Atualizado em 6 de fevereiro de 2021
Se você simplesmente se interessa pelo tema ou se vai viajar para algum dos países que estiveram envolvidos no fronte de combate, um super conselho é assistir pelo menos alguns desses filmes sobre a Segunda Guerra , que eu considero indispensáveis para quem quer entender melhor o que aconteceu na Europa – e no resto do mundo – durante os anos mais tenebrosos da História.
A Segunda Guerra Mundial foi um dos mais importantes acontecimentos da vida contemporânea do planeta. A série de conflitos, que durou de 1939 a 1945, envolveu vários países com ideologias distintas, e foi encabeçada por nações como Estados Unidos, Alemanha e Rússia. Embora esse tenha sido um tempo de horrores, a história escrita pela guerra é tão rica que deixou uma grande contribuição para os costumes, para a literatura e para a tecnologia, chegando inclusive ao cinema.
É verdade que quando se trata da Segunda Guerra, uma chuva de filmes está a nossa disposição, muitos deles com temas superinteressantes e visões alternativas de como a guerra afetou a sociedade.
Muitos mostram como foi o fronte de batalha e outros contam a história de personagens do conflito, suas consequências e como o mundo ficou depois da guerra.
Alguns desses filmes foram produzidos por grandes diretores e têm um elenco popular, outros, nem tanto, mas o fato é que todos merecem a sua atenção. Prepare a pipoca e veja a lista de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial que você precisa assistir.
Filmes sobre a Segunda Guerra
Eu vou destacar nove filmes para você começar sua maratona. São produções que abordam o tema a partir de diferentes óticas e, com muita arte, nos levam para dentro dos conflitos: de fato, eles mexem com nossas emoções e nos ensinam muito.
No final do texto estão todas os filmes que considero indispensáveis para qualquer viajante interessado em História.
A Lista de Schindler
Esse brilhante filme, dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg, tem uma fotografia bastante criativa. O aspecto do filme pode fazer você pensar que ele é antigo, talvez da década de 1950, mas, na verdade, ele foi filmado nos anos 1990. Isso é porque a forma como foi produzido é rara de se encontrar em bons filmes atuais.
A Lista de Schindler conta a história de Oskar Schindler, interpretado pelo renomado ator Liam Neeson, que já apareceu até em Star Wars, mas que agora vem fazendo filmes de quinta categoria. Ele é um milionário comerciante de caráter misterioso e simpatizante do Partido Nazista, o que o livrou de muitas apreensões.
No desenrolar do filme, Oskar se vê em uma epifania que o torna humanitário e decidido a usar o seu poder para salvar a vida de milhares de judeus do holocausto.
O Menino do Pijama Listrado
O Menino do Pijama Listrado é um dos filmes mais tocantes produzidos sobre a Segunda Guerra, e será difícil conseguir assisti-lo até o fim sem derramar uma lágrima.
Na Alemanha dos anos 1940, o menino Bruno, personagem de Asa Butterfield, se muda com a família para uma área rural do país devido à promoção de seu pai, um oficial nazista interpretado por David Tewlis.
Por lá, o menino se vê sem muito o que fazer, até que, certo dia, ele encontra Shmuel, papel de Jack Scanlon, garoto que usa um pijama listrado e que está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada.
Com o passar dos dias, a inocente amizade entre os dois cresce de uma forma única, mas os laços que os mantêm unidos passam a ser perigosos demais.
Bastardos Inglórios
Dando um pause no clima dramático, vamos falar de ironia e sangue – muito sangue – no melhor estilo Tarantino. Bastardos Inglórios é um filme que se tornou bastante popular por seu enredo cômico e aventureiro em um cenário dramático para a humanidade.
Aldo Raine, interpretado por Brad Pitt, é o carismático líder de um pelotão de soldados judeus, e junto a eles está disposto a realizar uma missão suicida para eliminar Hitler – ou o máximo de nazistas que encontrar pela frente – usando técnicas um tanto quanto peculiares de execução, incluindo atropelamento, espancamento e até mesmo por meio do fogo.
Simultaneamente, o filme apresenta outra face da história, protagonizada pela simpática Shoshanna Dreyfuss, vivida por Mélanie Laurent, dona de um cinema francês que planeja se vingar do coronel Hans Landa, papel de Cristoph Waltz, executor de sua família de origem judaica durante sua infância.
O Resgate do Soldado Ryan
E mais uma vez Seteven Spielberg mostra sua criatividade em outro filme espetacular. O motivo de eu citar dois filmes do mesmo diretor você descobrirá depois de assistir a esse sucesso de bilheteria que emociona a cada frame. Nessa megaprodução, Spielberg consegue dar uma dramaticidade única à guerra, abusando de uma realidade jamais vistas nas telas.
Em O Resgate do Soldado Ryan, a face da guerra é proporcionada pelos americanos. A trama se inicia no histórico desembarque das tropas estadunidenses na praia da Normandia, evento que ficou conhecido como o ”Dia D”.
Capitão Miller, interpretado por Tom Hanks, e seu grupo batalham corajosamente para sobreviver a um dos mais violentos embates da Segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, ele zela por sua missão que é encontrar o soldado das forças americanas chamado, James Ryan, caçula de quatro irmãos, sendo que três morreram em combate, para levá-lo a salvo para casa.
Suíte Francesa
Esse é um filme bem intrigante, digno de um romance francês. Ele conta a história de Lucile Angellier, interpretada por Michelle Williams, que aguarda a libertação de seu marido, que foi feito prisoneiro de guerra, na casa de sua sogra, no interior da França.
Em um certo momento, o pequeno vilarejo, onde Lucile mora, começa a ser invadido por soldados alemães, incluindo o refinado militar alemão Bruno von Falk, que inicia uma história de provocações e amor com a protagonista.
As cenas de extermínio em praça pública, de abuso sexuais e de destruição de famílias são dolorosas e retratam de forma bem clara os horrores da Segunda Guerra.
O Jogo da Imitação
Esse é para quem adora filmes que dão uma verdadeira aula de história, recheada de curiosidades. O protagonista é nada menos que Alan Turing, o pai da computação, e o filme revela a história pouco conhecida desse cientista.
Na trama, o governo britânico prepara uma equipe com seus melhores cientistas para descobrir os códigos secretos dos alemães fortemente encriptados, e um de seus integrantes é Alan, personagem de Benedict Cumberbatch, matemático de 27 anos que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta.
A controvérsia é que não demora muito para que Turing, apesar de sua limitação, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação nazista em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, o líder terá que aprender a trabalhar em equipe.
A Queda: as Últimas Horas de Hitler
Já parou para pensar sobre como foi o lado do próprio Hitler durante a Segunda Guerra? Esse chocante filme, escrito com a cooperação de historiadores e até uma das secretárias pessoais do Führer, é a resposta para essa pergunta.
Ele conta detalhadamente como foram as últimas horas de vida do derrotado líder, confinado em um sombrio bunker emergencial ao lado das pessoas com quem mais tinha intimidade.
Olga
E quem disse que o Brasil não tem presença nesta lista de filmes sobre a Segunda Guerra? Esta, em especial, é a maior produção biográfica que já vi sobre uma personagem nacional que merece ter sua memória preservada.
Olga Benário, personagem de Camila Morgado, é uma militante comunista de origem judaico-alemã. Na história, ela é perseguida incansavelmente pela polícia e se vê obrigada a fugir para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes, vivido no cinema Caco Ciocler, de volta ao Brasil.
Na viagem, enquanto planejam a histórica Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam se apaixonando. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão que lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência durante um dos períodos mais tensos do mundo.
A Vida é Bela
Por último, mas não menos importante, está o meu filme favorito da lista. A Vida é Bela é uma consagrada obra cinematográfica que encantou muita gente pelo mundo. A mistura de sentimentos, com cenas que vão lhe fazer se sentir alegre e outras que vão fazer você refletir, é a cereja do bolo.
Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido, interpretado pelo gênio do cinema italiano Roberto Benigni, e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.
50 filmes sobre a Segunda Guerra
Esta é a lista com mais de 50 filmes sobre a Segunda Guerra. Como mencionei, há muitas opções e em vários estilos.
A maioria está disponível nas plataformas digitais, como Netflix, Globo Play e Amazon Prime Video. Todas têm um período gratuito de teste.
Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial
Gostou das minhas sugestões? Se tiver alguma indicação de filme, é só deixar nos comentários.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @penaestrada. Agora, veja outras dicas de filmes.
28 Comentários
ALTIER MOULIN. Parabéns por sua indicação de filmes cujo tema é a Segunda Guerra. Adorei.!!!
Obrigado, Janice.
Um abraço.
Alguém sabe o nome de um filme sobre um piloto alemão q tem um caso com uma judia e depois qdo sabe q ela será mandada para um campo de concentração ele suicida caindo o avião?grata
O filme coreano “a irmandade da Guerra” é muito bom, porém não se trata da segunda guerra mundial, mas sim da Guerra das Coreias.
Obrigado, Vitor.
Assista Rhiphagem
Vou ver, Cleusa.
Obrigado!
Um abraços.
Um filme sensacional chamado “Terra de minas” ….
Obrigado, Sergio.
Ainda não assisti.
Vou colocar na minha lista.
Um abraço.
um filme nacional muito bom, é Querido Embaixador, que conta a história do embaixador brasileiro na cidade de Vichy.. salvou mais de 1000 judeus..
Obrigado pela dica, Michel.
Um abraço.
Não estou conseguindo enviar,então estou mandando por aqui nome de 3 filmes ótimos?
Códigos Mortais e Adeus,Meninos
Obrigado, Jordana.
Vou incluir na lista.
Um baraço.
Códigos Mortais e Adeus,Meninos. Tem os 2 no Youtube,são ótimos!
Obrigado, Geltha.
Vou incluis na lista.
Um abraço.
“Livro negro”…recomendo.
SUITE FRANCESA UM DOS MELHORES FILMES.ADOREI.
Muito bom mesmo, Eliane.
Um abraço.
Terminando de ver a série ‘Gran Hotel’
muito bom. Já viu?
Que legal, Nikki.
Já ouvi falar, mas não assisti.
Um abraço.
Cidadão não sei de onde veio, só teve 3 países envolvidos, EE UU, Alemanha e Rusia.
Oi, Ambrosio.
Não entendi seu comentário. Tente escrever melhor, por favor.
Um abraço.
Não sei se você já assistiu todos os filmes de sua lista, mas alguns, não são sobre a 2ª grande guerra, como é o caso de “irmandade da guerra”.
Oi, Vinícius.
Como eu explico no texto, alguns filmes estão no contexto da Segunda Guerra. No caso da Guerra da Coreia, como retrata o filme Irmandade da Guerra, ela aconteceu no pós-guerra, durante a Guerra Fria, uma consequência direta da Segunda Guerra.
É isso.
Um abraço.
Tem uns filmes russos que merecem lugar nessa lista aii, vai alguns:
– The Battle os Sebastopol – conta a história da Lyudmila Pavlichenko
– The White Tiger – conta a história de como os soviéticos combateram o mítico tigre branco, um tanque de última geração alemão
– Panfilov’s 28 men – uma história emocionante e comovente sobre uma mítica resistência de um grupamento de soldados soviéticos contra três regimentos fascistas
Todos esses três são sensacionais, mas pra mim o melhor filme de segunda guerra q já vi foi o Brestskaya krepost em que a tradução colocou muito mal (A resistência).
Abçs.
Obrigado, Antonio.
Dicas muito boas.
Vou incluir na lista.
Um abraço!
Viajando p Europa em exatamente 2 dias, começando por Varsóvia… E te achei. Adorei seus posts, vão me ajudar bastante. Muito obrigada!
Aproveite, Danielle.
Um abraço.