Pesquisar
Close this search box.

30 filmes sobre viagem de carro para você viajar sem sair de casa

Atualizado em 17 de outubro de 2022 – POR ALTIER MOULIN

30 filmes sobre viagem de carro para você viajar sem sair de casa

Há quem diga que o cinema é uma fábrica de ideias e ele está cheio de filmes sobre viagem de carro que sempre nos inspiram de alguma forma.

Sentados na cadeira de uma sala qualquer, nos despertamos para planos que nunca havíamos pensado antes: desde alcançar o topo do Evereste até, simplesmente, sair por aí em uma viagem de carro.

Um dos maiores desejos de qualquer viajante é sair por aí sem rumo. Imagine só, puxar o carrão e pegar uma longa highway americana jogando a rotina para o alto, sem a mínima preocupação e com o volume do rádio no máximo.

Imaginou? Esse é um daqueles pensamentos que fazem o nosso coração bater mais rápido, e é claro que a indústria cinematográfica não poderia deixar de aproveitar desse elemento em suas obras.

Filmes sobre viagem de carro

Assim como você, eu adoro esse tipo de filme e trago aqui – com uma carga de carinho – uma lista de filmes sobre viagem de carro que são simplesmente imperdíveis e vão lhe fazer morrer de vontade de pôr o pé na estrada.

Para começar a maratona, eu separei sete filmes de diferentes estilos para despertar sua curiosidade. A lista completa está no final do texto.

Pequena Miss Sunshine

Eu não poderia começar essa lista por outro filme. Little Miss Sunshine tem tudo para ser um dos filmes que você mais vai se encantar na vida – e digo isso por experiência própria.

Essa história amada por milhões é sobre uma garotinha desajeitada chamada Olive, papel de Abigail Breslin, e sua família nada fácil: seu irmão mais velho fez voto de silêncio, o pai é um cientista sociólogo fracassado e seu avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína.

30 filmes sobre viagem de carro para você viajar sem sair de casa

Nada parecer ir bem, até que uma ideia maluca surge e muda de uma vez por todas a vida de todos os personagens.

Olive é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes e seus familiares, vendo que não haviam nada a perder, topam participar de um viagem atravessando os Estados Unidos numa Kombi amarela enferrujada, e acabam por deixar suas diferenças de lado.

Na Estrada

Falando em quebrar a rotina e pegar a estrada, esse filme aqui não poderia deixar de aparecer. Um bom exemplo do espírito juvenil que quebra as regras para seguir seus sonhos, o enredo mostra a trajetória de Sal Paradise (Sam Riley) em busca da felicidade.

30 filmes sobre viagem de carro para você viajar sem sair de casa

Após perder seu pai e ficar completamente desnorteado, ele conhece Dean Moriarty (Garret Hedlund) e junto um mundo de sexo, drogas e muito jazz, paixão compartilhada pelos amigos.

Um Parto de Viagem

Largando a armadura da Marvel, Robert Downey Jr. aqui é Peter Highman, um homem de família que está prestes a se tornar pai. Mas o problema é que ele está longe demais para acompanhar o parto de seu filho e precisa viajar até Los Angeles em até cinco dias – o que não seria problema se ele tomasse um voo.

30 filmes sobre viagem de carro para você viajar sem sair de casa

Mas para conseguir pegar o avião, Peter vai depender da carona de um aspirante a ator bem sem-noção chamado Ethan, interpretado pelo famoso comediante americano Zach Galifianakis, que vai transformar a viagem num verdadeiro inferno.

Essa é pra quem quer dar boas risadas com os amigos. Afinal, uma comédia cheia de reviravoltas e clichês é sempre uma boa pedida pra dividir aquela pipoca com a galera, não é mesmo?

Thelma & Louise

Agora, uma dose caprichada de girl power. Esse título, que já ganhou Oscar de melhor roteiro, garante uma aventura única com protagonistas pra lá de carismáticas, e é referência em filmes representativos do feminismo nos cinemas.

A história é a seguinte: Louise Sawyer (Susan Sarandon) é uma garçonete que faz o tipo mais largado – gosta de rock ‘n’ roll e não é lá tão vaidosa -, enquanto  Thelma (Geena Davis) é uma dona-de-casa que vive dividindo um teto com um marido um tanto quanto tedioso.

30 filmes sobre viagem de carro para você viajar sem sair de casa

Amigas há tempos, as duas se reencontram depois de um tempo e, cansadas da vida monótona que levam, resolvem largar a rotina e meter o pé na estrada no icônico Ford conversível azul de Louise.

O clima acaba esquentando pela viagem: elas se envolvem em um crime e são obrigadas a fugir para o México – com a polícia bem atrás durante todo o tempo.

Tudo acontece em Elizabethtown

Drew Baylor (Orlando Bloom) é uma pessoa comum. Jovem designer, com uma bela namorada e um emprego estável, Drew estava nas nuvens.

Mas tudo muda quando ele desenvolve um novo tênis para empresa onde trabalha, uma gigante do esporte nos Estados Unidos, e as vendas são um enorme fracasso, resultando na sua demissão.

E para piorar, ao, receber a notícia, a namorada decide largá-lo.

30 filmes sobre viagem de carro para você viajar sem sair de casa

Decidido desesperadamente a cometer suicídio, Drew recebe uma ligação imprevista de sua irmã, Heather , que o pai deles morrera de infarto em Elizabethtown, Kentucky, cidade-natal dos irmãos.

Ela diz também que a mãe deles precisa do apoio dele e que, além disto, teria de ir até Elizabethtown para ajudar a organizar o funeral.

O que Drew não esperava é encontrar uma simpática mulher chamada Claire Colburn, personagem de Kirsten Dunst, uma aeromoça que lhe agrada e lhe dá esperanças sobre o futuro.

Chegando em Elizabethtown, Drew é encarregado de realizar o último desejo de seu pai: espalhar suas cinzas durante uma viagem de carro com destino desenhado por ele antes de morrer.

Nebraska

Esse filme foi merecidamente premiado pelo festival de Cannes e recebeu seis indicações ao Oscar. A história é divertida e impressionante, e quem é fã de Dom Quixote vai perceber suas heranças espalhadas pelo roteiro.

Woody – não o da Pixar -, aqui personagem de Bruce Dern, é um idoso cabeça-dura de poucos amigos que mora numa cidade do interior estadunidense. Em um certo dia, uma propaganda promocional chega em sua casa pelos correios e ele acredita ser o ganhador de um prêmio de 1 milhão de dólares.

30 filmes sobre viagem de carro para você viajar sem sair de casa

Batendo o pé de que precisava ir logo retirar o dinheiro, ele acaba convencendo seu filho, David, a lhe dar uma carona em busca de sua recompensa em uma longa viagem até a cidade de Lincoln, em Nebraska.

Tudo corre bem – dentro do possível de uma viagem com um velho ranzinza -, até que David decide fazer uma visita a seus tios durante o caminho, ficando um final de semana por lá, e seu pai conta praticamente a todos da cidade que ele é um milionário, fazendo com que todos cometam loucuras pela cobiça.

Distante Nós Vamos

Para fechar a lista, uma história inesquecível de um casal em busca da construção de uma família.

Vamos do começo. Burt Farlander e Verona De Tessant são apaixonados perdidamente um pelo outro e levam uma vida tranquila em Denver, onde aguardam o nascimento de seu primeiro filho.

30 filmes sobre viagem de carro para você viajar sem sair de casa

Quando Verona chega aos seis meses de gravidez, os dois são surpreendidos por uma má notícia: os pais de Burt estão saindo do país para passar dois anos na Bélgica, e como os pais de Verona já são falecidos, o casal não tem a mínima ideia de como criar um bebê e iniciar uma família.

Em busca da resposta, eles decidem fazer uma viagem de carro pelos Estados Unidos e Canadá para rever outros parentes e velhos amigos, ouvir seus conselhos e encontrar o lugar perfeito para começarem uma família – uma viagem pela aprendizagem do verdadeiro significado da palavra lar.

30 Filmes sobre viagem de carro

Agora, vamos à lista completa de filmes sobre viagem de carro para você viajar sem sair de casa. Como mencionei, há muitas opções e em vários estilos: eu aposto que você vai se identificar com várias.

A maioria está disponível nas plataformas digitais, como Netflix, Globo Play e Amazon Prime Video. Todas têm um período gratuito de teste.

Tem algum filme para indicar?

Gostou de algum filme em especial ou tem alguma sugestão de filme para compartilhar? É só deixar seu comentário aqui embaixo.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Meu caro Altier,
    Meus parabéns por seu trabalho incrívelmente apaixonante e suas sugestões de filmes que você faz aqui, que muito nos ajuda a compreender um pouco mais sobre a história de cada lugar que visita. Amo viajar,mas por medidas óbvias, nas atuais circunstâncias, continuo apenas viajando nas suas viagens.
    Obrigado.!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18