Pesquisar
Close this search box.

O que fazer em Victoria, no Canadá, em um final de semana

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Victoria

A capital da British Columbia está a poucas horas de Vancouver, mas a viagem até a ilha é longa: ônibus, metrô, barco, ônibus – mais uma vez – e, finalmente, chegamos a Victoria.

A mais britânica cidade do Canadá exagera em seu papel de reduto do imperial: o chá das cinco, os ônibus de dois andares e as gaitas de fole são características mantidas orgulhosamente por quem fez dessa Victoria um lar.

Entenda Victoria

Victoria foi fundada em 1843, antes mesmo que o Canadá fosse, oficialmente, um país.

Ela fazia parte de um território disputado entre a coroa Inglesa e a mineradora Hudson’s Bay Company, dona de grande parte das terras da região.

Com a organização do Canadá como nação, em 1867, a cidade passou a ser capital da British Columbia, título que mantém até hoje.

A cidade, que recebeu esse nome em homenagem à monarca britânica que reinou entre 1837 e 1901, foi, durante muito tempo, a maior e mais importante de todo o oeste canadense.

Mas, atualmente, Vancouver ocupa esse posto.

Mesmo assim, Victoria, com seus 70 mil habitantes, Victoria ainda concentra o poder político da província.

O que fazer em Victoria

Sabendo da rica história da cidade, logo que coloquei meus pés em terra firne, corri para o Inner Harbour. Ele é uma grande área de frente para o mar onde atracam barcos de passeio e de pesca, e é onde a movimentação é mais frequente.

É nesta região que estão as principais atrações de Victoria.

O Empress Hotel, inaugurado em 1908, o Parliament Building e o Royal British Columbia Museum são atrações que podem ser visitadas a pé, a partir do Inner Harbour.

Victoria

À noite, quando as luzes são acesas, as ruas e o prédio do parlamento ganham um charme especial.

Para quem quer conhecer um pouco mais da história natural da região, o Royal British Columbia Museum é ideal.  Mas para ver toda a coleção, você terá que destinar algumas horas do seu dia: o belíssimo acervo ocupa um prédio de três andares.

Victoria

Em exibição, centenas de exemplares da fauna e da flora canadense, todos devidamente preservados e colocados em ambientes que recriam seus habitats.

O mamute, com três metros de altura, impressiona e é uma das peças mais fotografadas.

A noite de Victoria é discreta, mas não perca a oportunidade de conhecer os pubs da capital – aliás, esta é outra tradição britânica.

Avistando baleias

Reserve uma manhã para fazer o Whale Whatching, um passeio na baía de Victoria para ver baleias e outras espécies da vida selvagem.

No verão, centenas de orcas visitam as ilhas da Colúmbia Britânica para se reproduzir, mas já foram identificados grupos desses mamíferos que fazem dessas águas sua morada permanente.

Victoria

Eu fiz o passeio  e não demorou muito para que as primeiras barbatanas aparecessem na superfície.

Os machos, sempre maiores, assustam quando se aproxima da embarcação, mas não há perigo: protegidos pela legislação internacional, eles sabem que não correm nenhum risco e não nos ameaçam.

Em pouco mais de uma hora de navegação, vi ainda vários tipos de aves e lobos-marinhos que, espertos, se aquecem sob o sol do hemisfério norte.

Como conhecer Victoria

Quanto custa

A visita ao  Royal British Columbia Museum custa CAD 18. Estudantes pagam CAD 11. O passeio para avistamento de baleias com a Prince of Whales custa a partir de CAD 129.

Quando ir

No Canadá, o clima é temperado, com as quatro estações bem definidas.

No inverno, entre dezembro e março, as temperaturas sempre ficam abaixo de zero.

Victoria

Já no verão, especialmente entre julho e agosto, os dias são mais quentes e ensolarados.

É nesta época que os as orcas se aproximam da costa para procriar.

Como chegar

Como Victoria fica em uma ilha – a Vancouver Island –, a viagem é por via aquática.

O terminal de Vancouver está a cerca de 30 minutos do Centro.

O skytrain nos leva facilmente para o terminal Tsawwassen. Depois, é só embarcar num dos confortáveis barcos da BC Ferries até o terminal de Swartz Bay – a passagem custa CAD 18,70.

Do terminal, a jornada continua pela estrada 17 até o centro de Victoria.

A viagem é tranquila, e o ferry atravessa diversos canais entre ilhas cobertas de pinheiros e algumas casas de luxo, quase todas com iates ancorados na frente.

O Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR) é o principal da região. Ele recebe voos de outras cidades canadenses e também de outros países.

Onde ficar

Victoria é uma cidade pequena, então é bom você reservar seu hotel assim que decidir visitar a cidade.

As opções aqui não são tantas, como em Vancouver, por exemplo, mas você poderá escolher aquela que atende melhor aos seus padrões e que esteja dentro do seu orçamento.

→ Melhores hotéis de Victoria

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar no país. Veja como solicitar.

Documentos

Brasileiros precisam apresentar o passaporte dentro da  validade.

Dinheiro

O dólar canadense (CAD) é a moeda local. Você também pode levar dólares americanos.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é necessária para entrar no país.

Informações sobre covid-19

O Canadá suspendeu todas as exigências de vacinação, testes, quarentena e isolamento desde 1º de outubro de 2022. Assim, não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação contra covid-19 nem testes de chegada.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, não é indicado viajar sem o seguro viagem.

Nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano GTA 45 DIAMANTE USA & CANADÁ +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 45.000 – incluindo tratamento para covid-19 – e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

AC 35 AM. NORTE COVID-19 é um dos seguros mais completos, com cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 e USD 1.200 de seguro complementar no caso de extravio de bagagem.

O seguro mais econômico é o INTERMAC I30 USA +COVID-19, que também tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 30.000.

Veja mais dicas do Canadá

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Canadá.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Oi, Robson.

    Não há necessidade de alugar um carro. O ideal é explorar os arredores do Inner Harbour a pé e usar o transporte público – ou o Uber – para atividades mais distantes.

    Um abraço.

  2. Estamos indo em 3 pessoas de Vancouver para Victoria, seria o caso de alugar um carro ?
    Ou o deslocamento lá em Victoria é tranquilo pelo transporte público ?

  3. Marina,

    Acho que você vai aproveitar muito pouco. O ideal é ficar, pelo menos, dois dias.

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *