Onde ficar em Arraial do Cabo: quais as melhores áreas?

2

Atualizado em 24 de julho de 2019

Arraial do Cabo divide com Búzios e Cabo Frio a atenção de quem quer conhecer as praias da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Mas, para aproveitar bem mais os seus dias por aqui, não custa nada entender como a cidade está organizada e quais as melhores áreas antes de decidir onde ficar em Arraial do Cabo.

Em minha opinião, as praias daqui estão entre as mais bonitas do Brasil e são, sem dúvida, as mais bonitas do Rio de Janeiro. Foi por isso que Arraial do Cabo ganhou até o  apelido de Caribe brasileiro. 

De fato, é difícil achar no Brasil um lugar com tantas praias lindas como em Arraial do Cabo. Aquele azul celeste do mar, a areia branquinha que chega a ofuscar a visão, gaivotas voando no céu. Tudo parece perfeito.

onde ficar em Arraial do Cabo

Não é por acaso que Arraial do Cabo é a minha preferida em termos de praia e seria perfeita se a água não fosse tão gelada – é geladíssima.

Só para lhe inspirar um pouco mais, algumas dicas imperdíveis são: não perder o pôr do sol do alto do Pontal do Atalaia e fazer o passeio de barco.

Entenda Arraial do Cabo

Arraial do Cabo fica na Região dos Lagos, a 165 quilômetros do Rio de Janeiro. Essa região é muito conhecida pelas belíssimas praias e pelo mar transparente, mas gelado – muito gelado mesmo.

É que um fenômeno natural, chamado ressurgência, traz a água de correntes mais geladas, que normalmente passam por áreas mais profundas, para a superfície.

É também por isso que o mar tem essa cor incrível: às vezes mais azulado, outras vezes mais esverdeado, dependendo da intensidade do sol.

Essa combinação atrai a vida marinha para perto da praia e faz de Arraial do Cabo um dos melhores lugares para mergulho no Brasil.

Como chegar a Arraial do Cabo

O aeroporto mais próximo fica em Cabo Frio, mas, como a quantidade de voos é limitada, os preços nem sempre compensam.

Assim, a melhor forma de chegar aqui é descer em um dos aeroportos do Rio – Galeão (GIG) ou Santos Dumont (SDU) – e seguir viagem de carro ou de ônibus.

Veja todas as dicas para chegar a Arraial do Cabo

Melhores áreas de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é sempre muito procurada. É que quem vem para a Região dos Lagos e escolhe se hospedar na cidade quer mais tranquilidade, e é fácil entender isso.

Como é menor e sem muita agitação, Arraial do Cabo é perfeita para quem quer descansar e curtir praia.

De forma geral, a gente pode dividir a cidade em duas áreas: a Região Central, onde há mais opções de hospedagem, e a região da Restinga de Massambaba, bem mais afastada.

onde ficar em Arraial do Cabo

As áreas mais indicadas para escolher onde ficar em Arraial do Cabo são:

  • Centro, perto de tudo e com mais opções de serviços;
  • Praia dos Anjos, de onde partem os passeios de lancha;
  • Prainha, a mais famosa da cidade, fica sempre lotada;
  • Praia Grande, a melhor orla de Arraial do Cabo;
  • Pontal do Atalaia, vista linda e energia indescritível;
  • Restinga de Massababa, longe do centro, ideal para quem está de carro.

No mapa abaixo você encontra todas as opções de hospedagem de Arraial do Cabo. Especialmente, as que ficam na região do Centro.

Em qualquer uma dessa áreas você vai ficar bem localizado.

Há pousadas, hotéis, casas, apartamentos e hostels. Ou seja, tem opções para todos os estilos e com diferentes preços. Você só precisa  clicar sobre os pins azuis para ver mais detalhes de cada uma delas.



Booking.com

Agora, eu explico as características de cada área, antes de você escolher onde ficar em Arraial do Cabo.

Centro

O Centro de Arraial do Cabo não tem praia, mas isso não é exatamente um problema. É que ele fica entre as principais praia urbanas da cidade: Prainha, Praia dos Anjos e Praia Grande, e dá para ir a todas elas a pé, dependendo do hotel onde você estiver.

Se por um lado você não estará de cara para a praia, por outro  você terá mais comodidade,  porque essa região tem uma infraestrutura melhor, com mais opções de bares, restaurantes e serviços, como lojas e farmácias, por exemplo.

Essa localização também é boa para quem não está de carro, já que tudo é perto e fácil de encontrar.

onde ficar em Arraial do Cabo

Melhores opções do Centro

Há várias opções nessa área e com diferentes faixas de preço. Aqui, é muito comum encontrar casas para alugar – naquele esquema de casa de temporada, sabe?

Mas, claro, há muitas pousadas interessantes e, também, hostels mais baratinhos.

As melhores opões que encontrei aqui são: Pousada Caravela e Veleiros do Mar. Quem busca por um apartamento inteiro, vai gostar do Sophia II Residencee Inn.

Para quem gosta de hostel e busca um quarto compartilhado, eu indico o Nativo Hostel.

POUSADA CARAVELA

A localização da Pousada Caravela é ótima: no Centro, perto da Praia Grande e da rodoviária. Mas, o melhor é que você sente que pagou um preço justo pelo que recebe. O lugar é bem aconchegante, o café da manhã é bom e os funcionários são muito elogiados. 

Também pertinho da praia, a pousada Veleiros do Mar tem ótima organização e limpeza. Os quartos são simples, mas bem confortáveis e a internet funciona bem. O café da manhã é ótimo, mas um ponto negativo é que há muitas escadas.

Os apartamentos do Sophia II Residencee Inn são novos, limpos e organizados. Todos bem planejados e mobiliado, vale o preço que se paga. A vista para o mar é realmente belíssima – a melhor que você pode ter nessa área – e a localização é excelente, perto de tudo.

NATIVO HOSTEL

O ambiente do Nativo Hostel é incrível. Tudo muito limpo, organizado e com um atendimento ótimo: eles sempre dão dicas de passeios. Os quartos compartilhados são básicos, mas você pode usar a cozinha e as áreas comuns tranquilamente. Fica perto da praia e de tudo.

Praia dos Anjos

Essa praia fica na região central e tem muitos quiosques, bares e restaurantes.

É aqui que fica o portinho de Arraial do Cabo e, por isso, a movimentação de barcos é muito grande. Justamente por causa do vai e vem das embarcações, a praia  acaba não sendo a melhor para banho. 

onde ficar em Arraial do Cabo

O lado positivo é que daqui saem os passeios de lancha para as praias do Pontal do Atalaia e, também, as embarcações que levam os turistas para fazer mergulho de cilindro.

Então, se esse é o seu foco, ficar na Praia dos Anjos pode ser interessante.

E, claro, você pode fazer muitas coisas caminhando: do lado do portinho tem uma trilha que leva até a Praia do Forno, por exemplo.

Melhores opções da Praia dos Anjos

Essa região de Arraial do Cabo é bem movimentada e tem tudo o que você precisa: praia, bares, restaurantes e serviços. Enfim, comodidade.

As melhores pousadas dessa área são Hotel Praia dos Anjos, Solar dos Anjos, Costa Dourada, Estalagem do Porto e Rayer Land.

Para quem busca quarto compartilhado, a melhor pedida é o Hostel A Coroa.

HOTEL PRAIA DOS ANJOS

Há muitos motivos para você ficar hospedado no Hotel Praia dos Anjos que, na verdade, é uma pousada. O café da manhã é muito bom, a localização é ótima – dá para ir a pé a padaria, mercado, farmácia e, principalmente, praias. Além disso, os funcionários são super educados e gentis e o ambiente é bem tranquilo e silencioso.

POUSADA SOLAR DOS ANJOS

A localização da pousada Solar dos Anjos é excelente – a 200 metros da praia -, perto do portinho de onde saem todos os passeios de barcos. Ao lado da pousada fica a trilha para a Praia do Forno e muitos restaurantes. O atendimento é ótimo, muito simpático e eles dão várias dicas de passeios.

COSTA DOURADA POUSADA

O café da manhã é ótimo, com várias opções de frutas fresquinhas e sucos. A localização da Costa Dourada é perfeita, perto da rodoviária, não sendo necessário sequer utilizar transporte até a pousada. Para quem viaja de carro, tem estacionamento por perto. A limpeza e os funcionários são excelentes.

POUSADA ESTALAGEM DO PORTO

Essa pousada funciona em uma casa antiga e tem uma área interna bem bonita. A grande vantagem da Estalagem do Porto é a proximidade com a praia e com o pier de onde partem as embarcações. É importante lembrar que essa é uma área mais movimentada de Arraial do Cabo.

POUSADA RAYER LAND

A localização da pousada Rayer Land é muito boa, perto das principais atrações e dá para fazer tudo a pé. A Praia Grande, onde tem o mirante com a estátua da atriz Flavia Alessandra, fica a uns dez minutos a pé. O café da manhã é muito bom e a limpeza é outro ponto positivo.

HOSTEL A COROA

O Hostel A Coroa é ideal para quem quer gastar pouco e conhecer muita gente nova. A Praia dos Anjos fica a apenas dez minutos de caminhada e, para conhecer outras praias, você pode alugar bicicletas na recepção do hostel. A piscina é um ótimo lugar para relaxar e a paisagem do terraço completa tudo.

Prainha

A Prainha é muito famosa. Ela fica perto do Centro e tem muitas barracas onde você pode passar o dia comendo e bebendo sem se preocupar com o tempo.

O mar é calmo e menos frio – lembra que eu falei que a água aqui é geladíssima? -, mas o ponto negativo é que a  Prainha fica muito lotada no verão  e nos feriados nacionais.

Melhores opções da Prainha

Na região mais popular de Cabo Frio, você vai encontrar muitas casas e apartamentos para aluguel de temporada. Na verdade, nessa região tem de tudo.

Eu escolhi três opções que considero as melhores. Elas são muito bem avaliadas pelos hóspedes e você vai gostar: Pousada da Prainha, Loft Prainha e Ocean View Hotel.

onde ficar em Arraial do Cabo
POUSADA DA PRAINHA

A Pousada da Prainha é a melhor dessa área. Os ambientes são ótimos – como você vê na foto acima -, sempre limpos, e os funcionários são super simpáticos e atenciosos. Sem falar que ela tem alguns diferenciais: tem parquinho para as crianças e um delicioso chá da tarde.

LOFT PRAINHA

Esse conjunto de apartamentos mobiliados tem uma ótima localização, de frente para a praia. O proprietários do Loft Prainha cuidam muito bem da limpeza e da organização dos apartamentos e alguns oferecem estacionamento gratuito.

OCEAN VIWE HOTEL
O Ocean View Hotel fica de frente para a Prainha e o atendimento de toda a equipe que trabalha aqui é sempre elogiado. O café da manhã é muito bom, farto e com várias opções. Os quartos, super espaçosos, agradam a todo mundo. Limpeza e organização também são pontos fortes desse hotel.

Praia Grande

A única praia urbana de Arraial do Cabo voltada para o mar aberto tem uma orla sensacional: a melhor da cidade, com muitos bares e restaurantes.

Mas, se você estiver viajando com crianças, fique esperto porque as  ondas são mais fortes:  dá até para surfar de vez em quando.

A Praia Grande é muito extensa, por isso tem esse nome, e a paisagem muda bastante em todo o percurso. É que ela é mais urbanizada perto do Centro e, mais para frente, tem dunas incríveis.

onde ficar em Arraial do Cabo

Melhores opões da Praia Grande

Ficar na orla da Praia Grande é uma ótima pedida para quem quer aproveitar os dias nos quiosques e bares. É que as opções são muitas e, no calor que faz aqui no verão, isso pega muito bem.

Essa localização também é ótima para quem vai chegar à cidade de ônibus, porque  fica pertinho da Rodoviária.  Então, se você está sem carro, já sabe onde ficar em Arraial do Cabo.

Eu fiz uma pesquisa das melhores opções dessa área e sugiro essas pousadas aqui: Varandas ao Mar e Pousada Caminho do Sol.

Para quem busca quarto compartilhado em hostel, as melhores opções são Nusa Brasil Surf República e Books Rehab.

VARANDAS AO MAR POUSADA

A localização da pousada Varandas ao Mar é muito boa, perto da rodoviária e com muitos quiosques por perto. O café da manhã é básico, mas bom. Os funcionários são atenciosos e as piscinas sempre estão limpas. O bar da pousada tem bons petiscos.

POUSADA CAMINHO DO SOL

A localização da pousada Caminho do Sol é perfeita: a 80 metros da praia e a um quilômetro do Centro. Os funcionários são muito educados e prestativos. Os quartos são silenciosos, com um decoração de bom gosto, e a área da piscina é bastante aconchegante. Tem vaga de estacionamento e um restaurante muito bom.

NUSA BRASIL SURF REPÚBLICA

No Nusa Brasil Surf República tudo é bem organizado e o preço é bem interessante, perfeito para quem quer economizar. O café da manhã é simples, mas bem gostoso. O terraço, onde há uma área de camping, é um charme e você pode alugar bicicletas no hostel.

BOOKS REHAB HOSTEL

O Books Rehab tem uma energia muito boa. Limpo, confortável e com uma equipe muito atenciosa, ele é um dos melhores de Arraial do Cabo. O Café da manhã é muito bom, as camas são confortáveis e a internet funciona em todas as áreas.

Pontal do Atalaia

Eu realmente acho esse lugar incrível. Sem dúvida alguma,  é o que mais gosto  em Arraial do Cabo, e eu explico os meus motivos.

É que no alto das montanhas tem um mirante com uma vista espetacular da cidade e das praias. Uma dica imperdível é ver o pôr do sol daqui.

Nos pés do Pontal tem a Praia Brava, que é pequena e de difícil acesso.

Só que as imperdíveis são mesmo as Prainhas, pontos de parada dos barcos de passeio. Mas, também dá para chegar pelas escadas – só é preciso ter fôlego.

Melhores pousadas do Pontal do Atalaia

Não há muitas pousadas nessa região. Então, o segredo para conseguir um bom preço e uma localização melhor é fazer a reserva com antecedência. Não tem jeito.

As pousadas que eu acho mais interessante e que são super bem avaliadas pelos hóspedes são: Atalaia BrasilTanto Mar e Sentinelas do Mar.

POUSADA ATALAIA BRASIL

A localização é um ponto muito forte da pousada Atalaia Brasil, perfeita para quem quer relaxar: a vista dos quartos é sensacional. O café da manhã é bem servido, as áreas comuns têm uma decoração muito aconchegante e o atendimento é muito elogiado. Dá para fazer esnórquel nas proximidades.

POUSADA TANTO MAR

A vista da pousada Tanto Mar é realmente privilegiada, só que o acesso é mais complicado: é bom estar de carro, mas há táxi e Uber por aqui. O café da manhã é excelente, com muitas variedades e a pousada tem um ambiente familiar bastante tranquilo.

POUSADA SENTINELAS DO MAR

A localização e a vista da pousada Sentinelas do Mar também são seus diferenciais: como fica mais isolada da cidade, é indicada para quem quer tirar uns dias para relaxar. Os funcionários são super atenciosos e o café da manhã é delicioso, com produtos feitos na própria pousada.

Restinga de Massambaba

Se você está cogitando ficar em uma área mais afastada, há dois bairros interessantes na Restinga de Massambaba.

O bairro Monte Alto fica a 13 quilômetros do Centro e tem praias banhadas pelo oceano de um lado e pela Lagoa de Araruama do outro. O visual é mais natural e rústico, com dunas e um ambiente tranquilo.

O bairro Pernambuca fica a 30 quilômetros do Centro – bem mais longe – e  só vale a pena ficar aqui se estiver de carro. 

O grande ponto positivo de se hospedar nessa área é que as praias são mais vazias e têm uma paisagem mais natural. As imperdíveis são as praias Seca, Pernambuca e Figueira.

O Hotel Villaggio dos Ventos é uma boa opção para se hospedar fora do Centro de Arraial do Cabo. Daqui, você tem vista para a Lagoa de Araruama e para a Reserva Natural de Massambaba.

Todos os quartos têm internet, ar-condicionado, televisão, frigobar, cofre e telefone. Dá para participar de atividades como aulas de esportes aquáticos, trilhas a pé e observação de pássaros. A piscina está sempre disponível e não deixe de curtir o happy hour no bar.

Conclusão: onde ficar em Arraial do Cabo?

Como mostrei, eu acho legal ficar nas praias mais centrais. Nos arredores do Centro, na Praia Grande e até na Prainha você vai estar perto de tudo.

O único problema dessas áreas é que elas lotam no verão e será preciso fazer a reserva com antecedência para encontrar um bom lugar com preço justo.

→ Veja o ranking das pousadas de Arraial do Cabo

A minha dica de ouro para quem quer relaxar e curtir o visual desse paraíso é  ficar no Pontal do Atalaia.  Não há muitas pousadas por aqui, mas a vista e a energia desse lugar são sensacionais.

Conseguiu decidir onde ficar em Arraial do Cabo? Se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

Escreva um comentário