Como chegar a Arraial do Cabo

14

Atualizado em 18 de julho de 2019

Para chegar a Arraial do Cabo e desfrutar deste paraíso brasileiro é preciso um pouco de paciência, principalmente se você escolher conhecer a região dos lagos nos períodos de mais movimento. Ano Novo, Carnaval e as férias de janeiro são sinônimos de muito trânsito, muita gente e quase nenhuma vaga de estacionamento.

Mas, não desanime. Vale a pena chegar a Arraial do Cabo e conhecer o caribe brasileiro. A diferença é que aqui as águas são bem mais geladas.

Todo esse transtorno vai passar no momento em que você se deparar com os diversos tons de verde e azul deste mar. Isso sem contar que, se você conseguir se jogar para cá em períodos de menos movimento, esse estresse nem existe.

Como chegar a Arraial do Cabo

A cor do incrível mar de Arraial do Cabo.

Como chegar a Arraial do Cabo

Avião | O aeroporto mais perto de Arraial do Cabo fica em Cabo Frio (CFB), a pouco mais de dez quilômetros de distância. Ainda que ter um aeroporto tão próximo pareça cômodo, eu já lhe adianto que o número de voos é bem limitado e sempre vêm de Confins, em Belo Horizonte. Ah, e os preços nem sempre são atraentes.

Então, acaba que fica mais fácil chegar ao Rio de Janeiro, onde você tem duas opções. Pode chegar pelo Aeroporto Santos Dumont (SDU), a 165 quilômetros de Arraial, ou pelo Galeão (GIG), a 169 quilômetros.

A partir daí, você pode alugar um carro ou pagar um transfer. No caso do Galeão, dá para tomar um ônibus direto para a Região dos Lagos. A empresa que faz esse trajeto é a Auto Viação 1001.

Carro | Para quem tem tempo e curte pegar a estrada, chegar a Arraial do Cabo de carro é uma boa opção. Dá para explorar bem a Região dos Lagos em geral, como eu mostro em: Região dos Lagos: Cabo Frio, Búzios e Arraial.

Uma viagem de carro sempre resulta em mais liberdade. Nesse caso, como eu já disse, fique atento a melhor época para ir a Arraial do Cabo. Evite alta temporada para não sofrer muito com a superlotação nas estradas e estacionamentos.

Como chegar a Arraial do Cabo

Pórtico de entrada da cidade de Arraial do Cabo. Foto: Marcusrg

Saindo do Rio de Janeiro é preciso passar pela ponte Rio-Niterói e seguir pela BR-101. São 160 quilômetros de estrada até chegar a Arraial. Esse trecho pode demorar três horas, ou, em véspera de feriado, até seis.

Também é importante ficar atento à onda de violência que tem tomado as principais vias do Rio de Janeiro. Nas linhas vermelha e amarela, todo o cuidado é pouco.

Ônibus | Chegar a Arraial do Cabo de ônibus também é uma boa opção. É ideal para quem vai se hospedar perto da praia e não quer se preocupar com deslocamento pela região. Saindo do Rio de Janeiro, você compra a passagem online com a Auto Viação 1001. O terminal da empresa em Arraial fica em frente a um ponto de táxi.

Como chegar a Arraial do Cabo

A viação que faz a viagem do Rio a Arraial do Cabo. Foto: Divulgação.

Você também pode comprar a passagem optando pelo trecho Galeão-Arraial do Cabo. Assim, garante mais comodidade se não vive em terras cariocas e ainda tem o trecho aéreo para fazer.

Foto de capa: Leonardo Shinagawa

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

14 Comentários

  1. Avatar

    Vou em novembro, gostaria de saber se é muito movimentado nesse período, vamos alugar um carro confesso que estou com medo de pegar a BR, pode me falar sobre esse trajeto.

    • Altier Moulin

      Oi, Eduardo.

      Você tem que ir até a Rodoviária Novo Rio para pegar o ônibus para Arraial do Cabo.
      Do aeroporto até lá, você pode pegar o ônibus chamado popularmente de ‘frescão’.

      Um abraço.

Escreva um comentário