45 filmes sobre a África para inspirar sua viagem pelo continente

5

Atualizado em 23 de julho de 2020

Filmes sobre a África para inspirar sua viagem

Quem planeja uma viagem pelo Continente Mãe tem, no cinema, um bando de ótimas inspirações. Por isso, eu fiz essa lista de filmes sobre a África para mostrar um pouco dos diferentes lados desse continente tão vibrante.

São vários estilos, com diferentes abordagens e em diferentes épocas. O que todas têm em comum é o fato de nos apresentar algo interessante de algum canto desse imenso continente. Muitos deles são baseados em histórias reais – o que muito me interessa.

Filmes sobre a África

A África é um dos continentes mais ricos quando se fala em cultura, diferenças étnicas, diversidade de povos, paisagens naturais e, com certeza, tem muitas histórias para serem contadas.

Conflitos, conquistas, marcos e memórias estão por todos os 44 países do berço da humanidade.

Para você começar a maratona, eu escolhi sete filmes essenciais, mas  a lista completa tem mais de cinquenta. 

Esta seleção – que é tão especial para mim – trata dos assuntos mais emblemáticos do continente: desde o apartheid, na África do Sul, às guerras miseráveis do Quênia.

A lista completa está final do texto e se você tiver alguma sugestão, ela será muito bem-vinda.

Diamante de Sangue

Diamante de Sangue é um verdadeiro gigante dos cinemas. Essa mega produção rendeu uma chuva de prêmios e citações ao Oscar – com o pobre DiCaprio ainda apenas colecionando indicações.

Filmes sobre a África para inspirar sua viagem

A ambientação é em Serra Leoa, um país da África Ocidental degenerado pelos conflitos sociais e, que em pleno anos 1990, enfrenta uma guerra civil ascendente entre o Governo e Força Unida Revolucionária (FUR).

Hotel Ruanda

Não há dúvidas de que esse é um dos filmes históricos mais emocionantes que já assisti.

Baseado em fatos reais, Hotel Ruanda relata o que foi e sempre será uma grande lição de solidariedade presenciada na pequena República de Ruanda, da África Centro-Oriental, durante um horroroso genocídio.

Filmes sobre a África para inspirar sua viagem

Derramador de lágrimas de várias  gerações, o tenebroso Genocídio de Ruanda marcou o país com a morte de cerca de um milhão de africanos no ano de 1994, em um período de apenas cem dias.

Munido de muita coragem e toda a audácia que possui, Paul Rsesabagina – belíssimo personagem de Don Cheadle -, arrisca sua vida em negociações com as forças terroristas e proteger mais de 1.200 pessoas no hotel.

Infância Roubada

É sempre bom lembrar que o cinema africano é uma fábrica de peças excelentes e está a cada dia crescendo ainda mais e conquistando o público mundial. Um grande exemplo de sua manifestação é essa adaptação de um dos romances de Athol Fugard, sul-africano de corpo e alma que já teve suas obras espalhadas pelas telonas outras seis vezes.

Filmes sobre a África para inspirar sua viagem

Abordando mais um importante tema social, o filme conta a história de um jovem delinquente que vive nos arredores de Joanesburgo e, que depois de cometer um crime, acaba sendo responsável por uma criança.

O filme é denso e intrigante, talvez, por isso, tenha recebido Oscar de melhor filme estrangeiro em 2006.

O Último Rei da Escócia

 Muitas ditaduras, das mais breves às mais pacíficas, já cresceram e persistem na África e este filme expõe um grande e recente exemplo disso nos pequenos limites de Uganda.

Filmes sobre a África para inspirar sua viagem

Contando a história de um médico que acaba se tornando amigo do ditador Idi Amin a produção mostra como o poder – quando em mão erradas – pode ferir uma nação e deixar nela marcas profundas.

O Último Rei da Escócia é um drama para para ver com calma e vai agradar quem gosta de política e história.

O Jardineiro Fiel

Este é mais um filme baseado em uma história real que aconteceu na Nigéria. Ele conta a história de um diplomata britânico, amante de botânica, que perde sua esposa, uma ativista dos direitos humanos assassinada em solo africano.

Perturbado, ele faz as malas e parte para investigar o caso por conta própria.

Filmes sobre a África para inspirar sua viagem

A história se desenvolve com importantes descobertas, que incluem uma trama envolvendo indústrias farmacêuticas e governos corruptos.

Vale registrar que a direção é do brasileiro Fernando Meirelles.

Invictus

Essa é outra comovente história real. Depois de 27 anos isolado em uma cela de prisão, o cabeça da luta contra a segregação racial sul-africana, Nelson Mandela, é eleito presidente da África do Sul e percebe as dificuldades sociais ainda encontradas em seu país, como o racismo e uma economia desigual.

Filmes sobre a África para inspirar sua viagem

Com a aproximação do campeonato mundial de rúgbi, que seria realizada em terras sul-africanas, Mandela aproveita o espírito esportivo para unir a nação e gerenciar. Com esse simples ato, o líder do país mostrou que a cooperação sempre é possível.

Os deuses devem estar loucos

Essa divertida trama dos anos oitenta mostra como seria o contato de um povoado isolado, que nunca viu o mundo fora das savanas, com um dos produtos mais populares e influentes da sociedade capitalista: uma garrafa de Coca-Cola, jogada pela janela de um avião que passava pela região.

Filmes sobre a África para inspirar sua viagem

Considerado um ”presente dos deuses” o objeto é venerado, até que incidentes e comportamentos caóticos começam a acontecer. Aí, a garrafa de vidro acaba sendo considerada a culpada dos problemas, e o líder da tribo encarrega Xi – o carismático protagonista – de dar um jeito de devolvê-la aos seres celestiais.

Lista completa de filmes sobre a África

Agora, vamos à lista completa de filmes sobre a África. Como mencionei, há muitas opções e em vários estilos: eu aposto que você vai se identificar com várias.

A maioria está disponível nas plataformas digitais, como NetflixGlobo Play e Amazon Prime Video. Todas têm um período gratuito de teste.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

5 Comentários

  1. Gratidão,
    Estava com viagem marcada, para África do Sul. Devido a atual situação, precisei adiar.
    Seus posts estão me ajudando a me manter informada. E os filmes estão me fazendo sentir estando lá.

Escreva um comentário