Pesquisar
Close this search box.

Como chegar a Arraial do Cabo: dicas para planejar sua viagem

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Para chegar a Arraial do Cabo e desfrutar deste paraíso brasileiro é preciso um pouco de paciência, principalmente se você escolher conhecer a região dos lagos nos períodos de mais movimento. Ano Novo, Carnaval e as férias de janeiro são sinônimos de muito trânsito, muita gente e quase nenhuma vaga de estacionamento.

Mas, não desanime. Vale a pena chegar a Arraial do Cabo e conhecer o caribe brasileiro. A diferença é que aqui as águas são bem mais geladas.

Todo esse transtorno vai passar no momento em que você se deparar com os diversos tons de verde e azul deste mar. Isso sem contar que, se você conseguir se jogar para cá em períodos de menos movimento, esse estresse nem existe.

Como chegar a Arraial do Cabo

De avião

O aeroporto mais perto de Arraial do Cabo fica em Cabo Frio (CFB), a pouco mais de dez quilômetros de distância. Ainda que ter um aeroporto tão próximo pareça cômodo, eu já lhe adianto que o número de voos é bem limitado e sempre vêm de Confins, em Belo Horizonte. Ah, e os preços nem sempre são atraentes.

Então, acaba que fica mais fácil chegar ao Rio de Janeiro, onde você tem duas opções. Pode chegar pelo Aeroporto Santos Dumont (SDU), a 165 quilômetros de Arraial, ou pelo Galeão (GIG), a 169 quilômetros.

A partir daí, você pode alugar um carro ou pagar um transfer. No caso do Galeão, dá para tomar um ônibus direto para a Região dos Lagos. A empresa que faz esse trajeto é a Auto Viação 1001.

De carro

Para quem tem tempo e curte pegar a estrada, chegar a Arraial do Cabo de carro é uma boa opção. Dá para explorar bem a Região dos Lagos em geral, como eu mostro em: Região dos Lagos: Cabo Frio, Búzios e Arraial.

Uma viagem de carro sempre resulta em mais liberdade. Nesse caso, como eu já disse, fique atento a melhor época para ir a Arraial do Cabo. Evite alta temporada para não sofrer muito com a superlotação nas estradas e estacionamentos.

Saindo do Rio de Janeiro é preciso passar pela ponte Rio-Niterói e seguir pela BR-101. São 160 quilômetros de estrada até chegar a Arraial. Esse trecho pode demorar três horas, ou, em véspera de feriado, até seis.

Também é importante ficar atento à onda de violência que tem tomado as principais vias do Rio de Janeiro. Nas linhas vermelha e amarela, todo o cuidado é pouco.

De ônibus

Chegar a Arraial do Cabo de ônibus também é uma boa opção. É ideal para quem vai se hospedar perto da praia e não quer se preocupar com deslocamento pela região. Saindo do Rio de Janeiro, você compra a passagem online com a Auto Viação 1001. O terminal da empresa em Arraial fica em frente a um ponto de táxi.

Você também pode comprar a passagem optando pelo trecho Galeão-Arraial do Cabo. Assim, garante mais comodidade se não vive em terras cariocas e ainda tem o trecho aéreo para fazer.

Veja mais dicas do Rio de Janeiro

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Rio de Janeiro.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

27 respostas

  1. Olá sou do sul de minas pouso alegre e gostaria de saber como chegar em arraial do cabo , mas estou preocupado pois vou em janeiro

  2. Boa noite, beleza ? Sair do Aeroporto do Rio de Janeiro as 18h e ir direto para Arraial do Cabo de carro é tranquilo ?

  3. para chegar em arraial do cabo é preciso passar por Cabo frio? Para Búzios passamos. Agora em arraial não sei.

  4. Oi, Nadja.
    Você pode conhecer as praias de Arraial, fazer passeios de lanches e trilhas, se gostar.
    Dá para conhecer as praias de Arraial do cabo, visitar o forte, e explorar as praias de Búzios. À noite, a Rua das Pedras de Búzio é sensacional.
    Um abraço!

  5. Olá
    Pode dar dicas dos passeios? Vou no começo de outubro por 10 dias . Pensei ficar 5 dias em arraial e vindo em Cabo frio

    Obrigada

    Nadja

  6. Ola
    Vou em junho, desembarco no Santos Dumont…esse mes é muito movimentado pra chegar em Arraial do Cabo? tem ideia que quanto gastaria se eu solicitasse um uber?

  7. Ola! Tem uber em arraial p voltar p rio? A principio voi de uber do rio p arraial, queria saber se tem o uber p retorno.obrigada

  8. Vou em novembro, gostaria de saber se é muito movimentado nesse período, vamos alugar um carro confesso que estou com medo de pegar a BR, pode me falar sobre esse trajeto.

  9. Oi, Marcos.

    Não há ônibus do aeroporto de Cabo Frio para Arraial do Cabo. Só táxi ou Uber mesmo.

    Um abraço.

  10. Amigo,

    Eu vou descer no aeroporto de Cabo Frio, existe onibus ou algo direto para Arrail do Cabo?

  11. E o transfer? Quanto ficaria? Obrigada pelo post, super útil, com informações atualizadas. Adorei!

  12. Oi, Eduardo.

    Você tem que ir até a Rodoviária Novo Rio para pegar o ônibus para Arraial do Cabo.
    Do aeroporto até lá, você pode pegar o ônibus chamado popularmente de ‘frescão’.

    Um abraço.

  13. Boa noite Altier… O que vc indicaria de ônibus saindo do Santos Dumont para ir até Arraial do cabo???

  14. Oi, Renato.
    Desconheço esta informação de que a linha Rio – Arraial do Cabo esteja suspensa.
    No site da empresa, é possível comprar normalmente.

    Um abraço.

  15. Li recentemente que a linha da 1001 que fazia o trajeto até Arraial havia sido suspensa. Será que existe a possibilidade de voltar no mês de outubro pois estarei indo para lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *