Nove filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

0

Atualizado em 30 de janeiro de 2018

Se você simplesmente gosta do tema ou se vai viajar para algum dos países que estiveram envolvidos no fronte de combate, eu super aconselho que você assista pelo menos alguns desses filmes sobre a Segunda Guerra Mundial que eu considero indispensáveis.

A Segunda Grande Guerra foi um dos mais importantes acontecimentos da vida contemporânea do planeta. Essa série de conflitos que durou de 1939 a 1945 envolveu vários países com ideologias distintas, e foi encabeçada por nações como Estados Unidos, Alemanha e Rússia. Embora esse tenha sido um tempo de horrores, a história escrita pela guerra é tão rica que deixou uma grande contribuição para os costumes, para a literatura e para a tecnologia, chegando inclusive ao cinema.

É verdade que quando se trata da Segunda Guerra, uma chuva de filmes está a nossa disposição, muitos deles com temas superinteressantes e visões alternativas de como a guerra afetou a sociedade. Alguns desses filmes foram produzidos por grandes diretores e têm um elenco popular, outros nem tanto, mas o fato é que  todos merecem a sua atenção. Prepare a pipoca e veja a lista de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial que você precisa assistir.

Nove filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Dez filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

A Lista de Schindler

Esse brilhante filme dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg tem uma fotografia bastante criativa. O aspecto do filme pode fazer você pensar que ele é antigo, talvez da década de 1950, mas, na verdade, ele foi filmado anos 1990. Isso é porque a forma como foi produzido é rara de se encontrar em bons filmes atuais.

A Lista de Schindler conta a história de Oskar Schindler, interpretado pelo renomado ator Liam Neeson, que já apareceu até em Star Wars, mas que agora vem fazendo filmes de quinta categoria. Ele é um milionário comerciante de caráter misterioso e simpatizante do Partido Nazista, o que o livrou de muitas apreensões. No desenrolar do filme, Oskar se vê em uma epifania que o torna humanitário e decidido a usar o seu poder para salvar a vida de milhares de judeus do holocausto.

Título original: Schindler’s List
Diretor: Steven Spielberg
Estreia: 1 de dezembro de 1993
Duração: 195 minutos
Gênero: Biografia / Drama
País: EUA

Dez filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

O Menino do Pijama Listrado

Na Alemanha dos anos 1940, o menino Bruno, personagem de Asa Butterfield, se muda com a família para uma área rural do país devido à promoção de seu pai, um oficial nazista interpretado por David Tewlis. Por lá, o menino se vê sem muito o que fazer, até que certo dia ele encontra Shmuel, papel de Jack Scanlon, garoto que usa um pijama listrado e que está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada.

Com o passar dos dias, a inocente amizade entre os dois cresce de uma forma única, mas os laços que os mantêm passam a ser perigosos demais.

O Menino do Pijama Listrado é um dos filmes mais tocantes produzidos sobre a Segunda Guerra, e será difícil conseguir assisti-lo até o fim sem derramar uma lágrima. Eu recomendo que você também leia o livro que deu origem a esse lindo filme.

Título original: The Boy in the Striped Pyjamas
Diretor: Mark Herman
Estreia: 12 de Setembro de 2008
Duração: 94 minutos
Gênero: Drama
País: EUA / Reino Unido

Dez filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Bastardos Inglórios

Dando um pause no clima dramático, vamos falar de ironia e sangue – muito sangue – no melhor estilo Tarantino. Bastardos Inglórios é um filme que se tornou bastante popular por seu enredo cômico e aventureiro em um cenário dramático para a humanidade.

Aldo Raine, interpretado por Brad Pitt, é o carismático líder de um pelotão de soldados judeus, e junto a eles está disposto a realizar uma missão suicida para eliminar Hitler – ou o máximo de nazistas que encontrar pela frente – usando técnicas um tanto quanto peculiares de execução, incluindo atropelamento, espancamento e até mesmo por meio do fogo.

Simultaneamente, o filme apresenta outra face da história, protagonizada pela simpática Shoshanna Dreyfuss, vivida por Mélanie Laurent, dona de um cinema francês que planeja se vingar do coronel Hans Landa, papel de Cristoph Waltz, executor de sua família de origem judaica durante sua infância.

Título original: Inglorious Basterds
Diretor: Quentin Tarantino
Estreia: 20 de maio de 2009
Duração: 153 minutos
Gênero: Ação
País: EUA / Alemanha

Dez filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

O Resgate do Soldado Ryan

E mais uma vez Seteven Spielberg mostra sua criatividade em outro filme espetacular. O motivo de eu citar dois filmes do mesmo diretor você descobrirá depois de assistir a esse sucesso de bilheteria que emociona a cada frame. Nessa megaprodução, Spielberg consegue dar uma dramaticidade única à guerra, abusando de uma realidade jamais vistas nas telas.
Em O Resgate do Soldado Ryan, a face da guerra é proporcionada pelos americanos. A trama se inicia no histórico desembarque das tropas estadunidenses na praia da Normandia, evento que ficou conhecido como o ”Dia D”. Capitão Miller, interpretado por Tom Hanks, e seu grupo batalham corajosamente para sobreviver a um dos mais violentos embates da Segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, ele zela por sua missão que é encontrar o soldado das forças americanas chamado, James Ryan, caçula de quatro irmãos, sendo que três morreram em combate, para levá-lo a salvo para casa.

Título original: Saving Private Ryan
Diretor: Steven Spielberg
Estreia: 24 de julho de 1998
Duração: 169 minutos
Gênero: Ação / Drama
País: EUA / Alemanha

Dez filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Suíte Francesa

Esse é um filme bem intrigante, digno de um romance francês. Ele conta a história de Lucile Angellier, interpretada por Michelle Williams, que aguarda libertação de seu marido feito prisoneiro de guerra na casa de sua sogra, no interior da França. Em um certo momento, o pequeno vilarejo onde Lucile mora começa a ser invadido por soldados alemães, incluindo o refinado militar alemão Bruno von Falk, que inicia uma história de provocações e amor com a protagonista.

As cenas de extermínio em praça pública, de abuso sexuais e de destruição de famílias são dolorosas e retratam de forma bem clara os horrores da Segunda Guerra.

Título original: Suite Française
Diretor: Saul Dibb
Estreia: 13 de março de 2015
Duração: 107 minutos
Gênero: Drama romântico
País: França / Reino Unido

Dez filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

O Jogo da Imitação

Esse é para quem adora filmes que dão uma verdadeira aula de história, recheada de curiosidades. O protagonista é nada menos que Alan Turing, o pai do computador, e o filme revela a história pouco conhecida desse cientista.

Na trama, o governo britânico prepara uma equipe com seus melhores cientistas para descobrir os códigos secretos dos alemães fortemente encriptados, e um de seus integrantes é Alan, personagem de Benedict Cumberbatch, matemático de 27 anos que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta.

A controvérsia é que não demora muito para que Turing, apesar de sua limitação, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação nazista em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, o líder terá que aprender a trabalhar em equipe.

Título original: The Imitation Game
Diretor: Morten Tyldum
Estreia: 28 de novembro de 2014
Duração: 114 minutos
Gênero: Drama
País: EUA / Reino Unido

Dez filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

A Queda: as Últimas Horas de Hitler

Já parou pra pensar sobre como foi o lado do próprio Hitler durante a Segunda Guerra? Esse chocante filme, escrito com a cooperação de historiadores e até uma das secretárias pessoais do Führer,  é a resposta para essa pergunta, e conta detalhadamente como foram as últimas horas de vida do derrotado líder, confinado em um sombrio bunker emergencial ao lado das pessoas com quem mais tinha intimidade.

Título original: Der Untergang
Diretor: Oliver Hirschbiegel
Estreia: 16 de Setembro de 2004
Duração: 155 minutos
Gênero: Drama
País: Alemanha

h04

Olga

E quem disse que o Brasil não tem presença nesta lista de filmes sobre a Segunda Guerra? Esta, em especial, é a maior produção biográfica que já vi sobre uma personagem nacional que merece ter sua memória preservada.

Olga Benário, personagem de Camila Morgado, é uma militante comunista de origem judaico-alemã. Na história, ela é perseguida incansavelmente pela polícia e se vê obrigada a fugir para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes, vivido no cinema Caco Ciocler, de volta ao Brasil.

Na viagem, enquanto planejam a histórica Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam se apaixonando. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão que lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência durante um dos períodos mais tensos do mundo.

Título original: Olga
Diretor: Jayme Monjardim
Estreia: 20 de agosto de 2004
Duração: 141 minutos
Gênero: Drama biográfico
País: Brasil

Dez filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

A Vida é Bela

Por último, mas não menos importante, está o meu filme favorito da lista. A Vida é Bela é uma consagrada obra cinematográfica que encantou muita gente pelo mundo. A mistura de sentimentos, com cenas que vão lhe fazer se sentir alegre e outras que vão fazer você refletir, é a cereja do bolo.

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido, interpretado pelo gênio do cinema italiano Roberto Benigni, e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Título original: La vita é bella
Diretor: Roberto Benigni
Estreia: 20 de dezembro de 1997
Duração: 116 minutos
Gênero: Comédia dramática
País: Itália

Fotos de autoria das produtoras, liberadas para uso na divulgação dos filmes.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário