Você já deve ter ouvido falar nos festejos de São João que acontecem em Campina Grande, certo? Mas o que você talvez não imagina é que a cidade tem muita coisa boa para gente ver e fazer.
Mas, deixa eu explicar essa história do começo.
É que a segunda cidade mais importante da Paraíba é um verdadeiro amor. Isso fica claro quando alguém que nasceu em Campina Grande abre a boca para falar dela: a paixão salta para fora em forma de palavras e, então, Campina Grande logo passa a ocupar um lugar afetivo em nossa imaginação.
→ Onde ficar em Campina Grande
Bem cuidada, alegre e cheia de cultura, Campina Grande se orgulha por sediar uma das festas mais fascinantes do país, o São João, que acontece no mês de junho – eu estive no São João é foi uma experiência sensacional.
Sem falar que, com seus pouco mais de 400 mil habitantes, a cidade é um dos polos industriais mais importantes do Nordeste.
Apesar de estar no agreste paraibano, Campina – como é chamada pelos mais próximos – tem um clima bem peculiar.
É que a cidade fica a uma altitude de 500 metros acima do nível do mar, e é isso que faz o inverno ser mais friozinho, com mínimas de 18 graus.
Eu confesso que me surpreendi com a cidade. Com prédios modernos e boas opções de lazer, ela merece sua visita.
O que fazer em Campina Grande
Açude Velho
Uma das paradas imperdíveis é esse imenso lago que fica no coração da cidade.
Em seus arredores estão o Museu de Arte Popular – última obra de Niemeyer – o Parque da Criança e a Praça Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, que homenageia esses dois mestres da música brasileira.
Museu de Arte Popular
Como o próprio nome diz, nesse museu você vai encontrar uma grande diversidade de manifestações artísticas do povo paraibano.
Música, escultura, literatura e muito mais ocupam os espaços desenhados pelo maior arquiteto brasileiro. Veja outras informações na página do Museu no facebook.
Museu de Artes Assis Chateaubriand
Esse museu de arte contemporânea leva o nome de seu idealizador e tem exposições itinerantes com obras de artistas nacionais e internacionais.
Se eu fosse você, tiraria algumas horas para conhecer este lugar. Para saber mais, acesse a página do Museu no facebook.
Pedra do Ingá
O pequeno distrito de Pedra Lavrada, no caminho entre João Pessoa e Campina Grande, guarda um enigma que nem o mais curioso dos homens foi capaz de solucionar.
Conhecida popularmente como Pedra do Ingá, a dona de tal mistério tem dezenas de imagens rupestres esculpidas ao longo de seus 24 metros de comprimento.
São figuras que aparentemente não fazem muito sentido, mas estudos comparativos revelaram que algumas inscrições encontradas aqui são semelhantes aos desenhos feitos pelos povos da Ilha de Páscoa, no Chile.
Veja as informações completas em: Pedra do Ingá: mistério no interior da Paraíba.
Planeje sua viagem a Campina Grande
Como chegar
De carro, saindo de João Pessoa, pegue a BR-230 no sentido Campina Grande. De Pernambuco, siga pela BR-104. De ônibus, as empresas Gontijo e Itapemirim fazem o percurso até a cidade.
Quando ir
No verão, chove mais e as temperaturas são altas, sempre perto dos 30 graus. No inverno, por causa da altitude, o clima é mais fresco, com mínimas de 18 graus. Em junho, acontece o maior São João do país e, por isso, é muito importante fazer suas reservas com antecedência.
Onde comer
Quando estiver por aqui, não deixe de comer o bolo de rapadura do Das Graças. Esse charmoso café também serve refeições.
Onde ficar
O Garden Hotel é o maior da cidade, mas há também o Hotel Villagene, que tem um excelente custo benefício. Veja a lista com todas as opções de hospedagem na cidade.
O Nordeste é lindo!
Sou apaixonado pelo Nordeste, Kamila.
Um abraço.
Muito linda a Campina Grande .Adorei a escultura do Luiz Gonzaga e do Jackson do Pandeiro dois grandes ícones da música brasileira.
Sem dúvida, Fabio.