Pesquisar
Close this search box.

100 filmes sobre a Segunda Guerra que você precisa assistir – lista completa

Atualizado em 8 de novembro de 2023 – POR ALTIER MOULIN

Se você simplesmente se interessa pelo tema ou se vai viajar para algum dos países que estiveram envolvidos no fronte de combate, um super conselho é assistir pelo menos alguns desses filmes sobre a Segunda Guerra , que eu considero indispensáveis para quem quer entender melhor o que aconteceu na Europa – e no resto do mundo – durante os anos mais tenebrosos da História.

A Segunda Guerra Mundial foi um dos mais importantes acontecimentos da vida contemporânea do planeta. A série de conflitos, que durou de 1939 a 1945, envolveu vários países com ideologias distintas, e foi encabeçada por nações como Estados Unidos, Alemanha e Rússia. Embora esse tenha sido um tempo de horrores, a história escrita pela guerra é tão rica que deixou uma grande contribuição para os costumes, para a literatura e para a tecnologia, chegando inclusive ao cinema.

É verdade que quando se trata da Segunda Guerra, uma chuva de filmes está a nossa disposição, muitos deles com temas superinteressantes e visões alternativas de como a guerra afetou a sociedade.

Muitos mostram como foi o fronte de batalha e outros contam a história de personagens do conflito, suas consequências e como o mundo ficou depois da guerra.

Alguns desses filmes foram produzidos por grandes diretores e têm um elenco popular, outros, nem tanto, mas o fato é que todos merecem a sua atenção. Prepare a pipoca e veja a lista de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial que você precisa assistir.

Filmes sobre a Segunda Guerra

Eu vou destacar nove filmes para você começar sua maratona. São produções que abordam o tema a partir de diferentes óticas e, com muita arte, nos levam para dentro dos conflitos: de fato, eles mexem com nossas emoções e nos ensinam muito.

No final do texto estão todas os filmes que considero indispensáveis para qualquer viajante interessado em História.

A Lista de Schindler

Esse brilhante filme, dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg, tem uma fotografia bastante criativa. O aspecto do filme pode fazer você pensar que ele é antigo, talvez da década de 1950, mas, na verdade, ele foi filmado nos anos 1990. Isso é porque a forma como foi produzido é rara de se encontrar em bons filmes atuais.

Os melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

A Lista de Schindler conta a história de Oskar Schindler, interpretado pelo renomado ator Liam Neeson, que já apareceu até em Star Wars, mas que agora vem fazendo filmes de quinta categoria. Ele é um milionário comerciante de caráter misterioso e simpatizante do Partido Nazista, o que o livrou de muitas apreensões.

No desenrolar do filme, Oskar se vê em uma epifania que o torna humanitário e decidido a usar o seu poder para salvar a vida de milhares de judeus do holocausto.

O Menino do Pijama Listrado

O Menino do Pijama Listrado é um dos filmes mais tocantes produzidos sobre a Segunda Guerra, e será difícil conseguir assisti-lo até o fim sem derramar uma lágrima.

Na Alemanha dos anos 1940, o menino Bruno, personagem de Asa Butterfield, se muda com a família para uma área rural do país devido à promoção de seu pai, um oficial nazista interpretado por David Tewlis.

Os melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Por lá, o menino se vê sem muito o que fazer, até que, certo dia, ele encontra Shmuel, papel de Jack Scanlon, garoto que usa um pijama listrado e que está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada.

Com o passar dos dias, a inocente amizade entre os dois cresce de uma forma única, mas os laços que os mantêm unidos passam a ser perigosos demais.

Bastardos Inglórios

Dando um pause no clima dramático, vamos falar de ironia e sangue – muito sangue – no melhor estilo Tarantino. Bastardos Inglórios é um filme que se tornou bastante popular por seu enredo cômico e aventureiro em um cenário dramático para a humanidade.

Aldo Raine, interpretado por Brad Pitt, é o carismático líder de um pelotão de soldados judeus, e junto a eles está disposto a realizar uma missão suicida para eliminar Hitler – ou o máximo de nazistas que encontrar pela frente – usando técnicas um tanto quanto peculiares de execução, incluindo atropelamento, espancamento e até mesmo por meio do fogo.

Simultaneamente, o filme apresenta outra face da história, protagonizada pela simpática Shoshanna Dreyfuss, vivida por Mélanie Laurent, dona de um cinema francês que planeja se vingar do coronel Hans Landa, papel de Cristoph Waltz, executor de sua família de origem judaica durante sua infância.

O Resgate do Soldado Ryan

E mais uma vez Seteven Spielberg mostra sua criatividade em outro filme espetacular. O motivo de eu citar dois filmes do mesmo diretor você descobrirá depois de assistir a esse sucesso de bilheteria que emociona a cada frame. Nessa megaprodução, Spielberg consegue dar uma dramaticidade única à guerra, abusando de uma realidade jamais vistas nas telas.

Em O Resgate do Soldado Ryan, a face da guerra é proporcionada pelos americanos. A trama se inicia no histórico desembarque das tropas estadunidenses na praia da Normandia, evento que ficou conhecido como o ”Dia D”.

Os melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Capitão Miller, interpretado por Tom Hanks, e seu grupo batalham corajosamente para sobreviver a um dos mais violentos embates da Segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, ele zela por sua missão que é encontrar o soldado das forças americanas chamado, James Ryan, caçula de quatro irmãos, sendo que três morreram em combate, para levá-lo a salvo para casa.

Suíte Francesa

Esse é um filme bem intrigante, digno de um romance francês. Ele conta a história de Lucile Angellier, interpretada por Michelle Williams, que aguarda a libertação de seu marido, que foi feito prisoneiro de guerra, na casa de sua sogra, no interior da França.

Os melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Em um certo momento, o pequeno vilarejo, onde Lucile mora, começa a ser invadido por soldados alemães, incluindo o refinado militar alemão Bruno von Falk, que inicia uma história de provocações e amor com a protagonista.

As cenas de extermínio em praça pública, de abuso sexuais e de destruição de famílias são dolorosas e retratam de forma bem clara os horrores da Segunda Guerra.

O Jogo da Imitação

Esse é para quem adora filmes que dão uma verdadeira aula de história, recheada de curiosidades. O protagonista é nada menos que Alan Turing, o pai da computação, e o filme revela a história pouco conhecida desse cientista.

Os melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Na trama, o governo britânico prepara uma equipe com seus melhores cientistas para descobrir os códigos secretos dos alemães fortemente encriptados, e um de seus integrantes é Alan, personagem de Benedict Cumberbatch, matemático de 27 anos que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta.

A controvérsia é que não demora muito para que Turing, apesar de sua limitação, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação nazista em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, o líder terá que aprender a trabalhar em equipe.

A Queda: as Últimas Horas de Hitler

Já parou para pensar sobre como foi o lado do próprio Hitler durante a Segunda Guerra? Esse chocante filme, escrito com a cooperação de historiadores e até uma das secretárias pessoais do Führer,  é a resposta para essa pergunta.

Os melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Ele conta detalhadamente como foram as últimas horas de vida do derrotado líder, confinado em um sombrio bunker emergencial ao lado das pessoas com quem mais tinha intimidade.

Olga

E quem disse que o Brasil não tem presença nesta lista de filmes sobre a Segunda Guerra? Esta, em especial, é a maior produção biográfica que já vi sobre uma personagem nacional que merece ter sua memória preservada.

Olga Benário, personagem de Camila Morgado, é uma militante comunista de origem judaico-alemã. Na história, ela é perseguida incansavelmente pela polícia e se vê obrigada a fugir para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes, vivido no cinema Caco Ciocler, de volta ao Brasil.

Os melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Na viagem, enquanto planejam a histórica Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam se apaixonando. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão que lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência durante um dos períodos mais tensos do mundo.

A Vida é Bela

Por último, mas não menos importante, está o meu filme favorito  da lista. A Vida é Bela é uma consagrada obra cinematográfica que encantou muita gente pelo mundo. A mistura de sentimentos, com cenas que vão lhe fazer se sentir alegre e outras que vão fazer você refletir, é a cereja do bolo.

Os melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido, interpretado pelo gênio do cinema italiano Roberto Benigni, e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

100 filmes sobre a Segunda Guerra

Esta é a lista com mais de 80 filmes sobre a Segunda Guerra. Como mencionei, há muitas opções e em vários estilos.

A maioria está disponível nas plataformas digitais, como NetflixGlobo Play e Amazon Prime Video. Todas têm um período gratuito de teste.

Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Gostou das minhas sugestões? Se tiver alguma indicação de filme, é só deixar nos comentários.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, veja outras dicas de filmes.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

88 respostas

  1. Assisti um filme de guerra que tem 4 personagens: Novalles, Casquete, Monollo e Fermino. É um filme antigo. Assisti em 1973. Nunca mais encontrei. Não lembro o título, mas memorizei os nomes dos personagens. Alguém sabe que filme é esse?

  2. Sommerby.
    Com Richard Gere e Judy Foster.
    Se passa a final da guerra da cesessão nos EUA.

  3. Também assisti este filme. Me lembro que foi no ano de 1976, na extinta TV DIfusora de Porto Alegre.

  4. O Mais Longo dos Dias. Se não me engano é de 1960.
    Vários atores que depois ficariam famosos fazem pontas neste filme, como Sean Conery e Robert Wagner.
    Assisti ainda em VHS há cerca de 20 anos.
    Nos anos 90, a TV Cultura de SP, de vez em quando reprisava.

  5. Uma vez assisti um filme sobre a segunda guerra onde os soldados ficam em trincheiras dentro de uma montanha aguardando o avanço inimigo, tem uma cena em que um dos soldados precisa ir jogar o balde de m&&rda fora e quando ele sai pra jogar vê os inimigos chegando, nunca mais encontrei esse filme… Alguém sabe qual é?

  6. Olá, faz muitos anos que assisti esse filme em particular, em que eu não lembro o contexto todo além de que era sobre guerra, e que havia essa menina que fugia no meio da floresta de um cara que tacava uma pedra nela para matar ela, foi a cena que mais me marcou e eu não consigo encontrar esse filme. Se alguém souber o nome e puder me ajudar a superar esse “trauma de infância” eu agradeço hehe

  7. Alguem ja viu um filme de guerra passado inicio anos 80, na globo, que se chama “código morse”? Militares de alta patente foram presos e faziam de tudo para se comunicarem entre si e o mundo com o codigo, seja batendo em grades, raspando ou piscando olhos durante entrevistas. Não encontrei na internet.

  8. Um americano acorda em uma base alemã disfarçada de americana. O objetivo dos nazistas era descobrir se uma determinada operação foi bem sucedida, só que não havia acontecido ainda. O americano tinha livre acesso à base e começou a desconfiar de atitudes dos soldados que não eram condizentes com soldados americanos. O filme não é novo. Se alguém souber o nome do filme ou um ator conhecido, obrigado

  9. Boa noite, procuro o nome de um filme cujo argumento era o seguinte: um soldado chega da guerra onde esteve 3,4,5 anos e diz ser o marido e pai daquela família, sabendo nomes datas até o nome do cão, quando na verdade era só o melhor amigo do verdadeiro pai e marido que morreu, mas todos acreditaram até um dia… Eles sabiam tudo um do outro. Daí ele fazer de conta que era o próprio.
    Obrigado

  10. Boa noite, procuro o nome de um filme cujo argumento era o seguinte: um soldado chega da guerra onde esteve 3,4,5 anos e diz ser o marido e pai daquela família, sabendo nomes datas até o nome do cão, quando na verdade era só o melhor amigo do verdadeiro pai e marido que morreu, mas todos acreditaram até um dia… Eles sabiam tudo um do outro. Daí ele fazer de conta que era o próprio.
    Obrigado

  11. Por volta dos anos 50/60 assisti a um filme em PB do gênero drama onde o inicio da história apresenta o avõ com dois meninos em uma charrete saindo do rancho. O tempo passa e já aparece os dois adultos onde um se torna empresário e outro gangter. o do mal, arranja uma namorada e leva até a casa da família, quando passa a maltratar a sua genitora na presença da namorada. Não tenho certeza do título correto, mas me recordo que se chamava MARIA. Da antiga RKO. Gostaria que algum veterano se chegou a ver esse filme que reporte sobre o título original.

  12. Há muito tempo anos 60, assisti a um filme da II guerra mundial que retrata onde um pelotão desbrava o norte da Africa, quando surge um filhote de elefante que acompanha a tropa e o capitão determina que um dos soldados seja o tutor do paquiderme. O soldado tutor, é um ator muito conhecido nas TVs americanas. Gostaria que se alguém já assistiu esse filme que nos reporte o título original.

  13. Com certeza é a série da HBO, Band of brothers. Não esqueça de ver também a spin off dela chamada the pacific

  14. Tantos filmes clássicos e históricos esquecidos. Quatro são verdadeiras aulas de história. O Mais longo dos Dias (1962), A Batalha da Inglaterra (1969), Pearl Harbour (1970) e Uma Ponte Longe Demais (1977), superprodução sem auxilio de computação com o uso de aeronaves, carros de combate, navios e muito equipamento bélicos e baseados em livros históricos de autores clássicos como Walter Lord e Cornelius Ryan

  15. Ola caro amigo muito obrigado pela sugestão vou ver se era esse filme mesmo pois fazem muitos anos que vi o filme…Abraço

  16. Ola a todos os amigos.Estou a anos tentando encontrar um filme que olhei sobre a WW2,lembro na ocasião que se tratavam de soldados parequedistas aliados que saltaram na noite nas linhas inimigas e eles usavam uma espécie de um prendedor que fazia um som tipo um click quando precionado era a forma deles se identificarem na escuridão estou a uns 20 anos procurando esse filme fico muito agradecido se puderem me ajudar.Feliz 2023 a todos.

  17. Um filme bem antigo mas muito bom é O Expresso de Von Ryan. Vale a pena incluir nesta lista que está show de bola. Abraços.

  18. Bom, provavelmente você viu que um rapaz já havia respondido logo abaixo essa questão, mas vou colocar aqui mesmo assim: chama-se Generation War.

  19. Boa noite. Procuro um filme que vi no cinema com o título em português na década de 7v0 como: Uma noite no ano 43, tratava sobre uma homenagem a um herói italiano da segunda guerra mas na verdade ele era um impostor. Não acho nas plataformas de streaming também não sei o diretor. Se puder me ajuda agradeço. Resposta para jupiterfilho@terra.com.br

  20. Bom dia! Preciso de uma ajuda: procuro por um filme que vi na TV há alguns anos, ou melhor, MUITOS anos 🙂 É sobre cinco amigos que todos os anos, sempre no mesmo dia, se reúnem. Pois bem, veio a II Guerra, cada um foi defender o seu país (eles eram de nacionalidades diferentes) com o compromisso de, acabado o conflito, eles se reunissem novamente. SPOILER!!!! Só dois voltaram, uma moça e um rapaz. Não me lembro do nome e não consigo achar este filme, o qual eu recomendo! Obrigado!

  21. Boa tarde a todos.
    Blog sensacional para nós interessados nessa importante e determinante parte da história mundial.
    Também gosto de assistir a filmes feitos fora dos EUA e do Reino Unido, sob diferentes óticas.
    Nesse sentido, anos atrás assisti a um filme que foca a ação de alguma força de resistência europeia e no final, mostrando a tentativa de fuga de oficiais nazistas com uma grande carga de ouro, ocorre uma grande explosão num submarino. Não sei o nome. Alguém pode ajudar-me ?

  22. Parabéns pelo site…show de bola!!!

    Pena que a turma nos comentários confundiu outras guerras.

  23. Não seria “Generation War”? Não me lembro do final do filme, mas o enredo é esse.

  24. Alguem lembra de um filme onde um alemão, um francês, um americano e uma garota se encontram em Paris e marcam pra se reencontrar após a guerra, mas só o americano e a garota aparecem no encontro após o conflito?

  25. Que Sacanagem não colocarem o Filme ” Corações de Ferro ” que foi um basta filme também sobre a segunda guerra Mundial!

  26. Perlasca, um herói italiano, cara, pro meu gosto está no mesmo nível de O Pianista e a Vida é bela, um filmaço!
    Outro filme que gostei é Fuga de Sobibor, muito bom.
    Olhei poucos da sua lista, mas os que olhei são tops.

  27. Filmes ótimos! Gostaria muito de saber se existe algum filme sobre a segunda guerra com o nome de A borboleta ,talvez seja engano ,um filme que gostei muito porém aluguei numa locadora alguns anos ,mas esqueci a história !

  28. “Trem da Vida” , narrando a história sob um ponto de vista à Saudar a Vida, mesmo nos difíceis e ferozes tempos críticos e obscuros da Guerra.

  29. “As mães do Terceiro Reich” – filmaço!!!
    Baseado no livro de Nina Barbier Les Malgré-elles, que conta a história de sua mãe, As Mães do Terceiro Reich é um conto da tragédia de muitas meninas francesas sob a ocupação nazista. O filme narra um episódio histórico através da amizade e do destino trágico de duas meninas da Alsácia que foram enviadas em 1942-1945 para substituir os homens nas fábricas.

    Com liberdades ficcionais para tornar o filme uma história mais comovente, o diretor Denis Malleval oferece uma excelente peça histórica sobre alguns eventos não muitas vezes conhecidos pelo público em geral. Também enriquecendo o filme, as performances deslumbrantes de Flora Buanaventura, Louise Herrero dão uma perspectiva única à vida das “Les Malgré-elles,” – o nome das mulheres enviadas à força para substituir os homens – que durante décadas viveram no esquecimento.

    O Eurochannel convida-o a reviver alguns dos dias mais sombrios da Europa sob a vida encorajadora e as vibrações de duas mulheres que superaram a fase mais difícil de suas vidas.

  30. Estou tentando lembrar o nome de um filme, que vi e gostei muito. É a saga de uma família que vive numa vinha, acho que na França. Em um dado momento , os nazistas chegam nessa propriedade e ajudados por um dos irmãos levam toda a reserva de vinho da vinha. É um filme longo e acho que é do final dos anos 90. Ficarei muito grata, se conseguir alguma indicação.

  31. Gente…e o filme AUSTRÁLIA..nunca assisti bem, porque quando encontro sempre tem um problema. Mas o filme parece incrível!! Romance e Guerra. Vale a pena considerar!

  32. Me lembrei de um parecido, mas é sobre um oficial norueguês em missão secreta com outros 11 homens na Suécia. O nome é “O 12º Homem”, mas não sei se é o que você procura…

  33. Alguém sabe o nome do filme do resgate de um soldado inglês viabilizado por dinamarqueses; em que se envolve com uma das mulheres que o ajudam; que ele fica esquecido por um tempo em um casebre e, depois, muito machucado, na neve, por uma falha de comunicação entre os responsáveis pelo seu resgate?

  34. Exatamente, é o filme O RESGATE DO SOLDADO RYAN, onde o ancião é exatamente esse soldado que foi visitar o Capitão que liderou o pelotão que foi trazê-lo de volta para casa. Um dos melhores filmes de guerra que assisti. Espero ter sido útil!

  35. Eu assisti um filme que mostra um jovem chegando em uma estação de trem não lembro a cidade mas foi atingida pela guerra e ele tenta resgatar a história da família vítima da guerra e encontra uma senhora que recolhia todos os pertences dos mortos e colocava em caixas na sua sala e ela tinha um lindo campo de girassol, alguém já viu gostaria de assistir de novo

  36. Alguém se lembra do nome de um filme sobre a Segunda Guerra cuja cena inicial mostra o olhar do autor, no papel de um ex-combatente norte-americano, mergulhado no cemitério onde foram enterrados vários soldados?

  37. Alguém sabe o nome de um filme sobre um piloto alemão q tem um caso com uma judia e depois qdo sabe q ela será mandada para um campo de concentração ele suicida caindo o avião?grata

  38. O filme coreano “a irmandade da Guerra” é muito bom, porém não se trata da segunda guerra mundial, mas sim da Guerra das Coreias.

  39. um filme nacional muito bom, é Querido Embaixador, que conta a história do embaixador brasileiro na cidade de Vichy.. salvou mais de 1000 judeus..

  40. Oi, Vinícius.

    Como eu explico no texto, alguns filmes estão no contexto da Segunda Guerra. No caso da Guerra da Coreia, como retrata o filme Irmandade da Guerra, ela aconteceu no pós-guerra, durante a Guerra Fria, uma consequência direta da Segunda Guerra.
    É isso.

    Um abraço.

  41. Não sei se você já assistiu todos os filmes de sua lista, mas alguns, não são sobre a 2ª grande guerra, como é o caso de “irmandade da guerra”.

  42. Tem uns filmes russos que merecem lugar nessa lista aii, vai alguns:
    – The Battle os Sebastopol – conta a história da Lyudmila Pavlichenko
    – The White Tiger – conta a história de como os soviéticos combateram o mítico tigre branco, um tanque de última geração alemão
    – Panfilov’s 28 men – uma história emocionante e comovente sobre uma mítica resistência de um grupamento de soldados soviéticos contra três regimentos fascistas

    Todos esses três são sensacionais, mas pra mim o melhor filme de segunda guerra q já vi foi o Brestskaya krepost em que a tradução colocou muito mal (A resistência).

    Abçs.

  43. Viajando p Europa em exatamente 2 dias, começando por Varsóvia… E te achei. Adorei seus posts, vão me ajudar bastante. Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10