Como é o safári no Chobe National Park: maior número de elefantes da África

Atualizado em 25 de outubro de 2022 – 2 min de leitura

Safári no Chobe National Park

O Rio Chobe nasce nas montanhas angolanas e divide o território de Botsuana com a Namíbia. É nas margens desse caudaloso rio que começa o safári no Chobe National Park. Esta é uma imensa área de preservação ambiental onde vive a maior concentração de elefantes de toda a África: são mais de 120 mil animais, nos 11.700 quilômetros quadrados do parque.

Mas isso nem sempre foi assim. Até meados dos anos 1990, os elefantes de Botsuana eram comumente abatidos por caçadores e comerciantes de marfim. Isso quase levou esses animais à extinção em várias regiões do país. Para nossa sorte, desde 2004, a caça de animais selvagens é proibida por lá.

E não são apenas os elefantes que reinam no destino mais visitado de Botsuana. Grupos de hipopótamos são vistos com frequência nas margens do Rio Chobe. Embora pareçam dóceis e lentos, esses animais são os maiores responsáveis pela morte de humanos na África.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Safári no Chobe National Park

Como praticamente todo o território de Botsuana é coberto pelo deserto de Kalahari, a região do Chobe é privilegiada. É essa fartura de água e alimentos que atrai para cá búfalos, javalis, macacos, crocodilos e quase 500 espécies de aves.

Diferentemente do safári que fiz no Kruger National Park, aqui não sigo por estradas. É navegando pelo rio que chego perto dos animais e conheço um pouco mais de seu habitat.

Como estamos no verão, as chuvas são mais comuns e o tempo está fechado, cheio de nuvens carregadas. Isso assusta, até mesmo, o comandante da embarcação, que só autoriza nossa navegação depois de checar as condições do vento.

Safári no Chobe National Park

Nesta época do ano, as chuvas banham a parte sul do continente africano com mais frequência, e as tempestades rápidas com trovões e até granizo são sempre intercaladas por um belo arco-íris que surge com os primeiros raios de sol.

Lentamente vamos avançando pelo rio e descobrimos o Chobe National Park. Ele é o terceiro maior do país – depois do Central Kalahari Game Reserve e do Gemsbok National Park –, mas nenhum outro ganha do Chobe em diversidade de fauna e flora.

Safári no Chobe National Park

São aproximadamente três horas dentro do barco, percorrendo os caminhos que nos levam ao encontro dos grandes mamíferos africanos. Em liberdade, eles atravessam o rio, alimentam-se e até brincam nas lagoas formadas pela cheia.

Ver os elefantes de Botsuana livres e novamente longe da lista perigosa da extinção é, sem dúvida, uma dádiva que o Chobe reserva a todos os seus visitantes.

Safári no Chobe National Park

Como fazer safári no Chobe National Park

Quanto custa

Para fazer um safári no Chobe National Park é preciso pagar uma entrada que custa BWP 120. Crianças com menos de oito anos não pagam, e quem tem até 17 anos paga meia-entrada.

Quando ir

Uma boa época para fazer o safári no Chobe National Park é entre junho e agosto, pois quase não chove. No verão, entre dezembro e fevereiro, faz muito calor e é nessa estação que se observa com mais facilidade os filhotes que nasceram na primavera.

Quem leva

Eu contratei os serviços da Acacia Africa, empresa especializada em safári no Chobe National Park. Eles oferecem vários roteiros e aqui você encontra todas as opções e preços. Se quiser saber mais detalhes do meu roteiro, leia este post.

Como chegar

 Kasane é a porta de entrada para o Chobe National Park, e a forma mais simples de chegar aqui é de avião, saindo da capital, Gaborone, ou de Joanesburgo, na África do Sul. Mas lembre-se que, para visitar as áreas mais remotas, é preciso estar acompanhado de um guia especializado.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

4 Comentários

  1. Priscila

    Eles alugam barracas la?!

    Responder
    • Altier Moulin

      Não vi nenhum lugar que aluga, Priscilla.

      Um abraço.

      Responder
  2. Tiago Campos

    Olá! Muito legal o roteiro.. Sabe me dizer se é possível fazer esse passeio saindo de Victoria Falls em um dia? bate e volta!

    Obrigado

    Responder
    • Altier Moulin

      Não vale à pena, Tiago.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...