Atualizado em 23 de julho de 2020
Quem planeja uma viagem pelo Continente Mãe tem, no cinema, um bando de ótimas inspirações. Por isso, eu fiz essa lista de filmes sobre a África para mostrar um pouco dos diferentes lados desse continente tão vibrante.
São vários estilos, com diferentes abordagens e em diferentes épocas. O que todas têm em comum é o fato de nos apresentar algo interessante de algum canto desse imenso continente. Muitos deles são baseados em histórias reais – o que muito me interessa.
Filmes sobre a África
A África é um dos continentes mais ricos quando se fala em cultura, diferenças étnicas, diversidade de povos, paisagens naturais e, com certeza, tem muitas histórias para serem contadas.
Conflitos, conquistas, marcos e memórias estão por todos os 44 países do berço da humanidade.
Para você começar a maratona, eu escolhi sete filmes essenciais, mas a lista completa tem mais de cinquenta.
Esta seleção – que é tão especial para mim – trata dos assuntos mais emblemáticos do continente: desde o apartheid, na África do Sul, às guerras miseráveis do Quênia.
A lista completa está final do texto e se você tiver alguma sugestão, ela será muito bem-vinda.
Diamante de Sangue
Diamante de Sangue é um verdadeiro gigante dos cinemas. Essa mega produção rendeu uma chuva de prêmios e citações ao Oscar – com o pobre DiCaprio ainda apenas colecionando indicações.
A ambientação é em Serra Leoa, um país da África Ocidental degenerado pelos conflitos sociais e, que em pleno anos 1990, enfrenta uma guerra civil ascendente entre o Governo e Força Unida Revolucionária (FUR).
Hotel Ruanda
Não há dúvidas de que esse é um dos filmes históricos mais emocionantes que já assisti.
Baseado em fatos reais, Hotel Ruanda relata o que foi e sempre será uma grande lição de solidariedade presenciada na pequena República de Ruanda, da África Centro-Oriental, durante um horroroso genocídio.
Derramador de lágrimas de várias gerações, o tenebroso Genocídio de Ruanda marcou o país com a morte de cerca de um milhão de africanos no ano de 1994, em um período de apenas cem dias.
Munido de muita coragem e toda a audácia que possui, Paul Rsesabagina – belíssimo personagem de Don Cheadle -, arrisca sua vida em negociações com as forças terroristas e proteger mais de 1.200 pessoas no hotel.
Infância Roubada
É sempre bom lembrar que o cinema africano é uma fábrica de peças excelentes e está a cada dia crescendo ainda mais e conquistando o público mundial. Um grande exemplo de sua manifestação é essa adaptação de um dos romances de Athol Fugard, sul-africano de corpo e alma que já teve suas obras espalhadas pelas telonas outras seis vezes.
Abordando mais um importante tema social, o filme conta a história de um jovem delinquente que vive nos arredores de Joanesburgo e, que depois de cometer um crime, acaba sendo responsável por uma criança.
O filme é denso e intrigante, talvez, por isso, tenha recebido Oscar de melhor filme estrangeiro em 2006.
O Último Rei da Escócia
Muitas ditaduras, das mais breves às mais pacíficas, já cresceram e persistem na África e este filme expõe um grande e recente exemplo disso nos pequenos limites de Uganda.
Contando a história de um médico que acaba se tornando amigo do ditador Idi Amin a produção mostra como o poder – quando em mão erradas – pode ferir uma nação e deixar nela marcas profundas.
O Último Rei da Escócia é um drama para para ver com calma e vai agradar quem gosta de política e história.
O Jardineiro Fiel
Este é mais um filme baseado em uma história real que aconteceu na Nigéria. Ele conta a história de um diplomata britânico, amante de botânica, que perde sua esposa, uma ativista dos direitos humanos assassinada em solo africano.
Perturbado, ele faz as malas e parte para investigar o caso por conta própria.
A história se desenvolve com importantes descobertas, que incluem uma trama envolvendo indústrias farmacêuticas e governos corruptos.
Vale registrar que a direção é do brasileiro Fernando Meirelles.
Invictus
Essa é outra comovente história real. Depois de 27 anos isolado em uma cela de prisão, o cabeça da luta contra a segregação racial sul-africana, Nelson Mandela, é eleito presidente da África do Sul e percebe as dificuldades sociais ainda encontradas em seu país, como o racismo e uma economia desigual.
Com a aproximação do campeonato mundial de rúgbi, que seria realizada em terras sul-africanas, Mandela aproveita o espírito esportivo para unir a nação e gerenciar. Com esse simples ato, o líder do país mostrou que a cooperação sempre é possível.
Os deuses devem estar loucos
Essa divertida trama dos anos oitenta mostra como seria o contato de um povoado isolado, que nunca viu o mundo fora das savanas, com um dos produtos mais populares e influentes da sociedade capitalista: uma garrafa de Coca-Cola, jogada pela janela de um avião que passava pela região.
Considerado um ”presente dos deuses” o objeto é venerado, até que incidentes e comportamentos caóticos começam a acontecer. Aí, a garrafa de vidro acaba sendo considerada a culpada dos problemas, e o líder da tribo encarrega Xi – o carismático protagonista – de dar um jeito de devolvê-la aos seres celestiais.
Lista completa de filmes sobre a África
Agora, vamos à lista completa de filmes sobre a África. Como mencionei, há muitas opções e em vários estilos: eu aposto que você vai se identificar com várias.
A maioria está disponível nas plataformas digitais, como Netflix, Globo Play e Amazon Prime Video. Todas têm um período gratuito de teste.
2 Comentários
Gratidão,
Estava com viagem marcada, para África do Sul. Devido a atual situação, precisei adiar.
Seus posts estão me ajudando a me manter informada. E os filmes estão me fazendo sentir estando lá.
Que maravilha, Érica.
Gosta bastante de unir cinema e viagem. A gente aprende tanta coisa e, quando chega lá, aproveita mais ainda. 😉
Um abraço.