considerada a melhor praia urbana de Fortaleza. Além disso, é uma ótima opção pra quem gosta de barracas cheias e música ao vivo. A melhor e mais movimentada é a Croco Beach. Realmente ela oferece uma estrutura pronta para receber os turistas e eles são muitos, ao ponto de não caberem na barraca que tem cerca de 200 mesas.

Fortaleza, Ceará

A Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema.

Ao redor de Fortaleza

Porto das Dunas | A apenas 16 quilômetros do centro de Fortaleza, é nesse paraíso que está o Beach Park, o segundo melhor parque aquático do mundo, eleito assim pelos usuários do TripAdvisor. Aqui há diversão para todos os gostos, mas se você prefere curtir uma praia, escolha uma espreguiçadeira e deite-se sob as sombras dos coqueiros. Complete o ambiente com uma música boa sendo tocada, muita gente bonita e as águas mais agradáveis que já experimentei.

o-que-fazer-em-fortaleza-03

Os brinquedos fazem alegria de adultos.

o-que-fazer-em-fortaleza-08

E ainda mais das crianças.

Cumbuco | Outro passeio interessante é esticar até Cumbuco, a 30 quilômetros de Fortaleza. Famoso pelas dunas e pelos passeios de buggy, o vilarejo esconde ótimas praias de água quente. De lá, siga até a Lagoa do Banana, um lugar para relaxar e aproveitar o fim de tarde. Na barraca do Hotel Duro Beach eu comi um delicioso arroz de camarão enquanto apreciava dezenas de pipas pelo céu enquanto os praticantes do katesurf voavam sobre as ondas.

o-que-fazer-em-fortaleza-04

Praia de Cumbuco.

o-que-fazer-em-fortaleza-09

O arroz de camarão da barrada Duro Beach.

Para aproveitar melhor tudo o que a capital cearense tem a nos oferecer, é muito importante escolher bem onde se hospedar. Se precisar de ajuda, leia: Onde se hospedar em Fortaleza.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

5 Comentários

  1. Avatar
    Fabiano de Barros on

    Gostei muito de suas dicas, irei recomendar aos meus clientes com certeza, muito obrigado!