Quando ir a Arraial do Cabo

0

Atualizado em 15 de março de 2018

Você pode ir a Arraial do Cabo em qualquer época do ano e ainda encontrar o mar com diversos tons de azul e verde. Eu já estive na cidade nos meses de janeiro, fevereiro e setembro e aproveitei bastante. A diferença é que, no verão, as praias e as ruas ficam lotadas daquele monte de turistas que chegam de todos as partes do mundo.

Nesse cantinho do litoral fluminense, você tem Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, cada uma com sua peculiaridade e charme. Escolher onde ficar vai depender do seu estilo. Isso eu explico em: Região dos Lagos: Cabo Frio, Búzios e Arraial.

Mas, eu já lhe adianto que mesmo com o sol brilhando, céu azul e um mar que hipnotiza, a temperatura da água é muito gelada, e isso vai ser assim independentemente de quando escolher ir a Arraial do Cabo.

Quando ir a Arraial do Cabo

O incrível e gelado mar de Arraial do Cabo

Quando ir a Arraial do Cabo

Em épocas de grandes festividades como Carnaval, Ano Novo e Semana Santa, você encontra a cidade superlotada e, por isso, é importante dar uma olhada nas pousadas em Arraial do Cabo e fazer a reserva com bastante antecedência.

O sol se faz presente o ano inteiro e, mesmo em época de chuvas, raramente você tem dias inteiros nublados. A temperatura fica sempre em torno dos 25 graus, podendo chegar aos 29 no verão e 21 no inverno.

Ah, mesmo que você escolha ir a Arraial do Cabo no auge da estação mais quente, é sempre bom levar uma blusinha de frio para o fim do dia. É que os fortes ventos que sopram do mar fazem a gente sentir um friozinho leve.

Quando ir a Arraial do Cabo

Você pode ir a Arraial do Cabo o ano inteiro.

Alta estação | Os meses que mais chovem por aqui vão de novembro a janeiro. Por incrível que pareça, é nesse período que a cidade recebe mais visitantes. Dezembro e janeiro são os meses de maior movimento e, ironicamente, os de maior incidência de chuva também.

Estou falando de chuva de verão, daquelas que caem bem forte por um curto período de tempo, mas, ainda assim, pode atrapalhar um pouco o passeio.

Nesse período é difícil encontrar vaga para estacionar, conseguir passeios e até luz e água pode faltar.

Quando ir a Arraial do Cabo

O imperdível pôr do sol no Pontal do Atalaia.

Baixa estação | A baixa temporada por aqui vai de fevereiro a outubro e é mercada pela pouca quantidade de chuva.

Sim, o período favorável para ir a Arraial do Cabo é bem grande e, se possível, tente encaixar esse passeio em algum feriado, evitando as datas mais movimentadas de fim e início de ano.

Em abril e maio você consegue praias menos cheias e a temperatura continua ideal para sentir o gostinho do verão, mesmo sendo outono.

Quando ir a Arraial do Cabo

A natureza é muito gentil com Arraial do Cabo.

A melhor época

É difícil dizer qual é a melhor época para ir a Arraial do Cabo e, antes de decidir, você precisa fazer algumas ponderações. Se quiser agitação, ver muita gente e encarar o trânsito e as praias lotadas, sem dúvida você deve ir nos meses de dezembro a fevereiro.

Se por outro lado, o que você procura é curtir a natureza e relaxar nas praias, evite o verão e fuja dos feriados prolongados. O mês de agosto é muito tranquilo, ideal para isso. Além de não fazer tanto calor, este é o mês que menos chove.

QUANDO IR A ARRAIAL DO CABO
Mês Temperatura mínima Temperatura máxima Precipitação
Janeiro 21 28 82
Fevereiro 17 27 58
Março 22 27 67
Abril 21 26 85
Maio 19 25 71
Junho 18 24 44
Julho 17 23 43
Agosto 17 23 37
Setembro 18 24 58
Outubro 18 25 77
Novembro 19 26 88
Dezembro 21 26 105
CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.