Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Arraial do Cabo: melhores hotéis, pousadas e casas

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Arraial do Cabo divide com Búzios e Cabo Frio a atenção de quem quer conhecer as praias da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Só que, para aproveitar mais os seus dias, é bom entender como a cidade está organizada e quais as melhores áreas. Depois disso, decidir onde ficar em Arraial do Cabo fica muito mais fácil.

As praias da cidade estão entre as mais bonitas do Brasil e são, sem dúvida, as mais bonitas do Rio de Janeiro. Foi por isso que Arraial do Cabo ganhou o  apelido de Caribe brasileiro. 

De fato, é difícil achar, no Brasil, um lugar com tantas praias lindas como em Arraial do Cabo. Aquele azul-esverdeado do mar, a areia branquinha que chega a ofuscar as vistas, gaivotas voando no céu. Tudo parece perfeito!

Não é por acaso que Arraial do Cabo é a minha preferida em termos de praia e seria perfeita se a água não fosse tão gelada – é geladíssima.

Só para lhe inspirar um pouco mais, algumas dicas imperdíveis são: não perder o pôr do sol do alto do Pontal do Atalaia e fazer o passeio de lancha.

Entenda Arraial do Cabo

Arraial do Cabo fica na Região dos Lagos, a 165 quilômetros do Rio de Janeiro. Essa região é muito conhecida pelas belíssimas praias e pelo mar transparente, mas gelado – muito gelado mesmo.

É que um fenômeno natural, chamado ressurgência, traz a água de correntes mais geladas, que normalmente passam por áreas mais profundas, para a superfície.

É também por isso que o mar tem essa cor incrível: às vezes mais azulado, outras vezes mais esverdeado, dependendo da intensidade do sol.

Essa combinação atrai a vida marinha para perto da praia e faz de Arraial do Cabo um dos melhores lugares para mergulho no Brasil.

TEMPERATURA DA ÁGUA

Um coisa que todo mundo comenta sobre Arraial do Cabo é a temperatura da água. É que, mesmo com sol brilhando, céu azul e um mar que hipnotiza de tanta beleza, tem época que a água fica muito gelada.

Muito gelada mesmo, tanto que a gente só consegue ficar cinco minutos no mar e já quer sair para se aquecer.

Mas, será que é sempre assim, independentemente da época do ano? Não. A temperatura da água tem uma variação que pode fazer muita diferença.

De janeiro a abril, a temperatura da água fica em torno dos 25 graus, mas de julho a outubro, cai para 22 graus.

Se quiser  garantir água mais quentinha, escolha ir a Arraial do Cabo em março. Setembro é o mês em que a água está mais gelada.

Um pouco de História

A região de Arraial do Cabo é habitada há, pelo menos, cinco mil anos. Naquela época, eram povos nômades que ocuparam os morros e só desciam para pescar ou catar mariscos. Quando os portugueses chegaram, grupos indígenas, como tamoios e tupinambás, já ocupavam toda a região.

Em 1503, o navegador Américo Vespúcio mandou construir na cidade um dos primeiros marcos da colonização europeia no Brasil: um forte, cujas ruínas a gente pode ver na trilha entre a praia do Forno e a Prainha.

Outra construção histórica da cidade é a Casa da Piedra, primeira construção de alvenaria erguida pelos portugueses em 1506, depois de inúmeros conflitos com os franceses, na luta para decidir quem seria o dono da terra. A gente sabe muito bem o final dessa história, não e mesmo?

O que importa é que, dela, surgiu um pequeno povoado – possivelmente o primeiro do Brasil. Atualmente, a Casa da Piedra é um restaurante e um centro cultural, e fica na Praia dos Anjos.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Agora que você já tem uma ideia geral da cidade, eu já posso dar mais detalhes de cada área, mostrar quais as praias mais interessantes e, claro, ajudar você a escolher o melhor lugar para se hospedar.

As áreas mais indicadas para ficar em Arraial do Cabo são estas:

No mapa abaixo estão todas as áreas que considero ideias para você escolher onde ficar em Arraial do Cabo.

Mas, antes de prosseguir, é importante entender mais algumas coisas sobre Arraial do Cabo.

Arraial do Cabo é sempre muito procurada. É que quem vem para a Região dos Lagos e escolhe se hospedar na cidade quer mais tranquilidade, e é fácil entender isso.

Como é menor e sem muita agitação, Arraial do Cabo é perfeita para quem quer descansar e curtir praia.

De forma geral, a gente pode dividir a cidade em duas áreas: a Região Central, onde há mais opções de hospedagem, e a região da Restinga de Massambaba, bem mais afastada.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Faixas de preço em Arraial do Cabo

No mapa abaixo você encontra todas as opções de hospedagem de Arraial do Cabo. Especialmente, as que ficam na região do Centro.

Em qualquer uma dessa áreas você vai ficar bem localizado.

Há pousadas, hotéis, casas, apartamentos e hostels. Ou seja, tem opções para todos os estilos e com diferentes preços. Você só precisa  clicar sobre os pins azuis para ver mais detalhes de cada uma delas.



Booking.com

Agora, eu explico as características de cada área, antes de você escolher onde ficar em Arraial do Cabo.

Centro

O Centro de Arraial do Cabo fica entre as principais praia urbanas da cidade: Prainha, Praia dos Anjos e Praia Grande, e dá para ir a todas elas a pé, dependendo do hotel onde você estiver.

Se por um lado você não estará de cara para a praia, por outro  você terá mais comodidade,  porque a região tem uma infraestrutura melhor, com mais opções de bares, restaurantes e serviços, como lojas e farmácias, por exemplo.

A localização também é boa para quem não está de carro, já que tudo é perto e fácil de encontrar.

Há várias opções nessa área e com diferentes faixas de preço. É muito comum encontrar casas para alugar – naquele esquema de casa de temporada, sabe?

Mas, claro, há muitas pousadas interessantes e, também, hostels mais baratinhos.

Pousada do Timoneiro

A Pousada do Timoneiro é linda. Ela fica no Centro, a 300 metros da Praia Grande e a pouco mais de 700 metros da Praia dos Anjos. Então, a localizada é ótima, perto de tudo perto: bares, restaurantes, mercados e tudo mais. Além disso, os quartos são ótimo e super aconchegantes.

A pousada sempre está limpa, é muito bem decorada e a área da piscina é super agradável. O café da manhã é bom e os funcionários são atenciosos, mas, para melhorar o custo-benefício poderia ser mais um interessante. Mesmo assim, é um excelente lugar para ficar em Arraial do Cabo.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Pousada Mirai

A Pousada Mirai é um achado. Sabe aquele lugar bem planejado, decorado com leveza e que nos traz aconchego e conforto na medida certa? Ela é exatamente assim. Com uma estrutura novinha, a pousada tem uma das melhores avaliações de Arraial do Cabo.

Os quartos são práticos, claros, têm camas ótimas e tudo de primeira. O atendimento é super elogiado e o café da manhã é impecável. Além disso tudo, tem um dos melhores custo-benefício do Centro. Sem dúvida, é uma ótima opção para você escolher onde ficar em Arraial do Cabo.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Pousada Central de Arraial

A Pousada Central de Arraial também é novinha – foi inaugurada há alguns meses – e entrega tudo o que promete. Quartos práticos, sem luxo, mas muito aconchegantes e perfeitos para quem vai passar o dia na praia.

Onde ficar em Arraial do Cabo

É um lugar tranquilo, com bom atendimento e bom café da manhã. Ótimo para quem quer comodidade, mas não quer gastar muito com hospedagem. Porém, como a pousada fica na parte central, distante das praias, você vai precisar gastar com deslocamentos, se não estiver de carro.

Pousada Bonanza

A Pousada Bonanza é outra boa opção para você ficar em Arraial do Cabo. Ela já fica mais perto da Praia Grande e tem quartos bem resolvidos, práticos e confortáveis. É uma pousada acolhedora, com uma piscina boa para o fim de tarde.

O atendimento, feito pela proprietária da pousada, é sempre muito elogiado, assim como a limpeza e a organização. O café da manhã é ótimo e, mais uma vez, o custo-benefício deixa tudo ainda mais atrativo. Vale a pena conferir!

Suites Oliveira

Se você quer uma casa de temporada com bom custo-benefício, a Suites Oliveira pode ser uma boa escolha. Ela fica na região central, entre a Prainha e a Praia dos Anjos – dá para ir caminhando, se tiver disposição.

A casa é pequena, mas é novinha e bem planejada. Assim, acomoda até quatro pessoas. Todos os ambientes são bem decorados, só não tem cozinha, então você deve se planejar para comer fora.

Praia dos Anjos

A Praia dos Anjos fica na região central e tem muitos quiosques, bares e restaurantes – os restaurantes que mais gosto ficam nesta área, como eu falo mais pra frente.

É nela que fica o portinho de Arraial do Cabo e, por isso, a movimentação de barcos é muito grande. Justamente por causa do vai e vem das embarcações, a praia  acaba não sendo a melhor para banho. 

O lado positivo é que da praia saem os passeios de lancha para as praias do Pontal do Atalaia e, também, as embarcações que levam os turistas para fazer mergulho de cilindro.

Então, se esse é o seu foco, ficar na Praia dos Anjos pode ser interessante.

E, claro, você pode fazer muitas coisas caminhando: do lado do portinho tem uma trilha que leva até a Praia do Forno, por exemplo.

Esta região de Arraial do Cabo é bem movimentada e tem tudo o que você precisa: praia, bares, restaurantes e serviços. Enfim, comodidade.

Hotel Praia dos Anjos

Há muitos motivos para você ficar hospedado no Hotel Praia dos Anjos que, na verdade, é uma pousada. O café da manhã é muito bom, a localização é ótima – dá para ir a pé a padaria, mercado, farmácia e, principalmente, praias.

Os quartos são super aconchegantes, arejados e, além disso, o ambiente é bem tranquilo e silencioso. Os funcionários são super educados e gentis, a internet funciona bem e, colocando tudo na ponta do lápis, tem um bom custo-benefício.

Costa Dourada Pousada

A localização da Costa Dourada é perfeita, perto da rodoviária, não sendo necessário sequer utilizar transporte até a pousada. E, para quem viaja de carro, tem estacionamento por perto.

Os quartos são básicos, mas bem resolvidos. A limpeza e o atendimento dos funcionários são excelentes, e o café da manhã é ótimo, com várias opções de frutas fresquinhas e sucos.

Pousada Estalagem do Porto

A Estalagem do Porto funciona em um casarão antigo, que foi restaurado e tem uma área interna bem bonita. A grande vantagem dela é a proximidade com a praia e com o píer de onde partem as embarcações.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Se você precisa apenas de uma base para fazer os passeios de barco e os mergulhos, é uma boa opção. Mas, é importante lembrar que esta é uma área mais movimentada de Arraial do Cabo, e, por isso, pode não ser ideal para quer quer sossego.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Pousada Canto da Baleia

A Pousada Canto da Baleia é super tradicional e tem uma das melhores notas de avaliação da cidade. Ela fica em uma parte mais calma da Praia dos Anjos, do lado oposto de onde partem os barcos e as lanchas.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Os quartos são básicos, alguns têm vista para o mar, e a cama é boa. A piscina é uma ótima ideia para o fim de tarde e o café da manhã é super elogiado, com muitas variedades, todas fresquinhas.

Orlanova Boutique

O Orlanova Boutique é um hotel sensacional. Novinho, tem uma decoração leve, clara e ambientes super arejados. Ele fica de frente para a Praia dos Anjos e a vista para o mar é garantida. Mas, tem mais, muito mais, para você ver que ele é um excelente candidato para sua escolha de onde ficar em Arraial do Cabo.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Os quarto são maravilhosos, extremamente confortáveis e com roupas de cama e banho super cheirosas. O banheiro é sempre limpinho e o chuveiro è uma delícia. O café da manhã é sensacional e o atendimento é impecável.

Cantinho dos Anjos Suítes

A Cantinho dos Anjos Suítes é um daqueles achados que a gente adora. Ela fica no Vila Canaã, um bairro pequeno entre a Praia dos Anjos e o Pontal do Atalaia. Isso significa que dá para explorar bastante a área fazendo trilas, que inclusive nos levam para a Praia Brava e para a Praia do Pontal do Atalaia.

Onde ficar em Arraial do Cabo

A pousada tem uma pegada praiana muito gostosa, os quartos têm varandinha com vista para o mar, são muito bem decorados e arejados, e os hóspedes podem usar bicicletas e pranchas de SUP sem custo. Se você não tinha uma pousada favorita para ficar em Arraial do Cabo, acabou de achar, certo?

Hostel A Coroa

O Hostel A Coroa é ideal para quem quer gastar pouco e conhecer gente nova. A Praia dos Anjos fica a apenas dez minutos de caminhada e, para conhecer outras praias, você pode alugar bicicletas na recepção do hostel.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Ele tem quartos ótimos: compartilhados, que acomodam até oito pessoas em beliches, e privativos, com camas de casal ou de solteiro. A piscina é um ótimo lugar para relaxar e a paisagem do terraço completa tudo.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Prainha

A Prainha é muito famosa. Ela fica perto do Centro e tem muitas barracas onde você pode passar o dia comendo e bebendo sem se preocupar com o tempo.

O mar é calmo e menos frio – lembra que eu falei que a água aqui é geladíssima? -, mas o ponto negativo é que a  Prainha fica muito lotada no verão  e nos feriados nacionais.

Na região mais popular de Cabo Frio, você vai encontrar muitas casas e apartamentos para aluguel de temporada. Na verdade, nesta região tem de tudo.

Eu escolhi algumas opções que considero as melhores. Elas são muito bem avaliadas pelos hóspedes e você vai gostar.

Pousada da Prainha

A Pousada da Prainha é a melhor da área. Os ambientes são ótimos, decorados com muito bom gosto – como você vê nas fotos -, sempre limpos, e os funcionários são super simpáticos e atenciosos. Isso é um ponto muito positivo!

Onde ficar em Arraial do Cabo

Sem falar que ela tem alguns diferenciais: parquinho para as crianças, uma piscina maravilhosa e um delicioso chá da tarde. É uma excelente opção para você escolher onde ficar em Arraial do Cabo.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Ocean Viwe Hotel

O Ocean View Hotel fica de frente para a Prainha, isso garante uma vista sensacional para o mar – com direito a pôr do sol – e o atendimento de toda a equipe que trabalha no hotel é sempre elogiado.


Os quartos, super espaçosos, agradam a todo mundo. A limpeza e a organização também são pontos fortes do hotel, que não é grande, mas tem seus encantos. O café da manhã é muito bom, farto e com várias opções.

Loft Prainha

O Loft Prainha é para quem busca um apartamento aconchegante, prático e com vista para o mar. Ele fica de frente para a Prainha, numa área muito interessante, perto das barracas mais movimentadas. Ótimo para quem não quer fazer muitos deslocamentos!

Ele tem 40 metros quadrados e acomoda bem até quatro pessoas: tem uma cama de casal e um sofá-cama. O apartamento é todo mobiliado, tem uma cozinha compacta toda equipada e o prédio tem uma piscina ótima. O dono do apartamento é super atencioso e ajuda em tudo.

Praia Grande

A única praia urbana de Arraial do Cabo voltada para o mar aberto tem uma orla sensacional: a melhor da cidade, com muitos bares e restaurantes.

Mas, se você estiver viajando com crianças, fique esperto porque as  ondas são mais fortes:  dá até para surfar de vez em quando.

A Praia Grande é muito extensa, por isso tem esse nome, e a paisagem muda bastante em todo o percurso. É que ela é mais urbanizada perto do Centro e, mais para frente, tem dunas incríveis.

Ficar na orla da Praia Grande é uma ótima pedida para quem quer aproveitar os dias nos quiosques e bares. É que as opções são muitas e, no calor que faz aqui no verão, isso pega muito bem.

Esta localização também é ótima para quem vai chegar à cidade de ônibus, porque  fica pertinho da Rodoviária.  Então, se você está sem carro, já sabe onde ficar em Arraial do Cabo.

Pousada Caminho do Sol

A Pousada Caminho do Sol fica pertinho da Praia Grande – são apenas 80 metros até o mar – e é linda, super bem decorada e cuidada com muito carinho por toda a equipe de funcionários, que é sempre muito elogiada.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Os quartos são ótimos, arejados, com camas grandes e o café da manhã é fantástico. A limpeza é super criteriosa em todas as áreas da pousada. O restaurante Sol da Cozinha, que funciona ao lado, também é muito bom, tem um cardápio bem variado e excelência no atendimento.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Praia Grande Arraial do Cabo

O Praia Grande Arraial do Cabo é excelente. Efe fica na Praia Grande, em uma área bem tranquila, mas de fácil acesso a todas as partes da cidade. Com tem 62 metros quadrados, acomoda até quatro pessoas: são quatro camas de solteiro.

Onde ficar em Arraial do Cabo

A decoração é moderna, os ambientes são confortáveis, a piscina do prédio é maravilhosa e o anfitriã, a Dona Silvana, é super atencioso e ajuda demais. Se estiver planejando uma viagem com os amigos, esse apartamento é ideal para você.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Cobertura Beira-Mar Praia Grande

A Cobertura beira-mar Praia Grande tem 90 metros quadrados e acomoda até dez pessoas. São três quartos com camas de casal, solteiro e beliche, e dois sofás-camas na sala. A cobertura fica a poucos metros da Praia Grande e isso significa que a vista é maravilhosa.

Todos os ambientes são muito bem mobiliados, a cozinha é completa e há, ainda, roupa de cama e de banho cheirosinhas, prontas para serem usadas. Os anfitriões são ótimos, sem disponíveis para atendar nossas necessidades e isso é um ponto muito positivo, não acha?

Onde ficar em Arraial do Cabo

Le Bon Vivant

O Le Bon Vivant é um apartamento super colorido, compacto e muito acolhedor. Ele tem 60 metros quadrados e acomoda até seis pessoas. Quatro no quarto de casal, que tem, também, duas camas de solteiro, e duas no sofá-cama da sala.

Onde ficar em Arraial do Cabo

O condomínio tem uma piscina super legal, vaga de garagem e parquinho para as crianças. O Reginaldo e Victor, os anfitriões, sempre são muito atenciosos e fazem de tudo para que nossos dias na cidade sejam perfeitos. Sem dúvidas, é um bom lugar para ficar em Arraial do Cabo.

Le Bon Vivant II

O Le Bon Vivant II fica no mesmo condomínio, então você já sabe que a localização é boa. Este apartamento é super bem mobiliado, com cores fortes e alegres, e odas as áreas são muito bem cuidadas e limpas.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Ele tem 90 metros quadrados e acomodo até seis pessoas. São dois quartos com cama de casal e de solteiro. A cozinha é completa e varanda é super agradável. Tem piscina, jacuzzi e sauna no prédio.

Sophia II Residence Inn

Se você busca um apartamento, o Sophia II Residencee Inn tem vários novinhos, super bem mobiliados, sempre limpos e organizados. Como fica de frente para a Praia Grande, a vista para o mar é realmente belíssima – a melhor que você pode ter nesta área – e há vários bares e restaurantes por perto.

Onde ficar em Arraial do Cabo
É uma excelente opção para quem quer privacidade e conforto. Sem falar que há apartamentos que acomodam até oito pessoas. Isso é um ponto muito positivo, porque o custo-benefício acaba ficando muito interessante.

Pontal do Atalaia

Eu realmente acho esse lugar incrível. Sem dúvida alguma,  é o que mais gosto  em Arraial do Cabo, e eu explico os meus motivos.

É que no alto das montanhas tem um mirante com uma vista espetacular da cidade e das praias. Uma dica imperdível é ver o pôr do sol daqui.

Nos pés do Pontal tem a Praia Brava, que é pequena e de difícil acesso.

Só que as imperdíveis são mesmo as Prainhas, pontos de parada dos barcos de passeio. Mas, também dá para chegar pelas escadas – só é preciso ter fôlego.

Não há muitas pousadas nessa região. Então, o segredo para conseguir um bom preço e uma localização melhor é fazer a reserva com antecedência. Não tem jeito.

As pousadas que eu acho mais interessante e que são super bem avaliadas pelos hóspedes são: Atalaia BrasilTanto Mar e Sentinelas do Mar.

Pousada Vista Turquesa

A Pousada Vista Turquesa tem uma vista privilegiada e é um lugar para quem quer descanso, dias gloriosos e com todo conforto merecido. Os quartos são fantásticos, as camas são maravilhosas e algumas suítes têm hidromassagem.

Onde ficar em Arraial do Cabo

A área da piscina e o deque com vista para o mar são coisas de outro mundo, e isso tudo se completa com o atendimento excepcional dos funcionários. O único detalhe é que eu indico apenas para quem estiver de carro, já que a pousada fica longe do Centro.

Ioda Guesthouse

A Ioda Guesthouse é uma pousada novinha e tem uma combinação perfeita dos quartos e das áreas comuns – piscina, deque e jardins – com toda a paisagem incrível do Pontal do Atalaia. Basta olhar as primeiras fotos que você vai se apaixonar por este lugar.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Os quartos, na verdade, são estúdios com uma cama de casal, cozinha, salinha de estar e varanda. Todos com uma bela vista para o mar. Se você quer privacidade – são apenas três estúdios – e dias cheios de sossego e tranquilidade, pode escolher este lugar para ficar em Arraial do Cabo que não tem erro.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Pousada Tanto Mar

A vista da pousada Tanto Mar também é realmente privilegiada, só que o acesso é mais complicado: é bom estar de carro, mas há táxi e Uber. É a minha pousada preferira no Atalaia, por toda a experiência que ela proporciona: sossego, vista maravilhosa, acomodações impecáveis e uma piscina maravilhosa.

Aliás, os jardins da pousada são excelentes e a gente toma café da manhã – que é excelente, com muitas variedades – admirando a beleza do mar de Arraial do Cabo. São momentos muito especiais que a pousada proporciona por ter um ambiente familiar e bastante tranquilo.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Casa Mar da Grécia

A Casa Mar da Grécia, como o nome diz, foi construída tendo como inspiração as ilhas gregas – como Santorini – e é realmente incrível.  O lugar é paradisíaco, lindo!

Tudo é perfeito, com muito conforto e leveza. A vista é sensacional, a casa tem 100 metros quadrados e acomoda até seis pessoas – isso quer dizer que dá para trazer a família toda ou combinar com os amigos.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Casa Mykonos

A Casa Mykonos também tem decoração inspirada nas ilhas gregas e tem uma localização extremamente privilegiada, perfeita para quem curte privacidade, pouca – ou nenhuma – movimentação e contato com a natureza.

A casa também fica no Pontal do Atalaia e acomoda até quatro pessoas. O proprietário, Carlos, é sempre muito gentil e ajuda em tudo que precisamos. Vale a pena dar uma olhada com calma nesta casa.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Casa Corazul

A Casa Corazul é outra que deve entrar na sua lista dos desejos, porque ela é simplesmente maravilhosa. Inaugurada há pouco tempo, tudo é novinho, bem cuidado e muito aconchegante. Com todo exagero que o lugar merece, eu diria que é um pedacinho do céu em Arraial do Cabo.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Isso porque além de toda a estrutura interna que é sensacional, a vista para o mar é espetacular. E olha que eu nem mencionei que o sol nasce de cara para a gente. É lindo demais! A casa tem três tipos de apartamentos que acomodam de duas a quatro pessoas. Sem dúvida, é mais uma excelente opção para ficar em Arraial do Cabo.

Restinga de Massambaba

Se você está cogitando ficar em uma área mais afastada, há dois bairros interessantes na Restinga de Massambaba.

O bairro Monte Alto fica a 13 quilômetros do Centro e tem praias banhadas pelo oceano de um lado e pela Lagoa de Araruama do outro. O visual é mais natural e rústico, com dunas e um ambiente tranquilo.

O bairro Pernambuca fica a 30 quilômetros do Centro – bem mais longe – e  só vale a pena ficar aqui se estiver de carro. 

O grande ponto positivo de se hospedar nessa área é que as praias são mais vazias e têm uma paisagem mais natural. As imperdíveis são as praias Seca, Pernambuca e Figueira.

Villaggio dos Ventos

O Hotel Villaggio dos Ventos é uma boa opção para se hospedar fora da região central de Arraial do Cabo. Dele, você tem vista para a Lagoa de Araruama e para a Reserva Natural de Massambaba. Mas, lembre-se que estará longe das melhores praias.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Os quartos são super básicos, têm internet, ar-condicionado, televisão, frigobar, cofre e telefone. Dá para participar de atividades como aulas de esportes aquáticos, trilhas a pé e observação de pássaros. O custo-benefício é interessante, principalmente se estiver com família.

Quando as diárias ficam mais baratas?

Todo mundo quer conhecer Arraial do Cabo no verão, quando os dias estão mais ensolarados, quentes e também mais longos. Nesse período, a temperatura da águas também fica mais agradável, em torno dos 25 graus, como eu já expliquei.

Como você pode imaginar, o verão é a estação dos preços altos e de gente para todo lado.

O mesmo acontece em dias de grandes festividades como Carnaval, Ano Novo e Semana Santa, quando a cidade fica superlotada. Por isso, é importante fazer a reserva com bastante antecedência. Vá por mim e não deixe para a última hora, porque além de pagar mais caro, você corre o risco de ficar longe das melhores praias.

Mas eu vou explicar isso com mais detalhes para você se programar direitinho e ainda fugir das diárias caras.

Alta estação

A alta estação começa na segunda quinzena de dezembro e vai até o o fim do carnaval. Este é o período que o turismo de massa mostra as caras em Arraial do Cabo, a gente vê isso pelo trânsito que parece dar um nó.

Para conseguir um bom lugar para ficar sem estourar a fatura do cartão, o segredo é fazer a reserva com antecedência. Não tem jeito!

Neste período, a temperatura fica sempre em torno dos 30 graus e é comum ter pancadas de chuva no fim do dia. Aliás, os meses que mais chovem em Arraial do Cabo vão de novembro a janeiro. Mas, como eu expliquei, são chuvas de verão.

Porém, mesmo no auge do verão, é bom colocas um casaco leve na mala para o fim do dia, porque o vento gelado é frequente e até demais em algumas áreas – não vai fazer frio, claro!

Baixa estação

A baixa temporada vai de fevereiro a outubro e é marcada pela pouca quantidade de chuva, por outro lado, a chance de dias nublados é maior, especialmente de maio a setembro.

Outro fato a considerar é a temperatura da água. Lembra que eu falei que de julho a outubro ela fica sempre perto dos 21 graus?

É nessa época que as diárias ficam mais baratas e a cidade, mais vazia. Então, dá para aproveitar as praias fora do verão?

Dá sim. Março, abril e maio são ótimas meses para quem quer viajar na baixa estação, porque a temperatura continua ideal e dá para sentir o gostinho do verão, mesmo sendo outono.

Onde comer em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo tem muitos restaurantes bons. Mesmo que alguns deles funcionem apenas no verão, dá para encontrar ótimas opções o ano inteiro.

No cardápio, os frutos do mar têm prestígio, já que tudo chega fresquinho à mesa. Mas, claro, há pratos para todos os gostos.

Na Praia dos Anjos, os restaurante que eu mais gosto são o Casa da Piedra que, como já expliquei, funciona em um casarão histórico e só isso já faz ele ser muito especial, o Tio Dorp, que serve pratos fantásticos – Olha! Que comida gostosa! – e o tradicionalíssimo Bacalhau do Tuga, que segue a linha do slow food.

Eu também gosto demais do Restaurante Saint Tropez, que é especializado em frutos do mar. Mais para dentro do bairro tem o Pimenta Rosa Gastronomia, que serve comida de verdade a preços justos.

Ainda na Praia dos Anjos, o El Faro Bar é bom para o jantar – a pizza é maravilhosa e os drinques também.

Na Praia Grande, tem o Armazém do Camarão, que é ótimo para passar o dia entre o mar e a mesa petiscando. Na mesma área fica o Calamares, que também serve ótimos drinques.

Coladinho com a Pousada Caminho do Sol tem o fantástico Sol da Cozinha. Vale a pena jantar e abusar do cardápio pelo menos uma vez.

Nos arredores do Pontal do Atalaia, tem o descolado Palm Tree e o imperdível FIXI Restaurante, com toda sua energia positiva que começa na cozinha e se espalha pela vista maravilhosa do mar de Arraial do Cabo.

Como chegar a Arraial do Cabo

De avião

O aeroporto mais perto de Arraial do Cabo fica em Cabo Frio (CFB), a pouco mais de dez quilômetros de distância. Ainda que ter um aeroporto tão próximo pareça cômodo, eu já lhe adianto que o número de voos é bem limitado e sempre vêm de Confins, em Belo Horizonte. Ah, e os preços nem sempre são atraentes.

Então, acaba que fica mais fácil chegar ao Rio de Janeiro, onde você tem duas opções. Pode chegar pelo Aeroporto Santos Dumont (SDU), a 165 quilômetros de Arraial, ou pelo Galeão (GIG), a 169 quilômetros.

A partir daí, você pode alugar um carro ou pagar um transfer. No caso do Galeão, dá para tomar um ônibus direto para a Região dos Lagos. A empresa que faz esse trajeto é a Auto Viação 1001.

De carro

Para quem tem tempo e curte pegar a estrada, chegar a Arraial do Cabo de carro é uma boa opção. Dá para explorar bem a Região dos Lagos em geral, como eu mostro em: Região dos Lagos: Cabo Frio, Búzios e Arraial.

Uma viagem de carro sempre resulta em mais liberdade, mas é bom evitar a alta temporada para não sofrer muito com a superlotação nas estradas e nos estacionamentos.

Saindo do Rio de Janeiro é preciso passar pela ponte Rio-Niterói e seguir pela BR-101. São 160 quilômetros de estrada até chegar a Arraial. Esse trecho pode demorar três horas, ou, em véspera de feriado, até seis.

De ônibus

Chegar a Arraial do Cabo de ônibus também é uma boa opção. É ideal para quem vai se hospedar perto da praia e não quer se preocupar com deslocamento pela região.

Saindo do Rio de Janeiro, você compra a passagem online com a Auto Viação 1001. O terminal da empresa em Arraial fica em frente a um ponto de táxi.

Você também pode comprar a passagem optando pelo trecho Galeão-Arraial do Cabo. Assim, garante mais comodidade se não vive em terras cariocas e ainda tem o trecho aéreo para fazer.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Já decidiu onde ficar em Arraial do Cabo?

Como mostrei, eu acho legal ficar nas praias mais centrais. Nos arredores do Centro, na Praia Grande e até na Prainha você vai estar perto de tudo.

O único problema dessas áreas é que elas lotam no verão e será preciso fazer a reserva com antecedência para encontrar um bom lugar com preço justo.

→ Ranking das pousadas de Arraial do Cabo

A minha dica de ouro para quem quer relaxar e curtir o visual desse paraíso é  ficar no Pontal do Atalaia.  Não há muitas pousadas por aqui, mas a vista e a energia desse lugar são sensacionais.

Veja mais dicas do Rio de Janeiro

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Rio de Janeiro.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

26 respostas

  1. Gostei , já vou deixa marcado aqui pretendo ir em abril de 2024 eu meu filho e meu esposo.

  2. Olá, faço transfer Rio x Arraial do Cabo ou qualquer cidade da Região dos Lagos.
    Orçamento só chamar no whats 21 969479626

  3. Oi eu estou pensando em ir nas minhas férias em julho e quero ficar pelo menos uma semana, quero conhecer Búzios e Cabo frio. Em uma semana eu consigo conhecer tudo? E nesse caso é melhor eu ficar no centro?

  4. Oi, Ana.
    Acho que a Praia Grande pode ser interessante pela infraestrutura.
    Tem a Prainha também.
    Dê uma olhada.
    Um abraço.

  5. Boa tarde Altier, tudo bem?

    Para quem está a fim de fazer trilhas, qual é o melhor lugar? (A ideia é trilhas e mergulho em Arraial, depois aproveitar Buzios de boa.)

  6. Oi, Marilia.
    Se estiverem de Carro, o ideal é ficar em Cabo Frio, que tem mais estrutura.
    Eu faço isso.

    Um abraço.

  7. Olá, Altier! tudo bem?
    Primeiramente prabéns pela página muito bem explanada, eu e meu companheiro queremos conhecer Arraial do Cabo, visitando o blog e lendo já deu uma clariada.
    Entretanto não conseguimos decidir um local para nos hospedarmos, porque nosso intuito é ficar em um lugar o qual nos possibilite conhecer Búzios e Cabo Frio também. Você indica algum? Por favor.
    Desde já obrigada.
    Ah! me chamo Marília 🙂

  8. Altier tudo bem ?
    Li ums vez q a melhor epoca p ir em arraial era em março, onde a agua nao esta tao gelada e nao tem muitaa chuva como no verao..
    alem de ser fora de temporada ne..

  9. Oi tudo bem?
    Somos um casal 62/63 anos. Ativos, filhos jovens um mora no Rio e a outra em Miami. Queremos sair do interior de SP e comprar uma casa em arraial. Onde vc compraria em nosso lugar?

  10. Oi, Debora.

    Ficar em Praia Grande é uma boa ideia.
    É fácil encontrar lanchas para alugar por lá. Há muitas opções.

    Um abraço.

  11. Oi. Somos 12 amigas do Sul. Vamos dia 29 de maio c voltaremos dia 1 de junho. Queremos conhecer o maior número de praias possíveis. E curtir a noite, comendo Boa comida.
    Preciso de indicação lugar para ficar e se podemos alugar um barco ou lancha só para nós?

  12. Muuuuuuito bom esse post, irei minha primeira vez a arraial do cabo e estava super perdido, aqui encontrei um norte e agora só decidir onde irei me hospedar, parabéns amigo!

  13. Boa tarde! Meu nome é Everton e viajaremos no final de janeiro 2020 para Arraial. Iremos eu e minha esposa. Estaremos a pé. Qual seria o melhor lugar para se hospedar? Gostamos de ficar perto da praia mas também de onde tenha batxinhos e restaurantes a noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1