Pesquisar
Close this search box.

Como é o safári no Kruger Park: melhor época, preços e dicas

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Mundialmente famoso, o safári no Kruger National Park é o que muita gente acredita ser a melhor experiência de vida selvagem da África do Sul. Mas, antes de planejar uma viagem para cá, você precisa entender algumas coisas.

A primeira delas é saber mais sobre essa  gigantesca área de proteção ambiental,  que tem quase dois milhões de hectares.

O Parque foi criado em 1898, numa área que, antes, era amplamente explorada por mineradoras que buscavam ouro e outros minerais.

A diversidade de suas formas de vida e as técnicas de gestão, aliadas a modernas políticas ambientais, fazem dele um dos mais importantes do mundo.

Durante anos de pesquisa, foram catalogadas 507 diferentes tipos de aves e 147 espécies de mamíferos. Isso além de peixes, anfíbios, répteis e uma rica flora.

Eu estive no Kruger quando fiz uma viagem que saiu de Joanesburgo, na África do Sul, passou por Botsuana e chegou a Livingstone, na fronteira da Zâmbia com o Zimbábue.

A bordo de um tipo híbrido de ônibus e caminhão, o trajeto de Joanesburgo até o acampamento onde dormi antes de chegar ao Numbi Gate, um dos portões de entrada do parque, durou cerca de quatro horas.

Pronto para o Game

O passeio dentro do Kruger é chamado de game e começa bem cedo.

O carro que nos leva para esta aventura é uma caminhonete com a carroceria aberta, protegida no teto e nas laterais. Ela deixa o acampamento às 5h20, e não demora meia hora até chegarmos ao portão.

Por incrível que pareça, faz frio, mas logo os primeiros raios de sol espantam o vento gelado e as gotas de chuva que insistem em cair levemente.

Dentro do Parque, não demora quase nada para que eu veja o primeiro animal.

Uma enorme girafa aguarda nosso carro na estrada, logo após uma curva. Simpática, caminha lentamente antes de se esconder na vegetação. Ela nos dá as boas-vindas para um dia de muita emoção.

Em seguida, nosso carro para silenciosamente para apreciar uma matilha de cachorros selvagens. Esta é uma espécie ameaçada de extinção, raramente vista no Kruger.

Estima-se que existam apenas 150 desses animais espalhados por todos os quase dois milhões de hectares do parque.

A sorte de ver os Big Five

Big five é um termo criado por caçadores e se refere aos cinco mamíferos selvagens mais difíceis de serem abatidos em todo o continente: leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte.

Estes são os animais mais temidos da savana africana, e curiosamente, é por causa deles que gente do mundo todo se despenca até aqui. Eu, felizmente, tive a grande chance de ver todos esses animais em apenas nove horas dentro do Kruger.

Os elefantes e os leões aparecem logo no início do passeio. Os búfalos são mais fáceis de serem vistos nas margens dos rios. O leopardo, animal de hábito noturno, apareceu descansando na copa de uma árvore.

Pouco antes de irmos embora os rinocerontes surgiram em meio à vegetação, para completar a minha lista.

Estima-se que existam 1.500 leões, 12.000 elefantes, 2.500 búfalos, 1.000 leopardos e cerca de 5.000 rinocerontes brancos e negros dentro do parque.

Entretanto, esses animais não devem ser seu único objetivo ao fazer um safári no Kruger National Park, já que aqui existem muitos outros animais tão incríveis quanto eles.

Além dos big five, eu vi muitas girafas, zebras, cabras-de-leque, macacos, um guepardo e muitos tipos de aves. Todos livres e protegidos da agressão humana.

Como fazer safári no Kruger National Park

Quanto custa

Para fazer um safári no Kruger National Park é preciso pagar uma entrada que custa ZAR 304, por dia. Crianças com menos de dois anos não pagam, e quem tiver até doze tem direito a meia-entrada.

A Sanparks é a administradora dos parques e reservas nacionais da África do Sul. No site da instituição, você encontra as regras detalhadas para a visita ao parque.

Além disso, você pode usar o sistema de reservas on-line para garantir seu ingresso antecipado.

Quando ir

Uma boa época para fazer o safári no Kruger National Park é entre junho e agosto, quando quase não chove. Com a vegetação menos exuberante e com a água mais escassa, fica mais fácil ver os animais. Isso porque eles se aglomeram próximos a rios e lagos.

Nesta época faz frio, especialmente pela manhã e à noite. Os termômetros chegam quase a zero. Portanto, é imprescindível estar bem agasalhado. No verão, entre dezembro e fevereiro, faz muito calor. É nessa estação que se observa com mais facilidade os filhotes que nasceram na primavera.

É muito importante ficar atento aos horários de fechamento dos portões. De forma geral, eles abrem entre 4h30 e 6h e fecham entre 17h30 e 18h30. A entrada ou a saída depois desses horários estará sujeita a uma multa de ZAR 500.

Atualmente, são nove as opções de entrada e saída do Kruger: Pafuri, Punda Maria, Phalaborwa, Orpen, Paul Kruger, Phabeni, Numbi, Malelane e Crocodile Bridge.

Quem leva

Eu contratei os serviços da Acacia Africa, empresa especializada em safári no Kruger National Park e paguei USD 880 (na época) por seis dias de viagem, incluindo guia, transporte, hospedagem e alimentação.

Como chegar

Há voos diários partindo de Joanesburgo para os aeroportos de Skukuza, Phalaborwa, Hoedspruit e Mpumalanga. Também há saídas de Cape Town e de Durban para esta região. A PC Tours, empresa de ônibus local, opera o trecho entre o Aeroporto Internacional Kruger Mpumalanga e o Kruger National Park.

De carro, é bem tranquilo seguir pelas rodovias sul-africanas, já que a maioria é duplicada e bem sinalizada.

Nas principais cidades ao redor do Kruger, é fácil alugar um carro, mas observe que há algumas limitações para entrar no Parque: veículos que pesam mais de oito toneladas por eixo não são permitidos, assim como as motos.

Reboques, trailers e ônibus podem circular em áreas limitadas, e veículos de carroceria aberta são permitidos desde que o motorista tenha uma licença especial.

Algumas estradas internas não têm calçamento e é importante observar o limite de velocidade para cada área: nas vias asfaltadas, você não deve ultrapassar os 50 km/h; nas estradas de terra, o limite estabelecido é de 40 km/h; nas áreas de acampamento, o máximo permitido é 20 km/h.

Uma das opções mais procuradas por turistas que querem conhecer o Kruger é contratar uma empresa que faça todo o traslado, oferecendo o que considero mais importante nesse passeio: informação e segurança.

Não são raros os casos de turistas que passam por apuros dentro do Kruger. Há histórias de pessoas que ficaram presas aqui dentro depois que os portões se fecharam, e outras que foram agredidas por animais, como é o caso deste casal.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias.

Documentos

É exigido passaporte com validade de pelo menos seis meses da data de chegada e 30 dias da data de saída.

Dinheiro

O rand (ZAR) é a moeda local. Para sua viagem, leve dólares ou euros e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 22 de junho de 2022, não há mais exigências específicas relacionadas ao Covid-19 para a entrada de viajantes na África do Sul. As autoridades locais não mais exigem teste negativo ou certificado de vacina para a entrada no país.

Seguro viagem

Nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano MTA 30 Mundo (exceto EUA) +Telemedicina Albert Einstein tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 24 SLIM AFRICA, ÁSIA E OCEANIA +COVID-19 é um dos seguros mais baratos e tem USD 24.000 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19, que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da África do Sul

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da África do Sul.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Olá querido! Estou planejando ir para a Africa do Sul com meu noivo, e nos interessamos muito por esse tour no truck. Como você fez para conseguir, existem sites especializados? E tem posts narrando além dos dois primeiros dias, que já li? Obrigada desde já, um beijo

1